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101 - Rama Rahasya Upanishad (Atharva Veda)

101 - Rama Rahasya Upanishad


Traduzido por:
Dr. Sunder Hattangadi e PR Ramachander
Publicado por:
Celextel
Traduzido para o Português por
Uma Yoginī em seva a Śrī Śiva Mahādeva
Karen de Witt
***
Brasil – RJ
Janeiro/2023
___________________________
Fonte de Consulta
Vedanta Spiritual Library

[Este grande Upanishad está no Atharvana Veda e é a fonte autorizada dos métodos de adoração do Senhor Rama.]

Om! Ó Devas, que possamos ouvir com nossos ouvidos o que é auspicioso;
Que possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso, ó dignos de adoração!
Que possamos aproveitar o tempo de vida concedido pelos Devas,
Louvando-os com nosso corpo e membros firmes!
Que o glorioso Indra nos abençoe!
Que o onisciente Sol nos abençoe!
Que Garuda, o raio do mal, nos abençoe!
Que Brihaspati nos conceda bem-estar!
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!


Eu saúdo o Senhor Rama, que é a personificação da salvação, que é um grande rei, que é um grande homem e que destrói todos os seus inimigos.

Primeiro Capítulo

1-2. Grandes sábios como Mudgala, Sandilya, Paingala, Bikshu, Sanaka e Prahlada abordaram o Senhor Hanuman, que era um grande devoto de Vishnu e perguntaram a ele,

3-4. "Qual é o maior princípio entre os quatro Veda-s, 18 purana-s, 18 Smriti-s, Sastra-s, todo conhecimento e entre os grandes poderes regidos pelo Sol e pela lua?"

5-6. Ele respondeu: "Ei, grandes sábios e devotos do Senhor Vishnu! Por favor, ouçam minhas palavras que cortam todos os apegos, o maior princípio entre estes é o princípio de Brahma Taraka (OM). Rama é Para-Brahma e austeridade suprema, e Rama é a Essência Suprema e Brahma Taraka."

7. Todos eles pediram novamente, Senhor Hanuman, "Por favor, conte-nos os angas (aspectos) do Senhor Rama."

O Senhor Hanuman disse: "Por favor, entenda que o Senhor Ganesha, Deusa Saraswati, Deusa Durga, todos os Kshetra Palaka-s, Sol, Lua, Senhor Narayana, Senhor Narasimha, Senhor Vasudeva, Senhor Varaha, Senhor Lakshmana, Shatrughna, Bharata, Vibheeshana, Sugreeva , Angada, Jambavanta e Pranava são os angas do Senhor Rama. Sem esses angas, o Senhor Rama não removerá todos os obstáculos. Eles novamente perguntaram: "Como os brâmanes e chefes de família obterão a capacidade de recitar Pranava?" Ele disse: "Todas as pessoas ( mesmo que não sejam elegíveis para cantar "Om",) quem entoar o mantra de seis letras obterá a capacidade de meditar em Pranava. Aqueles que cantam silenciosamente o mantra de Rama obteriam o mesmo efeito de repetir a letra "Om". Após o nome de Rishi, Devata e metro,

8. Em outra ocasião, respondendo à pergunta de Vibheeshana "Como seus angas podem ser fáceis de adorar? Por favor, diga-me uma maneira fácil."

Rama respondeu: "O japa do meu nome 'Rama' remove todos os pecados. Suponha que alguém esteja meditando em meu mantra de seis letras ou leia meu Gita ou pense em mim com fervor devocional, ele obteria o mesmo efeito. Ele se livraria de os cinco grandes pecados, ou seja, matar o pai, matar a mãe, matar os irmãos, matar os professores, matar o marido ou mesmo outros grandes pecados bem conhecidos, se alguém repetir meu mantra de seis letras dez milhões de vezes. Ele também receberá a bem-aventurança imortal e duradoura.

Vibheeshana novamente perguntou a ele: "Qual seria o caminho para as pessoas que não são capazes de fazê-lo?"

Rama respondeu "eles podem ler meu Gita, meus mil nomes ou meditar em meu Viswa Roopa ou meus 108 nomes, ou repetir meu nome 100 vezes, ou ler o rei dos stotras escrito pelo sábio Narada, ou ler a grande oração chamada mantra raja stavam escrito por Hanuman, ou ler a oração para Sita ou orar diariamente para mim recitando meu nome; eles sem dúvida Me alcançarão."

Aqui termina o Primeiro Capítulo.


Segundo Capítulo

Os grandes sábios liderados por Sanaka pediram a Hanuman novamente: "Por favor, diga-nos o mantra para meditar (ou adorar) o Taraka Brahma Rama."

Hanuman respondeu:

1. Esse rei dos mantra-s é o Ekakshara (uma sílaba), que é o depósito do fogo, que é o Senhor Vishnu que está deitado e que é o Senhor Shiva que adornou com a lua crescente.

2. Seu sábio é Brahma, medidor é Gayatri, Deidade é o Senhor Rama, seu anga é meia-lua crescente e sua mente é a alma do fogo.

3. Sua raiz é Beeja Shakti e deve ser cantada para a satisfação dos desejos .

[A oração (dhyana sloka) para o mantra é:-]

Aquele que se senta na flor de lótus nas margens do rio Sarayu,

4. Aquele que é negro, sentado no trono dos heróis, que brilha no Jnana-Mudra que ele mostra, cujo lado esquerdo é adornado por Sita e Lakshmana,

5. Aquele que brilha como sua alma para aquelas almas, que rezam para ele, que é como o cristal claro, que é a única fonte para aqueles que desejam a salvação,

6. Aquele que é o Paramatma para aqueles pensadores, que brilha como os milhões de Sóis, que é como Narayana residindo nos nadi-s, que é o fogo digestivo.

Dhyana (stofres 4-6):

7. O rei dos mantras com duas sílabas (Rama) levaria à realização de todos os desejos, e junto com o sufixo de uma letra, torna-se seis mantras diferentes, [eles são Om, Hrim, Srim, Klim, Aim e Ram. ]

8. Esses reis de mantras consistindo de três sílabas também satisfarão todos os desejos.

9. Os dois mantras de quatro letras são Ramachandra e Ramabhadra.

10. Estes podem ser cantados com o rishi e outros como dito antes; Viswamithra é seu Rishi, a métrica é pankti, Devatha é Ramabhadra, O Bheeja é Shakthi.

11. Este mantra deve ser invocado mentalmente no meio das sobrancelhas, cabeça, umbigo, coxas e pés.

12. Deve-se ir para o meio da floresta e sentar-se sob a Kalpa-Vriksha (árvore dos desejos ou eterna) e assumir a postura de "Pushpalata" (planta trepadeira com flores), fazer o anga nyasa e cantar os mantras,

13 ... Com Lakshmana tendo arranjado adequadamente a flecha e o Senhor sendo abanado por Sita.

14. Dhyana mantra:- Eu saúdo aquele Rama, que tem cabelos lustrosos e emaranhados, que é de cor azulada, que está cercado por sábios, que está sendo abanado por Janaki, que é protegido por Lakshmana segurando um guarda-chuva,

15. Aquele que matou Ravana, que é extremamente pacífico, e diante de quem estão Sugreeva e Vibeeshana. Para alcançar a vitória, deve-se cantar este sloka dez milhões de vezes.

16. Os mantra-s de cinco letras são formados pela adição das letras raiz para Manmatha, Durga, Saraswati e Lakshmi no início do mantra de quatro letras, [adicionando OM para torná-lo de seis sílabas] e levam à realização dos quatro Purushartha-s.

17. Quando cada uma das cinquenta sílabas místicas do alfabeto sânscrito (nasalizadas), bem como as letras raiz de Lakshmi, Saraswati, Manmatha e OM são adicionadas como a primeira sílaba, diversas variedades de mantras de seis letras são formadas.

18. Cantar os mantras de quatro letras adicionando as letras raiz de Sri, Maya e Manmatha como prefixo e sufixo dos mantras de quatro e seis letras concede todos os desejos.

19. Acrescentar svaha, ou hum phat ou namah no final, em várias combinações, compõe os mantra-s de 18 letras.

20. Nesses mantras, Brahma como sammohana shakti, Dakshinamurty, Agastya e Shiva são considerados os ascetas, nessa ordem.

21. A métrica (chanda) é Gayatri, e a Deidade é Shri Rama. Ou, Kama-bija no início e Vishvamitra o Rishi.

22. O medidor Gayatri de diferentes divindades e Ramabhadra o 'devata'. O shakti-bija é invocado como antes, como com o mantra de 6 letras.

23. Tocando no topo da cabeça, no meio entre as sobrancelhas, coração, coxas e pés, os mantras são recitados com bija-s e anga-nyasa.

24. Dhyana:
Eu adoro Sri Rama,
cujo corpo brilha com vários ornamentos,
que é tão brilhante quanto um raio,
que assume a postura de Virasana,
que mostra jnana mudra com uma mão,
Quem mantém a outra mão na coxa,
E quem usa a coroa.

25. Então deve-se, com prostrações, recitar "Ramachandraya e Ramabhadraya Namah", o rei dos mantras de sete letras e o realizador de todos os desejos.

26. Mantra de oito letras: Adicionar OM no início aos dois mantras de sete letras dá origem a dois mantras de oito letras. OM adicionado às quatro letras "Ramaya" e "Hum Phat svaha" é outro mantra de 8 letras.

27. Os Rishis e outros adjuntos para o mantra de 8 letras são os mesmos para os de 6 letras. Novamente, o mantra de 8 letras também tem Rama como o Rishi.

28. A métrica é Gayatri, a Deidade é Rama, OM, o par de Shri bija-s, e Shakti bija e outros também (acrescentados).

29. Depois disso, recita-se o mantra-s com o nyasa de 6 membros e recita-se Ramaya Namah com OM e um par de Shri-bija-s.

30. Shiva Rama Mantra: Glaum OM, Maya-bija (permanência do coração) Ramaya Namah é recitado novamente. Shiva, Om, Rama mantra é o doador de toda a excelência.

31. Sadashiva é mencionado como o Rishi, Gayatri como o medidor e Shiva-OM-Ramachandra como a Deidade.

Dhyanam:
Eu adoro aquele Rama,
que tem três olhos,
que usa o crescente,
que segura o tridente,
que é todo ungido por cinzas,
e que tem cabelos emaranhados.

32. Eu adoro aquele de três olhos,
que é Abhirama, o pináculo da beleza,
que usa o crescente como brinco,
E quem segura o laço, o aguilhão, o arco e a flecha,

34. Assim meditando, devotado inteiramente à recitação e oblações, deve-se cantar mantra-s cem mil vezes, oferecendo folhas de bilva, frutas, flores, sementes de gingili e lótus.

35. Rama Brahma Gayatri: Mesmo os tesouros e poderes, desejados pelos celestiais, vêm por si mesmos, quando o Raghava brahma-gayatri de 8 letras (é cantado).

36. Os Rishis que conhecem Shri-bija como minha Shakti, cantam os mantra-s com os membros, como viniyoga para sua adoração.

37. Dhyanam:
Eu adoro aquele Rama de compleição azul,
Que usa o bracelete no braço e a pulseira,
Que são cravejados de pedras preciosas brilhantes,
Que tem o guarda-chuva real sobre sua cabeça,
Que brilha como milhões de luas crescentes,
Que se senta no salão de mil e dezesseis pilares dourados,
E que está cercado por Bharata e outros.

38. Rama Sharana Mantra: O canto de "Ramam sharanam mama" (ou seja, Rama é meu refúgio) alcança muito mais do que muitos outros mantras que levam com dificuldade a meros ganhos efêmeros e produtivos da miséria do samsara devido à ganância pelo transitório frutas. Este mantra dá os frutos de todos eles sem a mácula da ganância e outros defeitos. Há também o mantra de 8 letras que é bem conhecido em sete formas. É Om adicionado ao mantra de sete letras.

39. Outros mantras com mais letras: O mantra de 8 sílabas é (cantado) de sete maneiras. OM é adicionado no início e no final das sete letras (mantra).

40. Mantra de nove letras: Este mantra de 9 letras é oferecido como o de 6 letras, a Sita no início e ao consorte de Janaki no final.

41. Mantra de dez letras: O mantra de 10 letras dá todos os frutos desejados desejáveis. O grande Vasishtha é o Rishi deste mantra de 10 letras; a métrica é Virat,

42. A Deidade é Rama segurando a mão de Sita; O início bija Visarga é a shakti. Com o anga-nyasa para os desejos,

43. O mantra de 10 letras é oferecido mentalmente à cabeça, testa, meio das sobrancelhas, palato, orelhas, coração, umbigo, coxas, joelhos e pés.

44. Dhyanam:
Eu penso naquele Rama,
que está na cidade de Ayodhya,
que é decorado com várias pedras preciosas,
que está sentado sob um dossel dourado,
Cujas portas são decoradas com flores de mandara,

45. Quem está sentado em um trono,
Cercado por veículos celestiais,

46. Quem é elogiado pelos sábios com reverência,
Quem é adornado à esquerda por Sita,
Quem está sendo servido por Lakshmana,

47. Quem é de tez azul,
Quem tem um rosto tranquilo,
E quem é adornado por ornamentos.
Este mantra deve ser recitado cem mil vezes com devoção exclusiva.

48. A forma de Rama segurando o arco em suas mãos e Sita dentro. Brahma é o Rishi do mantra de 10 letras. O medidor é Virat,

49. A Deidade é Rama, o matador de demônios. Resto do culto é semelhante ao anterior. Deve-se lembrar de Rama segurando o arco e a flecha.

50. Mantra de onze letras: Com a adição de seis vezes de OM-Maya-Rama-Kama-Vac-sva-bija-s, e recite o mantra de 10 letras para Rudra.

51. O restante (ritual) é o mesmo do mantra de 6 letras, no que diz respeito a nyasa e dhyana, de acordo com o sábio. Do mantra de 12 letras, Sri Rama é o Rishi;

52. A métrica é jagati e Sri Rama a Deidade; diz-se que o pranava é o bija, kliim é Shakti e hrim é kilaka.

53. Recitar os mantra-s com o anga-nyasa, o resto é feito como anteriormente. Também devem ser adicionados OM, kiim e também Bharatagraja.

54. Mantra de doze letras: Este mantra de 12 letras termina com Rama, kliim e svaha. OM Hrridbhagavate Ramachandrabhadraya;

55. Como antes, o Rishi e dhyana, e [arna metro (12 pés) ou os 12 suryas??]; Medidor de Jagati e os mantra-s com anga-nyasa.

56. Recitar o nome Sri Rama e Jayarama depois disso, o sábio diz jaya jaya duas vezes, Rama que derrama alegria na mente.

57. Mantra de treze letras: O mantra de 13 letras tem o mesmo Rishi e outros adjuntos de antes, o realizador de todos os desejos. Repetindo a frase duas vezes com os anga-s e dhyana como antes.

58. Mantra de quatorze letras: Quando Om é adicionado, o mantra tem 14 letras. Depois de cantar as 13 letras, acrescenta-se (o nome) Rama;

59. Mantra de quinze letras: Esta é a árvore dos desejos de 15 letras (kalpa - bhuruhah). Adicione namah a Sitapataye Ramaya hana hana;

60. Mantra de dezesseis letras: Depois disso, o mantra de 16 letras termina com kavacha e asthra. Deste, Agastya é o Rishi, Brihati é o medidor e Rama é a Deidade.

61. Ram é o bija, astra é shakti e hum é o kilaka. Os mantra-a com 10-15 letras são oferecidos em sequência com os anga-nyasa-s.

62. Mantra de dezessete letras: Adicionando OM, o mantra é de 17 letras. OM namo bhagavata Ram no final depois disso.

63. Mantra de dezoito letras: Adicionando purushaya no final dá o mantra de 18 letras, com Vishvamitra como o Rishi e medidor gayatri e a Deidade como Rama.

64. Mantra de dezenove letras: Com o Kama bija, o mantra tem 19 letras. OM namo bhagavate Ramaya deve ser recitado.

65. Mantra de vinte letras: Depois de pronunciar todos os mantra-s, pede-se toda a auspiciosidade. Quando svaha é adicionado, o mantra tem 20 letras.

66. OM namo bhagavate Ramaya deve ser recitado. Então svaha para proteção contra perigos.

67. Mantra de 21 letras: O mantra de 21 letras realiza todos os desejos. OM Rama svabijaa Dasharathaya depois disso.

68. Mantra de vinte e duas letras: Então canta-se o auspicioso sitavallabhaya (para a consorte de Sita). Então este mantra de 22 letras.

69. O mantra de vinte e três letras: OM namo bhagavate viraramaya é cantado. Então suavemente, hana hana svaha é recitado.

70. O mantra de 23 letras é o matador de todos os inimigos. Vishvamitra é o Rishi e Gayatri é o medidor.

71. A Deidade é Vira Rama, bija-s e outros (adjuntos) são como antes. O sábio depois de fazer o anga-nyasa do mula-mantra em partes,

72. medita silenciosamente em Rama, que colocou a flecha no arco e de frente para Ravana, está segurando o raio em sua mão e subiu na carruagem.

73. A pessoa recita OM namo bhagavate Shri Ramaya e tendo dito OM brahmane acrescenta as palavras mam taraya (me proteja).

74. Mantra de vinte e quatro letras: Com nama OM adicionado, o mantra tem 24 letras. Os bija-s e outros adjuntos são como antes.

75. Kliim, OM, e namah e bhagavate Ramachandraya depois disso, diz-se a palavra 'todos'.

76. O mantra de vinte e cinco letras: janavashyakaraya (conquistar pessoas) svaha e kiim devem ser recitados mentalmente. O mantra de 25 letras deve incluir sarvavashyakara (conquistar tudo).

77. Mantra de vinte e seis e vinte e sete letras: Com OM adicionado no início, o mantra tem 26 letras. Adicionar OM no final torna-o com 27 letras.

78. OM namo bhagavate rakshoghnavishadaya (obediência a Bhagavan, matador de demônios), sarvavighat nivaraya (proteger de todos os obstáculos), a ser repetido duas vezes;

79. Mantra de vinte e oito e vinte e nove letras: Acrescentar svaha no final faz com que este rei dos mantras tenha 28 letras. Quando unido com OM, torna-se 29 letras.

80. Mantra de trinta e trinta e uma letras: Começando com sva-bija, é o de 30 letras. Com OM no final, tem 31 letras.

81. Ó Ramabhadra, o grande arqueiro! Ó Raghuvira, o melhor dos reis, e matador de Ravana! Conceda-me riqueza!

82. O Rishi é Rama, metro é anushtubh, Ram bija, yam shakti, são recitados para a divindade Ishta.

83. Nyasa do mantra é feito no coração, na cabeça, com o de 5 letras no shikha, e do kavacha de 3 letras.

84. Para os olhos com o mantra de 5 letras, chamado astra. Segurando o arco e flecha, de tez azul, acompanhado por Sugriva e Vibhishana.

85. Depois de matar Ravana, vindo para a proteção dos três mundos; meditando em Rama no coração, canta-se (o mantra) mentalmente um milhão de vezes;

86. Então a pessoa pronuncia o rama gayatri dado por 'dashrathaya vidmahe', seguido por 'sita-vallabhaya dhimahi,

87. Tanno Ramah prachodayat'. [Que possamos conhecer o filho de Dasharatha; meditamos no consorte de Sita; que Rama ilumine nosso intelecto.]

88. Para encantar a terra e obter experiência no amor, adicione "madana" (cupido) ao "Sri Rama" junto com o Bhija de Maya.

89. Com 15 letras e 12 letras (mantra-s) e também para o mantra de 16 letras deve-se realizar anga-nyasa.

90. Ao cantar os bija-s, meditação, etc. para estes, a mesma sequência do mantra de 6 letras deve ser seguida. OM namo bhagavate raghunandanaya.

91. Da mesma forma, depois disso, recita-se 'para rakshoghnavishad' e 'madhura' (doce); 'prasannavadanam' (rosto tranquilo), 'amita-tejaseo (a um de brilho imensurável).

92. Depois disso, diga namah (reverência) a Balarama e Vishnu, e recite mentalmente as 47 letras.

93. Rishi é Brahma, metro é anushtubh e divindade é Raghava. Sete vezes 17, com 6 Rudra-s, e os 6 membros;

94. Ao meditar no mantra de 10 letras, cante-o 100.000 vezes. Começa com "Shriyam Sita", seguido pelo mantra de seis letras e termina com "Swaha".

95. O Rishi deste mantra é Janaka, metro é Gayatri, divindade é Sita Bhagavati, shrim é bija e namah é shakti.

96. Sita é kilaka, viniyoga é feito para o Ishta. Recitar com acentos prolongados no início, o nyasa de 6 membros é feito.

97. Deve-se meditar em Rama no centro do hexágono (yantra), pensando na mente dele com seu corpo brilhando como ouro, segurando um lótus, e então olhar para Rama como o refúgio final.

98. Para o mantra Lakshmana, pronuncie o som lam e faça uma reverência a Lakshmana. Para este (mantra) Agastya é o Rishi, metro é Gayatri,

99. Deidade é Lakshmana, lam é o bija e shakti é namah; os 4 purushartha-s são o viniyoga.

100. Som final longo com Ram enquanto o bija é recitado com o nyasa de 6 membros. (Rama) com 2 braços, personificando seu corpo como de tonalidade dourada e parecendo um lótus,

101. Para o mantra Bharata, ele segurando o arco e flecha, totalmente devotado a Rama como o Supremo, deve-se pronunciar o som bha e arco para Bharata.

102. Rishi é Agastya, o descanso é feito como antes, para Bharata o azulado que está tranquilo e serve Rama de todo o coração.

103. Para o mantra de Shatrughna, recite "Eu venero o bravo filho de Kaikeyi, segurando o arco e a flecha"; pronuncie o bija "sham" e terminando com 'shatrughnaya namah', os Rishi-s e outros adjuntos como antes e o viniyoga para o controle sobre os inimigos.

104. Com dois braços, dourado brilhante, devotado ao serviço de Rama, matador de Lavanasura, eu venero o filho de Sumitra.

105. O mantra de Hanuman, "hrum hanumate" é o rei dos mantra-s, dos quais Ramachandra é o Rishi, e os outros rituais devem ser feitos como anteriormente.

106. Deve-se meditar naquele de dois braços que brilha como ouro, que é devotado ao serviço de Rama, usando o cinto de erva munja e é o servo de Rama.

Assim termina o Segundo Capítulo do Rama-rahasya Upanishad.


Terceiro Capítulo

Sanaka e outros ascetas perguntaram a Hanuman:
"Ó poderoso filho de Anjana! Conte-nos sobre o altar (yantra) para a adoração dos mantras acima mencionados."

Hanuman respondeu:
"Para começar, o altar tem seis lados (hexagonal) e no centro está escrita a letra-semente (bijakshara) de Rama (Ram), com shrim.

Abaixo disso, no segundo canto, está o Sadhya (comida). oferenda).
Acima dele, no sexto canto, está o Sadhakam (devoção constante).
Nos lados circundantes estão as letras-semente de Jiva-Prana-Shakti.
Circundando tudo isso está o OM.

Nas regiões Sudeste, Nordeste, Noroeste e Sudoeste, nos cantos frontais, fica o arroz cozido.

Então, sequencialmente, os mantras do coração, viz Ram, rim, rum, raim, raum, rah bija-akshara-, os 'astra mantras' do coração devem ser recitados.

Atrás dos cantos estão os bija-akshara de Rama e Maya, nos cantos varaham hum; sobre este está o Kama-bija (Ram) e ao redor dele está o Vac (kiim).

Depois disso, há três círculos de oito folhas. Nas folhas estão inscritas guirlandas de sílabas em oito grupos de mantras de seis letras.

Terminando com mantra de cinco letras.

Na face de cada folha os oito letras (mantras).

Novamente, o lótus de 8 pétalas.

Nas pétalas, o mantra Narayana de 8 letras. OM namo Narayanaya

Na face de cada pétala shri bija.

Em seguida, a primeira rodada.

Em seguida, as 12 pétalas.
Neles, o mantra Vasudeva de 12 letras. (OM namo bhagavate vasudevaya)
Bem como em suas frentes, em todas as direções. De forma circular.
Nas pétalas hum phat com o mantra Rama de 12 letras - (OM namo bhagavate ramachandraya .)
Na frente da pétala, Maya bija (kiiM).
Na frente de cada um em dois círculos - hram, sram, bhram, bram, bhramam, shrum, jram. Em seguida, em círculo.

Depois disso, o de 32 pétalas.
Neles, o rei dos mantra-s - Nrisimha anushtubh.
Na frente deles, os 8 vasu-s, 11 rudra-s, 12 aditya mantra-s, junto com OM e namo, em sequência, no caso dativo.
Fora e ao redor é vashat.

Então o Bhupura de três linhas.
Em 12 direções, adornadas com os rashi-s (signos do zodíaco).
Morando lá os 8 nagas (serpentes).
Nas 4 direções, o Narasimha bija.
Nas direções intermediárias, o Varaha bija.

Este yantra abrangente satisfaz todos os desejos e concede a liberação.

Começando com 1 letra e terminando com 9 letras (mantra-s), este é o yantra e o décimo torna-se o avarana (cobrindo-o).

Deve-se adorar Raghava, com 'anga-nyasa', no centro do hexágono.

Na primeira volta, o anga-nyasa é feito em todos os cantos.

Na raiz das 8 pétalas, a cobertura inicial de si mesmo.

Então a cobertura de Vasudeva e outros.

Na base das segundas 8 pétalas, a 'cobertura da vaca'.

Em seguida, capas de Hanuman e outros.

Para a cobertura Vasishtha de 12 pétalas.

Para o de 16 pétalas, a cobertura de lótus azul.

Para a cobertura Dhruva de 32 pétalas.

No Bhupura, cobertura de Indra.

Do lado de fora está a cobertura vajra.

Oferecendo assim, deve-se cantar silenciosamente.

Agora, o altar é descrito para os mantras começando com 10 sílabas e terminando com 32 sílabas.

Primeiro o hexágono.
Em seu centro o nome do 'ishta'.
Assim cercado por Kama bija.
Os nove restantes cercam isso.

Nos seis cantos, o anga-nyasa 6 vezes, na frente e atrás das direções intermediárias (SE, NE, NW, SW).
Na face, o Shri-Maya (bija)
Nos cantos, krodha.

Em seguida, a primeira rodada.

Então as 8 pétalas; nas pétalas, guirlandas de sílabas, em múltiplos de 6. De forma circular.
Ao redor disso, em todas as direções.
Fora deste o Bhupura, com 8 pontas de lança.

Em todas as direções, Narasimha e Varaha.
Este é o Grande Yantra.

Adhara-shakti (poder básico) é a sede da adoração de Vishnu.

A primeira rodada é de anga-nyasa.

No centro, Rama.
À esquerda, Sita.
À sua frente, o arco e a flecha.

Na base das 8 pétalas, dois avarana-s de Hanuman.

O terceiro avarana da vaca.

Quarto de Indra.

Quinto de Vajra.

Assim, adorando o yantra com devoção, deve-se recitar os mantras de 10 letras e outros.

Assim termina o Terceiro Capítulo do Rama-Rahasya Upanishad.


Quarto Capítulo

Sanaka e outros ascetas perguntaram a Hanuman: "Descreva o ritual para a recitação dos mantras de Rama."
Hanuman respondeu: "Aquele que pretende recitar este mantra deve seguir os seguintes procedimentos:

1. Ele deve tomar banho três vezes ao dia.

2. Ele deve ingerir apenas alimentos sátvicos como leite, raízes, frutas ou naivedya (pudim de arroz oferecido ao Deus )

3. Ele deve seguir os Karmas prescritos do estágio de sua vida (Brahmachari, Grahastha, Vanaprastha ou Sanyasi)

4. Ele deve abandonar as seis emoções negativas como raiva, ciúme etc.

5. Ele deve observar a pureza e praticar a fala desapaixonada.

6. Ele também deve observar uma ação desapaixonada e mostrar respeito a todas as mulheres.

7. Ele deve observar o celibato e dormir no chão nu.

8. Ele não deve ter nenhum desejo.

9. Ele deve ser dedicado ao seu professor.

10. Ele deve observar escrupulosamente o banho, adoração, recitação, meditação e oblação ao fogo.

11. Ele deve meditar com máxima concentração em Rama conforme instruído por seu professor.

12. Ele deve invocar o sol, a lua, o professor, a lâmpada, a vaca, o brâmane, etc.

13. O asceta que faz este japa deve sentar-se sobre uma pele de tigre e adotar posturas prescritas como o Swasthikasana em sequência rotativa.

14. Ele deve sentar-se abaixo de plantas como Thulasi ou árvores como Parijata, Bilwa etc.

15. Ele deve contar usando um rosário cujas contas são feitas de plantas thulasi ou usam rudraksha.

16. A contagem deve ser feita mentalmente usando as contas e deve ser cem mil vezes no altar de Maha Vishnu.

17. Tharpana deve ser oferecido após cada contagem total de dez. Após dez contagens, ofereça arroz doce, despeje sobre ele manteiga clarificada feita com leite de vaca e coma o que sobrar após a próxima décima porção.

18. Depois disso, junto com o canto, as flores devem ser oferecidas junto com o canto do moola mantra.

O asceta que faz este japa torna-se liberado em vida e os poderes sobrenaturais o seguem como uma noiva segue seu noivo.

Este Rama-mantra não é apenas um meio para a liberação, mas se você se lembrar de mim, que sou o servo de Rama, ele garantirá o sucesso também nesses assuntos mundanos.

Para aquele que para sempre se lembra de Rama com total devoção como o refúgio final da mente, tenho o poder de realizar todos os seus desejos escolhidos.

Para a tarefa de cumprir os desejos dos devotos de Rama, eu - como um especialista em executar os comandos de Rama - estou sempre totalmente alerta.

Assim termina o Quarto Capítulo do Rama-rahasya Upanishad.


Quinto Capítulo [Conclusão]

Sanaka e outros ascetas perguntaram a Hanuman: "Diga-nos o significado do mantra Sri Rama".

Hanuman respondeu: "Entre os mantras de Rama, o de 6 letras é o rei entre todos eles; embora, como mencionado anteriormente, eles existam como um, ou dois, ou três, ou quatro, ou cinco sílabas ou mesmo como seis ou sete -, ou oito, ou mesmo tantas outras sílabas. O Senhor Shiva conhece em essência a glória das seis sílabas (mantra);
[ shri Ramah sharanam mama! ].

O verdadeiro significado do rei entre os mantras de Rama, bem como dos mantras Narayana de oito letras e Shiva de cinco letras, é mencionado da seguinte forma:

Onde os iogues se deleitam com o mantra de 2 sílabas, isto é, 'Ra ma', onde a sílaba ra denota fogo onde reside a iluminação.

Sua natureza como Existência- A Bem-aventurança da Consciência é considerada o significado supremo, a consoante denotando o imutável Brahman, e a sílaba a energia da manifestação.

Saiba que as consoantes unidas às sílabas são usadas na respiração; o som 'r', da natureza da luz, é, portanto, usado em ação.

O som 'ma', é conhecido como 'maya' indicando prosperidade; sendo ela própria a letra-semente (bijakshara) também é igual ao próprio Brahman.

Com o 'bindu' (anusvara), o Purusha assume a forma de Shiva-Sol-Lua, a chama como a crista e o som como o Prakriti.

Ambos Purusha e Prakriti juntos são considerados como Brahman; o bindu, o som e a letra-semente residente como o Fogo e os dígitos da Lua.

Fogo e OM, por sua própria natureza, residem nas sílabas-semente de Rama, assim como a grande árvore da vida mundana está contida em sua semente.

Da mesma forma, nas sílabas-semente Rama, está contido todo este mundo móvel e imóvel. O nome Rama é assim considerado como a semente com ambos os significados.

Quando livre da semente Maya (kiim), diz-se que o Espírito Supremo existe (somente). Isso concede liberação aos aspirantes, e o som 'ma' é considerado o libertador.

'ma' sem forma em Rama é o concessor de prazer e liberação. A primeira letra 'ra' representa o termo 'tat' (Aquilo), e 'ma' representa o termo 'tvam' (Você).

O sábio conhecedor da Verdade declara que a confluência dos dois termos acima termina no significado 'asi' (Are). A palavra 'namah' tem o significado de tvam (você) e tat é denotado pela palavra Rama.

Quando usado no caso dativo (Ramaya), o significado asi (são) é indicado no mantra. Portanto, a sentença 'tattvamasi' concede a salvação unitiva.

Portanto, este (mantra) doador de prazer e liberação supera a frase acima mencionada (tattvamasi). Todos os seres humanos encarnados são qualificados para este mantra.

Para aqueles que desejam a liberação, os desapaixonados, assim como os chefes de família e em todas as fases da vida, a meditação constante do OM, e especialmente para os ascetas, é recomendada; pois o conhecedor do significado do Rama-mantra sem dúvida se liberta enquanto vivo.

Aquele que estuda este Upanishad torna-se santificado pelo fogo, purificado pelo ar, é liberto do pecado de consumir intoxicantes ou de roubo de ouro ou de matar um brâmane.

Aquele que recita o Rama-mantra repetidamente se funde no próprio Ramachandra.

Portanto, este hino sagrado: Aqueles que dizem "Eu sou Rama em essência", não sentirão nenhuma carência nesta vida e, sem dúvida, é o próprio Rama".

Esta é a Verdade. Este é o Upanishad.


Om! Ó Devas, que possamos ouvir com nossos ouvidos o que é auspicioso;
que possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso, ó dignos
de adoração
!
Indra nos abençoe!
Que o onisciente Sol nos abençoe!
Que Garuda, o raio do mal, nos abençoe!
Que Brihaspati nos conceda bem-estar!
Om! Que haja paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Aqui termina o Rama-Rahasyopanishad, conforme contido no Atharva-Veda.

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Tradutores Nota: Alguns dos termos técnicos podem não ter sido traduzidos com precisão. Solicita-se a todos os leitores que apontem eventuais erros que necessitem de correções.













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