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99 - Pasupata Brahmana Upanishad (Atharva Veda)

99 - Pasupata Brahmana Upanishad


Traduzido por:
PR Ramachander
Publicado por:
Celextel
Traduzido para o Português por
Uma Yoginī em seva a Śrī Śiva Mahādeva
Karen de Witt
***
Brasil – RJ
Janeiro/2023
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Fonte de Consulta
Vedanta Spiritual Library

Om! Ó Devas, que possamos ouvir com nossos ouvidos o que é auspicioso;
Que possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso, ó dignos de adoração!
Que possamos aproveitar o tempo de vida concedido pelos Devas,
Louvando-os com nosso corpo e membros firmes!
Que o glorioso Indra nos abençoe!
Que o onisciente Sol nos abençoe!
Que Garuda, o raio do mal, nos abençoe!
Que Brihaspati nos conceda bem-estar!
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Shiva, que é o Senhor de todos os seres (Pasupathi), é sempre testemunha de tudo. As mentes de todas as pessoas são controladas e enviadas para diferentes tópicos somente por Ele. A alma age por causa dele. As palavras falam por causa Dele. Os olhos veem formas por causa Dele. O ouvido tudo ouve por causa Dele. Mesmo outros órgãos apenas executam as ações atribuídas a eles por causa Dele. Este ato Seu não é devido à natureza, mas por ilusão. Tudo o que foi ensinado como "O que é ouvido?", para os seres, foi ensinado por Shiva que é Pasupathi e Ele dá a natureza de "O que é ouvido?" para eles. Ele entra na mente das almas, senta-se lá como sua natureza e dá a ela a posição da mente. Ele é diferente de todas as coisas que são conhecidas por nós através dos órgãos. De todo esse conhecimento ensinado aos diferentes órgãos, É ele quem está ali assumindo as formas adequadas, e dá ao ser a experiência pertinente. Portanto, olhos, fala e outros órgãos não vão para Sua grande forma autobrilhante. Aquele brilho da alma, que não é devido à sua ação, é devido à própria alma e não aos órgãos. Suponha que decidamos acabar com as regras da lógica, pode-se dizer que aquele que compreende o próprio Brahman torna-se o grande conhecedor de Brahman.

Este tipo de conhecimento exterior deve ser alcançado pela verdade, penitência e outras regras de vida ditadas pelo celibato e pelos caminhos indicados pelo Vedanta. As pessoas nas quais não há falhas veem objetos realistas de si brilharem em seu próprio corpo. Outros não o veem. Tendo disciplina nos hábitos alimentares, desenvolve-se a disciplina mental. Pela disciplina mental, a pessoa obtém sabedoria. Passo a passo. os problemas na mente são resolvidos. Pelo conhecimento da forma de Brahman, quando o mundo se torna aquilo que deve ser desfrutado, ele come a forma que é ele mesmo. Não há nada além de si mesmo. O sábio que conhece Brahman, sempre que vê o mundo, não o vê como algo diferente de si mesmo. Este é o Upanishad.

Om! Ó Devas, que possamos ouvir com nossos ouvidos o que é auspicioso;
Que possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso, ó dignos de adoração!
Que possamos aproveitar o tempo de vida concedido pelos Devas,
Louvando-os com nosso corpo e membros firmes!
Que o glorioso Indra nos abençoe!
Que o onisciente Sol nos abençoe!
Que Garuda, o raio do mal, nos abençoe!
Que Brihaspati nos conceda bem-estar!
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Aqui termina o Pasupata-Brahmanopanishad, conforme contido no Atharva-Veda.









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