© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

45 - Kshurika Upanishad (Kṛṣṇa Yajur Veda)



45
Kshurika Upanishad

Traduzido por:
P. R. Ramachander

Publicado por:
celextel.org

Traduzido para o Português por
Uma Yogini em seva a Sri Shiva Mahadeva

***

Brasil – RJ
Junho/2010
___________________________

Fonte de Consulta
Vedanta Spiritual Library


Invocação


Om! Que Ele possa proteger-nos, a ambos, juntos;
que Ele possa nutrir-nos, a ambos, juntos;
Que nos possamos trabalhar conjuntamente com a grande energia,
Que nosso estudo seja vigoroso e efetivo;
Que nós não possamos disputar mutuamente
(ou não odiarmos ninguém).
Om! Deixe haver Paz em mim!
Deixe haver Paz em meu ambiente!
Deixe haver Paz nas forças que atuam em mim!




Kshurika significa faca. Este Upanishad nos mostre o caminho para reduzir a ligação com o mundo usando a faca chamada sabedoria, e nos mostra o caminho para a salvação. Ele é chamado “Kshurikopanishad.”

1: Eu estou relatando a você o Kshurikopanishad. Empregando o que podemos alcançar do despertar através do yoga e atingir o estado de não renascimento.

(Slokas 2-9 não estão disponíveis.)

10: Usando a mente afiada com sabedoria, como uma faca, você tem que meditar sobre o local secreto chamado “prabhada”, que está acima dos pés, e cortá-lo e ir para cima.

11: Usando o caminho de uma mente afiada você tem que praticar yoga implacavelmente, e tem que alcançar o secreto local chamado “Indra Vajram”, que está em um local acima dos joelhos, e separá-lo usando a meditação e o yoga.

12: Então, você tem que liberar o poder que está entre a união das coxas. Praticando habilmente yoga você deve separá-lo e ir para cima.

13-14: Então, você tem que alcançar o grupo de nadis (nervos) junto ao pescoço, e perceber as 101 Nadis lá, identificando a melhor das três Nadis. Você tem que identificar Ida Nadi que é a protetora no lado esquerdo, a Pingala Nadi no lado direito, e compreender a posição correta de Sushumna Nadia. Quem identifica isto é o único que compreende os segredos dos Vedas.

15: Sushumna Nadi é a que faz você se fundir com a realidade última (Brahman), e é um sem qualquer deficiência, e é da forma de Brahman. Em cada uma das 72.000 Nadis, existe um material que é como óleo. Isto é retirado dele pela meditação. Somente no caso de Sushumna Nadi, não é possível separar este óleo material dele.

16: Semelhantemente ao fato daquele óleo obtido, a fragrância da flor de jasmim quando ela junta com ele, este Nadi obtém o cheiro das boas e das más ações praticadas por uma pessoa. Assim, você tem que meditar neste Nadi.

17-21: Então, esta pessoa que conquistou seus sentidos mentais deve sentar-se em um lugar sem qualquer som e se tornar imparcial, perceber a filosofia do yoga, tornar-se sem nenhum desejo, e deve afastar de dentro de si mesmo, como as luzes saindo uma a uma quando elas estão juntas.

22: A pessoa que realiza o yoga através da prática intensa de pranayama e meditação no OM corta os laços da vida familiar usando a mesma mente afiada o qual tem sido afiada usando um eficiente apontador de renúncia e fica livre de toda escravidão.


23: Quem recebe a liberdade dos desejos atinge o estado de imortalidade. Quem recebe a liberdade de todos os desejos ao cortar fora todos os desejos e afeições, torna-se desprovido de todos os vínculos.


Invocação

Om! Que Ele possa proteger-nos, a ambos, juntos;
que Ele possa nutrir-nos, a ambos, juntos;
Que nos possamos trabalhar conjuntamente com a grande energia,
Que nosso estudo seja vigoroso e efetivo;
Que nós não possamos disputar mutuamente
(ou não odiarmos ninguém).
Om! Deixe haver Paz em mim!
Deixe haver Paz em meu ambiente!
Deixe haver Paz nas forças que atuam em mim!



* (Nota do Editor em Inglês: Kshurika Upanishad foi listado como um dos Krishna Yajur Veda Upanishads em nossa versão do Muktika Upanishad. Mas ele tem sido mostrado como um do Atharva Veda Upanishad em outra Publicação dos Upanishads)

Aqui termina o Kshurikopanishad pertencente ao Krishna-Yajur-Veda.