© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

3. Kṛttikā – कृत्तिका

Constelação de Touro
No céu

Kṛttikā, a semente da energia solar, é representado no firmamento por um grupo de sete estrelas brilhantes no aglomerado das Plêiades. Os antigos Ṛṣis perceberam nestas sete estrelas a forma de um colar. Estas estrelas são conhecidas pela astrologia moderna como 27-Tauri (Atlas), Eta-Tauri (Alcyone), 23-Tauri (Merope), 17-Tauri (Electra), 28-Tauri (Pleione), 19-Tauri (Taygeta) e 20-Tauri (Maia). Alcyone é a mais brilhante do grupo.

Nome

Kṛttikā traduzido significa simplesmente “Aquele que corta”, ou, “Os Cortadores”.

Símbolo

O principal símbolo deste Nakṣatra é o machado, em seguida a navalha e/ou qualquer outro instrumento afiado como uma faca ou uma lâmina. O símbolo está unicamente relacionado ao significado de seu nome. Assim como todo instrumento cortante pode ser usado para propósitos construtivos e destrutivos, assim também a energia de Kṛttikā pode ser usada para ambos os propósitos.

Divindades e Governante Planetário

Kārttikeya, o comandante das forças celestiais piedosas é o primeiro governante desta constelação. Ele é um dos filhos de Śiva que foi elevado pelas Krittikas (as sete esposas dos sete sábios celestiais). As circunstâncias do nascimento de Kārttikeya podem ser verificadas nos textos purânicos. Existem muitas versões envolvendo o nascimento dessa divindade, mas muitas dessas versões concordam em um ponto, ou seja, que ele, sendo nascido de Śiva, seria a única divindade capaz de derrotar os demônios que atormentavam as divindades.

Natureza, Função, Direção

Kṛttikā objetiva chegar às bases de qualquer ação ou situação e, consequentemente, ele se depara com todas as imperfeições da questão em si. Kṛttikā, portanto, não tolera imperfeições, uma vez que ele as vê como obstáculos às realizações de seus objetivos firmemente decididos.

Planetas colocados em Kṛttikā agem de uma forma repentina e explosiva. Os nativos de Kṛttikā têm uma abordagem direta e não gostam de rodeios.


Casta

Pertence à casta Brahmanica dos Sacerdotes. Pode-se esperar que Kṛttikā seja classificado como um Kṣatriya, considerando o heroísmo de Kārttikeya como um guerreiro natural, principal divindade que preside sobre este Nakṣatra. Os motivos que levaram os Ṛṣis a estabelecerem a casta de Kṛttikā como aquela de um Brahmane, é devido ao seu intenso envolvimento com o aprendizado, conhecimento e educação.


Gênero 

É um Nakṣatra Feminino.


Partes do Corpo e Humor (ConstituiçãoAyurvedica)

Kṛttikā (Áries/Touro) – Grahas relacionados Sol, Marte, Vênus e Lua – toda a região da cabeça abrangendo o rosto e pescoço, bem como o sistema hormonal dessa região, vasos sanguíneos, medula na região do pescoço, glândula tiroide, amígdalas etc, órgãos dos sentidos nessa parte do corpo.

Ele é de humor Kapha (uma combinação dos elementos água e terra), e esta qualidade surge de seu relacionamento com Śukra Graha, um planeta que possui Jala Tattva em sua constituição primária. Outro argumento é aquele de Candra que possui seu grau de exaltação máximo neste Nakṣatra, e Candra é outro Graha que possui Jala Tattva em sua constituição.


Padas (Quadrantes), Vogais, Compatibilidade Sexual

Sua direção é sobre o arco cobrindo as direções a partir do Leste, Sudoeste a Sul.


1º Pada  26º40’ de Meṣa à 30º00’ de Meṣa – cai em Dhanus Navāṃśa, governado por Bṛhaspati. É um pada que presenta generosidade, o modo de bondade e de compaixão. Os planetas colocados aqui receberão a energia Sattvica de Bṛhaspati no mundo da criação, manifestando-a em níveis mais espirituais do que materiais.


2º Pada – 00º00’ de Vṛṣa à 03º20’ de Vṛṣa – cai em Makara Navāṃśa, governado por Śani. Dá um forte sentido de ética, mas sua visão é mais material do que espiritual. Os planetas recebem a energia tamásica de Śani no mundo da criação, manifestando-as em níveis mais materiais do que mentais e espirituais. Candra alcança sua máxima exaltação neste Pada.


3º Pada – 03º20’ de Vṛṣa à 06º40’ de Vṛṣa  – cai em Kumbha Navāṃśa, governado igualmente por Śani e em adicional a Rāhu, seu segundo governante. Também é um pada humanitário e altruístico, levando em conta a natureza de Kumbha Rāśi e seu duplo senhorio com Śani e Rāhu. É uma combinação que confere uma percepção futurista e facilidade para compreender os conhecimentos dos antigos Ṛṣis.


4º Pada – 06º40’ de Vṛṣa à 10º00’ de Vṛṣa – cai em Mīna Navāṃśa, governado por Bṛhaspati. Este pada combina a sensibilidade de Mīna com a pureza e o conhecimento de Bṛhaspati, conferindo ao nativo habilidade para trabalhos em grupo, sensibilidade intuitiva para adequar o conhecimento às necessidades de sua comunidade etc.



Profissões, Locais

Críticos, gerentes, pessoas em cargos de autoridade; profissões técnicas em geral; professores; profissões relacionadas às Universidades; Advogados; Cirurgiões na área da medicina; pessoas que trabalham com o comércio e manufatura de facas e outros instrumentos cortantes; arte criativa envolvendo fogo como seu principal processo; joalheiros; todas as profissões militares; profissões em que o fogo, explosões, armas etc., estão presentes; químicos; profissionais que promovem a purificação por meio do fogo, tanto a nível físico quanto espiritual, levando à adoração do senhor Agni e Sūrya para a purificação interna etc.

Locais com climas quentes; desertos e regiões áridas; ranchos, prados, terras agrícolas; florestas tropicais; áreas vulcânicas; construções governamentais; universidades; centros de reabilitação; minas; áreas industriais onde se manipula substâncias químicas, inflamatórias e explosivas etc.

Guṇa, Tattva (elementos) e Gana (tipo)

É um Nakṣatra rājasico devido a sua associação com as qualidades semelhantes à liderança, motivação e iniciativa. E não só por isso, mas pelo fato de seus 4 Padas estarem dentro da Rāśi Vṛṣa, governado por Śukra, que tem Rajas como seu Guṇa predominante. Pertence ao Pṛthivī Tattva, uma vez que seus quatro padas estão em Vṛṣa, elemento Terra

Seu Gana é Rākṣasa, um Nakṣatra demoníaco que leva a ações e respostas violentas, de sangue frio, impiedoso etc.


Orientação, Disposição, Mês Lunar e Dia

É um Nakṣatra que olha para baixo. Ou seja, está interessado no que acontece por baixo da superfície.

Kṛttikā absorve inteiramente as qualidades de Vṛṣa e as processa em sua própria natureza ígnea, pois tendo seus 4 Padas nesta Rāśi, este Nakṣatra absorve Pṛthvī Tattva, Rajas Guṇa e Vata Doṣa, todos atributos deste signo. Então ele é um Nakṣatra que reúne todas estas características e as pessoas nascidas nele manifestarão igualmente semelhantes características e dá uma disposição mista, alternada entre afiado e suave.

Está relacionado com a primeira metade do mês lunar Karttika, o qual normalmente cai em Outubro, início de Novembro.

Está relacionado a Shashti Tithi, o 6º dia da Lua, tanto em sua metade clara (Śukla Pakṣa) quanto em sua metade escura (Kṛṣṇa Pakṣa).


Atividades Auspiciosas e Não auspiciosas

Adoração com fogo, yajñas, homas etc., abandonando velhos hábitos; ações onde a iniciativa, a coragem e a liderança são qualidades exigidas; atividades militares etc.

As atividades impróprias seriam as relacionadas a atividades diplomáticas, sociais, relaxamento e atividades aquáticas.

Governante Planetário, Vogais do Alfabeto

O Governante Planetário mais importante aqui é Sūrya, que lhe confere energia e calor, poder e autoridade. O 1º Pada é co-governado por Maṅgala; o 2º Pada em diante é co-governado por Śukra. A inimizade natural entre o Governante Planetário do Nakṣatra e o co-governante do 2º Pada em diante, faz com que os nativos aqui manifestem os dois extremos entre a natureza Sattvica de Sūrya e aquela Rajasica de Śukra. No primeiro pada o que acontece é o conflito entre a ação no modo da bondade, dado por Sūrya e aquela no modo da escuridão (Tamas) e dado por Maṅgala.

1º Pada – 26º40’ de Meṣa – 30º00’ de Meṣa – a (अ)
2º Pada – 00º00’ – 03º20’ de Vṛṣa – ī (ई)
3º Pada – 03º20’ de Vṛṣa – 06º40’ de Vṛṣa – ū (उ)
4º Pada – 06º40’ de Vṛṣa – 10º00’ de Vṛṣa – e (ए)

Veja na Tabela 1, as vogais relacionadas ao Nakṣatra Kṛttikā.


Tipo e Compatibilidade Sexual

O animal sexual é a ovelha e a cabra, um animal percebido como uma criatura passiva, contudo o carneiro, o animal símbolo de Meṣa, é capaz de muita agressividade e com qualidades bastante impulsivas.

Para casamento e compatibilidade sexual com outros Nakṣatras, vou disponibilizar uma tabela à parte para consulta.

Gotra (Linhagem Celestial), Medidas Corretivas para aflições

Está relacionado à Linhagem do Sábio Angiras, um dos Sete Sábios Celestiais. A tradução para o nome deste sábio seria algo como “Aquele que é feroz”.


Para aqueles que sofrem os maus efeitos resultantes das aflições deste Nakṣatra, a melhor medida é adorar o Senhor Kārttikeya. A adoração de Sūrya juntamente com a repetição do Gāyātri mantra também é útil em proporcionar alívio para tais malefícios.