© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

1. Aśvinī – अश्विनी



Constelação de Áries

No céu

Aśvinī é o início de tudo, especialmente das energias de Ketu. Este Nakṣatra é representado no firmamento celestial por duas estrelas brilhantes na Constelação de Meṣa. Essas estrelas são conhecidas pela Astronomia Moderna como Alpha-Arietes (α) e Beta-Arietes (β). Os antigos Ṛṣis perceberam que esta Constelação tinha a aparência de uma cabeça de um cavalo, daí sua associação com esta forma.

Nome

Aśvinī pode ser traduzido como "Nascido de uma égua". Existem vários significados para esta palavra, porém sempre associada quer de uma forma ou de outra com a imagem de um cavalo. Assim, Aśvinī pode significar "possuído de cavalos, consistindo de cavalos, como no Ṛk Veda".



Símbolo

O principal símbolo do Nakṣatra Aśvinī é a 'Cabeça de Cavalo'. O símbolo é mantido com seu nome. A cabeça de cavalo sugere a ideia de um início, uma vez que os cavaleiros costumam dar tapainhas no pescoço de seus cavalos antes de iniciarem uma cavalgada. Desde tempos imemoriais, um cavalo tem sido associado com o símbolo de poder, coragem, movimento e vitalidade. Uma vez que Aśvinī repousa no início da Rāśi Meṣa, o qual é a representação da cabeça do Kalapuruṣa, faz sentido dizer que Aśvinī está relacionado à cabeça de algo. A cabeça, evidentemente, está relacionada ao cérebro, que comanda todas as funções do corpo. Assim, Aśvinī automaticamente está relacionado aos impulsos mentais e à liderança. Este Nakṣatra carrega em si as características de um cavalo, agilidade, rapidez, resistência e assim por diante. 

Divindades e Governante Planetário

Os aśvinīkumāras, os dois cavaleiros celestiais, estão relacionados como as principais deidades governantes deste Nakṣatra. Seus nomes são Dasra e Nasatya, que pode ser traduzido como "aquele que traz ajuda" e "veracidade", respectivamente. Na historia védica eles são irmãos gêmeos que nasceram de Sūrya com sua esposa Sanjana, quando eles estavam na forma de um cavalo e de uma égua. Esses dois irmãos são vistos pelos antigos Ṛṣis como médicos celestiais. Então o aspecto de saúde e rejuvenescimento está associado com este Nakṣatra. Supostamente eles são tidos como os portadores do conhecimento de todas as ervas no plano físico e astral, possuindo poderes sobrenaturais para a cura. Eles também são associados com o bem estar entre os pares, sendo eficazes em promover harmonia entre casais. Também são invocados para o propósito de nascimento de filhos. Eles também são muito conhecidos pelos antigos para a cura da impotência e outros tipos de desordens sexuais. Outras divindades associadas a este Nakṣatra são: Brahmā, que também representa o início de toda a criação; Gaṇeśa, que deve ser invocado antes de qualquer empreendimento, como o removedor dos obstáculos; e Ketu, a divindade planetária que preside sobre Aśvinī Nakṣatra e está associado diretamente com Gaṇeśa. Todas estas deidades estão associadas com o início de algo, assim como Aśvinī Nakṣatra.

Natureza, Função, Direção

Espontaneidade é a palavra que soma à natureza deste Nakṣatra. Ele encabeça todos os outros Nakṣatras. É também o mais rápido dentre todos os 27. As qualidades associadas a ele são rapidez, agilidade e velocidade. Os nativos com acentuado Aśvinī, nunca perdem um minuto em converter seus impulsos em pensamentos, e seus pensamentos em ação. Isto frequentemente resulta em impulsividade, o qual é um aspecto negativo que leva à imprudência. Os nativos em Aśvinī são normalmente inteligentes, tem rápida compreensão, habilidade e boa disposição e têm aparência jovem. Quando Aśvinī está se elevando no Lagna, ele faz a pessoa pequena, atlética e robusta. De fato, os nativos com proeminente Aśvinī podem ser percebidos por seu olhar inocente e infantil. Aqui a natureza dos aśvinīkumāras pode ser atribuída como característica mental e física de seus nativos. Qualidades e defeitos como agilidade mental e física, rapidez em pensamentos e ações, forte espírito de aventura, coragem, iniciativa, impulsividade, etc são frequentes nas pessoas nascidas sob este Nakṣatra. Há também um distinto senso de humor associado com este Nakṣatra. 

Casta

Pertence à casta dos Vaiśyas, ou comerciantes. Qualquer empreendimento requer muita iniciativa e não existe outro Nakṣatra com mais iniciativa do que Aśvinī. Automaticamente, quando o significador da profissão está depositado em Aśvinī, pode-se predizer o caminho certo na área do comércio e em demais atividades onde a iniciativa e o espírito aventureiro esteja presente.

Gênero 

É um Nakṣatra masculino. Ele projeta as energias masculinas como coragem, iniciativa, ambição e lógica. Todas as suas divindades presidentes também são masculinas.

Partes do Corpo e Humor (constituiçãoAyurvedica)

Aśvinī (Áries) – Grahas relacionados Ketu, Marte, Sol (máxima exaltação a 10º de Áries) – toda a região interna da cabeça diretamente, sistema nervoso central, ossos cranianos, partes superior, lateral e central do cérebro.

O humor é Vatta (ar), que carrega em si a energia da mobilidade. Suas principais direções são Centro, Leste, Sul e Noroeste.

Padas (Quadrantes), Vogais, Compatibilidade Sexual


1º Pada – 00º00’ – 03º20’ de Meṣa – cai em Meṣa Navāṃśa e é governado por Maṅgala – pioneirismo, coragem, atividade física, liderança e iniciativa marcam este pada. 

2º Pada – 03º20’ a 06º40’ de Meṣa – cai em Vṛṣa Navāṃśa e é governado por Śukra – esplendor, graça e beleza dão as características marcantes deste pada, com uma especial inclinação para as artes. 

3º Pada – 06º40’ de Meṣa a 10º00’ de Meṣa – cai em Mithuna Navāṃśa e é governado por Budha – luz, humor, aspecto comunicativo, iniciativa no discurso e em habilidades comerciais marcam este pada. 

4º Pada – 10º00’ a 13º20’ de Meṣa – cai em Karkaṭa Navāṃśa e é governado por Candra – é a parte da medicina dos Aśvinīs. Este pada olha para as necessidades dos outros e normalmente é muito envolvido com o consciente coletivo em um dado ponto do tempo.

Profissões, Locais

Treinadores de cavalos, hipismo, esportes com velocidade, atletas, etc., em profissões que envolvem a medicina, tanto a medicina convencional quanto às holísticas, terapias alternativas etc., químicos, farmacêuticos, terapeutas, médicos; na área artística está relacionado à dança, teatro; em outras áreas como a do ensino, educadores etc., profissões como advocacia, soldados, militarismo, engenheiros mecânicos, joalheiros, proprietários de comercio etc.

Os locais relacionados a este Nakṣatra são aqueles relacionados à equitação, grandes espaços de terra, estábulos, pista de corridas, hospitais, locais associados com a medicina, locais onde há vegetação, jardins, campos de esportes, estradas, pistas de corrida, bases militares, centros de industria e de tecnologia, clubes e ginásios, jardim de infância e escolas primárias, teatro ou pista de dança.

Guṇa, Tattva (elementos) e Gana (tipo)

Este é um Nakṣatra Sattvico, relacionado à pureza e à inocência associada a todos os tipos de início, incluindo a criação do nosso universo. Na Criação citada em várias Escrituras Védicas, é frequentemente citado que no princípio somente Sattvas existia, e Rajas e Tamas manifestaram-se depois, como uma emanação deste primeiro Guṇa.

O Tattva relacionado com ele é Pṛthvī, terra, onde se faz perceber que todo o início tem um e único objetivo, a manifestação do mundo material.

Seu Gana é Deva. Não há muito o que comentar aqui, pois as divindades  que presidem sobre este Nakṣatra são predominantemente piedosas por natureza.

Orientação, Disposição, Mês Lunar e Dia

Sendo um Nakṣatra elevado, ele é útil para todos os tipos de ações que visam a elevação e crescimento, como fundações de casas, empreendimentos etc. Por ser um Nakṣatra móvel, ou efêmero, é indicado para atividades de viagens e mudanças em todas as formas. É um Nakṣatra de movimento, que se expressa por meio dos planos físico e mental. Portanto, todas as atividades que marcam algum início, bem como aquelas que tratam de viagens e de mudanças de residência, negócios etc., se tornam auspiciosas quando feitas sob este Nakṣatra, isto é, quando Candra Graha transita sobre esta Constelação.

Este Nakṣatra está relacionado com a primeira metade do mês lunar de Aśvinin. Normalmente associado ao mês de Setembro ou Outubro no calendário Solar. Aśvinī também está relacionado com o Prathma (Primeira Tithi, ou dia) da fase crescente do ciclo lunar. 

Atividades Auspiciosas e Não auspiciosas

Bom para todos os tipos de começo, especialmente os que envolvem aprendizado, fundações, medicina, bom para a saúde, rejuvenescimento e exercícios, bom para melhorar a aparência física, para atividades que requerem rapidez de pensamento e de ação, hipismo, favorável para compra e venda, viagens, reparos em veículos ou em máquinas, roupas e joias, plantando sementes, aprendizado de astrologia e outras ciências de cunho espiritual, bom para instalação de itens sagrados como altares, deidades etc., atividades de leis, favorável para tomar um novo nome. 

O primeiro pada deste Nakṣatra deve ser evitado para a realização das atividades em geral.

Não é favorável para casamento, nem para terminar qualquer tarefa, desfavorável para todos os tipos de atividades que necessitam de paciência e perseverança  não é bom para atividade sexual, também é desfavorável para atividades que contenha um forte plano emocional, para intoxicações etc.

Governante Planetário, Vogais do Alfabeto

O Governante Planetário é Ketu Graha, que está relacionado a todos os tipos de inícios e assim está diretamente relacionado aos impulsos iniciais inerentes a este Nakṣatra. Dentre todos os Grahas, Ketu é o único que representa o poder do passado, o qual pode ser utilizado para a saúde no presente. O poder de rejuvenescimento e de regeneração de Ketu é semelhante aquele da Fênix surgindo das cinzas.


Maṅgala também está relacionado a este Nakṣatra, uma vez que ele governa sobre Meṣa, Seu tattva é agni, fogo, o elemento essencial, a energia, que dá forma aos impulsos da consciência e que permite criar em todos os planos de existências. Sem energia não pode haver criação, não pode haver mudança, não pode haver movimento.

Sūrya também tem uma relação próxima com este Nakṣatra, uma vez que ele alcança sua máxima exaltação a 10° de Meṣa. Na numerologia, Sūrya está relacionado ao número "1", sendo este o primeiro Nakṣatra, ele também está relacionado com o número "1", mostrando um acentuado espírito independente, da mesma forma como Sūrya Graha que também está cheio de agni tattva para manifestar a criação. 

Desta forma, Sūrya, Ketu e Maṅgala são muito fortes quando depositados em Aśvinī.

Veja na Tabela 1, as vogais relacionadas ao Nakṣatra Aśvinī. No alfabeto Sânscrito, Aśvinī corresponde a "aṁ", "āṁ" e "iṁ", consequentemente seus mantras são Oṁ aṁ, Oṁ āṁ, Oṁ iṁ.

Tipo e Compatibilidade Sexual

Seu animal sexual é um cavalo. Cavalos são criaturas sensíveis e passionais, e estas qualidades encontram expressão na sexualidade de Aśvinī. Aśvinī é mais compatível com outros Nakṣatras-cavalos como Śatabhiṣā.

Gotra (Linhagem Celestial), Medidas Corretivas para aflições

Este Nakṣatra está relacionado ao Sábio Marīci, um dos sete sábios celestiais (Prajāpati). Seu nome significa "luz". 

A Medida corretiva para os sofrimentos resultantes das aflições deste Nakṣatra é a adoração do Senhor Gaṇeśa. A repetição do Mantra Bīja "Oṁ aṁ, Oṁ āṁ, Oṁ iṁ" 108 vezes quando Candra transita neste Nakṣatra e em seu correspondente mês lunar, reduz o sofrimento e traz iluminação na vida de uma pessoa.