Traduzido por Karen de Witt
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Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
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_____________________________________________________________________________________________________________________
CAPÍTULO 3. CARÁTER E DESCRIÇÃO DOS
GRAHAS
1. Maitreya disse: Oh, Mahaṛṣi, você carinhosamente
explicou sobre as encarnações dos Grahas. Agora gentilmente detalhe suas
características e disposições.
2-3.
Parāśara: Oh, Brahmane, ouça o relato da colocação dos corpos celestes. Dentre
os muitos corpos luminosos avistados no céu, alguns são estrelas, mas alguns
são Grahas. Aqueles que não têm movimentos e os locais pelo quais estão fixados
são denominados Nakṣatras 31 (grupo de estrelas).
4-6.
Aqueles que são chamados de Grahas são os que se movem através dos Nakṣatras
(ou mansões lunares) no zodíaco. Este zodíaco compreende 27 Nakṣatras,
começando de Aśvinī. A mesma área é dividida em 12 partes iguais para as 12
Rāśis começando de Meṣa (Áries). Os nomes dos Grahas, começando de Sūrya. A
Rāśi ascendente é conhecido como Lagna32. Baseado no Lagna, os Grahas 33,
aproximando-se e se distanciando uns dos outros, os bons e maus efeitos da
natividade são deduzidos.
7.
Detalhes (de natureza astronômica) das estrelas devem ser entendidos como
regras gerais, enquanto eu narro a você os efeitos dos Grahas e das Rāśis.
8-9.
As posições dos Grahas para um dado tempo dado devem ser tomadas como por Dṛgāṇita34.
E com a ajuda da duração da Rāśi, aplicável aos respectivos locais, o Lagna ao
nascimento deve ser conhecido. Agora, eu falarei sobre as casas, as descrições
e as disposições dos Grahas.
10.
Os Nomes dos Grahas. Os nomes dos
nove Grahas35,
respectivamente, são Sūrya, Candra, Maṅgala, Budha, Guru, Śukra, Śani, Rāhu e
Ketu.
11.
Benéficos e Maléficos. Dentre estes,
Sūrya, Śani, Maṅgala, Candra decrescente, Rāhu e Ketu (os nodos ascendentes e
descendentes de Candra) são maléficos, enquanto que o restante é benéfico,
Budha, contudo, é um maléfico se ele se junta a um maléfico.
31. Nakṣatra é uma palavra masculina. Os
Nakṣatras são grupos de estrelas, compreendendo 27 aceitáveis ao senso comum, e
cada um desses grupos recebe um nome especial de acordo ou com sua natureza ou
com sua função, a saber: Os 27 Nakṣatras (नक्शत्र) são: 1. Aśvinī (अश्वनी); 2. Bharaṇī (भरणी); 3. Kṛttikā (कृत्तिका);
4. Rohiṇī (रोहिणी); 5. Mṛgāśirṣā (मृगाशिर्षा) ou Mṛgaśira (मृगशिरा); 6. Ārdrā (आर्द्रा); 7. Punarvasu (पुनर्वसु); 8. Puṣya (पुष्य);
9. Āśleṣā (आश्लेष); 10. Maghā (मघा); 11. Purva ou Pūrva Phalgunī (पूरव फल्गुनी); 12. Uttara ou Uttara
Phalgunī (उत्तर फल्गुनी); 13. Hasta (हस्त); 14. Citrā (चित्रा);
15. Svātī (स्वाती); 16. Viśākhā (विशाखा); 17. Anurādhā (अनुराधा); 18. Jyeṣṭhā (ज्येष्ठा);
19. Mūla (मूल); 20. Pūrva Aṣāḍhā (पूर्व अषाढा); 21. Uttara Aṣāḍhā (उत्तर
अषाढा); 22. Śravaṇa (श्रवण);
23. Śraviṣṭhā ou Dhaniṣṭha (श्रविष्ठा)
ou (धनिष्ठ); 24. Śatabhiṣā ou
Śatatāraka ou Śatatāraka (शतभिषा)
ou (शततारक); 25. Pūrva Bhādrapadā (पूर्व भाद्रपदा); 26. Uttara Bhādrapadā
(उत्तर भाद्रपदा);
27. Revatī (रेवती).
32. O Lagna é um ponto muito importante no horóscopo. É a Rāśi que
se levanta no Leste, na latitude do nascimento. O surgimento aparente de uma
Rāśi se deve à rotação da terra sobre seu próprio eixo em uma taxa de
movimento, causando sempre o grau do zodíaco aparentemente ascendendo no
horizonte oriental. Aproximadamente duas horas são necessárias para uma Rāśi
passar pelo horizonte, daí, cada grau leva em torno de 4 minutos para ascender.
Esta duração, contudo, é, na verdade, dependente da latitude em questão. Na
verdade Sūrya não tem movimento. Seu movimento é aparente e conforme visto do
movimento de rotação da Terra.
33. Aqui ele fala do movimento dos Grahas, incluindo os nodos, que
variam em suas taxas de movimento. Os principais movimentos diários dos Grahas,
os quais não são, contudo, constantes, são os seguintes: Sūrya 00º-59’ – 10.68”;
Candra 13º-20’; Maṅgala 00º-31.26’-46”, Budha 01º-40’, Guru 00º-04’-59.17”;
Śukra 01º-36”; Śani 00º-02’-00.4”; Rāhu/Ketu 00º-3’-11”. Com estes movimentos
diferentes, um Graha lança várias dṛṣṭis sobre os outros. Estas dṛṣṭis, através
das distancias longitudinais, têm uma grande utilidade em Jyotiṣa. É o que Mahaṛṣi
Parāśara sugere que deve ser considerado.
34. Dṛgāṇita – de
um respeitável tratado de aritmética. Ou seja, o cálculo da posição de um Graha
ao nascimento, deve ser calculado com base em tais ensinamentos.
35. O texto em Sanscrito descreve os Navagrahas na seguinte
passagem, Capítulo 3-10:
Atha kheṭā ravicandro maṅgalaśca budhastathā |
Guruḥ śukraḥ śanī rāhuḥ ketuścaite yathākramas ||10||
Ou seja, “agora o agrupamento Ravi (Sol), Candra (Lua), Maṅgala
(Marte) e Budha (Mercúrio) também. Guru (Júpiter), Śukra (Vênus), Śani
(Saturno), Rāhu (Rāhu) e Ketu (Ketu) em adição, estão arranjados dessa forma”.
Os Navagrahas são:
(1) Sūrya (सूर्य) – o Sol, ou a divindade. No Veda o nome
Sūrya é distinto de Savitṛi, e indica o mais concreto dos Deuses Solares cuja
relação com a própria luminária está sempre presenta na mente poética. Em
Nirukta, por Yāska, VII, 5, ele está relacionado com a tríade original védica,
seu local sendo o céu ao passo que Agni está sobre a terra e Indra está na atmosfera.
Dez Hinos no Rig Veda são inteiramente dedicados ao louvor de Sūrya. Sua
presença também é descrita e louvada no Artha Veda, XIII, 2, onde está escrito
que “Ele se move no céu em uma carruagem
puxada por sete cavalos avermelhados”. Posteriormente, nas mais recentes
descrições, Sūrya aparece relacionado com Savitṛi, como um dos 12 Ādityas ou
emblemas do Sol nos 12 meses do ano, e sua carruagem com 7 cavalos é descrita
como sendo puxada por Aruṇa, ou pelo Amanhecer, que é descrito sem pernas. Veja
Dicionário M-Monier Williams, de Sanscrito.
O Sol, quer chamado de Sūrya ou de Vivasvat, tem muitas esposas.
Daí sua posição tanto no Lagna, onde ele lança uma dṛṣṭi sobre a casa 7, ou em
Yuvatī Bhāva, diminui a felicidade na vida conjugal. No primeiro caso, faz a
pessoa renunciar ao casamento por “n” motivos que podem ser investigados
através das demais posições planetárias no mapa. No último caso faz a pessoa
encontrar um conjugue dominador e isso também não é bom para o relacionamento.
(2) Candra (चन्द्र) – uma divindade lunar e um dos
navagraha. Significa brilhante, brilhosos, lustroso etc. No Rig Veda ele é
descrito como uma divindade, um deus da água e frequentemente relacionado à
divindade Soma e por isso Candra preside sobre as plantas, vegetações e águas.
(3) Maṅgala (मंगल) – é o nome do planeta Marte. Em Monier
Williams, Maṅgala deriva da raiz Maṅg que significa felicidade, bem estar e bem
aventurança, qualquer coisa auspiciosa e que dá boa sorte, ou seja, bons
presságios, uma oração, benção ou amuleto etc.
(4) Budha (बुध);
(5) Bṛhaspati (बृहस्पति);
(6) Śukra (शुक्र);
(7) Śani (शनि):
(8) Rāhu (राहु) e (9) Ketu (केतु) – Rāhu é o nome de
um Daitya, ou demônio que supostamente agarra o Sol e a Lua e assim causa
eclipses. Ele é referido como o filho de Vipra-citti e Sinhikā e tem um rabo de
dragão. Quando os Devas estavam sacudindo o oceano em busca do Amṛita, o néctar
da imortalidade, ele se disfarçou entre os Devas e bebeu um pouco desse néctar.
Mas tanto Sūrya quanto Candra descobriram a fraude e a revelaram para Viṣṇu,
que cortou Rāhu ao meio. A parte de sua cabeça é conhecida como Rāhu e a outra
metade, a cauda, é conhecida como Ketu. Como Rāhu já havia bebido o néctar da
imortalidade, ele não podia mais morrer, daí ele se tornou fixo na esfera
celeste e para se vingar de Sūrya e de Candra que o deletaram, ele
ocasionalmente causa eclipses, enquanto que o rabo, chamado Ketu, faz nascer
inúmeros cometas e meteoros furiosos. Rāhu na Astrologia é o Nodo Norte,
enquanto Ketu é o Nodo Sul. Rāhu também é descrito como a cabeça do dragão,
como o nodo ascendente da Lua (ou o ponto onde a Lua intercepta a elíptica,
passando para o Norte). Como um dos Navagrahas, ele governa sobre a direção
Noroeste do Quadrante (Laghuj); No Artha Veda a palavra Rāhu é usada para
descrever um eclipse ou o início de algo que está sendo ocultado ou
obscurecido.
12-13.
Governo dos Grahas. Sūrya é a alma de tudo. Candra 34 é a mente. Maṅgala é a
força de uma pessoa. Budha é o doador do discurso. Guru confere conhecimento e
felicidade. Śukra governa o sêmen (potência). Śani indica sofrimento.
14-15.
Ministério dos Grahas. Sūrya e
Candra têm o status de Realeza. Maṅgala é o Chefe do Exército. Budha é o Príncipe
aparente. Os Grahas ministeriais são Guru e Śukra. Śani é um servo. Rāhu e Ketu
formam o Exército.
16-17.
Aparência dos Grahas. Sūrya é
vermelho-sangue. Candra é amarelo acastanhado. Maṅgala, que não é muito alto, é
vermelho sangue, enquanto a cor de Budha é parecida com o verde grama. Amarelo
acastanhado, matizado e escuro é Guru, Śukra e Śani nesta ordem.
18.
Divindades dos Grahas35. Fogo (Agni), Água (Varuna), Subrahmanya
(filho do Senhor Śiva, seguinte a Gaṇeśa), Mahā Viṣṇu, Indra, Śācī Devī (a consorte
do Senhor Indra) e Brahmā são as divindades que presidem os 7 Grahas, nesta
ordem.
19.
Gênero dos Grahas36. Budha e Śani são neutros. Candra e Śukra
são femininos, enquanto que Sūrya, Maṅgala e Guru são masculinos.
20.
Compostos Primordiais37. Os Pañcabhūtas (ākāśa, ar, fogo, água e
terra) são, respectivamente, governados por Guru, Śani, Maṅgala, Śukra e Budha.
21.
Castas (Varṇa) dos Grahas38. Guru e Śukra são Brahmanes. Sūrya e Maṅgala
são Grahas Reais e pertencem à casta dos Kṣatriyas. Candra e Budha pertencem à
comunidade comercial (Vaśiya). Śani governa os Śūdras (a 4ª casta).
22.
Os Grahas Sattvicos são os Luminares
(Sūrya e Candra) e Guru; Śukra e Budha são Rajasicos,
enquanto que Maṅgala e Śani são Tamasicos.
33. Note que a órbita Lunar está inclinada a 5º-09’ à eclíptica
(plano horizontal que passa através do centro da Terra e do Sol) e os Nodos
ascendente e descendente da órbita da Lua, que o ponto no qual a Lua cruza a eclíptica
no hemisfério Norte e Sul, respectivamente, regressa (em um movimento anti
horário se visto do Norte) para completar a volta inteiro depois de 18.6 anos.
Estes pontos são conhecidos como Rāhu e Ketu na Astrologia Indiana.
Em adição do Santhanam até o Śloka 12-13. Quando Candra está à frente de Sūrya,
mas dentro de 120, ele tem força mediana. Entre 120-140, ele é muito auspicioso
(veja Atishubhapred). A partir de 240 a 0, ele está desprovido de força. Este é
o ponto de vista de Yavanas. Este ponto de vista, contudo, descreveu a força de
Candra, ou de outro modo, enquanto que Candra minguando (Kṛṣṇa Pakṣa, metade
escura) é um maléfico, enquanto que Candra aumentando (Śukla Pakṣa, metade
clara) é um benéfico. Caso Candra esteja em yuti com um benéfico, ou recebendo
dṛṣṭi de um benéfico, ele se torna benéfico, mesmo se em estado de minguante.
Com relação a Budha, temos instruções claras de Mahaṛṣi Parāśara, que ele se
torna maléfico se estiver junto de um maléfico. Se Candra minguante e Budha
estiverem juntos, ambos se tornam benéficos.
34. Além dos Avātaras do Senhor Viṣṇu, Parāśara descreve as
Divindades Associadas a cada Graha de acordo com sua Natureza, a saber: Sūrya
(é pleno de Agni, o Deva que preside sobre o fogo), Candra (é pleno de Varuna,
o Senhor das Águas), Subrahmanya (filho do Senhor Śiva representa Maṅgala),
Mahā Viṣṇu para Budha Graha por sua Natureza Sattvica, Indra para Bṛhaspati,
Śacī Devi para Śukra, e Brahmā para Śani.
35. Todos os Grahas são masculinos
e possuem, cada um, sua Consorte. O gênero aqui citado é aplicado às previsões
dadas à natividade em relação aos kārakas, nascimentos de filhos., etc e outras
disposições em função da análise geral.
36. Os Pañca Bhūtas, (1) Ākāśa (Bṛhaspati), (2) Vāyu (Śani),
(3) Jāla (Candra), (4) Pṛthvi (Budha) e (5) Agni (Maṅgala) – tudo em sua forma
sutil, que são os Tanmatra, ou também chamado de os Cinco Potenciais Sutis são
dado aos 5 Grahas, excetuando Sūrya, Śukra, Rāhu e Ketu. Entretanto, em outros
comentários, é mostrado que Śukra e Candra estão plenos de Jāla (água), Sūrya e
Maṅgala estão plenos de Agni, Śani está pleno de Vāyu, Bṛhaspati de Ākāśa;
Budha de Pṛthvi, sendo Rāhu igual a Śani e Ketu igual a Maṅgala, dando a eles,
por semelhante Natureza, força direcional de acordo com tais constituintes.
37. O Varṇa, ou sistema de casta, é citado já no Rig-Veda
(10.90.12), em “Hino ao Homem”, ou Puruṣa-Sikta, ao afirmar: “O Brahmane
(Brahmanes, Sacerdotes, casta de professores) é a Sua boca; o guerreiro (Kṣatriya)
foi formado de Seus braços; aquele é mercador (Vaiśya, comerciantes, pessoas
que produzem através da terra etc) veio de Suas coxas; e dos Seus pés nasceu o
Servo (Śūdra)”. Só existiam 4 castas neste sistema.
23.
Descrição de Sūrya. Os olhos de
Sūrya são de uma cor de mel. Ele tem um corpo quadrado. Ele é de hábitos asseados,
bilioso, inteligente, viril, e tem limitado cabelo (em sua cabeça).
24.
Descrição de Candra. Candra é muito
ventoso e fleumático (quem controla suas emoções). Ele é instruído e tem um
corpo arredondado. Ele tem uma aparência auspiciosa e um discurso doce, é de
espírito inconstante e muito sensual.
25.
Descrição de Maṅgala. Maṅgala é
cruel, tem olhos vermelho cor de sangue, é de espírito inconstante, liberal,
bilioso, dado à raiva e tem cintura fina e físico magro.
26.
Descrição de Budha. Budha está
dotado com um físico atrativo e a capacidade de usar as palavras com muitos
significados. Ele gosta de piadas. Ele tem uma mistura de todos os três
humores, ou seja, Pitta, Vāta, Kapha.
27.
Descrição de Guru. Guru tem um corpo
grande, cabelo amarelo acastanhado e olhos da mesma cor, é fleumático,
inteligente e instruído nos Śāstras.
28.
Descrição de Śukra. Śukra é
charmoso, tem um físico esplendoroso, é excelente, ou grande em disposição, tem
olhos charmosos e brilhantes, é um poeta, é fleumático e ventoso e tem cabelos
encaracolados (crespo).
29.
Descrição de Śani. Śani tem um corpo
longo e emagrecido, tem olhos amarelo acastanhado, é ventoso no temperamento,
tem dentes longos, é preguiçoso e coxo, e tem cabelos ásperos.
30.
Descrição de Rāhu e Ketu. Rāhu tem
uma aparência esfumaçada com tom azul misturado em seu físico. Ele mora nas
florestas e é horrível. Ele é ventoso em temperamento e é inteligente. Ketu é
parecido com Rāhu.
31.
Ingredientes Primários (ou os Saptha Dhātus).
Ossos, sangue, medula, pele, gordura, sêmen e músculos são, respectivamente,
indicados pelos Grahas: Sūrya (ossos), Candra (sangue), Maṅgala (medula), Budha
(pele), Guru (gordura), Śukra (sêmen) e Śani (músculos).
32.
Morada dos Grahas. Templo, local
aquoso, local de fogo, campo de esportes, casa do tesouro, quarto e depósito de
lixo; estes são, respectivamente, as moradas para os sete Grahas a partir de
Sūrya em diante. Ou seja, Sūrya (templo), Candra (local com água), Maṅala
(local de fogo), Budha (campo de esportes), Guru (casa do tesouro), Śukra
(quarto), Śani (campo sujo).
33.
Períodos dos Grahas. Ayana (metade
de um ano), Muhurtha, Um dia (consistindo dia e noite), Ṛtu, Mês (Maśe),
Quinzena (Pakṣa) e Ano; estes são os períodos alocados aos Grahas de Sūrya em
diante. Ou seja, Sūrya (ayana), Candra (Muhurtha), Maṅgala (Ṛtu), Budha (um dia),
Guru (mês), Śukra (quinzena), Śani (ano).
34.
Paladar dos Grahas. Picante,
salgado, amargo, misto, doce, ácido e adstringente são, respectivamente, os
paladares governados por Sūrya, Candra, Maṅgala, Budha, Guru, Śukra e Śani.
35-38.
Forças dos Grahas. Forte no Leste são Budha e Guru. Sūrya e Maṅgala
são fortes no Sul, enquanto Śani é o
único Graha que tem força no Oeste.
Candra e Śukra são dotados com vigor quando no Norte. Novamente, forte durante a noite são Candra, Maṅgala e Śani, enquanto que Budha é forte
durante o dia e a noite. O restante
(Guru, Sūrya e Śukra) são fortes somente de dia. Durante a metade escura
os maléficos são fortes. Os benéficos adquirem força na metade clara do mês. Os maléficos e
benéficos são, respectivamente, fortes em Dakṣiṇayana
e Uttarayana, os Senhores do ano,
mês, dia e Horā (hora do Graha) são mais fortes do que os outros em ordem
ascendente. Novamente, mais forte do que os outros em ordem ascendente são
Śani, Maṅgala, Budha, Guru, Śukra, Candra e Sūrya.
39-40.
Árvores Relacionadas. Sūrya governa
as árvores fortes (ou seja, árvores com troncos fortes), Śani governa as
árvores inúteis, Candra governa as árvores leitosas (aquelas que têm seiva
branca), Maṅgala governa as árvores amargas (como limoeiros), Śukra governa as
plantas florais, Guru governa as plantas frutíferas, e Budha governa as árvores
infrutíferas.
41-44.
Outras Questões. Rāhu governa os sem
casta, enquanto Ketu governa as castas misturadas. Śani e os nodos indicam
formigueiros. Rāhu indica roupas coloridas e Ketu indica trapos. Chumbo e pedra
azul pertencem a Rāhu e Ketu. Sūrya, Candra, Maṅgala, Budha, Guru, Śukra e Śani
nesta ordem governam seda vermelha, seda branca, seda vermelha, seda preta,
açafrão, seda e roupas coloridas.
45-46.
Estações dos Grahas. Vasanta, Grīṣma,
Varṣa, Śarada, Hemanta e Śiśira são os seis Ṛtus (ou estações), respectivamente
governados por Śukra, Maṅgala, Candra, Budha, Guru e Śani. Rāhu e Ketu indicam
8 meses e 3 meses, respectivamente.
47.
Divisões de Dhatu, Mūla (raízes) e Jīva
(seres viventes). Dhatu Grahas são Rāhu, Maṅgala, Śani e Candra, enquanto
Sūrya e Śukra são Mūla Grahas. Budha, Guru e Ketu governam Jīvas.
48.
Idade. De todos os Grahas Śani é o
mais velho. Ele concede o máximo número de anos no Naisargika Daśā.
49-50.
Exaltação e Debilidade. Para os 7
Grahas, de Sūrya em diante, a exaltação das Rāśis são, respectivamente, Meṣa
(áries), Vṛṣabha (touro), Makara (capricórnio), Kanyā (virgem), Karkaṭa
(câncer), Mīna (peixe) e Tulā (libra). O grau mais profundo de exaltação são,
respectivamente, 10, 3, 28, 15, 5, 27 e 20 naquelas Rāśis. E na 7ª Rāśi a
partir da dita Rāśi de exaltação, cada Graha tem sua própria debilidade. Os
mesmos graus de profunda exaltação se aplicam na debilidade profunda.
51-54.
Dignidades Adicionais. Em Siṁha
(leão), os primeiros 20 graus são o Mūlatrikoṇa de Sūrya, enquanto o resto é o
seu próprio Bhāva. Depois, os primeiros 3 graus da porção de exaltação em Vṛṣabha
(touro), para Candra, o resto é seu Mūlatrikoṇa. Maṅgala tem os primeiros 12
graus em Meṣa (áries) como seu Mūlatrikoṇa com o restante daí se tornando
simplesmente seu próprio Bhāva. Para Budha, em Kanyā (virgem) os primeiros 15
graus são sua zona de exaltação, os 5 graus seguintes é o seu Mūlatrikoṇa e os
últimos 10 graus é seu próprio Bhāva. Do primeiro ao terceiro de Dhanu
(sagitário) é o Mūlatrikoṇa de Guru, enquanto o restante é seu próprio Bhāva.
Śukra divide Tulā em duas metades, mantendo a primeira como seu Mūlatrikoṇa e a
segunda metade como seu próprio Bhāva. Os arranjos de Śani são os mesmos em
Kumbha (aquário), bem como Sūrya em Siṁha. [*] Veja
abaixo tabela com outros pontos de vista.
55.
Relacionamentos Naturais. Os
Senhores das Rāśis que são a 4ª, 2ª, 12ª, 5ª, 9ª e 8ª a partir do Mūlatrikoṇa
de um Graha e os Senhores das Rāśis de exaltação de cada Graha são amigos de um
planeta em específico. Senhores de outras Rāśis além destas são seus inimigos.
Os planetas que têm as características de ambos, amigos e inimigos, são neutros
ao dito planeta. Assim deve ser entendido o relacionamento entre os Grahas.
56.
Relacionamentos Temporários. O Graha
posicionado na 2ª, 3ª, 4ª, 10ª, 11ª ou 12ª do outro, torna-se amigo mútuo (ou
amigo daquele planeta). Caso contrário haverá inimizade. (Isto se aplica ao
Janma Kuṇḍalī).
57-58.
Relacionamento Composto. Devem dois
Grahas ser amigos natural e temporal e eles se tornam extremamente amigos.
Amizade por um lado e neutralidade por outro os fazem amigos. Inimizade por um
lado combinado com afinidade de outro, os tornam iguais. Inimizade e
neutralidade causa somente inimizade. Caso haja inimizade de ambos os lados, a
extrema inimizade é obtida. O Jyotiṣika deve considerar isto e declarar os
efeitos do horoscopo conformemente.
59-60.
Relação dos Efeitos. Um Graha em
exaltação dá plenitude de bons efeitos, enquanto que no Mūlatrikoṇa é
desprovido de seus efeitos auspiciosos por ¼ (fica com 75%). Ele é metade
benéfico em seu próprio Bhāva (50%). Sua beneficência é ¼ (75%) em uma Rāśi
amiga. Em uma Rāśi neutra 1/8 (12.5%) de sua disposição auspiciosa é proveitoso.
Os bons efeitos são nulos em debilidade ou em campo inimigo. Efeitos
inauspiciosos são bastantes invertidos com relação ao que foi citado.
61-64.
Upa Grahas Não Luminosos (Sub-Grahas). Adicione 4 Rāśis 13 graus e 20 Kālas (minutos)
de arco à longitude de Sūrya no momento do nascimento para obter a exata
posição do inauspicioso Dhūma.
Reduza Dhūma de 12 Rāśis para chegar a Vyatipāta. Vyatipāta também é inauspicioso. Adicione 6 Rāśis a Vyatipāta para
saber a posição de Pariveśa. Ele é
extremamente inauspicioso. Subtraia Pariveśa de 12 Rāśis para chegar à posição
de Chap (Indra Dhanus), que também é
inauspicioso. Adicione 16 graus e 40 minutos a Chap, o qual chegará a Ketu (UpaKetu), que é um maléfico. Pela
adição de uma Rāśi a UpaKetu, obtém-se a longitude original de Sūrya no momento
do nascimento. Estes são os Grahas desprovidos de esplendor, os quais são
maléficos por natureza e causam aflição.
65.
Efeitos dos Sub-Grahas. Se um destes
(5 Grahas não luminosos) afligem Sūrya, a dinastia do nativo irá declinar,
enquanto que Candra e Lagna, respectivamente, associados com um destes,
destruirá a longevidade e a sabedoria. Assim declarou Senhor Brahmā, o Lótus
Nascido.
GRAHA
|
GOVERNANTE
DA RASI
|
EXALTAÇÃO
NA RASI
|
DEBILIDADE
DA RASI
|
MOOLATRIKOṆA
|
(maior
exaltação)
|
(menor
debilidade)
|
|||
Sol
|
Leão
|
Áries (10°)
|
Libra (10°)
|
Leão (20°)
|
Lua
|
Cân
|
Touro (3°)
|
Escorpião (3°)
|
Touro (27°)
|
Marte
|
Ári e Esc
|
Capricórnio (28°)
|
Câncer (28°)
|
Áries (12°)
|
Mercúrio
|
Gêm e Vir
|
Virgem (15°)
|
Peixes (15°)
|
Virgem (16° a 20°)
|
Júpiter
|
Sag e Pei
|
Câncer (5°)
|
Capricórnio (5°)
|
Sagitário (10°)
|
Vênus
|
Tou e Lib
|
Peixes (27°)
|
Virgem (27°)
|
Libra (5°)
|
Saturno
|
Cap e Aqu
|
Libra (20°)
|
Áries (20°)
|
Aquário (20°)
|
Rāhu
|
Aqu
|
Gêmeos
|
Sagitário
|
Virgem
|
Ketu
|
Esc
|
Sagitário
|
Gêmeos
|
Peixes
|
66-69.
Cálculos de Gulikā., etc. As porções
de Sūrya, etc a Śani, são determinados os períodos de Gulikā e outros. Divida a
duração dia (de qualquer dia da semana) em 8 partes iguais, começando de Vāreśa
(Senhor de Vāra, o governante do dia da
semana em que o nativo nasceu). A 8ª porção é o Senhor menor. As 7 porções
são distribuídas para os 7 Grahas começando do Senhor do dia da semana (Vāreśa). Seja qual for a porção
governada por Śani, ela será a porção de Gulikā. Semelhantemente divida a
duração da noite em 8 partes iguais e distribua-as começando pelo Senhor da 5ª casa
contada do Vāreśa. Aqui, novamente, a 8ª porção é o Senhor menor, enquanto a
porção de Śani é Gulikā. A porção de Sūrya é Kalavela; de Maṅgala é Mṛtyu; de
Guru, Yamaghaṇṭaka; e a porção de Budha é Ardhaprahara. Estas durações diferentemente usadas em diferentes locais (compatíveis
com a variação da duração do dia e da noite).
70.
Posição de Gulikā. O grau que
ascende no momento do início da porção de Gulikā (como acima), será a longitude
de Gulikā naquele local. Somente com base nesta longitude, os efeitos de Gulikā
para uma natividade em particular deve ser estimada.
71-74.
Cálculo do Prāṇapāda. A partir do
Pramana (Mana) da ¼ parte de 36º (graus) ou 90 ou 15 pala, se Sūrya estiver
situado em Rāśi móvel (áries, câncer, libra, capricórnio) etc., a partir de
Sūrya aos outros Grahas, na ordem do Trikoṇa (1,5,9) do nascer do sol ao Iṣṭa
Kāla, aquele Lagna é chamado Prāṇapāda. Converta
a hora do nascer do sol ao Janameṣṭa Kāla (o momento do nascimento) em palas e
divida por 15. A Rāśi resultante, os graus, etc., devem ser adicionados a Sūrya
se ele está em uma Rāśi móvel o qual irá produzir Prāṇapāda. Se Sūrya estiver
em uma Rāśi fixa (touro, leão, escorpião, aquário), então é a 9ª Rāśi contada
dele que deve ser adicionada (ou seja, adicionando 8 Rāśis ao Prāṇapāda já
obtido); e se em uma Rāśi dual (gêmeos, virgem, sagitário, peixes), então se
deve adicionar a 5ª Rāśi contada dele (ou seja, adicionando 4 Rāśis) para obter
Prāṇapāda. O nascimento será auspicioso se Prāṇapāda cair na 2ª, 5ª, 9ª, 4ª,
10ª ou 11ª do Lagna Natal. Nos outros Bhāvas, Prāṇapāda indica um nascimento
inauspicioso.
Notas: Ardhapraha, Yamaghaṇṭa, Mṛtyu, Kāla e Gulikā
são os 5 Kālavelās (*) sugeridos por Mahaṛṣi Parāśara. A duração do dia, de
acordo com a altitude, é divida em 8 partes iguais. A 8ª porção é sem Senhor. A
1ª porção está alocada ao Senhor do dia da semana. Outras porções seguem a
ordem do dia da semana dos Senhores. Consideramos 5 porções dos Grahas,
ignorando aquele de Candra e de Śukra. As porções de Sūrya, Maṅgala, Budha,
Guru e Śani são, respectivamente, chamados de Kāla, Mṛtyu, Ardhaprahara,
Yamaghaṇṭa e Gulikā.
No caso das durações da noite, ou 1/8ª partes são alocadas em
uma ordem diferente. A 1ª porção vai para o Graha governando o Senhor do 5º dua
da semana contado do dia em questão. Os outros seguem a ordem normal. Aqui
novamente a 8ª parte é sem Senhor. As porções dos Grahas de Kāla a Gulikā são
as mesmas na nomenclatura da noite também.
Kīranuru Nataraja de Jatakalankaram (versão Tamil) dá as
dignidades destes UpaGrahas e de Gulikā nas Rāśis. (Upagraha e Gulikā: Exaltação, Debilidade,
Svakshetra (a própria Rāśi): Dhūma: Siṁha,
Kumbha, Makara; Vyatipāta: Vṛścika,
Vṛṣabha, Mithuna; Pariveśa (: Mithuna,
Dhanu, Dhanu; Indrachapa: Dhanu,
Mithuna, Karkaṭa; Upaketu: Kumbha, Siṁha,
Karkaṭa; Gulikā: ... , ... , Kumbha;
Yamaghaṇṭa: ... , ... , Dhanu; Ardhaprahara: ... , ... , Mithuna; Kāla: ... , ... , Makara; Mṛtyu: ... , ... , Vṛścika
De Sūrya a Śani ninguém está exaltado nas Rāśis de exaltação
acima mencionadas, nem debilitado nas Rāśis de debilidade acima mencionadas.
Dos 5 Kālavelās, ou seja, Gulikā etc, quatro, exceto Kāla
(relacionado a Sūrya) têm seus sistemas próprios de Rāśis nas respectivas Rāśis
governadas por seus pais. Ou seja, Gulikā
é filho de Śani e tem Kumbha como seu próprio Bhāva. O filho de Guru é Yamaghaṇṭa, seu Bhāva é
Dhanu. Ardhaprahara é filho de Budha
e sua própria Rāśi é Mithuna. Mṛtyu é
filho de Maṅgala, tem Vṛścika como seu próprio Bhāva. Não se sabe porque
Kāla, um filho de Sūrya foi transferido para Makara, uma Rāśi de seu irmão
(Śani), deixando a Rāśi de seu pai, que é Siṁha. Obviamente, Śani deu seu
Mūlatrikoṇa para seu filho Gulikā, enquanto ele deu Makara (uma Rāśi
secundária) para seu “irmão” Kāla. (*) Kālavelā –
é a ‘hora de Śani’, um particular momento do dia no qual qualquer ato religioso
é impróprio.
Meṣa
|
Áries
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Móveis, cardinais
|
Tulā
|
Libra
|
Móveis, cardinais
|
Vṛṣabha
|
Touro
|
Fixos
|
Vṛścika
|
Escorpião
|
Fixos
|
Mithuna
|
Gêmeos
|
Duais, mutáveis, comuns
|
Dhanus
|
Sagitário
|
Duais, mutáveis, comuns
|
Karkaṭa
|
Câncer
|
Móveis, cardinais
|
Makara
|
Capricórnio
|
Móveis, cardinais
|
Simha
|
Leão
|
Fixos
|
Kumbha
|
Aquário
|
Fixos
|
Kanyā
|
Virgem
|
Duais, mutáveis, comuns
|
Mīna
|
Peixes
|
Duais, mutáveis, comuns
|