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89 - Gopala-Tapaniya Upanishad (Atharva Veda)



89 - Gopala-Tapaniya Upanishad



Traduzido por:
***
Publicado por:
***
Traduzido para o Português por
Uma Yoginī em seva a Śrī Śiva Mahādeva
Karen de Witt
***
Brasil – RJ
Janeiro/2023
___________________________
Fonte de Consulta
Vedanta Spiritual Library

Om! Ó Devas, que possamos ouvir com nossos ouvidos o que é auspicioso;
Que possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso, ó dignos de adoração!
Que possamos aproveitar o tempo de vida concedido pelos Devas,
Louvando-os com nosso corpo e membros firmes!
Que o glorioso Indra nos abençoe!
Que o onisciente Sol nos abençoe!
Que Garuda, o raio do mal, nos abençoe!
Que Brihaspati nos conceda bem-estar!
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!


Capítulo um

1. Om Namah! Ofereço minha respeitosa reverência a Sri Krishna, cuja forma é eterna e cheia de conhecimento e bem-aventurança, que é o salvador da aflição, que é compreendido pelo Vedanta, que é o mestre espiritual supremo e que é a testemunha no coração de todos.

2. Om.

Alguns sábios disseram ao semideus Brahma : “Quem é a Suprema Personalidade de Deus? A quem a morte teme? Divindade. A morte teme Govinda. Compreendendo Gopijana Vallabha tudo se torna conhecido. Ao pronunciar a palavra "svaha", a Personalidade de Deus criou o mundo.

4. Eles então disseram: "Quem é Krishna? Quem é Govinda? Quem é Gopijanavallabha? O que é Svaha?"

5. Para eles, Brahma disse: "Krishna significa Aquele que liberta do pecado, Govinda significa Aquele que é famoso na terra, nos Vedas e entre as vacas Surabhi, Gopijana Vallabha significa Aquele que encanta as Gopis, e Svaha significa a potência do Supremo. Todos esses nomes se referem à Suprema Personalidade de Deus.

6. Aquele que medita sobre esta Suprema Personalidade de Deus, O glorifica e O adora, torna-se liberado. Ele torna-se liberado.

7. Eles disseram: Qual é a Sua forma ? Qual é a Sua glorificação? Como alguém O adora? Por favor, descreva isso para nós

8-9. Brahma disse: Ele parece um menino vaqueiro. Sua tez é como uma nuvem de monção. Ele fica sob uma árvore do desejo. Os seguintes versos descreva-o.

10. Meditando com todo o seu coração no Senhor Krishna, cujos olhos são belas flores de lótus, cuja tez é uma nuvem de monção, cujas vestimentas são relâmpagos, que tem dois braços, que é rico em conhecimento transcendental, que usa uma guirlanda de flores da floresta, que é o controlador supremo, que está cercado por vacas Gopas, Gopis e Surabhi, que descansa sob uma árvore sura-druma, que é decorado com ornamentos esplêndidos, que fica no meio de uma flor de lótus vermelha e que é servido por brisas que tocaram as ondas do Yamuna, uma pessoa se torna livre de repetidos nascimentos e mortes.

11. Este mantra deve ser repetidamente cantado: "Klim Krishnaya Govindaya Gopijana Vallabhaya Svaha".

12. Ao cantar esses cinco nomes, alcança-se a Suprema Personalidade de Deus, cujas potências se manifestam como os planetas celestiais, a terra, o sol, a lua e o fogo.

13. Uma pessoa que canta pelo menos uma vez o mantra "Klim Krishnaya Govindaya Gopijana Vallabhaya Svaha" rapidamente alcança a associação do Senhor Krishna. Ele não alcança nenhum outro resultado.

14. O serviço devocional ao Senhor Krishna é realizado quando o coração não deseja mais nenhum benefício material a ser obtido nesta vida ou na próxima. Isso é liberdade das amarras do carma.

15. Muitos brahmanas adoram Krishna. Muitos adoram o Govinda eterno. Gopijana Vallabha mantém os mundos. O poderoso Svaha move o universo.

16. Embora originalmente um, o ar torna-se os cinco ares vitais nos corpos de todas as entidades vivas. Da mesma forma, para o benefício do mundo, o Senhor Krishna aparece como estas cinco palavras.

17. Eles disseram: Por favor, descreva a adoração de Govinda, a Superalma, que mantém tudo.

18. Brahma disse: O altar do Senhor deve ser um lótus dourado com oito pétalas. Dentro desse lótus devem ser colocados dois triângulos e o mantra Klim Krishnaya Namah, o Kama-Gayatri (Klim Krishnaya Govindaya Gopijana Vallabhaya Svaha) e o Ananga-Gayatri (Kama Devaya Sarva-Jana-Priyaya Sarva-Jana-Sammohanaya Jvala Jvala Prajvala Prajvala Sarva -Janasya Hrdayam Me Vasam Kuru Kuru Svaha!) deve ser escrito lá. então anga deve ser oferecido com o sula-matra (astraya phat). Então deve-se adorar as expansões do Senhor, começando com Rukmini, os devotos encabeçados por Indra, os devotos encabeçados pelo rei Vasudeva, os devotos encabeçados por Arjuna e os devotos encabeçados por Indranidhi.

19. Aquele que ao nascer do sol, ao meio-dia e ao pôr do sol faz várias oferendas à Deidade obtém tudo. Ele consegue tudo.

20. Neste assunto há os seguintes versos: O Senhor Krishna é o controlador supremo que tudo permeia e adora, e embora Ele seja um, Ele se manifesta em muitas formas. Aqueles que são inteligentes O adoram enquanto Ele está em Seu altar. Eles, e não outros, alcançam a felicidade eterna.

21. Os brahmanas, que adoram, enquanto Ele está em Seu altar, o maior entre os eternos e o maior entre as pessoas conscientes, aquele que satisfaz os desejos de muitos, eles, e não outros, alcançam a perfeição.

22. Para aqueles que sempre adoram diligentemente a forma transcendental do Senhor Vishnu, o Senhor, em Sua forma original como um menino vaqueiro, mostra Seus pés de lótus.

23. Foi Krishna quem no início instruiu Brahma no conhecimento védico e quem disseminou o conhecimento védico no passado. Aqueles que desejam liberação rendem-se a Ele, a Suprema Personalidade de Deus, que concede conhecimento transcendental a Seus devotos.

24. Para aqueles que cantam o mantra de cinco palavras com Om e Govinda (Om Krsnaya Govindaya Gopijana Vallabha Svaha!) o Senhor revela Sua própria forma. Portanto, para alcançar a paz transcendental, aqueles que desejam a liberação devem cantar regularmente este mantra.

25. Deste mantra de cinco palavras vieram todos os outros Govinda-mantras na sociedade humana, incluindo o Govinda-mantra de dez sílabas cantado pelos seguidores de Indra e por aqueles que desejam opulência.

26. Eles pediram: Por favor, diga-nos a natureza deste mantra.

27-28. Brahma disse: Eu glorifiquei continuamente o Senhor e meditei sobre Ele por milhões de anos e, finalmente, fui capaz de compreender a forma transcendental do Senhor como Sri Krishna, vestido como um menino vaqueiro. Com devoção em meu coração, me inclinei diante Dele. Ele me deu o mantra de dezoito sílabas para ser usado na atividade de criação e então desapareceu.

29. Quando eu desejei criar o universo, Ele novamente apareceu diante de mim, mostrando-me nessas sílabas o universo que deveria ser.

30. Da letra k, criei água, da letra l, terra, da letra i, fogo, da letra m, a lua, e da palavra inteira Klim, o sol. Da palavra Krishnaya, criei éter, de Govindaya, ar, de Gopijana Vallabha, conhecimento e as vacas Surabhi, e de Svaha, homens, mulheres e tudo mais. Todo o resto.

31. Ao adorá-lo, Shiva se livrou da ilusão e, cantando esse mantra em um lugar solitário, ele alcançou o Senhor.

32. Os semideuses contemplam a morada de Vishnu, que é como um sol esplêndido no céu.

33. Portanto, deve-se cantar regularmente este mantra. Deve-se cantar regularmente este mantra.

34. Alguns disseram que da primeira palavra deste mantra foi criada a terra, da segunda palavra a água, da terceira o fogo, do quarto ar e do quinto éter. Para alcançar a liberação, deve-se cantar este mantra Vaishnava de cinco palavras, que revela o Senhor Krishna.

35. Sobre isso estão os seguintes versos: Deve-se cantar este mantra, do qual da primeira palavra veio o elemento terra, da segunda palavra água, do terceiro fogo, do quarto ar e do quinto éter.

36. Ao cantar este mantra, Shiva entrou na morada espiritual eterna do Senhor Vishnu.

37. Aquele mundo espiritual, completamente puro, incontaminado, livre de sofrimento, livre de ganância e todos os outros vícios, e idêntico a este mantra de cinco palavras, é manifestado pelo Senhor Vasudeva. Não está separado Dele.

38. Com orações eloqüentes eu e os Maruts agradamos ao Senhor Govinda, cuja forma é eterna e cheia de conhecimento e bem-aventurança, que fica sob uma árvore dos desejos em Vrindavana, e que é este mantra de cinco palavras.

39. Om Namah! Ao Senhor Govinda, que é a forma do universo, o criador. mantenedor e destruidor do universo, o mestre do universo e o próprio universo. Eu ofereço minha respeitosa reverência.

40. Reverência ao Senhor Govinda, cuja forma é cheia de conhecimento, cuja forma é cheia de bem-aventurança suprema, que é todo-atraente e que é o mestre das Gopis.

41. Reverências a Ele, Seus olhos são flores de lótus. Reverências a Ele, enfeitadas com flores de lótus. Reverência a Ele, Seu umbigo em lótus. Reverências a Ele, o marido das deusas da fortuna.

42. Reverências ao Senhor Govinda, belo com uma coroa de penas de pavão, idêntico a Balarama, Sua inteligência aguçada, e Ele o cisne no lago Manasa dos pensamentos da deusa da fortuna.

43. Reverências a Ele, a morte de Kamsa e seus aliados, o assassino de Kesi e Canura, o objeto de adoração de Siva, e o condutor da carruagem de Arjuna.

44. Reverências a Ele, o menino vaqueiro que gosta de tocar flauta, o esmagador de Kaliya, a pessoa que caminha na margem do Yamuna e cujos brincos balançam graciosamente para lá e para cá.

45. Reverências a Sri Krishna, o protetor das almas rendidas. Reverências a Ele, o dançarino experiente enfeitado com os olhares de lótus de Gopi.

46. ​​Reverências a Ele, a morte do pecado, o levantador da Colina Govardhana, o fim da vida de Putana, o ladrão da vida de Trinavarta.

47. Reverência a Sri Krishna, decorado com um colar de ouro, encantador, puro, o inimigo da impureza, um sem segundo, o maior.

48. Seja gentil, ó bem-aventurado. Seja gentil, ó Senhor Supremo. Ó Senhor, por favor, resgata-me, mordido pela cobra da dor física e mental.

49. Ó Krishna, ó marido de Rukmini, ó encantador das gopis, ó mestre do universo, por favor, salve-me, afogando-me no oceano de repetidos nascimentos e mortes.

50. Ó Kesava, ó Narayana, ó Govinda, ó Janardana, ó fonte de toda bem-aventurança transcendental, ó Senhor que resgata os devotos da aflição, ó Madhava, por favor, salve-me.

51. Brahma disse: Como eu O adoro, você também deveria. Cantando este mantra de cinco palavras e meditando no Senhor Krishna, você transcenderá o mundo do nascimento e da morte.

52. Aquele que canta este mantra de cinco palavras alcança facilmente Sua morada transcendental.

53. Embora fixo em Sua morada, a Personalidade de Deus é mais rápida que a mente e pode superar todas as outras que correm. Mesmo os semideuses poderosos não podem se aproximar Dele.

54. Portanto, Krishna é a Suprema Personalidade de Deus. Deve-se meditar sobre Ele, glorificá-Lo, servi-Lo e adorá-Lo. Om tat sat.


Capítulo Dois

1-2. Certa vez, depois de terem passado a noite inteira com Ele, as apaixonadas garotas de Vraja falaram com o menino vaqueiro Krishna, que é a Suprema Personalidade de Deus, e Ele também falou com elas.

3. As gopis disseram: Para qual brahmana a caridade deve ser dada?

4. Krishna disse: Durvasa.

5. As Gopis disseram: Como iremos cruzar as águas do Yamuna e nos aproximar Dele, de quem virão grandes bênçãos?

6. Krishna disse: Diga as palavras Krishna, o brahmacari, e o Yamuna lhe dará um caminho.

7. Ao se lembrar de Mim, uma pessoa superficial se torna profunda. Ao se lembrar de Mim, uma pessoa impura se torna pura. Ao se lembrar de Mim, uma pessoa ímpia se torna piedosa. Ao lembrar-se de Mim, a pessoa cheia de desejos materiais torna-se sem desejos. Ao se lembrar de Mim, um tolo se torna instruído.

8. Depois de ouvir essas palavras, eles meditaram em Durvasa, e com essas palavras cruzaram o Yamuna. Eles foram ao sagrado Ashrama e se curvaram diante de Durvasa Muni, o melhor dos sábios. Eles deram ao brahmana comidas deliciosas feitas com leite e ghee.

9. Satisfeito, banhou-se, comeu, abençoou-os e deu-lhes permissão para partir.

10. Eles disseram: Como vamos cruzar o Yamuna?

11. Ele disse: Medite em mim como um sábio que come apenas grama Durva, e o Yamuna lhe dará um caminho.

12. Gandharvi (Srimati Radharani), o melhor entre eles, refletiu por um momento.

13. Ela disse: Como Krishna é um brahmacari? Como esse sábio é uma pessoa que come apenas grama Durva?

14. Aceitando-a como líder, as outras meninas ficaram em silêncio.

15. Durvasa Muni respondeu: O som está contido no elemento éter, embora som e éter sejam diferentes. O som está contido no éter. Este éter não sabe. eu sou espírito. Como posso ser um desfrutador materialista.

16. O toque está contido no elemento ar, embora toque e ar sejam diferentes. O toque está contido no ar. Este ar não sabe. eu sou espírito. Como posso ser um desfrutador materialista?

17. A forma está contida no elemento fogo, embora forma e fogo sejam diferentes. A forma está contida no fogo. Este fogo não sabe. eu sou espírito. Como posso ser um desfrutador materialista?

18. O gosto está contido no elemento água, embora gosto e resíduos sejam diferentes. O gosto está contido na água. Esta água não sabe. eu sou espírito. Como posso ser um desfrutador materialista?

19. O aroma está contido no elemento terra, embora aroma e terra sejam diferentes. O aroma está contido na terra. Esta terra não sabe. eu sou espírito. Como posso ser um desfrutador materialista?

20. É a mente que permanece entre os sentidos e os aceita.

21. Quando o espírito é tudo, como se pensa? Onde alguém vai? Eu sou espírito, como posso ser um desfrutador materialista?

22. Seu amado Krishna é o criador original dos dois tipos de corpos.

23. Na árvore do corpo estão dois pássaros. Um é uma expansão da Suprema Personalidade de Deus. Ele é uma testemunha. O outro é um apreciador. Eles são um apreciador e um não apreciador. O primeiro desfruta, e o segundo é Krishna.

24. Nele não encontramos o chamado conhecimento material e ignorância. Essa ignorância e o conhecimento real são diferentes. Como pode Krishna, que é pleno de conhecimento real, tornar-se um desfrutador materialista?

25-26. Aquele que cobiça o prazer é luxurioso. Aquele que não cobiça prazeres não é lascivo.

27. Krishna, que é livre de nascimento e morte, que é imutável, que não pode ser cortado, que fica ao lado do Yamuna, que fica entre as vacas Surabhi, que protege as vacas Surabhi, que fica entre os meninos vaqueiros, que fica em todos os Vedas, que é glorificado por todos os Vedas, que entrou em todas as entidades vivas e que controla todas as entidades vivas, é seu marido.

28. Gandharvi (Radha) disse: Por que a Suprema Personalidade de Deus nasceu entre nós como um vaqueirinho? Ó sábio, como você sabe disso sobre Krishna? Qual é o Seu mantra? Qual é a Sua morada? Por que Ele nasceu no ventre de Devaki? Quem é Seu irmão mais velho Balarama? Como Ele é adorado? Por que a Suprema Personalidade de Deus, que está muito acima do mundo da matéria, desceu a esta Terra?

29. Ele disse: No princípio apenas o Senhor Narayana existia. Nele os mundos materiais são tecidos como fios em um tear. De Seu coração de lótus nasceu o semideus Brahma.

30. Quando Brahma realizou severas austeridades, o Senhor Narayana concedeu-lhe uma bênção.

31. Brahma escolheu uma pergunta.

32. O Senhor Narayana concedeu seu pedido.

33-34. Brahma disse: Entre Suas muitas encarnações, qual é a melhor, aquela que faz os humanos e semideuses felizes, aquela que, lembrando-se Dele, eles se libertam de repetidos nascimentos e mortes? Por que esta encarnação é a melhor?

35. O Senhor Narayana disse:

36. Assim como no cume do Monte Meru estão sete cidades que satisfazem todos os desejos, assim na Terra estão sete cidades que satisfazem os desejos e concedem a liberação. Entre eles, a cidade de Gopala Puri é diretamente o mundo espiritual.

37. Nesta cidade, os desejos dos semideuses e de todas as outras criaturas são todos satisfeitos e todos alcançam a liberação.

38. Protegida por Meu Chakra, esta cidade de Mathura, ou Gopala Puri, está neste mundo como um lótus está em um lago.

39. Gopala Puri contém estas florestas: 1. a grande floresta de Brihadvana, 2. Madhuvana, a antiga residência do demônio Madhu, 3. Talavana, repleta de palmeiras, 4. o encantador Kamyavana, 5. o grande Bahulavana, 6. Kumudavana , cheio de flores de lótus e nenúfares, 7. Khadiravana, cheio de árvores Khadira, 8. Bhadravana, o local favorito do Senhor Balarama, 9. Bhandiravana, a grande floresta de figueiras-da-índia, 10. Srivana, a morada da deusa de fortuna, 11. Lohavana, a antiga residência do demônio Loha, e 12. Vrindavana, governada pela deusa Vrinda-Devi.

40. Nessas florestas os semideuses, seres humanos, Gandharvas, Nagas e Kinnaras cantam e dançam.

41. Os doze Adityas, onze Rudras, oito Vasus, sete sábios, Brahma, Narada, cinco Vinayakas, Viresvara, Rudresvara, Ambikesvara, Ganesvara, Nilakanthesvara, Visvesvara, Gopalesvara, Bhadresvara e 24 outros Lingas residem lá.

42. Essas florestas são divididas em dois grupos: 1. Krishnavana, ou florestas de Krishna, e 2.Bhadravana, ou florestas de Balarama. Entre essas doze florestas, algumas são sagradas e outras são as mais sagradas.

43. Lá ficam os semideuses. Lá os seres perfeitos alcançaram a perfeição.

44. Neste lugar estão uma Deidade de Rama, uma Deidade de Pradyumna, uma Deidade de Aniruddha e uma Deidade de Krishna.

45. Desta forma, existem doze Deidades nas florestas de Mathura.

46. ​​Os Rudras adoram a primeira Deidade, Brahma adoram a segunda, os filhos de Brahma adoram a terceira, Os Maruts adoram a quarta, os Vinayakas adoram a quinta, os Vasus adoram a sexta, os sábios adoram a sétima, os Gandharvas adoram a oitava, as Apsaras adoram a nona, a décima Deidade agora é invisível, a décima primeira Deidade foi para Seu próprio planeta e a décima segunda Deidade está agora na Terra.

47. Aqueles que adoram esta Deidade superam a morte e alcançam a liberação. Eles atravessam as três misérias do nascimento, velhice e morte.

48. Há estes versos: O Senhor Krishna, acompanhado por Suas três potências, e por Balarama, Aniruddha, Pradyumna e Rukmini, permanece no delicioso Mathura Puri, que é adorado por Brahma e os outros semideuses e protegido pela concha, Chakra, clava e arco de sarnga. Esses quatro nomes são idênticos ao nome Om.

49. Deve-se pensar: sou espiritual, além das paixões materiais. Deve-se pensar: eu sou do Senhor Gopaka. Desta forma, a pessoa atinge a liberação. Ele percebe sua natureza espiritual. Ele se torna um conhecedor do espírito.

50. Porque desde o início da criação Ele amavelmente protege (alati) as almas condicionadas (gopa), Ele é conhecido como Gopala. Om tat sat. Eu sou um espírito. Eu sou uma parte integrante de Krishna. Minha forma espiritual é eternamente cheia de bem-aventurança. Om.

51. A Suprema Personalidade de Deus é, portanto, conhecida como Gopala.

52. De todo o coração deve-se pensar: Eu sou de Gopala.

53. O Senhor Gopala é imanifesto, ilimitado e eterno.

54. O Senhor Narayana continuou: Ó Brahma, decorado com uma guirlanda de flores da floresta e segurando uma concha, disco, maça e lótus, residirei eternamente em Mathura.

55. Ó Brahma, aquele que com todo o seu coração medita em Mim, cuja forma é o local de descanso de todas as formas, cuja forma é supremamente poderosa e esplêndida, cuja forma é maravilhosa e que não tem forma material, vai para MINHA morada. Disso não há dúvida.

56. Ó Brahma, um residente deste planeta terrestre que permanece no distrito de Mathura e Me adora quando apareço na forma da Deidade, torna-se muito querido por Mim.

57. Você deve sempre Me adorar como Krishna em Mathura.

58. Quatro tipos de homens Me adoram.

59. Seguindo o processo devocional prescrito para a era, devotos inteligentes neste mundo adoram o Senhor Gopala, que está acompanhado por Seu irmão mais velho Balarama e pela rainha Rukmini.

60. Eu não nasci, Gopala eterno. Eu sou Pradyumna eterno. Eu sou Rama. Eu sou Aniruddha. Aquele que é inteligente Me adora.

61. Livres de todos os desejos impuros, os residentes de Krishnavana e Bhadravana adoram-Me, seguindo os regulamentos de bhakti que Eu mesmo falei.

62. Mesmo aqueles que anteriormente rejeitaram os princípios da religião e foram engolidos pela era de Kali, podem tornar-se devotos a Mim e também residir em Mathura.

63. Qualquer um que se torna Meu devoto sincero torna-se muito querido por Mim. Tão querido quanto Você e Seus filhos são, tão querido quanto Shiva e associados ocultos, tão querido quanto a deusa da fortuna, Lakshmi.

64. Brahma disse: Como a única Suprema Personalidade de Deus se tornou quatro Deidades? Como a única sílaba sagrada Om se tornou muitas?

65. O Senhor disse a ele: Antes que o mundo material se manifestasse, existia apenas a Suprema Personalidade de Deus, que é um sem segundo. Dele veio o Brahman impessoal. Daí veio a sílaba Om. De om veio o mahat-tattva. Do mahat-tattva veio o falso ego. Do falso ego vieram os cinco tanmatras. Deles vieram os elementos. Om é coberto por essas coisas.

66. Eu sou a sílaba sagrada. eu sou om. Eu sou eterno, imortal, nectarina, o destemido Grande Supremo. Eu estou liberado. Eu sou imutável.

67. A eterna Suprema Personalidade de Deus manifestou-se como a forma universal que tudo permeia. Da mesma forma, o Senhor, que é um sem segundo, por Sua potência transcendental expandiu-se em quatro.

68. A sílaba sagrada om consiste em três letras: a, u e m. Balarama, o filho de Rohini, é a letra a. Esplêndido Pradyumna é a letra u.

69. Aniruddha inteligente é a letra m. O Senhor Krishna, em quem repousa todo o universo, é a letra ardha-matra (m), que completa a sílaba om.

70. Rukmini é a esposa do Senhor Krishna. Ela é a criadora dos mundos e a raiz da natureza material.

71. As literaturas védicas explicam que a deusa da fortuna apareceu entre as mulheres de Vraja. Os transcendentalistas eruditos dizem que a potência do Senhor é a sílaba om.

72. Portanto, o Senhor Gopala que tudo permeia é a sílaba om.

73. Os transcendentalistas eruditos declaram que a sílaba om não é diferente da sílaba sagrada klim.

74. Aquele que medita em Mim quando apareço em Mathura alcança a liberação.

75-78. Em sua mente, deve-se meditar em Mim de pé sobre o lótus florido de oito pétalas do coração, Meus dois pés marcados com concha, bandeira e guarda-chuva, MEU peito marcado com srivatsa e esplêndido com a gema Kaustubha, Meus quatro braços segurando a concha , cakra, maça e arco sarnga, Meus braços decorados com braceletes. MEU pescoço esplêndido com uma guirlanda de flores, Minha cabeça circundada por uma esplêndida coroa, Minhas orelhas decoradas com brilhantes brincos em forma de tubarão, MINHA forma esplêndida e bela, segurando uma flauta e corneta de chifre de búfalo, e concedendo destemor aos devotos.

79. Quando o universo inteiro é batido (mathyate) pela vareta do conhecimento espiritual, a manteiga produzida é a Suprema Personalidade de Deus em Mathura. É por isso que é chamado de Mathura.

80. Em meu coração eu medito sobre o mundo material com seus oito dik-palas (protetores das direções) como uma flor de lótus desabrochada crescendo no oceano de repetidos nascimentos e mortes.

81. O sol e a lua são o esplendor do Meu corpo. O Monte Meru Dourado é Minha esplêndida bandeira. Brahmaloka como Meu guarda-chuva. Os sete sistemas planetários inferiores são Meus pés.

82. Estou marcado com srivatsa e svarupa. Portanto, os sábios eruditos me chamam de Srivatsa-lalchana (marcado com srivatsa).

83. Conscientes de Minha supremacia, os sábios declaram que o esplendor do sol, da lua, do fogo e da fala eloquente veio de Minha brilhante joia Kaustubha.

84. Os quatro braços da Minha forma universal são bondade, paixão, ignorância e ego falso. Os cinco elementos materiais são a concha que carrego na mão que é o modo da paixão.

85. A infantilidade é dita ser o chakra, a potência ilusória original o arco Sarnga, e o universo a flor de lótus na mão da forma universal.

86. A origem da ignorância é conhecida como a clava que sempre carrego na mão.

87. Religião, desenvolvimento econômico e satisfação dos sentidos são os braceletes esplêndidos que decoram eternamente os pulsos da Minha forma universal.

88. O pescoço, dito ser o Brahman sem atributos, é adornado pelo primeiro não nascido. Ó Brahma, seus filhos nascidos da mente descreveram elaboradamente esta guirlanda.

89. Os sábios dizem que Minha forma eterna é a coroa.

90. As duas coisas acima do mundo material em mudança são Meus dois brincos brilhantes.

91. Aquele que medita dessa maneira é eternamente querido por mim. Ele alcança a libertação. Ele se torna liberto. Eu me entrego a ele.

92. Ó Brahma, eu disse tudo o que será sobre Minhas duas formas: uma feita dos modos da natureza e a outra além dos modos da natureza.

93. Brahma disse: Quais são os ornamentos usados ​​pelas Deidades que Você descreveu? Como os Maruts, Rudras, Brahma, filhos de Brahma, Vinayakas, doze Adityas, Vasus, Apsaras, e Gandharvas os adoram? Quem é a Deidade que foi para Sua própria morada? Quem é a Divindade agora invisível? Quem é a Divindade que os humanos adoram?

94. O Senhor Narayana disse a ele: essas doze Deidades transcendentais não manifestadas estão presentes em todos os planetas, entre todos os semideuses e todos os seres humanos.

95. Como um Rudra entre os Rudras, como um Brahma entre os seguidores de Brahma, como um semideus entre os semideuses, como um ser humano entre os humanos, como o destruidor de obstáculos (Ganesa) entre os Vinayakas, como Surya Narayana entre os Adityas, como um Gandharva entre os Gandharvas, como um Apsara entre os Apsaras, e como um Vasu entre os Vasus, Minha forma, que realiza desejos, está presente mesmo quando é invisível. Seja visível ou invisível neste mundo, Minha forma sempre permanece em Minha própria morada.

96. Minha forma também está presente como a Deidade da ignorância, a Deidade da paixão e a Deidade da Bondade.

97. Minha forma humana, que é eterna e cheia de conhecimento transcendental, está presente no serviço devocional.

98. Om. Reverência à Superalma, que está presente no sopro vital. Om tat sat. Bhu Bhuvah e Svah. Reverência, obediência a Ele, a Superalma, que está presente no sopro vital.

99. Reverências a Sri Krishna, que é Govinda e Gopijanavallabha, Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, obediência a Ele.

100. Om. Reverência à Super Alma, que está presente no ar apana. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, reverência a Ele, presente no ar apana.

101. Om. Reverências a Krishna, que é Vasudeva, Sankarsana, Pradyumna e Aniruddha. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, obediência a Ele.

102. Om. Reverência à Super Alma, que está presente no ar sama. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, obediência a Ele, presente no mesmo ar.

103. Om. Reverências a Sri Krishna, que é Sri Rama. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, obediência a Ele.

104. Om. Reverência à Super Alma, que está presente no ar udana. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, reverência a Ele, presente no ar udana.

105. Om. Reverências a Krishna, o filho de Devaki. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, obediência a Ele

106. Om. Reverência à Super Alma, que está presente no ar vyana. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, reverência a Ele, presente no ar vyana.

107. Om. Reverência à Suprema Personalidade de Deus, cuja forma original é a de um menino vaqueiro. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, obediência a Ele.

108. Om. Lord Gopala é a Super Alma, presente na energia material primordial. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, obediência a Ele.

109. Om. Lord Gopala é a Super Alma, presente nos sentidos. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, obediência a Ele.

110. Om. Lord Gopala é a Super Alma, presente nos elementos materiais. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, obediência a Ele.

111. Om. O Senhor Gopala é a Pessoa Suprema. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, obediência a Ele.

112. Om. O Senhor Gopala é o Brahman Supremo. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, obediência a Ele.

113. Om. Lord Gopala é a Super Alma no coração de todos os seres. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, obediência a Ele.

114. Om. Superando a vigília, o sono e o sono profundo, o Senhor Gopala está além da transcendência da impessoalidade. Om tat sat. Bhur Bhuvah e Svah. Reverência, obediência a Ele.

115. A única Suprema Personalidade de Deus está oculta em tudo. Ele é todo-penetrante. Ele está no coração de todos. Ele testemunha as atividades de todos. Ele mora no coração de todos. Ele é a testemunha. Ele é consciência. Dele é a transcendência. Ele está além dos modos da natureza.

116. Reverência a Rudra. Reverência a Aditya. Reverência a Vinayaka. Reverência a Surya. Reverências a Vidya-devi. Reverência a Indra. Reverência a Agni. Reverência a Yama. Reverência a Nirrti. Reverência a Varuna. Reverência a Vayu. Reverência a Kuvera. Reverência a Isana. Reverência a Brahma. Reverências a todos os semideuses.

117. Depois de dar essas orações mais piedosas a Brahma, que estava extasiado em meditação na forma transcendental do Senhor, e depois de dar a ele a habilidade de criar o universo, o Senhor Narayana desapareceu.

118. Como essas instruções foram ouvidas de Brahma, dos filhos de Brahma e de Narada, assim eu as falei. Ó Gandharvi (Radha), agora você pode ir para sua própria casa.


Om! Ó Devas, que possamos ouvir com nossos ouvidos o que é auspicioso;
Que possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso, ó dignos de adoração!
Que possamos aproveitar o tempo de vida concedido pelos Devas,
Louvando-os com nosso corpo e membros firmes!
Que o glorioso Indra nos abençoe!
Que o onisciente Sol nos abençoe!
Que Garuda, o raio do mal, nos abençoe!
Que Brihaspati nos conceda bem-estar!
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Aqui termina o Gopala-Tapaniyopanishad, conforme contido no Atharva-Veda.


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