© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

6 - Devī Sūktam



Devī Sūktam

Em Jyotiṣa, este Sūktam é recitado quando é necessário a pacificação de planetas que se comportam como maléficos, protegendo a pessoa contra suas influências. 




ōṃ a̠haṃ ru̠drēbhi̠rvasu̍bhiścharāmya̠hamā̎di̠tyairu̠ta vi̠śvadē̎vaiḥ ।
a̠ha-mmi̠trāvaru̍ṇō̠bhā bi̍bharmya̠hami̎ndrā̠gnī a̠hama̠śvinō̠bhā ॥1॥

1. Eu procedo com os Rudras , com os Vasus, com os Āditya s e os Viśvadeva s; Eu apoio Mitra e Varuṇa, Agni e Indra , e os dois Aśvinīs .

a̠haṃ sōma̍māha̠nasa̎-mbibharmya̠ha-ntvaṣṭā̎ramu̠ta pū̠ṣaṇa̠-mbhagam̎ ।
a̠ha-nda̍dhāmi̠ dravi̍ṇaṃ ha̠viṣma̍tē suprā̠vyē̠ yē̍ yaja̍mānāya sunva̠tē ॥2॥

2. Eu apoio os destruidores de inimigos Tvāṣṭṛ, Pūṣan e Bhaga; Eu concedo riqueza ao instituidor do rito que oferece a oblação ( havis ) - (que está) derramando a libação e merecendo proteção cuidadosa .

a̠haṃ rāṣṭrī̎ sa̠ṅgama̍nī̠ vasū̎nā-ñchiki̠tuṣī̎ pratha̠mā ya̠jñiyā̎nām ।
tā-mmā̎ dē̠vā vya̍dadhuḥ puru̠trā bhūri̍sthātrā̠-mbhū~ryā̎vē̠śayantī̎m ॥3॥

3. Eu sou a rainha soberana (de toda a Existência), a colecionadora de tesouros, conhecedora (do Ser Supremo), o principal objeto de adoração; como tal, os deuses me colocaram em muitos lugares, permanecendo em múltiplas condições, entrando em numerosas (formas).

mayā̠ sō anna̍matti yō vi̠paśya̍ti̠ yaḥ prāṇi̍ti̠ ya ī̎ṃ śṛ̠ṇōtyu̠ktam ।
a̠ma̠nta̠vō̠mānta upa̍kṣiyanti̠ śru̠dhi śru̍taṃ śraddhi̠va-ntē̎ vadāmi ॥4॥

4. Aquele que come (come) através de mim; quem vê, quem respira, quem ouve o que se fala, faz isso por mim; aqueles que me ignoram, perecem; ouça quem é capaz de ouvir, eu lhe digo o que é digno de fé.

a̠hamē̠va sva̠yami̠daṃ vadā̍mi̠ juṣṭa̎-ndē̠vēbhi̍ru̠ta mānu̍ṣēbhiḥ ।
ya-ṅkā̠mayē̠ ta-nta̍mu̠gra-ṅkṛ̍ṇōmi̠ ta-mbra̠hmāṇa̠-ntamṛṣi̠-ntaṃ su̍mē̠dhām ॥5॥

5. Eu mesmo declaro isso que é aprovado por deuses e homens; quem quer que eu escolha, eu o torno um exaltado, faço dele umṛṣi, torná-lo Brahman ou torná-lo altamente inteligente.

a̠haṃ ru̠drāya̠ dhanu̠rāta̍nōmi brahma̠dviṣē̠ śara̍vē hanta̠ vā u̍ ।
a̠ha-ñjanā̎ya sa̠mada̎-ṅkṛṇōmya̠ha-ndyāvā̎pṛthi̠vī āvi̍vēśa ॥6॥

6. Eu dobro o arco (para prender a corda do arco em suas extremidades) para Rudra, para matar o inimigo atormentador que odeia Brahman . Eu faço guerra contra homens (hostis) (para proteger os que rezam); Eu permeei o Céu e a terra.

a̠haṃ su̍vē pi̠tara̍masya mū̠rdha-nmama̠ yōni̍ra̠psva̠nta-ssa̍mu̠drē ।
tatō̠ viti̍ṣṭhē̠ bhuva̠nānu̠ viśvō̠tāmū-ndyāṃ va̠r​ṣmaṇōpa̍ spṛśāmi ॥7॥

7. Eu trago o paternal (céu - morada dos manes) sobre a coroa (sobrancelhas) de (este Ser Supremo); minha gênese é das águas (cósmica - a Entidade que tudo permeia); dali permeio todos os seres e alcanço este céu com meu corpo.

a̠hamē̠va vāta̍ iva̠ pravā̎myā̠-rabha̍māṇā̠ bhuva̍nāni̠ viśvā̎ ।
pa̠rō di̠vāpara̠ ē̠nā pṛ̍thi̠vyai-tāva̍tī mahi̠nā samba̍bhūva ॥8॥

8. Eu mesmo respiro como o vento, emitindo forma para todos os mundos criados; além do céu, além do mundo (eu existo eternamente - além do espaço e do tempo) - tão vasto sou em minha grandeza.

ōṃ śānti̠-śśānti̠-śśānti̍ḥ ॥

॥ iti ṛgvēdōkta dēvī sūktaṃ samāptam ॥

Nenhum comentário:

Postar um comentário