© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Vênus debilitada e combusta

Hoje respondi a uma pergunta sobre se Vênus na 12ª nega felicidade no amor ou talentos artísticos. Disse que não. Vênus na casa 12 concede felicidade conjugal, prazeres na cama e, em relação aos homens, dá uma esposa submissa e/ou doméstica e para as mulheres faz as tímidas, caseiras e submissas ao esposo. Em ambos os casos leva a se relacionar com pessoas de outros Estados e até mesmo de outros Países, sempre de locais distantes. É evidente que temos de pensar que essa declaração não está observando o dispositor de Vênus, tanto para o Signo quanto para o Nakṣatra, os aspectos que Vênus e seu dispositor recebem de outros planetas, yutis e demais influências circundantes, bem como a Carta Navāṃśa que trata do casamento. Marte na casa 12, ao contrário de Vênus lá, é que nega a felicidade no amor, pois forma um Kuja Doṣa.

O que frequentemente “estraga” uma Vênus e faz com que o homem se sinta deslocado, com dificuldade de se relacionar com mulheres, é seu estado combusto. A combustão gera medo, medo de tomar iniciativa, medo de se envolver, medo de se entregar ao amor. A debilidade causa semelhantes problemas. O envolvimento de Vênus com maléficos leva a amores por interesse. Marte é o pior para causar paixões avassaladoras e, quando em yuti com Vênus em qualquer estado, gera obsessão amorosa, passionalidade, que pode fazer com que a pessoa use as ferramentas que estiverem disponíveis para assediar sua vítima, cercar, perseguir, envolvendo-a em uma trama que levará a ambos ao precipício. Crimes passionais se devem a esta associação. Caso isso se forme na carta Rāśi, a pessoa se torna uma passional; caso na Carta Navāṃśa, ela atrai um conjugue passional. Eis aqui a diferença.

Vênus na casa 12 também não nega habilidades artísticas, pois estas frequentemente são apontadas pela associação desse planeta, igualmente seu dispositor etc., como descrito acima, com outros planetas que significam o campo das artes. Vênus associada com Mercúrio, Sol, Júpiter, Lua e/ou em seus signos, confere grandes habilidades artísticas em campos específicos aos significadores desses planetas, evidentemente.


Portanto, Vênus é sempre benéfica (por natureza), e a menos que governe casas assassinas e/ou esteja combusta ou em debilidade, ou associada e recebendo influências de maléficos ou dos filhos desses maléficos, então ela não pode jamais causar mal a ninguém, ao contrário, por princípio ela é a grande doadora de prosperidade material, de desfrute (Bhoga), concedendo tudo o que for necessário para que a natividade tenha uma vida relativamente confortável nesse mundo.

Sobre Śukra Deva

Śukra, conhecido como o planeta Vênus, é filho de Bhṛgu, e passou a ser conhecido por Guru dos Asuras. O sábio Bhṛgu, um astrólogo, ensinou a seu filho todas as ciências espirituais e todas as escrituras. Śukra era inimigo de Bṛhaspati, o Guru dos Devas, e ele se tornou preceptor dos Asuras para protegê-los dos Devas.

Combustão e Debilidade

A combustão indica sempre uma punição, onde o Sol, significador da Alma do Kālapuruṣa, torna-se o punidor através de Agni, o grande elemento purificador de tudo. Os planetas significam pessoas e, assim, mostram as pessoas que foram afetadas pela má conduta da natividade em vidas passadas. Um planeta combusto está raivoso porque tem sua energia tomada pelo Sol e não pode, nesta vida, tornar a causar o mesmo mal que causou em anterior vida à pessoa específica. A punição vem em forma dolorosa, a natividade encontra dor e sofrimento a partir dos significadores daquele planeta. Vênus combusta frequentemente nega a felicidade no amor, enquanto que sua debilidade causa fraqueza no que ela governa sobre o corpo humano, ou seja, os hormônios procriadores e força para gerar outro ser vivente.

A combustão mostra um estado raivoso do planeta. Em que isso se aplica na vida da natividade? Significa dizer que pessoas associadas com aquele planeta combusto estão sempre a ensinar uma lição para a natividade. Se por um lado isso pode ser amenizado pela colocação do planeta em signos sattvicos, por outro pode ser agravado pela colocação em signos rajasicos ou tamasicos. Há sempre presente um conflito aqui. A harmonia é negada. Para homens há uma dificuldade no tato com mulheres, gera agressividade, desejo de domínio ou o outro extremo de repulsa/medo de se relacionar. Tanto pior se Marte aspectar o conjunto ou se Vênus estiver colocado em signo governado por Marte, pois o quadro se agrava gerando dificuldade para controlar o impulso sexual e levando a crimes passionais. Dificuldade para se fixar com uma só pessoa, tendência ao homossexualismo, experiências sexuais incomuns e promiscuidade são algumas das possibilidades de acordo com a colocação de demais planetas que geram associação com o sexo oposto ou com pessoas do mesmo sexo.

A debilidade mostra uma fraqueza orgânica em relação aos hormônios que controlam os órgãos de procriação. Dificuldade para gerar filhos, tanto para homens quanto para mulheres é a pior situação que se pode encontrar em uma Vênus debilitada.

Esses são os resultados mais frequentes que tenho encontrado em minhas análises.



Um comentário:

  1. excelente
    a Venus em touro sendo ariana tem como estar combusta?

    ResponderExcluir