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Capítulo 14 - Bṛhatparāśarahorāśāstra


Traduzido por Karen de Witt
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O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
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CAPÍTULO 14. EFEITOS DO THANU BHĀVA




1-2. Confortos físicos. Deve o Lagneśa estar em yuti com um maléfico, ou estar em Randhra, na 6ª ou na 12ª e a felicidade física diminuirá. Se ele estiver em um ângulo ou trino, haverá em todos os momentos conforto do corpo. Se o Lagneśa estiver debilitado, combusto ou em Rāśi inimiga, haverá doenças. Com um benéfico em um ângulo ou em trino, todas as doenças desaparecerão. Os ângulos do Lagna (ou seja, Bandhu, Yuvatī ou a 10ª), ou seu trino (Putra, Dharma), contendo um benéfico, é um poderoso remédio para tudo relacionado à saúde.

3. Não haverá saúde física se o Lagna, ou Candra, estiverem recebendo uma dṛṣṭi, ou estiverem em yuti com um maléfico, sendo desprovidos de dṛṣṭi de benéficos.

4. Beleza Física. Um benéfico no Lagna dá uma aparência agradável, enquanto que um maléfico desprovê de boa aparência. A felicidade do corpo será desfrutada se o Lagna receber dṛṣṭi ou estiver em yuti com um benéfico.

5-7. Outros Benefícios. Se o Lagneśa, Budha, Guru ou Śukra estiverem em um ângulo, ou em um trino, o nativo terá vida longa, saúde, inteligência e agradado pelo rei. Fama, riqueza, abundância de prazeres e de confortos do corpo serão adquiridas se o Lagneśa estiver um uma Rāśi Móvel (áries, câncer, libra, capricórnio) e receber dṛṣṭi  de um Graha benéfico. A pessoa será dotada com marcas reais (de fortuna) se Budha, Guru ou Śukra estiverem no Lagna junto com Candra, ou estiverem em um ângulo do Lagna. Se Budha, Guru ou Śukra estiverem na 4ª, 7ª ou 10ª do Lagna, ou estiverem em companhia de Candra no Lagna, o nativo desfrutará de todas as fortunas reais.

8. Nascimento Enrolado. Se houver um nascimento nos Lagnas de Meṣa, Vṛṣabhaa e Siṁha, contendo quer Śani ou Maṅgala, o nascimento da criança será com o cordão enrolado em um membro. O membro correspondente será de acordo com o Lagna da Rāśi ou do Navāṃśa.
                                                                                                                             
9. Nascimento de Gêmeos. O nativo que tem Sūrya em uma Rāśi Quadrupede (áries, touro, leão, sagitário [última metade] e capricórnio [1ª metade]), enquanto outros estão em Rāśis Duais (gêmeos, virgem, sagitário, peixes) com força, haverá gêmeos.

10. Será Nutrido por Três Mães. Se Sūrya e Candra juntos em um e o mesmo Bhāva caem em um Navāṃśa, o nativo será alimentado por três mães diferentes pelos primeiros três meses de seu nascimentos e mais tarde será criado por seu pai e irmão. (Bhratri além de significar um irmão, também é como um parente próximo no geral).

11. Importante. O aprendizado em Jyotiṣa deve basear os efeitos sobre Candra também, assim como aplicado ao Lagna. Agora serão explicadas as marcas conhecidas por úlceras, marcas de identidade etc em uma pessoa.

12-14. Decanatos e Membros do Corpo. Cabeça, olhos, ouvidos, nariz, têmpora, queixo e rosto é a ordem dos membros indicada pelos vários Bhāvas, quando o primeiro decanato de uma Rāśi surge. No caso do segundo decanato ascendendo, a ordem é pescoço, ombros, braços, lado, coração, estomago e umbigo. A ordem para o terceiro decanato ascendendo é pélvis, ânus/pênis, testículos, coxa, joelho, panturrilha e pés. A parte esquerda do corpo (Uttarardha do Lagna) são as casas 12, 11, 10, 9, 8, 7. São as seis casas atrás do lagna.  A parte direita do corpo (Poorvardha Lagna) são as casas 2, 3, 4, 5, 6, 7. Se o Bhāva do membro estiver ocupado por um maléfico, isso indica um ferimento; se ocupado por Budha e todos os maléficos, certamente haverá ferimento; se aspectado/ocupado por benéficos, somente marcas.

15. Membros Afetados. O membro relacionado a um maléfico por ocupação terá úlceras ou cicatrizes, enquanto que o relacionado a um benéfico terá uma marca (como um sinal etc). Assim dizem os Jyotiṣa is. (Veja também o Śloka 6, Capítulo 4 de Saravali, que fala que um maléfico ou um benéfico, se em sua própria Rāśi ou Navāṃśa, os efeitos serão desde o nascimento. Em outros casos será durante o curso da vida que aqueles efeitos se passarão).