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66 - Jabali Upanishad (Sama Veda)


66 - Jabali Upanishad

Traduzido por:
PR Ramachander
Publicado por:
Celextel.org
Traduzido para o Português por
Uma Yoginī em seva a Śrī Śiva Mahādeva
Karen de Witt
***
Brasil – RJ
Janeiro/2023
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Fonte de Consulta
Vedanta Spiritual Library


Om! Deixe meus membros e fala, Prana, olhos, ouvidos, vitalidade
E todos os sentidos crescerem em força.
Toda a existência é o Brahman dos Upanishads.
Que eu nunca negue Brahman, nem Brahman me negue.
Que não haja nenhuma negação:
Que não haja nenhuma negação pelo menos de mim.
Que as virtudes proclamadas nos Upanishads estejam em mim,
que sou devoto do Atman; que eles possam residir em mim.
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

O Sábio Pippalada aproximou-se do Sábio Jabali e perguntou-lhe: "Ó Deus, como um sábio, por favor, ensine-me o segredo da filosofia absoluta. O que é Thathwa (princípio)? Quem é Jeeva (ser)? O que é Pasu? Quem é Ishwara? E o que é o método para a salvação?” Assim perguntou o sábio Jabali explicou-lhe tudo da seguinte forma:

Jeeva (ser) nada mais é do que o próprio Deus (o Senhor de todos os seres - Pasupathi) que está representando o papel do egoísmo. Esse Jeeva (ser) é o Pasu. Pasupathi é aquele que sabe tudo, que faz os cinco trabalhos como a criação e que é o Senhor de todos os seres. Pasu (na linguagem comum) são aqueles animais que comem capim, que não possuem viveka (conhecimento para diferenciar), que são conduzidos por outros, que são feitos para trabalhar em trabalhos como a agricultura e que passam por muitos sofrimentos. Semelhante ao dono de tais animais é o Deus Pasupathi que governa todos os seres.

À pergunta: "Que truque existe para adquirir tal conhecimento?". Jabali respondeu: "Usando as cinzas sagradas". Ele ainda disse: "Depois de pegar as cinzas sagradas recitando os cinco mantras Brahma começando com 'Sathyojatham' e cantando "Agnirithi Basma (Hoy ash é fogo)", misture com água cantando "Manasthoke" e depois use a cinza sagrada na cabeça, testa e ombros em conjuntos de três linhas cantando os três mantras "trayayusham". Além disso, use-os cantando os três mantras começando com "Trayayusham" e o mantra "Tryambakam" é chamado de penitência Sambhava. Aqueles com conhecimento de Os Vedas dizem que isso foi dito em todos os Vedas. Para evitar o renascimento, as pessoas com sabedoria eterna devem adotar isso.

Entre as três linhas, a primeira é Garhapathya (o fogo doméstico), a letra Aa, a qualidade de Rajas, terra, Jeevathma (alma dos seres), o poder da criação, Rigveda, hora do amanhecer e seu Deus é o Senhor Brahma . A segunda linha é Dakshinagni (Fogo do sul), a letra Uu, a qualidade de Sathva, atmosfera, a alma dentro do corpo, o poder do desejo, Yajurveda, a hora do meio-dia, e seu Deus é o Senhor Vishnu. A terceira linha é o Ahavaneeya agni (o fogo do Sol), a letra Ma, a qualidade de Thamas, o lugar dos Deuses, o Paramatma, o poder do conhecimento, Samaveda, a hora do crepúsculo e seu Deus é Shiva. Aquele indivíduo, que usa cinzas sagradas, seja ele um Brahmachari ou Sanyasi, livra-se tanto dos pecados maiores quanto dos menores. Ele se torna apto a adorar todos os deuses; ele se torna aquele que se banhou em todas as águas sagradas e aquele que cantou todos os mantras Rudra. Ele não tem renascimento. Este Upanishad diz que é jurado que ele não terá renascimento.

Om! Deixe meus membros e fala, Prana, olhos, ouvidos, vitalidade
E todos os sentidos crescerem em força.
Toda a existência é o Brahman dos Upanishads.
Que eu nunca negue Brahman, nem Brahman me negue.
Que não haja nenhuma negação:
Que não haja nenhuma negação pelo menos de mim.
Que as virtudes proclamadas nos Upanishads estejam em mim,
que sou devoto do Atman; que eles possam residir em mim.
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Aqui termina o Jabali Upanishad, incluído no Sama-Veda.




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