Traduzido por Karen de Witt
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Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
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CAPÍTULO 5. PARA DESCOBRIR A POSIÇÃO
PLANETÁRIA
1.
O Miśṛmānakāla é o almanaque chamado Paṅkti. O momento do nascer do sol ao
momento desejado é chamado Sāvaneṣṭa Kāla.
2-4.
A diferença entre estes dois Kālas (Sāvaneṣṭa e Miśṛa Kālas) em termos de dia
etc., (que é o dia, Ghaṭī, Pala etc) é chamado Yāta Kāla, ou Aiśya Kāla. Se o Paṅkti Kāla está à frente do Iṣṭa Kāla (ou seja, a clarificação dos planetas a
ser feita antes do Paṅkti Pala), então o Iṣṭa Pala deve ser deduzido do Paṅkti
Pala. O restante em dia, Ghati etc., serão chamados negativo, ou Yāta Sanjaka.
Se o Iṣṭa Kāla está a frente do Paṅkti Kāla, então o Paṅkti Kāla é que deve ser
subtraído do Iṣṭa Kāla, e o restanto em dias, Ghati, etc., será chamado
positivo, ou Aiśya Kāla. O resultado,
ou positivo ou negativo, em dias, Ghatis etc., devem ser multiplicados pelo
movimento dos respectivos planetas. O resultado assim obtido é dividido por 60
e o grau etc., obtido por este meio, deve ser feito negativo ou positivo nos
planetas do Paṅkti Kāla. Em Yāta (Rāhu e
Ketu) e no caso de planetas retrógrados, o processo é invertido e é feito
positivo-negativo. Então os planetas naquele momento estarão claros.
5-6.
Bhayāta Bhabhoga Sādhana. Quando o Iṣṭa é maior e o Nakṣatra é menor:
Se o Ghati, Pala etc., do Nakṣatra do dia do nascimento é deduzido do Iṣṭa, ele
se chamará Bhayāta. E quando o Ghati, Pala etc., do Nakṣatra do dia for reduzido
de 60, e quando o Ghati, Pala etc., do presente Nakṣatra são adicionados a ele,
então ele se chama Bhabhoga. Quando o Iṣta
é menor e o Nakṣatra é maior: Quando o Ghati, Pala etc., do Nakṣatra do dia
são reduzidos de 60 e o Iṣṭa é adicionado a ele, então ele será o Bhayāta. E
quando o Ghati, Pala etc., do Nakṣatra do momento do Iṣṭa são adicionados a
ele, (ou seja, 60), então ele se torna Bhabhoga.
7-8.
Conhecendo a posição de Candra.
Bhayāta é multiplicado por 60, e o quociente é dividido pelo Bhabhoga. O
resultado assim obtido é adicionado ao Número do Nakṣatra que passou, Aśvinī
etc., e multiplicado por 60. Agora este valor deve ser multiplicado por e
dividido por 9 (o valor será em graus e deve ser dividido por 30). O resultado
obtido nos dará a posição de Candra Spashta nos Signos, graus,
minutos e segundos.
10-11.
A definição de Palbha e o encontro de
Charkhanda (diferenças de ascensão) com o: Quando o Sāyana de Sūrya está em
Meṣa etc., (ou seja, quando dia e noite são iguais) o 12 Angul Sombra (dedos)
de Shanku ao meio-dia é chamado de Palbha. Este Palbha é colocado nos três
locais e multiplicado, respectivamente, por 10, 8, 10 e o último fator (10) é
dividido por 3 também, em seguida 3 Charkhanda são obtidos, respectivamente.
12-13.
Para encontrar Svodaya a partir do Laṅkodaya:
Coloque 278, 299 e 323 Palas primeiramente na ordem direta e, em seguida, na
ordem inversa. Os Charkhandas também são colocados primerio na ordem direta e,
em seguida, na ordem inversa. Primeiramente estes são reduzidos dos primeiros
três locais e, então, estes são adicionados nos 2ºs três locais. Desta forma o
Svodaya Māna (valor do Svodaya) das 6 Rāśis Meṣa etc., estarão na ordem direta,
e o as 6 Rāśis seguintes Tulā etc., estarão na ordem inversa.
14-18.
½ de Ayanāṃśa adicionado ao Spashta Sūrya (posição de Sūrya) é chamado de
Sāyana Sūrya. Os graus atravessados, ou restantes, etc do Sāyana Sūrya devem
ser multiplicados pelo valor obtido daquela Rāśi (a Rāśi no qual Sūrya está
colocado) e o valor resultante deve ser dividido por 30. O quociente (que será
em Palas) é o período atravessado (Bhukta Kāla) ou o período restante
(Bhogya-Kāla).
Quando
o Lagna é obtido por meio do período atravessado, este período (a ser
atravessado por ele) é deduzido de Ghatis e de Palas a partir do Iṣṭa Kāla. A
partir dos valores obtidos (Udayamānas) das Rāśis Aiśya (as Rāśis à frente
daquele Signo no qual existe o Sāyana Sūrya), deve-se deduzir o possível ponto.
Quando
o Lagna é encontrado por meio do período atravessado (Bhukta), o Savaneshta
Kāla deve ser deduzido de 60. A partir do restante, Ghatis e Palas devem ser
deduzidos do período atravessado. A partir do restante, deve ser deduzido dos
valores obtidos (Udayamānas) das Rāśis atravessadas, ou Gata Rāśis (as Rāśis
anteriores a aquele Signo no qual existe o Sāyana Sūrya). O restante assim
obtido é para ser multiplicado por 30 e isto deve então ser dividido pelo
Ashuddhodaya-Māna.
O
quociente em graus etc., que é obtido, deve ser adicionado a Shuddha Rāśi na
espécie de Bhogya (a ser atravessado) e deve ser deduzido no Bhukta (o que foi
atravessado) a partir do número da Ashudha Rāśi. O valor obtido por este meio é
o Sāyana Spashta Lagna. Se 6 Rāśis forem adicionadas ao Spashta Lagna, o valor
obtido será o 7º Bhāva.
19-19
½. Se o período atravessado, ou a ser atravessado, não é deduzível de Iṣṭa
Kāla, então o Iṣṭa Kāla deve ser multiplicado por 30 e dividido por Svodaya
Palas etc. Depois da divisão, os graus obtidos etc., são respectivamente
subtraídos e adicionados a partir do Spashta Sūrya (a posição de Sūrya), que
dará o Spashta Lagna (ou a posição do Lagna).
20-21
½. As Ghatis passadas, e as restantes, do dia e da noite, que forem menores
serão chamadas de Unnata Kāla. O Unnata Kāla quando subtraído da metade do dia,
ou da metade da noite, dão o Nata Kāla como um restante.
23-24.
O Lagna é subtraído do 4º Bhāva e o 4º Bhāva é subtraído do 7º Bhāva, ambos os
resultados são divididos pelos 3 separadamente. O primeiro valor obtido é
multiplicado pelo primeiro e pelo segundo e é adicionado ao Lagna. O segundo
valor obtido é multiplicado pelo primeiro e pelo segundo e adicionado ao 4º
Bhāva. Desta forma serão obtidos 6 Bhāvas.
A
metade da Soma do primeiro e do último é chamado de Bhāva-Saṇdhi. Desta forma,
adicionando 6 Rāśis nos 6 Bhāvas e 6 Saṅdhis, todos os outros Bhāvas e Saṇdhis
são conhecidos.