© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

18. Jyeṣṭhā – ज्येष्ठा


Jyeṣṭhā – 16º40’ – 30º00’ Escorpião




Jyeṣṭhā é identificável no céu noturno como a brilhante estrela vermelha Antares. Esta estrela reside no coração de Escorpião e é muitas vezes maior que o nosso próprio sol. Jyeṣṭhā significa o "mais velho" e é uma estrela associada à antiguidade. As pessoas nascidas sob essa estrela têm a capacidade de realizar grandes realizações, mas precisam primeiro aprender a lidar com seus conflitos internos e exercer seu poder com responsabilidade. O símbolo de Jyeṣṭhā é um brinco ou disco que representa a energia do deus Vishnu e Mercúrio. Isso confere proteção e habilidades intelectuais. Os nascidos sob Jyeṣṭhā defenderão os vulneráveis ​​ou desprivilegiados. A divindade dominante, Lord Indra, dá uma natureza sagaz e corajosa. O povo de Jyeṣṭhā deve ser cauteloso com a tendência de se tornar excessivamente preocupado com o reconhecimento. Sua generosidade e caridade são a chave para estabelecer autoridade.

Características Gerais: habilidades brilhantes e analíticas, poucos amigos, alegres e virtuosos.
Tradução: "O mais velho", "O mais antigo"
Símbolo: Talismã de proteção com brinco, guarda-chuva ou circular (pode representar o disco de Viṣṇu)
Símbolo Animal: Um Cervo Masculino ou Lebre
Divindade Presidente: Senhor Indra, rei dos Deuses
Planeta Controlador: Mercúrio
Divindade de Mercúrio: Viṣṇu
Natureza: Rākṣasa (demônio)
Modo: ativo
Número: 18 (ligado à energia da lua)
Gênero: feminino
Doṣa: Vata
Guṇa: Sattvico
Elemento: Ar
Disposição: Afiado, cortante e Terrível
Pássaro: Pato Brahmani
Árvore: Rattan (Calammus rotang)
Vogais: No, Yā, Yī, Yū (veja Padas de Jyeṣṭhā)
Também relacionado com Planetas: Marte, o regente de Escorpião, dá proteção e atividade; enquanto Ketu, estreitamente associado a Escorpião, traz transformação
Cada Nakṣatra é dividido em quatro quadrantes chamados padas que contêm características mais específicas de uma pessoa nascida durante o pada de Jyeṣṭhā:


Pada
Graus
Vogal
Navāṃśa
Governado
Palavra Chave
16°40′ – 20°00′ Escorpião
No
Sagitário
Júpiter
Generosidade
20°00′ – 23°20′ Escorpião
Capricórnio
Saturno
Responsabilidade
23°20′ – 26°40′ Escorpião
Aquário
Saturno
Altruísmo
26°40′ – 30°00′ Escorpião
Peixes
Júpiter
Sacrifício


 Força: Maior sucesso em sua família; constrói amizades e uma rede de apoio; engenhoso; generoso; autoconfiante; eventualmente rico; toma conta da família; apaixonado; respeitável; recebe fama e honras; autoconfiante; assume o controle; e fazer as coisas; Apaixonado por sagacidade; virtuoso; satisfeito; talentoso na música; capacidade de design inventivo; tem gênio criativo; interessado no oculto; pode realizar qualquer coisa que eles decidam; perseverar para fazer a diferença.


Fraqueza: Curto-humorado; afetado por problemas familiares; muito intenso na natureza; auto-importante; egoísmo; esconde seus sentimentos e intenções; comportamento pacífico; cobre a impaciência e a imoralidade; manipulativo; questões de controle; irritável; solitário; possessivo; dramatiza doenças e problemas para ganhar simpatia; possui muitas doenças; muitas mudanças de emprego; problemas no início da vida; atormentado; comportamento hipócrita e secreto.

Profissões: Músicos, líderes militares, políticos, burocratas, detetives da polícia, engenheiros, gerentes, filósofos, intelectuais, autônomos, funcionários do governo, postos administrativos, repórteres, comentaristas de rádio e TV, apresentadores de talk shows, atores, oradores, bombeiros, sindicalistas, ocultistas, máfia, guardas florestais, profissões com o exército de salvação, trabalho manual, atletas, controle de tráfego aéreo, radar, cirurgiões.

Atividades Favoráveis: Atividades que exigem responsabilidade, proteção, conspiração, espionagem, colocar o pé no chão, assumir o controle, atividade severa, expressar autoridade, administração, associação com idosos, cuidar da família, atividades ocultas, discussões sobre assuntos sérios, planejamento, disciplina

Atividades desfavoráveis: casamento, infidelidade, egoísmo, aproveitamento de outros, cura, viagens, muito descanso, excesso de tolerância, atividades que exigem diplomacia ou sensibilidade.