Śrī Śarabha Avatāra
Sharabha é um avatar do Senhor Shiva que não é comumente conhecido. Esta é considerada a aparência mais poderosa tomada por Shiva para proteger o universo. Sua manifestação como Sharabeshwara dominaria a feroz personificação do Senhor Vishnu como Narasimha, que era a combinação de meio humano e meio leão. O objetivo da encarnação de Vishnu era salvar seu devoto favorito, o príncipe Prahalada, do rei demônio Hiranyakashipu, que também era seu pai. Depois de matá-lo, Narasimha parecia estar muito furioso por natureza. Ele criou uma situação terrível no Universo rugindo terrível e continuamente. Ao prever o resultado negativo disso, outros deuses e subdeuses buscaram a ajuda de Mahadeva, que então decidiu assumir a forma de Sharaba para pacificar o furioso Narasimha e convertê-lo em Vishnu normal.
A forma Sharaba de Shiva era a mistura estrutural de humano, animal e pássaro com uma aparência gigantesca e devastadora. Tinha tantas mãos, garras e pernas, e quase se assemelhava a um enorme dragão. As tranças emaranhadas no corpo realçaram a ferocidade da estrutura em maior extensão. Na cabeça havia uma crista maciça que parecia uma cúpula. Havia asas bem abertas na parte de trás do corpo com uma longa cauda. Os incisivos extremamente afiados na boca e as garras inflexíveis eram suas principais armas. Sua voz trovejante criava eco nos ambientes e era horrível de ouvir. Tinha três olhos que brilhavam como bolas de fogo. Seus dentes e lábios eram bem formados e podem ser vistos corretamente. Produzia sons sibilantes horríveis por toda parte.
Narasimha é frequentemente visualizado como tendo um torso humano e parte inferior do corpo, com cara de leão e garras. Esta imagem é amplamente adorada na forma de divindade por um número significativo de grupos Vaishnava. Vishnu assumiu esta forma no topo da montanha Himvat (Harivamsa). Ele é conhecido principalmente como o 'Grande Protetor' que especificamente defende e protege seus devotos em tempos de necessidade. Acredita-se que Vishnu tenha levado o avatar para destruir o rei demônio Hiranyakashipu.
Os Puranas descrevem o passatempo do Senhor Narasimha deva de matar o demônio, dizendo que o Senhor consumiu cada gota do sangue de Hiranyakasipu, então usou o corpo mutilado do demônio como uma guirlanda para garantir que nenhum dos restos físicos do demônio fizesse contato com o universo.
Como o Senhor Narasimha morreu?
Após a destruição, Prahlada, Laksmi e vários semideuses tentaram acalmar a ira do Senhor, mas sem sucesso. A princípio , o Senhor Shiva assumiu a forma de Veerabhadra e pediu a Narasimha que se acalmasse. Mas Narasimha ignorou esse apelo. Então ele mesmo se transformou no colossal Sharabha, que superou Narasimha tanto em estrutura quanto em poder. Então Sharabha levantou Narasimha com sua longa cauda e estava prestes a jogá-lo. Narasimha percebeu isso e orou a Sharabha para perdoá-lo com belos epítetos, que mais tarde se tornaram o Ashtothra (108 Nomes) do Senhor vitorioso.
O Senhor Shiva então revelou a todos os Devas que: “Para aniquilar o Asura, o Senhor Narasimha veio, e para apaziguar o Senhor Narasimha, eu vim como Sarabeswara. Esteja ciente de que somos um e o mesmo como água e água, leite e leite, ghee e ghee, ambos inseparáveis e devem ser adorados como um”.
O Senhor Shiva garantiu a recuperação do Senhor Vishnu de sua natureza feroz e, portanto, não o machucou. Como sinal de respeito ao Senhor Shiva, Narasimha removeu a pele de leão de seu corpo e a apresentou a Sharabeshwaramurti. Assim, a encarnação como Sharabha pelo Senhor Shiva pacificou a manifestação Narasimha do Senhor Vishnu. Esta forma de realização de Shiva é referida como Sarabeswara. Nos templos de Shiva, ídolos de dois Sharabheswara são encontrados na entrada do sanctum sanctorum. Ele abraçou Sri Narasimha, resfriou-O e tornou-O acessível a todos os seres. Este Sri Sharabhesvara é a forma Omkara universal do Senhor Shiva .
Embora numerosas divindades do templo, imagens pintadas e referências sástricas sejam encontradas na forma Sharabha do Senhor Shiva, os principais Puranas como o Srimad Bhagavatam não mencionam a forma Sharabha do Senhor Shiva. Da mesma forma, nenhuma menção parece ter sido feita nos Upa Puranas como o Narasimha Purana , ou outros Upanishads associados com Sri Narasimha dev. Em vez disso, eles param no ponto do passatempo lila com a destruição de Hiranyakasipu e a pacificação da ira do Senhor por Bhakta Prahlad e os semideuses e deusas.
Embora os passatempos pós-destruição não sejam mencionados no shastra primário, há muitas referências encontradas a Shiva Sharabha e à própria Forma Sharabha do deva do Senhor Narasimha - Gandaberunda. Incluídos entre eles estão referências à Forma de Sri Narasimha como Gandaberunda, uma rara encarnação de pássaro de duas cabeças adorada no sul da Índia, bem como a versões de um passatempo em que Shiva Sharabha realmente lutou e matou o dev Narasimha. Alguns concluíram que esta encarnação de Shiva foi simplesmente criada por um grupo de shaivitas do sul da Índia como um meio de posicionar Shiva como sendo maior que Vishnu, e essa questão parece deixada para as discussões de acadêmicos e pandits.
SADHANA SHARABHA
Resumo - Sharabha Mantra é um Mahamantra do Senhor Shiva que fornece Bhog e moksha. O buscador se livra de todos os pecados e alcança a boa fortuna suprema. Sharabha ou Sarabha é uma besta parte leão e parte pássaro na história hindu.
Sharabha Mantra é um Mahamantra do Senhor Shiva que fornece Bhog e moksha. O buscador se livra de todos os pecados e adquire boa fortuna suprema. Este mantra divino é o profanador do medo do rei, medo de ladrões, medo da morte e o que concede a vitória. Com a ajuda deste Sharabheswar Mantra, o buscador ganha Shivadham ou Shivloka.
Sharabha ou Sarabha é uma besta parte leão e parte pássaro na cronologia hindu, que é descrita como de oito patas e mais forte que um leão ou um elefante, tendo a capacidade de abrir um vale com um salto.
As escrituras Shaiva descrevem que o deus Shiva abraçou a forma de Sharabha para acalmar Narasimha - o feroz homem-leão avatar de Vishnu adorado pela seita Vaishnava. Esta forma é popularmente conhecida como Sharabeshwara.
O Shiva Purana cita: Depois de massacrar Hiranyakashipu, a ira de Narasimha colocou o mundo em perigo. A pedido dos deuses, Shiva enviou Virabhadra para atacar Narasimha. Quando isso falhou, Shiva personificou como Sharabha.
____________________________________
Sharabha Mantra or Sharbharaj Moola Mantra
____________________________________
Vinyoga
अस्य श्रीशरभेश्वरमंत्रस्य कालाग्नि रुद्रः ऋषिः, जगती छन्दः, भगवान् शरभेश्वरोदेवता, खंकार बीजम्, स्वाहा शक्तिः अभीष्ट प्रयोग सिद्धयर्थे जपे विनियोगः ।
____________________________________
Karanyasa
ॐ खें खां खं फट् अंगुष्ठाभ्यां नमः ।
प्राणग्रहसि-प्राणग्रहसि हुं फट् तर्जनीभ्यां नमः
सर्वशत्रुसंहारणाय मध्यमाभ्यां नमः |
शरभशालुवाय अनामिकाभ्यां नमः ।
पक्षिराजाय कनिष्ठिकाभ्यां नमः|
हुं फट् स्वाहा करतलकरपृष्ठाभ्यां नमः |
____________________________________
Hridaya Nyasa
ॐ खें खां खं फट् अंगुष्ठाभ्यां नमः हृदयाय नमः ।
प्राणग्रहसि-प्राणग्रहसि हुं फट् शिरसे स्वाहा ।
सर्वशत्रुसंहारणाय शिखायै वषट् |
शरभशालुवाय कवचाय हुम् ।
पक्षिराजाय नेत्रत्रयाय वौषट् ।
हुं फट् स्वाहा अस्त्राय फट् ।
____________________________________
Dhyana
चंद्रादित्याग्निदृष्टिः कुलिशवरनखश्चंचुरत्युग्रजिह्वः काली दुर्गा च पक्षौ हृदय जठरगौ भैरवो वाडवाग्निः |
ऊरुस्थौ व्याधिमृत्यु शरभवरखगश्चंडवातातिवेगः संहर्ता सर्वशत्रून्विजयतु शरभः सालुवः पक्षिराजः ।।
विमलनभमहोद्ययत्कृत्तिवासो वसानम् द्रुहिण सुरमुनीन्द्रैः स्तूयमानं गिरीशम् ।
स्फटिकमणि जपात्रक पुस्तकोद्यत्कराब्जम् शरभमहमुपासे सालुवेशं खगेशम् ।।
____________________________________
Sharabha Moola Mantra
om khem khaam kham phat praan grhasee praan- grahasee hum phat sarva shatrusanhaaranay sharabha shaaluvaay paksheeraajay hum phat svaaha.
'ॐ खें खां खं फट् प्राण ग्रहसि प्राण- ग्रहसि हुं फट् सर्वशत्रुसंहारणाय शरभशालुवाय पक्षिराजाय हुं फट् स्वाहा।'
____________________________________
Sharabaraj Gayatri Mantra:
ॐ पक्षिराजाय विद्महे शरभेश्वराय धीमहि तन्नो रुद्रः प्रचोदयात्।
Om Pakshirajay Vidhmahe Sharabeswaray Dheemahi Tanno Rudrah: Prachodyat ||
____________________________________
Sharabh Mala Mantra
ॐ श्रीगणेशाय नमः ।
ॐ नमः पक्षिराजाय निशितकुलिशवरनखाय अनेककोटिब्रह्म ।
कपालमालालङ्कृताय सकलकुलमहानागभूषणाय सर्वभूतनिवारणाय
सकलरिपुरम्भाटवीमोटन महानिलाय शरभसालुवाय ह्रां ह्रीं
ह्रूं प्रवेशय प्रवेशय आवेशयावेशय भाषय भाषय मोहय
मोहय ह्रौं स्तम्भय स्तम्भय कम्पय कम्पय घातय घातय
बन्धय बन्धय (भूतग्रहं बन्धय बन्धय रोगग्रहं बधय
बन्धय उन्मत्तग्रहं बन्धय बन्धय वेतालग्रहं बन्धक बन्धय
आवेशग्रहं बन्धय बन्धय अनावेशग्रहं बन्धय बन्धय कां हां
बोटय (बोटय) रोगग्रहं बन्धय बन्धय चातुर्थिकग्रहं बन्धय
बन्धय भीमग्रहं बन्धय बन्धय अपस्मारग्रहं बन्धय बन्धय
उन्मत्ताहग्रहं बन्धय बन्धय ब्रह्मराक्षसग्रहं बन्धय बन्धय
भूचरग्रहं बन्धय बन्धय खेचरग्रहं बन्धय बन्धय
वेतालग्रहं बन्धय बन्धय कूष्माण्डग्रहं बन्धय बन्धय ।
स्त्रीज्ञं बन्धय बन्धय पापग्रहं बन्धय बन्धय विक्रमग्रहं
बन्धय बन्धय व्युत्क्रमग्रहं बन्धय बन्धय अनावेशग्रहं बन्धय
बन्धय कां हां त्रोटय त्रोदय प्रैं त्रैं हैं मारय मारय शीघ्रं
मारय मारय मुञ्च मुञ्च दह दह पच पच नाशय नाशय
(भञ्ज भञ्ज शासय शासय) सर्वदुष्टान् नाशय हुं फट् स्वाहा ॥
om shree ganeshaaya namah' .
om namah' pakshiraajaaya nishitakulishavaranakhaaya anekakot'ibrahma .
kapaalamaalaalankri'taaya sakalakulamahaanaagabhooshanaaya sarvabhootanivaaranaaya
sakalaripurambhaat'aveemot'ana mahaanilaaya sharabhasaaluvaaya hraam hreem
hroom praveshaya praveshaya aaveshayaaveshaya bhaashaya bhaashaya mohaya
mohaya hraum stambhaya stambhaya kampaya kampaya ghaataya ghaataya
bandhaya bandhaya (bhootagraham bandhaya bandhaya rogagraham badhaya
bandhaya unmattagraham bandhaya bandhaya vetaalagraham bandhaka bandhaya
aaveshagraham bandhaya bandhaya anaaveshagraham bandhaya bandhaya kaam haam
bot'aya (bot'aya) rogagraham bandhaya bandhaya chaaturthikagraham bandhaya
bandhaya bheemagraham bandhaya bandhaya apasmaaragraham bandhaya bandhaya
unmattaahagraham bandhaya bandhaya brahmaraakshasagraham bandhaya bandhaya
bhoocharagraham bandhaya bandhaya khecharagraham bandhaya bandhaya
vetaalagraham bandhaya bandhaya kooshmaand'agraham bandhaya bandhaya .
streejnyam bandhaya bandhaya paapagraham bandhaya bandhaya vikramagraham
bandhaya bandhaya vyutkramagraham bandhaya bandhaya anaaveshagraham bandhaya
bandhaya kaam haam trot'aya trodaya praim traim haim maaraya maaraya sheeghram
maaraya maaraya muncha muncha daha daha pacha pacha naashaya naashaya
(bhanja bhanja shaasaya shaasaya) sarvadusht'aan naashaya hum phat' svaahaa ||
____________________________________