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77 - Yoga Chudamani Upanishad (Sama Veda)



77 - Vasudeva Upanishad

Traduzido por:
PR Ramachander
Publicado por:
Celextel.org
Traduzido para o Português por
Uma Yoginī em seva a Śrī Śiva Mahādeva
Karen de Witt
***
Brasil – RJ
Janeiro/2023
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Fonte de Consulta
Vedanta Spiritual Library


Om! Deixe meus membros e fala, Prana, olhos, ouvidos, vitalidade
E todos os sentidos crescerem em força.
Toda a existência é o Brahman dos Upanishads.
Que eu nunca negue Brahman, nem Brahman me negue.
Que não haja nenhuma negação:
Que não haja nenhuma negação pelo menos de mim.
Que as virtudes proclamadas nos Upanishads estejam em mim,
que sou devoto do Atman; que eles possam residir em mim.
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Eu diria Yoga Chudamani Upanishad com o objetivo de fazer o bem aos iogues. Isso está sendo apreciado pelos mais velhos que conhecem bem o Yoga. Isso é secreto e é capaz de dar o posto de salvação. 1

[Slokas 2-29 não estão disponíveis.]

O Jeevatma (a alma do indivíduo físico) está sob o controle do prana que sobe e desce, assim como o apana. Apana puxa Prana. Prana puxa Apana. Aquele que conhece e percebe essa atração mútua que está puxando para cima e para baixo, entende o yoga. 30

Sai para fora com o som "ha" e volta para dentro com o som "sa". Os seres continuam cantando este mantra como "Hamsa", "Hamsa". 31

Os seres sempre continuam cantando este mantra dia e noite vinte e uma mil e cem vezes. 32

Este mantra chamado "Ajapa Gayatri" daria salvação a todos os iogues. Apenas um pensamento deste mantra ajudaria a pessoa a se livrar de todos os pecados. 33

Não há práticas tão sagradas como esta, nenhum cântico que seja equivalente a isto, e nenhuma sabedoria equivalente a esta e no futuro também não é provável que isto esteja lá. 34

Este Ajapa Gayatri que surge do Kundalani sustenta a alma. Esta é a maior entre as ciências da alma. Aquele que sabe disso conhecerá os Vedas. 35.

O poder Kundalani que está acima do mooladhara, em sua forma de oito cravos, estaria sempre cobrindo a boca de Sushumna, que é o portão de Brahman. 36

A Kudalani Parameshwari (deusa do universo) que deveria passar pelo portão sem doença de Brahma, fecha esse portão com a boca e dorme. 37

Por causa do calor gerado pela prática de yoga, por causa da velocidade do vento e por causa de seu poder mental, ela se levantava e, usando seu corpo em forma de agulha, subia pelo Sushumna Nadi. 38

Semelhante a abrir as portas da casa usando a chave, o yogi deve abrir o portão para a salvação usando Kundalini. 39

[Slokas 40-71 não estão disponíveis.]

Para Brahman é Om, é aquilo que existe, que é limpo, que é cheio de sabedoria, que não tem recaídas, que é sem manchas, que não pode ser descrito, que não tem começo nem fim, que é um e apenas um, que é thuriya, que existe nas coisas do passado, presente e futuro e que nunca será dividido em tempo algum. Desse Para Brahman emerge Para Shakthi (o aspecto feminino). Essa é a alma que é auto-resplandecente. Dessa alma surgiu o éter. Do éter surgiu o vento. Do vento surgiu o fogo. Do fogo surgiu a água e da água surgiu a terra. Esses cinco elementos são regidos pelas cinco Divindades viz. Sadasiva, Easwara, Rudra, Vishnu e Brahma. Entre eles, Brahma, Vishnu e Rudra fariam o trabalho de criação, manutenção e destruição. Brahma é Rajásico, Vishnu Satvico e Rudra Tamásico. Eles são, portanto, com três propriedades diferentes. 72.1

Entre os devas, Brahma surgiu primeiro. Entre aqueles que surgiram primeiro, Brahma tornou-se o criador, Vishnu aquele que mantém e o Senhor Rudra, o destruidor. Entre eles, de Brahma surgiram mundos, devas, homens e aqueles entre eles. Dele surgiram aquelas coisas que não se movem. No caso dos homens, o corpo é a forma unificada de Pancha Boothas (cinco elementos). Os órgãos da sabedoria (jnanendriyas), os órgãos da ação (karmendriyas), as atividades relacionadas à sabedoria, os cinco ares do corpo (prana, apana etc.) do eu e são chamados de corpo macro (Sthoola sareeram). Os órgãos da sabedoria, os órgãos da ação, as coisas relacionadas à sabedoria, os cinco ares do corpo e o micro aspecto da mente e do intelecto são chamados de Linga sareera. O corpo tem três tipos de propriedades. Assim, todas as pessoas têm três corpos. Existem quatro estados do corpo: estado de vigília, sonho, sono e Thuriya (estado espiritual exaltado). Esses purushas que residem em nosso corpo e controlam esses estados são Viswa, Thaijasa, Pragna e Atma. Viswa sempre terá experiências macro. Diferente disso é Thaijasa que tem micro experiências. Pragna tem experiências agradáveis. Athma é uma testemunha de tudo isso. 72

O Atma que tem a forma de "Om", estará em todos os seres e no momento da paixão, olhando para baixo. Em todas as outras ocasiões, seria bonito e virado para baixo. 73

Nas três letras Aa, Uu e Ma, brilham três Vedas, três mundos, três características, três letras e três sons. Assim Pranava brilha. Quando você está acordado, a letra Aa existe nos olhos de todos os seres, quando você está sonhando, a letra Uu existe no pescoço de todos os seres e a letra Ma existe no coração de todos os seres quando estão dormindo. 74

A letra Aa existe no estado de ovo como Viswa e no estado de Pinda como Virat Purusha. A letra Uu existe como Thaijasa e Hiranya Garbha no micro estado. A letra Ma existe como o estado causal e como Pragna. A letra Aa tem qualidades Rajasa é vermelha e sua forma é a do Senhor Brahma. A letra Uu tem qualidades Sathvika e sua forma é a do Vishnu branco. A letra Ma tem qualidades tamásicas e sua forma é a do Rudra negro. Brahma nasceu de Pranava. Vishnu também saiu disso. Rudra também saiu disso. Pranava é o Para Brahma (deus supremo). Brahma se funde com a letra Aa. Vishnu se funde com a letra Uu e Rudra se funde com a letra Ma. Em pessoas com sabedoria, Pranava estaria olhando para cima e entre pessoas ignorantes, Pranava estaria olhando para baixo. 75-78

Pranava existe assim. Aquele que sabe disso conhece os Vedas. Na forma de som anahatha, cresce para cima no caso de pessoas sábias. 79

O som Pranava é contínuo como o fluxo de óleo, e como o longo som do sino. Seu pico é Brahman. 80

Aquele pico seria iluminado tão brilhantemente, que não pode ser descrito por palavras. Os grandes sábios descobrem isso usando seu intelecto aguçado. Aquele que sabe disso é considerado como aquele que conhece os Vedas. 81

O "Hamsa (cisne) mantra", brilha no meio dos dois olhos. A letra Sa é conhecida como Kechari, que significa "aquela que viaja no céu". Foi decidido que é a palavra "Twam (você)" no famoso ditado védico, "Tat Tvam Asi (você é isso)". 82

Foi decidido que a letra "Ha", que é o Senhor de todo o universo, é a palavra "Tat (aquilo)" no dito védico acima. Temos que meditar que a letra "Sa" como a alma viajando entre o nascimento e a morte e a letra "Ha" como o Deus estável. 83.

O ser vivo está amarrado por seus órgãos, mas Paramatma não está tão amarrado. O vivente é egoísta e a alma não está presa ao egoísmo e é independente. 84.

A luz etérea que é "om" é aquele Atma em cujos aspectos estão os três mundos Bhu, Bhuva e Suva e também o lugar onde três deuses lua, sol e fogo residem. 85

A luz etérea que é "Om", é aquele Atma em cujos aspectos está o "trabalho" que é o poder de Brahma, "desejo" que é o poder de Rudra e "sabedoria" que é o poder de Vishnu. 86

Porque Om é a luz etérea, deve ser pronunciado por palavras, praticado pelo corpo e meditado pela mente. 87

Aquele que continua cantando Pranava, quer esteja limpo ou impuro, não se apegará aos pecados que comete, semelhante à folha de lótus que nunca se molha. 88

[Slokas 89-102 não estão disponíveis.]

Doze repetições de "Om" que é chamado de pooraka seguido por dezesseis repetições de "Om" que é chamado de Kumbhaka e então dez repetições de "Om" que é chamado de Rechaka, chama-se Pranayama. 103

A regra básica para cantar Pranayama é pelo menos 12 vezes e é denominado como ruim, o dobro dessa quantidade (24) é médio e três vezes (36) é Uthama (melhor). 104

No mais baixo haveria suor, no médio haveria tremores e no Uthama haveria o atingimento do objetivo. Depois disso, controle a respiração. 105

O Yogi deve primeiro saudar seu professor e Senhor Shiva e sentar-se na postura de lótus, concentrar sua visão na ponta do nariz e praticar pranayama sozinho. 106

[Slokas 107-108 não estão disponíveis.]

Pela postura a pessoa evita as doenças, pelo pranayama a pessoa evita os pecados e pelo Pratyahara (veja 120 abaixo para explicação) ele controla sua atividade mental. 109

Pelas crenças, a mente se torna forte e Samadhi dá ao ser conhecimento maravilhoso e ele alcança a salvação após destruir as ações pecaminosas e santas. 110

[Slokas 111-112 não estão disponíveis.]

Depois de ver o Param Jyothi que está espalhado por toda parte, no Samadhi os deveres e ações não vêm nem vão. 113

[Slokas 114-115 não estão disponíveis.]

Se ficarmos juntos com Pranayama, todas as doenças serão destruídas. Todas as doenças aparecem apenas para aqueles que não são capazes de fazer Pranayama. 116

[Slokas 117-119 não estão disponíveis.]

Pratyahara é o estado onde os órgãos sensoriais como o olho não se preocupam com as coisas externas, mas se voltam para dentro. 120

Semelhante ao Sol levando seus raios para dentro no terceiro período do crepúsculo, o yogi que está no terceiro estágio controlaria sua mente. 121

Oh! Deixe meus membros e fala, Prana, olhos, ouvidos, vitalidade
E todos os sentidos crescerem em força.
Toda a existência é o Brahman dos Upanishads.
Que eu nunca negue Brahman, nem Brahman me negue.
Que não haja nenhuma negação:
Que não haja nenhuma negação pelo menos de mim.
Que as virtudes proclamadas nos Upanishads estejam em mim,
que sou devoto do Atman; que eles possam residir em mim.
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Aqui termina o Yoga-Chudamani Upanishad, incluído no Sama-Veda.

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