Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
VOLTAR AO ÍNDICE
VOLTAR AO ÍNDICE
_____________________________________________________________________________________________________________________
CAPÍTULO 8. CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIVISIONAIS
1-8. O Uso das 16 Divisionais. Agora exoplicarei o uso destas 16 divisões. O físico a partir do Lagna, a riqueza em Horā, felicidade através dos irmãos no Dreṣkāṇa, fortuna no Caturthāṃśa, filhos e netos no Saptāṃsa, esposa do Navāṃśa, poder (e posição) na Daśāmāṃśa, pais no Dvādaśāṁsa, benefícios e adversidades através de veículos no Ṣoḍaśāṃśa, adoração (de divindades) no Viśaṃśa, aprendizado no Cāturviṃśāṃśa, força e fraqueza no Saptāviṃśāṃśa, efeitos maléficos no Triṃśāṃśa, efeitos auspiciosos e inauspiciosos no Khavedāṃśa, e todas as indicações tanto no Akṣavedāṃśa quanto no Ṣaṣṭhiaṃśa – estas são as considerações que devem ser feitas através das respectivas Vargās. O Bhāva, cujo Senhor está em um Ṣaṣṭhiaṃśa maléfico, enfraquecerá; assim diz Garga e outros. O Bhāva, cujo Senhor está em um benéfico Ṣoḍaśāṃśa, floresce. Isto é como as 16 Vargās são avaliados.
9-12. Depois de avaliar os 20 pontos (Vargoviṁśopakam) de força do grau ascendente dos outros Bhāvas e dos Grahas, os bons e maus efeitos devem ser declarados. Explico abaixo o método de conhecer a Força Viṁśopaka (20 pontos de força), onde somente por conhecer, uma ideia dos resultados das ações deste nascimento e do anterior, torna-se claramente visível. Os Grahas a partir de Sūrya obtêm plena força quando em exaltação ou em sua própria Rāśi e perdem a força quando na 7ª (a partir da exaltação). Entre a força a ser conhecida pela regra dos três processos, no caso de um Graha governando duas Rāśis, a distinção da colocação em ímpar/par idêntica com a própria Rāśi deve ser feita.
13-16. Os Efeitos da Horā, do Dreṣkāṇa e Triṃśāṃśa. Guru, Sūrya e Maṅgala dão (pronunciado) efeitos na Horā de Sūrya. Candra, Śukra e Śani também quando nas Horās de Candra; Budha é efetivo em ambas as Horās (de Sūrya e de Candra). No caso de uma Rāśi par, a Horā de Candra será poderosa nos efeitos, enquanto que a Horā de Sūrya em uma Rāśi ímpar. Pleno, médio e nulo serão os efeitos, respectivamente, no inicio, meio e fim de uma Horā. Semelhantes aplicações devem ser feitas para um Dreṣkāṇa, Turyāṃśa, Navāṃśa etc. Como para os efeitos do Triṃśāṃśa, Sūrya é semelhante a Maṅgala, e Candra é semelhante a Śukra. Os efeitos, aplicáveis à Rāśi, são aplicados ao Triṃśāṃśa.
17-19. Viṁśopaka Bala. Os Ṣaḍa Vargās (6 Vargās) consistem da Rāśi, Horā, Dreṣkāṇa, Navāṃśa, Dvādaśāṁsa e Triṃśāṃśa. O Bala pleno para cada uma das divisões, respectivamente, são 6, 2, 4, 5, 2 e 1. Este é o Viṁśopaka Bala, relacionando à divisão Ṣaḍa Vargā. Adicionando o Saptāṃśa ao Ṣaḍa Vargās, obtemos o Sapta Vargā (7 Vargās), o Viṁśopaka Bala pelo qual é 5, 2, 3, 2 ½, 4 ½, 2 e 1.Estas são as forças brutas, enquanto as sutis devem ser entendidas pelas posições exatas.
20. Adicione Daśāmāṃśa, Ṣoḍaśāṃśa e o Ṣaṣṭhiaṃśa ao dito Sapta Vargā para obter o esquema da Daśā Vargā. O Viṁśopaka Bala neste contexto é 3 para o Lagna, 5 para o Ṣaṣṭhiaṃśa e para as outras 8 divisões são 1 ½ cada.
21-25. Quando as 16 divisões (Esquema do Śodaśā Vargā) são consideradas juntas, a contagem do Viṁśopaka fica assim: Horā 1; Triṃśāṃśa 1; Dreṣkāṇa 1; Ṣoḍaśāṃśa 2; Navāṃśa 3; Rāśi 3 ½; Ṣaṣṭhiaṃśa 4 e o restante das 9 divisões cada um deles, meio. O Viṁśopaka Bala permanece como 20 somente quando o Graha está em seu próprio Bhāva Vargās. Caso contrário, a força total dos 20 declina a 18 em Pramudit Vargās (extremamente amigos), a 15 em Shanta Vargās (amigos), a 10 em Svastha Vargās (neutro/igual), a 7 em Duhkhit Vargās (inimigos) e a 5 em Hala Vargās (extremamente inimigos). (Estes valores são chamados de Vargā Vishva).
26-27. Estimativa Proporcional do Viṁśopaka. Multiplique o valor devido à força plena para a divisão pelo Vargā Vshva e divida por 20 para obter a força exata do Graha. Se o total estiver abaixo de 5, o Graha não será capaz de dar resultados auspiciosos. Se ele está acima de 5, mas abaixo de 10, o Graha produzirá alguns bons efeitos. Por último, até 15 é indicativo de efeitos medíocres. Um Graha acima de 15 produzirá efeitos totalmente favoráveis.
28-29. Outras Fontes de Força. Maitreya, existem outros tipos de fontes como eu explico abaixo. Os Grahas na 7ª de Sūrya serão plenamente efetivos. Um Graha com idêntica longitude em comparação a Sūrya, irá destruir os bons efeitos. A regra dos três processos deve ser aplicada ao Graha entre estas posições.
30-32. Efeitos da Daśā com o Viṁśopaka Bala. Maitreya depois de avaliar o Vimshopak Bala através das várias divisões, devem ser considerados a ascensão e a queda dos Grahas. O Viṁśopaka Bala é classificado como Pūrṇa, Atipūrṇa, Madhya, Atimadhya, Hīna, Atihīna, Svalpa e Atisvalpa. Assim deve ser classificado o Viṁśopaka Bala e os resultados do período da Daśā devem ser declarados em conformidade com isto.
33-36. Definição dos Kendras, Koṇas etc. Oh, Maitreya, ouça as outras questões que estou explicando. Os Kendras são especialmente conhecidos como Lagna (o ascendente), Bandhu Bhāva (casa 4, fundo do céu), Yuvatī Bhāva (casa 7, ou descendente) e o Karma Bhāva (casa 10, meio do céu). Dhana, Putra, Randhra e Lābha Bhāva são Paṇapharas (sucedentes), enquanto Sahaja, Ari, Dharma e Vyaya Bhāvas são chamados de Apoklimas (cadentes). Putra e Dharma Bhāva são conhecidos pelos nome de Koṇa (ou trinos; trikoṇas). Bhāvas maléficos, ou Dushthana Bhāvas são Ari, Randhra e Vyaya Bhāvas. Chaturasras são Bandhu e Randhra. Sahaja, Ari,Karma e Lābha Bhāvasão Bhāvas Upacayas.
37-38. Nomes dos Bhāvas. Thanu, Dhana, Sahaja, Bandhu, Putra, Ari, Yuvatī, Randhra, Dharma , Karma, Lābha e Vyaya são, nesta ordem, os nomes dos Bhāvas. Eu expliquei brevemente e deixei-os para você compreender mais de acordo com sua inteligência. Como entregue pelo Senhor Brahmā, algumas informações foram adicionadas assim (ou seja, nos versos seguintes).
39-43. Indicações dos Bhāvas. Dharma Bhāva e a 9ª de Sūrya lida com o pai do nativo. Quaisquer que sejam os efeitos, serão conhecidos a partir do Karma a e do Lābha Bhāva, sendo também conhecidos de Bhāvas semelhantes contados a partir de Sūrya. Quaisquer que sejam os resultados devem ver conhecidos a partir de Bandhu, Thanu, Dhana, Lābha e Dharma devem também ser conhecidos a partir do 4º Bhāva de Candra, a partir de Karkaṭa Rāśi e da 2ª, 11ª e 9ª de Candra, respectivamente. Quaisquer que sejam os resultados devem ser conhecidos através de Sahaja Bhāva, devem também ser analisados através da 3ª de Maṅgala. A 6ª de Budha deve ser considerada em relação às indicações derivadas de Ari Bhāva. A 5ª de Guru, a 7ª de Śukra e tanto a 8ª e 12ª de Śani devem ser levadas em consideração, respectivamente, para prole, esposa e morte. O Senhor do Bhāva é igualmente importante quando estimando as indicações de um Bhāva em particular. [*]
N.T. de minha tradução para o português:
[*] Naisargika Kāraka – significadores naturais dos planetas de acordo com a regra acima.
Planeta
|
Questões Associadas com os Planetas e as casas contadas de suas posições na Carta
|
Sol
|
Eu, alma, constituição, saúde (1ª); fama, poder (5ª); pai, chefe (9ª); carreira, realizações (10ª)
|
Lua
|
Mente (1ª); mãe, paz de espírito (4ª); amigos (11ª)
|
Mars
|
Coragem, irmãos mais novos (3ª); imóveis (4ª); estudos no Nyaya sastra, especulações (5 ª); inimigos, doenças, acidentes, empréstimos (6ª)
|
Mercúrio
|
Discurso (2ª); aprendizado (4ª); memória, escolaridade, estudantes (5ª); trabalho, realizações, honra (10ª); créditos (11ª)
|
Júpiter
|
Família, riqueza (2ª); aprendizado tradicional (4ª); filhos, inteligência (5ª); professor, religião, destino (9 ª); irmão mais velho, ganhos (11ª)
|
Vênus
|
Vehicles (4ª); wife, husband, marital bliss (7ª); bed pleasures (12ª)
|
Saturno
|
Discípulos (5ª); funcionários (6ª), longevidade, problemas (8ª); perdas, hospitalização (12ª)
|
Rāhu
|
Acidentes (6 ª); conhecimento oculto (8ª); peregrinações, viagem para o exterior (9ª)
|
Ketu
|
Conhecimento oculto (8ª); peregrinações, viagem para o exterior (9ª); moksha(12ª)
|