© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Capítulo 15 - Bṛhatparāśarahorāśāstra


Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
VOLTAR AO ÍNDICE
_____________________________________________________________________________________________________________________





CAPÍTULO 15. EFEITOS DO DHANA BHĀVA                                           





1-2. Combinações para Riqueza. Oh, excelente dos Brahmanes, ouça-me falando dos efeitos do Dhana Bhāva. Se o Senhor do Dhana estiver em Dhana, ou em um ângulo, ou em um trino, ele irá promover a riqueza (ou estado monetário). Ele deve estar em Ari, na 8ª ou na 12ª e as condições financeiras irão declinar. Um benéfico em Dhana dará riqueza, enquanto que um maléfico, ao contrário, destruirá a riqueza.

3. A pessoa será rica se Guru estiver em Dhana, bem como o Senhor do Dhana, ou estiver com Maṅgala.

4. Se o Senhor do Dhana estiver em Lābha, enquanto que o Senhor de Lābha está em Dhana, a riqueza será adquirida pelo nativo. Alternativamente estes dos Senhores podem se juntar em um ângulo ou em um trino.

5. Se o Senhor de Dhana estiver em um ângulo, enquanto o senhor do Lābha está em um trino contados daí, ou estiver recebendo dṛṣṭi, ou em yuti com Guru e Śukra, a natividade será rica.

6-7. Yogas para Pobreza. A natividade não terá dinheiro se o Senhor de Dhana Bhāva estiver em um Bhāva maléfico, enquanto que o senhor do Lābha Bhāva também estiver colocado dessa forma, e o Dhana Bhāva estiver ocupado por um maléfico. Haverá pobreza desde o nascimento e o nativo terá de mendigar até mesmo por comida se os Senhores de Dhana e de Lābha Bhāva estiverem combustos ou com maléficos.

8. Perda de Riqueza através do Rei. Se os Senhores de Dhana e de Lābha Bhāva estiverem relacionados a Ari, Randhra ou Vyaya Bhāva, enquanto Maṅgala está em Lābha Bhāva e Rahi está em Dhana Bhāva, o nativo perderá sua riqueza por conta de punições reais (do governo).

9. Gastos com Boas Ações. Quando Guru está em Lābha, Śukra está em Dhana e um benéfico está colocado em Vyaya Bhāva, enquanto o Senhor de Dhana está em yuti com um benéfico, haverá gastos com motivos religiosos ou de caridade.

10. Fama etc. Se o Senhor de Dhana está em sua própria Rāśi, ou está exaltado, o nativo vai cuidar de seu povo, ajudará os outros e também se tornará famoso.

11. Aquisição sem Esforço. Se o senhor de Dhana estiver em yuti com um benéfico e estiver em uma boa divisão, como Paravatāṃśa, haverá, sem esforço, todos os tipos de riqueza na família do nativo. (Paravatānsdau do texto indica Paravat, ou outras mais elevadas Vargās: Senhor do Dhana deve estar em Paravatāṃśa ou em Devalokāṃśa, Brahmālokāṃśa, Sakravahanāṃśa ou Sridhamāṃśa no esquema Daśā Vargā).

12. Olhos. Se o Senhor de Dhana estiver dotado com força, o nativo possuirá belos olhos. Este Graha deve estar em Ari, Randhra ou em Vyaya Bhāva e haverá doença ou deformidade dos olhos.

13. Pessoa Mentirosa. Se Dhana Bhāva e seu Senhor estão em yuti com maléficos, o nativo será um mexeriqueiro, falará mentiras e será afligido por doenças do vento.