© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

86 - Devi Upanishad (Atharva Veda)



86 - Devi Upanishad



Traduzido por:
Dr. AG Krishna Warrier
Publicado por:
The Theosophical Publishing House, Chennai
Traduzido para o Português por
Uma Yoginī em seva a Śrī Śiva Mahādeva
Karen de Witt
***
Brasil – RJ
Janeiro/2023
___________________________
Fonte de Consulta
Vedanta Spiritual Library


Om! Deuses! Com ouvidos, ouçamos o que é bom;
Adoráveis! Com os olhos, vejamos o que é bom.
Com membros firmes, com corpos, louvando,
Gozemos a vida designada pelos deuses.
Que Indra, de grande renome, nos conceda bem-estar;
Que Pusan ​​e todos os deuses nos concedam bem-estar.
Que Tarksya, de movimento livre, nos conceda bem-estar.
Que Brihaspati nos conceda bem-estar.
Om! Paz! Paz! Paz!

1. Todos os deuses esperaram na Deusa (e perguntaram): 'Grande Deusa, quem és Tu?'

2. Ela respondeu: Eu sou essencialmente Brahman. De Mim (procedeu) o mundo compreendendo Prakriti e Purusha, o vazio e o Plenum. Eu sou (todas as formas de) bem-aventurança e não-bem-aventurança. Conhecimento e ignorância são Eu mesmo. Brahman e não-Brahman devem ser conhecidos - diz a escritura dos Atharvans.

3. Eu sou os cinco elementos e também o que é diferente deles. Eu sou o mundo inteiro. Eu sou o Veda assim como o que é diferente dele. eu sou o nascituro; Eu sou o nascido. Abaixo, acima e ao redor estou eu.

4. Eu me movo com Rudras e Vasus, com Adityas e Visvedevas.
Mitra e Varuna, Indra e Agni, eu apoio, e os dois Asvins.

5. Eu defendo Soma, Tvastir, Pusan ​​e Bhaga,
Vishnu de passos largos, Brahma, Prajapati.

6. Ao sacrificador zeloso que oferece oblação
E pressionando o suco Soma eu concedo riqueza;
Eu sou o estado, o Portador da Riqueza;
Acima de tudo, coloco seu protetor.

7. Quem conhece minha essência na água do mar interior,
Alcança a morada da Deusa.

8. Aqueles deuses disseram:
Saudações à Deusa, a grande Deusa!
Para Siva, o auspicioso, saudação, para sempre.
Ao abençoado Prakriti, saudação!
Sempre a Ela nos curvamos.

9. Refúgio eu busco Nela que é a cor do fogo,
Ardendo com ardor ascético, Deusa resplandecente,
Deleitando-se com os frutos das ações; Ó Tu, difícil de alcançar,
Dissipa Tua melancolia.

10. Os deuses engendraram a Fala divina;
Ela, bestas de todas as formas falam;
A vaca que produz frutos doces e vigor -
Para nós pode aparecer a fala elogiada.

11. Ao santo Siva, à filha de Daksha,
a Aditi e Sarasvati,
à mãe de Skanda, ao poder de Vishnu,
à noite da morte louvada por Brahma,
nós prestamos reverência.

12. Conhecemos a Grande Lakshmi,
Deusa da Boa Fortuna;
Em todo cumprimento nós meditamos.
Que a Deusa nos inspire!

13. Através de Você, Dakshayani, Aditi nasceu;
Ela é sua filha; depois dela nasceram
os deuses auspiciosos,
amigos da imortalidade.

14. Amor, útero, parte do amor, o portador do raio
A caverna, ha-sa, o vento, a nuvem, Indra;
Novamente a caverna, sa-ka-la com Maya -
Assim funciona toda a ciência primitiva gerando tudo.

15. Este é o poder do Ser, encantando a todos, armado com o laço, o anzol, o arco e a flecha. Esta é a grande e santa Ciência.

16. Quem sabe assim supera a dor.

17. Mãe Divina! Saudações a você; proteja-nos de todas as formas possíveis.

18. Ela, aqui, são os oito Vasus, os onze Rudras, os doze Adityas, Ela é todos os deuses, (aqueles) que bebem Soma e (aqueles) que não bebem; ela é os duendes, os demônios, os seres malignos, os fantasmas; ela também, seres sobre-humanos, o semi-divino. Ela é Sattva, Rajas e Tamas. Ela é Prajapati, Indra e Manu. Ela é os planetas, estrelas e esferas luminosas. Ela é as divisões do tempo e a forma do Tempo primordial. Eu a saúdo sempre:

19. Deusa que bane a angústia
Concede prazer e libertação igualmente,
Infinito, vitorioso, puro,
Siva, Refúgio, o Doador do bem.

20. Semente todo-poderosa do mantra da Deusa,
É céu, conjunto com 'i' e fogo,
Com lua crescente adornada.

21. No mantra de uma sílaba
Meditem os sábios de coração puro,
Supremamente bem-aventurados;
Da sabedoria os vários oceanos.

22. Formado pela fala; nascido de Brahman; o sexto
Com rosto equipado; o sol; a orelha esquerda onde
está o ponto; o oitavo e o terceiro conjunto.

23. O ar, com Narayana unido,
E com o lábio; voz, as nove letras;
A letra deleitará os nobres.

24. Sentado no coração de lótus,
Resplandecente como o sol da manhã,
Deusa, carregando laço e anzol,
Com gestos concedendo bênçãos, dissolvendo medos;
Terna, de três olhos, vestida de vermelho, concedendo aos devotos
os desejos de seus corações, a
Ti eu adoro.

25. Eu me curvo a Ti, Deusa,
Tu dissipadora dos medos mais graves,
Vencedora de obstáculos;
Tu, portador da forma da grande Misericórdia.

26. Brahma e outros não conhecem Sua essência; assim ela é chamada de Incognoscível. Ela não tem fim; ela também é chamada de Infinita. Ela não é compreendida e por isso é chamada de Incompreensível. Seu nascimento não é conhecido e ela também é chamada de Nascituro. Ela sozinha está presente em todos os lugares, e por isso ela é chamada de Una. Ela sozinha usa todas as formas, e por isso ela é chamada de Muitos. Por essas razões ela é chamada de Incognoscível, Infinita, Incompreensível, Desconhecida, a Una e as Múltiplas.

27. A Deusa é a fonte de todos os mantras:
De todas as palavras, o conhecimento é Sua forma.
Sua Forma consciente transcende toda cognição;
Ela é a testemunha de todo o vazio.

28. Além dela não há nada; renomada é Ela
Como inacessível; temia a vida,
Eu me curvo ao inacessível,
baluarte contra todos os pecados; o Piloto que
me Guia através do mar da vida mundana.

29. Aquele que estuda este Atharva Upanishad ganha o fruto de repetir cinco (outros) Atharva Upanishads; aquele que, tendo dominado este Atharva Upanishad, persiste na adoração.

30. Deste vidya, dez milhões de cânticos
São menos do que o fruto da adoração.
Oito e cem recitações disso
fazem apenas a inauguração deste rito.

31. Quem o lê apenas dez vezes,
é imediatamente libertado dos pecados;
Pela graça da grande Deusa,
Ele supera grandes obstáculos.

32. Lendo-o pela manhã, destrói-se os pecados da noite; lendo-o à noite, destrói-se os pecados cometidos durante o dia. Assim, lendo à noite e pela manhã, o pecador se torna sem pecado. Lendo-o também à meia-noite, a quarta 'junção', resulta a perfeição da fala. Sua recitação diante de uma nova imagem traz a presença da divindade. Sua recitação no momento da consagração (de uma imagem) o torna um centro de energia. Recitando-o na terça-feira sob o asterismo Ashvini, na presença da grande Deusa, supera-se a morte mortal - aquele que conhece assim. Este é o segredo.

Om! Deuses! Com ouvidos, ouçamos o que é bom;
Adoráveis! Com os olhos, vejamos o que é bom.
Com membros firmes, com corpos, louvando,
Gozemos a vida designada pelos deuses.
Que Indra, de grande renome, nos conceda bem-estar;
Que Pusan ​​e todos os deuses nos concedam bem-estar.
Que Tarksya, de movimento livre, nos conceda bem-estar.
Que Brihaspati nos conceda bem-estar.
Om! Paz! Paz! Paz!

Aqui termina o Devi Upanishad, incluído no Atharva-Veda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário