© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

5. Mṛgāśirṣā – म्रृगशीर्षा


Mṛgaśirā – 23º20’ Touro a 06º40’ Gêmeos



No céu noturno, Mṛgaśirā consiste de quatro estrelas localizadas na constelação de Orion: Bellatrix (Gamma-Orionis), Pi2, Pi3 e Pi4-Orionis. Belatriz é a mais brilhante dessas estrelas e está localizada no ombro direito de Orion. Essas estrelas formam a forma da cabeça de um cervo, que é o símbolo de Mṛgaśirā. No mapa da astrologia, Mṛgaśirā faz a ponte entre os signos de Touro e Gêmeos. Os nascidos sob Mṛgaśirā têm um caráter gentil e encantador e estão constantemente buscando conhecimento. Eles têm destreza mental, bem como uma grande capacidade de compreender informações. Eles devem ter cuidado para não se agitarem excessivamente ou se tornarem inquietos, assim, o movimento físico é útil para criar equilíbrio. Mṛgaśirā é o mais curioso dos Nakṣatras e suporta um bom senso de humor. Mṛgaśirā é uma estrela de variedade uma vez que as pessoas nascidas sob esta estrela passam por diversas experiências para encontrar seu propósito autêntico na vida.

Características gerais: impulsionado e auto-motivado; orientado para a ação; capaz ainda tímido; talentoso em pesquisa e falar em público; espiritualmente inteligente; buscando libertação.
Tradução: "Cabeça de veado" ou "benevolente"
Símbolo: cabeça do antílope
Símbolo Animal: Serpente Feminina
Deus presidente: Soma, o deus da lua
Planeta controlador: Marte
Divindade de Marte: Muruga
Natureza: Devas (semelhante a Deus)
Modo: passivo
Número 5
Gênero: neutro
Doṣa: Pitta
Guṇa: tamasico
Elemento: Terra
Disposição: Suave, Suave, Suave (Mridu)
Pássaro: galinha
Árvore: Milmesha (Acacia catechu)
Vogais: Ve, Vo, Kā, Kī
Também relacionado com planetas: Vênus, como o governante de Touro; Mercúrio, como o governante de Gêmeos.
Cada Nakṣatra é dividido em quatro quadrantes chamados padas que contêm características mais específicas de uma pessoa nascida durante o pada de Mṛgaśirā.


Pada
Graus
Vogal
Navāṃśa
Governado
Palavra Chave
23° 20′ to 26° 40′ Taurus
Ve
Leão
Sol
Expressivo
26° 40′ to 30° 00′ Taurus 
Vo
Virgem
Mercúrio
Discernimento
00° 00′ to 3° 20′ Gemini
Libra
Vênus
Social
3° 20′ to 6° 40′ Gemini
Escorpião
Marte
Intelectual



Pontos fortes: forte senso de individualidade; intelecto agudo; capacidade de aprender rapidamente; líder natural; trabalhador; orientado para a ação; espirituoso; esperto; esperançoso; curioso; inquisitivo; ansioso para adquirir mais conhecimento; perceptivo; sensível; amigável; pacífica; entusiasmado; ganha prazeres na vida; gosta de cantar, escrever, falar; articular; gosta de debates e argumentos; tem muitos amigos e interesses românticos; sensual; afluente; gosta de roupas e acessórios finos.

Fraquezas: Impulsivas; inconstante; desamparado; disperso; suspeito; desequilibrado; procura atenção constante; falta compromisso; crítico dos outros, mas sensível a críticas; facilmente ofendido; exausto de muita excitação; paquera; anseia por prazeres sensuais e tem múltiplas parcerias.

Profissões: Artistas; vocalista; músicos; escritoras; poetas; pintores; filósofos; indústria de pedras preciosas; produtos ou materiais relacionados com a terra; agricultores; silvicultura; desenvolvedores de terra; agrimensor; cartógrafo; Viajantes; exploradores; Empreiteiros de construção, negócios relacionados com maquinaria ou eletrónica; veterinários e ocupações relacionadas com animais de estimação; moda e indústria têxtil; representante de vendas; propaganda; locutor de rádio; administração; clarividentes, astrólogos; professores.

Atividades Favoráveis: Arte e atividades criativas; socializar e fazer novos amigos; sexo; viagem; exploração; buscando educação; Movendo-se para um novo local; saúde e revitalização; jardinagem; propaganda; iniciações espirituais.

Atividades desfavoráveis: ação agressiva ou agressiva, como confronto ou combate; casamentos, cerimônias; decisões de longo prazo.