© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

23. Shravishthā ou Dhaniṣṭha


Dhaniṣthā – 23º20’ Capricórnio – 06º40’ Aquário



Dhaniṣthā é composto de quatro estrelas na constelação de Delphini. No céu, as estrelas Alpha, Beta, Gamma e Delta Delphini formam a cabeça de um golfinho. Na astrologia, Dhaniṣthā faz a ponte entre os signos de Capricórnio e Aquário. Este nakshatra é associado a um tambor musical e é referido como a estrela da sinfonia. As pessoas nascidas sob este nakshatra frequentemente têm habilidades musicais naturais e também experimentam bom ritmo e tempo em todos os aspectos da vida. Há uma natureza aventureira e um desejo de viajar associado a Dhaniṣthā. As divindades dominantes, os oito Vasus, conferem uma variedade de traços de personalidade que se refletem na capacidade de viver uma vida boa e próspera. Pessoas nascidas sob Dhaniṣthā são perspicazes, caridosas e têm a capacidade de unir pessoas para um propósito comum.

Características gerais: Uma pessoa liberal, corajosa e rica que gosta de música.
Tradução: "Os mais ricos", "Os mais beneficentes", "Os mais ouvidos", "Os mais famosos"
Símbolo: tambor musical
Símbolo Animal: Uma Leoa Feminina
Deidade Presidente: Os oito Vasus, os deuses solares de energia e luz.
Planeta Controlador: Marte
Divindade de Marte: Muruga
Natureza: Rākṣasa (demônio)
Modo: ativo
Número: 23 (significa conclusão)
Gênero feminino
Doṣa: Pitta
Guṇa: tamasico
Elemento: Éter
Disposição: móvel
Pássaro: Abelha Dourada
Árvore: Mesquita Indiana, Vanni, Kejari (Prosopis cinenaria)
Vogais: Gā, Gī, Gū, Ge (ver Padas de Dhaniṣthā)
Também relacionado com Planetas: Saturno, o regente de Capricórnio e Aquário, provê disciplina; Rahu está associado à mídia
Cada Nakshatra é dividido em quatro quadrantes chamados padas que contêm características mais específicas de uma pessoa nascida durante o pada de Dhaniṣthā:

Pada
Graus
Vogal
Navāṃśa
Governado
Palavra Chave
23° 20’ – 26° 40′ Capricórnio
Leão
Sol
Ambicioso
26° 40’ – 30° 00’ Capricórnio
Virgem
Mercúrio
Habilidoso
0° 00’ – 3° 20’ Aquário
Libra
Vênus
Otimista
3° 20’ – 6° 40’ Aquário
Ge
Escorpião
Marte
Agressivo


Força: Aspira a posições elevadas e dignas; perspicaz; perceptivo; rico; caridade; tem bom desempenho em países estrangeiros; vive nos níveis espiritual e material; compassivo; bom conversador; gosta de música e dança; boas habilidades organizacionais; sincero; focado em realizações e desenvolvimento de suas carreiras; gosta de artigos antigos e mistificadores; especializado em pesquisa e astrologia.

Fraqueza: Agressivo; cruel; inconsiderado; enganoso; pode ferir os outros; inventa histórias e mentiras; detém informações; não gosta de saber o que fazer; argumentativo; loquaz; mal-humorado; descuidado; seleciona companheiro incompatível; luxurioso; dificuldades sexuais; problemas com o casamento; quer tudo por si; cobiçoso; auto-absorvido; narcisista.

Profissões: Músico, dançarino, intérprete, médicos, cirurgiões, agente imobiliário, administração de propriedades, cientista, pesquisador, físico, engenharia, mineração, trabalho de caridade, poeta, negócios de entretenimento, compositores, percussionistas, fabricantes de instrumentos musicais, vocalistas atletas, coordenadores de grupos, militares, astrólogos, psíquicos, curandeiros holísticos.

Atividades Favoráveis: Música, dança, celebração, concertos, cerimônias, viagens, atividades criativas, rituais religiosos, empréstimo de dinheiro, transações financeiras, rituais religiosos, meditação, yoga, jardinagem, tratamento de doenças, início de iniciativas educacionais.

Atividades desfavoráveis: casamento ou atividade sexual, comportamento restritivo, novas parcerias, atividade doméstica, atividades que exijam tato, criatividade ou ternura.