© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

106 - Surya Upanishad (Atharva Veda)

106 - Surya Upanishad


Traduzido por:
Dr. AG Krishna Warrier
Publicado por:
The Theosophical Publishing House, Chennai
Traduzido para o Português por
Uma Yoginī em seva a Śrī Śiva Mahādeva
Karen de Witt
***
Brasil – RJ
Janeiro/2023
___________________________
Fonte de Consulta
Vedanta Spiritual Library


Om! Ó Devas, que possamos ouvir com nossos ouvidos o que é auspicioso;
Que possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso, ó dignos de adoração!
Que possamos aproveitar o tempo de vida concedido pelos Devas,
Louvando-os com nosso corpo e membros firmes!
Que o glorioso Indra nos abençoe!
Que o onisciente Sol nos abençoe!
Que Garuda, o raio do mal, nos abençoe!
Que Brihaspati nos conceda bem-estar!
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Agora vamos expor Atharvangiras em relação ao sol: O vidente é Brahma, medidor Gayatri, Aditya a divindade, 'Hamsas so'ham com Agni e Narayana é a semente, o poder é hrillekha ou hrim, o alfinete é o poder no processo de desdobramento do céu etc., o aplicativo é seu uso em repetição para conquistar os quatro objetivos humanos. Os seis membros consistem na semente com seis vogais adicionadas.

Ele de fato é um Brahmana que assim conhece o dourado Narayana com o sol abençoado, impulsor da roda do tempo, tendo quatro braços e dois lótus, mostrando promessa de refúgio e bênção, montado na carruagem do sol, colocado no lótus vermelho.

Om, Terra, região média e céu; meditamos no adorável esplendor de Savitar que pode inspirar nossos pensamentos. O sol é o eu do mundo, tanto em movimento como imóvel. De Surya, de fato, nasceram essas criaturas, o Yajna, Parjanya, comida e espírito.

Eu me curvo a você Aditya; você é o próprio agente, o Brahman manifesto, Rudra, Vishnu, Rig-Veda etc., bem como todos os chandas (Metre-Vedas).

De Aditya nasce Vayu, Bhumi, água, fogo, céu, direções, Devas, Vedas; o sol queima esta esfera; este sol é Brahman, o órgão interno, mente, intelecto, matéria mental e Ego, Prana etc., (os cinco ares), os cinco órgãos dos sentidos e os cinco órgãos motores, som, tato, forma, paladar e olfato; fala, tirar (com as mãos) liberar (das entranhas), alegria.

Eu me curvo a Mitra, Bhanu, (me proteja da morte), ao brilhante, a causa do universo.

Todas as criaturas nascem de Surya e são protegidas por ele, dissolvem-se nele - eu sou o próprio Surya. O divino Savitar é o nosso olho, o Parvata (espírito dos períodos de tempo), pode ser concedido ao nosso olho.

Conhecemos o sol, meditamos nos mil raios; que o sol nos inspire.

Savitar está diante de nós, bem como atrás, acima e abaixo. Que ele nos conceda onipresença e vida longa!

Brahman é a única sílaba Om, "Ghrini' tem duas sílabas, 'Surya' também, 'Aditya' tem três. Este é o mantra de oito sílabas.

Aquele que recita isso todos os dias é um Brahmana, voltado para o sol enquanto recita, ele é liberto do medo de grandes doenças, sua pobreza perece. Ele se torna livre dos pecados de comer alimentos proibidos, relações sexuais proibidas, conversas com (homens) caídos, conversas erradas.

Ao meio-dia ele recitará voltado para o sol e estará livre dos cinco grandes pecados.

Ele não deve transmitir este Savitri Vidya a qualquer um. Aquele que recita ao amanhecer torna-se afortunado, obtém gado, domina os Vedas; recitando durante os três períodos (amanhecer, etc.), ele obtém o fruto de cem Yagas, recitando quando o sol subiu para dezoito dedos, conquista a morte.

Este é o Upanishad.

Om! Ó Devas, que possamos ouvir com nossos ouvidos o que é auspicioso;
Que possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso, ó dignos de adoração!
Que possamos aproveitar o tempo de vida concedido pelos Devas,
Louvando-os com nosso corpo e membros firmes!
Que o glorioso Indra nos abençoe!
Que o onisciente Sol nos abençoe!
Que Garuda, o raio do mal, nos abençoe!
Que Brihaspati nos conceda bem-estar!
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Aqui termina o Suryopanishad, incluído no Atharva-Veda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário