© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

14. Citrā – चित्रा


Citrā – 23º20’ Virgem – 06º40’ Libra




Citrā é representada por uma única estrela conhecida como Spica (Alpha-Virginis) na constelação de Virgem. É uma das estrelas mais brilhantes do céu. O nome Citrā se traduz como "brilhante". No mapa da astrologia, Citrā faz a ponte entre os signos de Virgem e Libra. A divindade dominante dessa estrela é Vishvakarma, o arquiteto celestial, que confere a capacidade de criar coisas novas a partir do nada. Os nascidos sob este Nakṣatra são fascinados pela forma, beleza, arte e estrutura. Citrā dá a habilidade de atrair o sexo oposto, especialmente as padas dentro de Libra. Esse Nakṣatra busca harmonia e perfeição, mas o desequilíbrio geralmente leva a condescendência ou comportamento fanático. As pessoas nascidas sob Citrā tentam parecer ordenadas na superfície, mas por baixo podem estar desgrenhadas ou frustradas. Esta estrela pode trazer dúvidas ou incertezas, mas também dar flashes de inspiração e percepção notável.

Características gerais: líderes inteligentes, habilidosos, criativos, instruídos, sociais, atraentes e naturais
Tradução: "Brilhante", "Brilhante"
Símbolo: uma jóia brilhante ou uma luz brilhante
Símbolo animal: tigre fêmea
Deidade presidente: Vishvakarma; o Arquiteto Celestial do Universo.
Planeta Governante: Marte
Divindade de Marte: Muruga
Natureza: Rākṣasa (Demônio)
Modo: ativo
Número: 14
Gênero: feminino
Doṣa: Pitta
Guṇa: tamasico
Elemento: fogo
Disposição: macia, suave e tenra
Pássaro: Pica pau
Árvore: Nome Comum: Pêra Alho Sagrada (Cratevareligiosa)
Vogais: Pe, Po, Rā, Rī
Também relacionado com Planetas: Mercúrio, como o governante de Gêmeos; Vênus, como o governante de Libra

Cada Nakṣatra é dividido em quatro quadrantes chamados padas que contêm características mais específicas de uma pessoa nascida durante o pada de Citrā:


Pada
Graus
Vogal
Navāṃśa
Governado
Palavra Chave
23°20′ to 26°40′ Virgem
Pe
Leão
Sol
Oculto
26°40′ to 30°00′ Virgem
Po
Virgem
Mercúrio
Disciplina
00°00′ to 3°20′ Libra
Libra
Vênus
Relacionamento
3°20′ to 6°40′ Libra
Escorpião
Marte
Misterioso



Pontos Fortes: Sociável; perceptivo; familiarizado; independente; motivado; alto astral; elegante; digno; judicioso; bem lido; atraente; bem vestida; atraído pela filosofia e pelo pensamento social; prefere a expressão física da criatividade, como a escultura; gravura; negócio experiente; espiritualidade profunda.

Fraqueza: Arrogante; egocêntrico; facilmente entediado; presunçoso; argumentativo; julgador; perdulário; rápido para desafiar o ponto de vista do outro; antiético; atraído por companheiros que são excitantes; mas negligente; falta de integridade.

Profissões: Arquitetos, designers, escultores, artesãos, designers de moda, designers de cosméticos, cirurgiões plásticos, fotógrafos, artistas gráficos, compositores, oradores, empresas de comunicação, designer de interiores, designers de jóias, especialista em feng shui, inventor, produção de máquinas, construtores, paisagistas, pintores, roteiristas, cenógrafos, diretores de arte, artistas de teatro, músicos de jazz, herbanários, publicidade ou qualquer trabalho que exija versatilidade.

Atividades favoráveis: cuidados de saúde, compra de roupas novas, consertos em casa, design de casa, artes e ofícios, atividades mecânicas, performances, decoração, práticas espirituais, relativas ao sexo oposto, preparação de medicamentos, atividades que exigem carisma e eloqüência.

Atividades desfavoráveis: casamento, investigação ou confronto direto.