Śrī Tripurasundarī
Esta Vidyā está associada com Budha Graha.
Para efeitos de retificação de Budha Graha, quando em determinados casos previstos, nenhuma necessidade há de aprender o ritual elaborado da adoração desta Vidyā, basta a recitação, em sua maioria, de seu Sahasranāma ou hinos de louvor indicado pelo astrólogo como medida corretiva, ou somente Seu mantra. Entretanto, o Yantra da Devī, ou sua imagem, deve ser mantido durante todo o período da retificação planetária e jejum às quartas e outros procedimentos usuais devem ser seguidos para bom efeito do vrata espiritual.
Para efeitos de retificação de Budha Graha, quando em determinados casos previstos, nenhuma necessidade há de aprender o ritual elaborado da adoração desta Vidyā, basta a recitação, em sua maioria, de seu Sahasranāma ou hinos de louvor indicado pelo astrólogo como medida corretiva, ou somente Seu mantra. Entretanto, o Yantra da Devī, ou sua imagem, deve ser mantido durante todo o período da retificação planetária e jejum às quartas e outros procedimentos usuais devem ser seguidos para bom efeito do vrata espiritual.
As Vidyās
Existem 10 Vidyās como conhecidas. Vidyās quer dizer “Conhecimento”.
Entretanto, somente Śrī Kālī e Śrī Tārā são Mahā-Vidyās. Śrī Tripurasundarī, Śrī Bhairavī, Śrī Bhuvaneśvarī e Śrī Chinnamastā são Śrī
Vidyās, enquanto Śrī Dhūmavatī, Śrī Bagalāmukhī, Śrī Mātaṅgī e Śrī Kamalā são
Siddhi Vidyās. Cada uma dessas estão associadas com um planeta, sendo que
Bhairavī está associada com o Lagna.
A Adoração deste Yantra foi descrita em vários Tantras, entre
eles o Yoginī Hṛdaya Tantram (Coração do Yoginī Tantra). O Mantra Mahodadhi de
Mahīdhara reserva dois capítulos inteiros. O 11º Taraṅga trata de todos os
Nyāsas e demais procedimentos prévios à realização da pūjā, enquanto o 12º Taraṅga
fala da adoração das nove mansões (Āvaraṇas) e dos frutos de se realizar esta
adoração.
As 9 Mansões (Āvaraṇas) são as moradas da comitiva da Deusa.
A adoração começa de fora para dentro, terminando no Bindu, onde Śrī Tripurasundarī é adorada em toda Sua glória. A adoração completa, desde a
instalação dos nyāsas, dos vasos que serão usados durante a adoração,
lamparinas, dīpaṁ, dhūpaṁ etc., até a adoraçãos dos Nathas, Oceanos, Dhatus, as
Ilhas de Jóias, as 15 Nityas Śaktis (kālas da Lua, ou seja, Śukla e Kṛṣṇa Pakṣa),
os Navagras, os Nakṣatras, as Yoginīs, os Pīṭhas, as Nādīs e Cakras etc.,
demonstra como Śrī Tripurasundarī está associada com o Universo manifesto
e i-manifesto da Criação.
Os nove Āvaraṇas
Existem 9 Āvaraṇas. Iniciando com o quadrado (Bhūpura) e
terminando no ponto central (Bindu). Cada um desses Āvaraṇas tem um nome, forma
e significado espiritual, tem uma cor apropriada, uma divindade presidente
(cakranāyikā ou cakreśvarī) que é uma forma variante da deusa que habita no
Bindu, ou seja, uma forma da própria deusa e que indica um objetivo específico
no progresso espiritual. Também cada Āvaraṇa tem uma divindade guardiã (mudrā
devatā) cujo objetivo não é somente guardar os quadrantes de forças intrusas,
mas também purificar e iluminar o devoto (mudam rāti). Os objetivos espirituais
são 64 crores em número, e eles constituem a comitiva da deusa mãe
(mahāchatuh-shashṭi-yoginī-gaṇa-sevitā).
Adoração
de Śrī Tripurasundarī
(Mantra Mahodadhi de Mahīdhara)
11º Taraṅga – O Śrī Cakra e a Consagração dos Vasos e Suportes – 23. Viśeṣa Arghya. 24. Ādhāra Pātra. 25. 10 Kalās de Agni. 26. 12 Kalāsde Sūrya. 27. 16 Kalās de Candra (Lua). 28. Bhairava e Sudhādevī. 29.Instalação da Concha e do 2º pote de Arghya. 30. Mānasī Pūjā. 31. Pīṭha Pūjā.32. Cakranāyaka. 33. Āvāhana. 34. Oferecimento de demais itens.
12º Taraṅga – Āvaraṇa Pūjā – Início Āvaraṇa – 1º Āvaraṇa – 2º Āvaraṇa – 3ºĀvaraṇa – 4º Āvaraṇa – 5º Āvaraṇa – 6º Āvaraṇa – 7º Āvaraṇa – 8º Āvaraṇa – 9ºĀvaraṇa.
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