Traduzido por Karen de Witt
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Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
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CAPÍTULO 11. MALES DO NASCIMENTO
1.
Oh, Brahmane, primeiro de tudo estime os males e investigue estes fatores
através do Lagna, e então declare os efeitos dos 12 Bhāvas.
2.
Os males que causam morte prematura existem até os 24 anos de idade. Como tal,
o cálculo definitivo da expectativa de vida deve ser feito até esta idade.
3-6.
Combinações Para Vida Curta (até o Śloka
23). Caso Candra esteja em Ari, Randhra ou em Vyaya Bhāva e recebendo dṛṣṭi
de um maléfico, a criança irá morrer rapidamente. Se neste processo houver uma
dṛṣṭi de um benéfico, a criança pode viver até os 8 anos. Se um benéfico está
retrógrado em Ari, Randhra ou em Vyaya Bhāva, recebendo uma dṛṣṭi de um
maléfico, a morte ocorrerá dentre de um mês de nascimento. Isto é verdadeiro
quando o Lagna não está ocupado por um benéfico. Caso o Putra Bhāva esteja
ocupado por Śani, Maṅgala e Sūrya juntamente, a morte da mãe e do irmão irão se
passar prematuramente. Maṅgala colocado em Thanu ou em Randhra Bhāva e estando
em yuti com Śani, ou com Sūrya, ou recebendo uma dṛṣṭi de um maléfico, estando
desprovido de dṛṣṭi de um benéfico, será uma fonte de morte (imediata).
7-11.
Śani e Maṅgala lançando uma dṛṣṭi sobre o Lagna, enquanto as luminárias (Sol e
Lua) estão em yuti com Rāhu (em outra casa), a criança viverá por uma quinzena.
Morte imediata da criança junto com sua mãe ocorrerá se Śani estiver no Karma
Bhāva, Candra em Ari Bhāva e Maṅgala em Yuvatī Bhāva. A natividade irá
imediatamente para a morada de Yama se Śani estiver em Thanu Bhāva enquanto
Candra e Guru estão, nesta ordem, em Randhra e Sahaja Bhāva. Somente um mês será
a expectativa de vida de uma pessoa que tem Sūrya no Dharma Bhāva, Maṅgala em Yuvatī Bhāva e Guru e Śukra
no Lābha Bhāva. Todos os Grahas (qualquer Graha) em Vyaya Bhāva será a fonte de
uma vida curta, especialmente as luminárias (Sol e Lua), Śukra e Rāhu. Mas a dṛṣṭi
destes 4 Grahas (sobre Vyaya Bhāva) contrariarão tais males.
12.
Candra é capaz de causar um fim prematuro se ele estiver com um maléfico em Yuvatī,
Randhra ou Thanu Bhāva e não relacionado com um benéfico.
13.
Morte prematura se passará se houver um nascimento nas junções da manhã ou do
entardecer, ou em uma Horā governado por Candra, ou em Gandanta, enquanto
Candra e maléficos ocupam Kendras a partir do Lagna.
14.
Definições de Sandhyā. 3 Ghaṭīs
antes de avistar o semi disco Solar (a metade de Sūrya nascente) e uma duração
igual, ao por do Sol, são chamados de crepúsculo da manhã e crepúsculo do
entardecer, respectivamente.
15.
Morte Prematura. Deve todos os
maléficos estar na metade oriental enquanto benéficos estão na metade ocidental
e a morte prematura de uma pessoa nascida em Vṛścika acontecerá. Neste caso não
há necessidade de qualquer repensar.
16.
Maléficos em Vyaya e em Ari Bhāva, ou em Randhra e Dhana Bhāva, enquanto Lagna
está cercado entre outros maléficos, trará morte prematura.
17.Maléficos
ocupando Thanu e Yuvatī Bhāva, enquanto Candra está em yuti com um maléfico com
nenhum alívio de um benéfico, também causará morte prematura.
18.
A morte prematura será infligida ao nativo se Candra decrescente estiver em Thanu
Bhāva enquanto maléficos se posicionam em Randhra Bhāva e em um Kendra. Não há dúvida
disto.
19.
Candra em Thanu, Randhra, Vyaya ou Yuvatī Bhāva e cercado por maléficos irá
conferir morte prematura.
20.
Deve Candra estar em Thanu Bhāva, cercado entre maléficos, enquanto Yuvatī ou
Radhra Bhāvas têm um maléfico neles, e a natividade irá encontrar a morte
imediatamente junto com sua mãe.
21.
Deve Śani, Sūrya e Maṅgala estarem em Vyaya, Dharma e Randhra Bhāvas, sem receber dṛṣṭi de um
benéfico e a criança encontrará morte instantaneamente.
22.
Com um maléfico em Yuvatī Bhāva, ou no Dreṣkāṇa que surge (ascendente),
enquanto Candra decrescente está em Thanu Bhāva, e a morte será experimentada
precocemente.
23.
A expectativa de vida da criança será entre 2 a 6 meses se todos os Grahas,
desprovidos de força, estiverem relacionados aos Bhāvas Apoklimas (3ª, 6ª, 9ª e
12ª).
24.
Males para a Mãe (até o Śloka 33). A
mãe do nativo incorrerá em males (morrerá em breve), se Candra ao nascimento
recebe uma dṛṣṭi de três maléficos. Os benéficos dando uma dṛṣṭi em Candra trá
bem para a mãe.
25.
Deve Dhana Bhāva estar ocupado por Rāhu, Budha, Śukra e Śani, e o nascimento da
criança acontecerá depois da morte de seu pai, enquanto até mesmo a mãe
encontrará a morte precocemente.
26.
Se Candra estiver na 7ª ou na 8ª de um maléfico, e estiver ele mesmo com um
maléfico ou recebendo dṛṣṭi de um
maléfico forte, prediz a morte da mãe precocemente.
27.
A criança não viverá do leite de sua mãe, mas do leite de uma cabra se Sūrya
estiver exaltado ou debilitado em Yuvatī Bhāva.
28.
Deve um maléfico estar na 4ª, idêntica com uma Rāśi inimiga, contada de Candra,
enquanto não houver benéficos em um Kendra, e a criança perderá sua mãe de uma
forma prematura.
29.
Maléficos em Ari e em Vyaya Bhāva trará males para a mãe. O pai da criança
receberá semelhantes efeitos se Bandhu e Karma estiverem capturados por
maléficos.
30.
Budha em Dhana Bhāva enquanto maléficos ocupam Thanu, Dhana e Sahaja causará a
morte da mãe precocemente.
31.
Guru, Śani e Rāhu, respectivamente, posicionados em Thanu, Dhana e Sahaja
causará a morte da mãe precocemente.
32.
Sem dúvida a mãe desistirá do filho se ele tem maléficos em Koṇas contado de
Candra decrescente. Não será benéfico haver yuti com os ditos maléficos.
33.
Se Maṅgala e Śani estiverem juntos em um Kendra em relação ao Graha Candra, e
ocupando e o mesmo Navāṃśa, a criança terá duas mães. Ainda assim ela terá vida
curta.
34.
Males para o Pai (até o Śloka 42). O pai da natividade incorrerá em morte
precoce se Śani, Maṅgala e Candra estiverem, nesta ordem, em Thanu, Yuvatī e Ari
Bhāvas.
35.
O nativo, no momento de seu casamento, perderá seu pai se Guru estiver em Thanu
enquanto Śani, Sūrya, Maṅgala e Budha estiverem juntos em Dhana Bhāva.
36.
A perda cedo do pai ocorrerá caso Sūrya esteja com um maléfico ou cercado por
maléficos, bem como existindo outro maléfico na 7ª contado de Sūrya.
37.
Remota será a possibilidade de vida longa para o pai se Sūrya estiver em Yuvatī
enquanto Maṅgala está no Karma e Rāhu está em Vyaya Bhāva.
38.
Será precoce e perturbada a morte do pai se Maṅgala está no Karma idêntico com
sua Rāśi inimiga.
39.
Candra em Ari Bhāva, Śani em Thanu Bhāva e Maṅgala em Yuvatī Bhāva: esta ordem
de corpos celestes ao nascimento não garante uma expectativa de vida longa para
o pai.
40.
Se Sūrya recebe uma dṛṣṭi de Śani e está em Meṣa, ou em Vṛścika Navāṃśa, o pai
desistirá da família antes do nascimento do filho, ou terá falecido.
41.
Se Bandhu, Karma e Vyaya estão todos ocupados por maléficos, ambos os pais irão
deixar a criança à sua própria sorte e vagar de luga a lugar.
42.
O pai não verá o nativo até os seus 23 anos (idade do nativo), se Rāhu e Guru
estiverem juntos em uma Rāśi inimiga idêntica com Thanu ou Bandhu.
43-45.
Pais. Sūrya é o indicador do pai
para todos os seres, enquanto a mãe é indicada por Candra. Deve Sūrya receber
uma dṛṣṭi de um ou mais maléficos, ou estar cercado entre eles, e isto causará
males para o pai. Semelhantemente Candra deve ser considerado em relação a mãe.
Maléficos na 6ª, 8ª ou 4ª de Sūrya trará resultados inauspiciosos em relação ao
pai. Maléficos em tais lugares contados de Candra trarão resultados adversos
para a mãe. A força, por outro lado, dos ocupantes concernentes devem ser
estimados adequadamente.
N.T. da tradução para o português.
Nome
|
Casas
|
|
|
Leena Stthanas (casas
ocultas)
|
3ª,6ª,12ª,8ª
|
DusSthānas (maléficas)
|
8ª, 6ª, 12ª
|
Benéficas
|
1ª,2ª,3ª,4ª,5ª,7ª,9ª,10ª,11ª
|
Kendra, Kantaka, Chatustaya
|
1ª,4ª,7ª,10ª
|
Paṇaphara
|
2ª,5ª,8ª,11ª
|
Apoklimas
|
3ª,6ª,9ª,12ª
|
Chaturasra
|
4ª,8ª
|
Upacaya
|
10ª,3ª,6ª,11ª
|
Trikoṇas (triangulares)
|
5ª,9ª
|