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ADHYAYA III – DIVISÕES DO ZODÍACO


ADHYAYA III – DIVISÕES DO ZODÍACO






Sloka 1 – Kshetra [49], ou um arco de 30°; Drekkana, Decanato ou um arco de 10°; Navāṃśa ou arco de 3 1/3°; Daśāṃśa ou um arco de 3° ou 1/10 da porção de um Rāśi; Horā [49-a]ou 1/2 de um Rāśi, ou seja, um arco de 15°; Trimsāṃśa ou 1/30 porção de um Rāśi, ou seja, um arco de 1°; Saptāṃśa, ou 1/7 da porção de um Rāśi, ou seja, um arco de 4 2/7°; Shashtyāṃśa, ou 1/60 de porção de um Rāśi, ou seja, um arco de 1/2°; e Kalāṃśa, ou 1/16 de porção de um Rāśi, ou seja, um arco de 1 7/8. Estes juntamente com o Dvādaśāṁsa, ou 1/12 de porção de um Rāśi, ou seja, um arco de 2 1/2, são denominados Daśā Vargas, ou as dez divisões do Zodíaco. Vargottama[50] é o nome dado aquele Navāṃśa em particular em uma Rāśi (Rāśi) que recebe o mesmo nome daquela mesma Rāśi (na carta Rāśi).

Sloka 2 – Das Vargās citadas, se omitirmos a Daśāṃśa, Shashtuāṃśa e Kalāṃśa, o remanescente de 7 tipos de divisões são conhecidos como Saptavargas[51]. Se destes excluirmos o Saptāṃśa, o restante serão 6 tipos de divisões e conhecidas como Shadvargas. Alguns são da opinião de que o efeito que emana do Navāṃśa é semelhante (ou igual) daquele da Rāśi e do Bhava. āṃśa


Sloka 3 – O efeito é pleno nas Rāśis [52]. Nos outros Vargas, ele é a metade; e no ShoDaśāṃśa, Daśāṃśa e Shashtyāṃśa Vargas, ele é 1/4 (de efeito). Em uma Rāśi ímpar, os planetas estão na infância, na juventude, na adolescência e na maturidade e in extremis, de acordo com o 1º, 2º, 3º, 4º, e último 6º graus das porções, respectivamente, em avanço por eles na Rāśi. Mas em um Rāśi par, estas principais divisões estão em sua ordem inversa.

Sloka 4 – Horā significa metade de uma Rāśi; em um Rāśi ímpar, as metades se tornam, respectivamente, para Sūrya e para Candra, e em uma Rāśi par, para Candra e para Sūrya. O Drekkana [53], ou as terceiras porções de um Rāśi, é governado pelos Senhores dos próprias Rāśis , do filho do Bhāva de Subha, ou o 5º e o 9º Bhāva. Os governadores dos Dvādaśāṁsas, ou a 1/12 porção de um Rāśi, são contados a partir daquele Rāśi. Em um Rāśi impar, os Trimsāṃśas ou graus, ou seja, a 1/30 porção alocadas para Maṅgala, Śani, Bṛhaspati, Budha e Śukra são, respectivamente, 5, 5, 8, 7 e 5. Em um Rāśi par, esta ordem é invertida. Ou seja, Śukra, Budha, Bṛhaspati, Śani e Maṅgala têm 5, 7, 8, 5 graus, respectivamente. Os primeiros Navāṃśas nos principais Rāśis a partir de Meṣa em diante, começam, respectivamente, com Meṣa, Makara, Tula e Karkaṭaka. [54]


Sloka 5 – No caso de um Rāśi ímpar, os Krura Shashtyamasas, ou as desfavoráves 1/60 porções são 1º, 2º, 8º, 9º, 10º, 11º, 12º, 15º, 16º, 30ª, 31º, 32º, 33º, 34º, 35º, 39º, 40ª, 42º, 43º, 44º, 48º, 51º, 52º e 59º. O restante são Saumya ou favoráveis. No caso de Rāśis pares, essa ordem é invertida, ou seja, as porções Shashtyāṃśa citadas como Krura nas Rāśis  ímpares se tornam propicias ou Saumya nas Rāśis  pares, e vice-versa.


Sloka 6 – Os Sapthāṃśas [55], ou as porções de 1/7 são, no caso de um Rāśi ímpar, contados regularmente a partir do própria Rāśi, enquanto que no caso de um Rāśi par eles são contados a partir do 7º em diante. No caso de um Rāśi ímpar, os Daśāmāṃśas, ou as porções de 1/10 são contadas a partir do própria Rāśi; no caso de um Rāśi par, a partir do 9º em diante. Os Senhores dos ShoDaśāṃśas, ou das 1/16 sub divisões, no caso de um Rāśi ímpar, são aqueles dos 12 Rāśis contados a partir da Rāśi em diante e Brahma, Viṣṇu, Hara e Ravi. No caso de um Rāśi par, esta ordem é invertida. As partes célebres ou auspiciosas de grande excelência surgem dos principais Vargas (Rāśi, Horā, Drekkana, etc) pela combinação (das características especiais) do Trikoṇa, Moolatrikoṇabhavana, Swakshetra, Swochcha, Kendra e Vargottama e o número 7 no caso dos Saptha Vargas e 10 na Daśā Vargas. Outros os reconhecem como 13.

Sloka 7 – Considere com referencia para os 13 Vargas a posição dos planetas, quer eles estejam em uma casa amiga, em sua próprio Bhāva ou em uma casa de exaltação. Você terá os seguintes tipos de resultados Vaiseshikāṃśas. A combinação de 2 Vargas[56] é chamada Parijata; a união de 3 Vargas é denominada Uttama; a de 4 é chamada de Gopura. Quando 5 Vargas combinam, eles são chamados de Siṃhasana. A união de 6 Vargas é chamada de Paravata. A combinação de 7 vargas é chamada Devaloka; a de 8 Vargas, Suraloka. Airavata é o nome dado para a união de 9 Vargas.

Supondo a posição de Bṛhaspati a 8—1°—25’—1’’, ou o 2º grau de Dhanus. Ele ocupa se (1) Mūlatrikoṇa (2) Drekkana (3) Saptāṃśa (4) Daśāṃśa (5) Dvādaśāṁsa e (6) Kalāṃśa. Assim, Bṛhaspati deve ser declarado como tendo alcançado um Paravatāṃśa

Sloka 8 – Um planeta em um Parijatāṃśa fará o nativo respeitável, dotado com muitas boas qualidades, rico, feliz, com poder e dignidade. Um planeta situado em um Uttamāṃśa o fará modesto, inteligente e de boa conduta. Um planeta que alcança um Gopurāṃśa, assegura à pessoa bom intelecto, riqueza, terras, vacas e Bhāva. Um planeta colocado em um Siṃhasanāṃśa, permite ao nativo se tornar amigo de um rei ou um igual a ele.

Sloka 9 – o planeta que alcançou um Paravatāṃśa fará o nativo dotado com muitos bons cavalos, elefantes, veículos e outros suplementos principescos. A pessoa, em cuja natividade um planeta alcançou um Devalokāṃśa, será um rei largamente reconhecido por suas boas qualidades. O planeta que obteve um Airavatāṃśa na natividade de uma pessoa, o fará um segundo Deus Indra apto a ser saudado pelos reis. O planeta em um Suralokāṃśa assegura ao nativo boa sorte, saúde, milho, filhos e realeza.

Sloka 10 – Se ao nascimento um planeta está fraco em todos os 10 Vargas, ele causará a morte do nativo. Se um dos Vargas 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 ou 1 dos 10 Vargas estiver fraco, os seguintes efeitos serão dados: (1) destruição; (2) sofrimento; (3) calamidade; (4) infelicidade; (5) amor dos relacionamentos; (6) primeiro entre as relações; (7) amigo de um rei; (8) um homem rico; e (9) um rei. Se um planeta estiver forte em todos os Vargas, o nativo será o melhor dentre os reis. O efeito de um planeta estando no Bala e em outros Avasthas será aquele em que o nativo estará (1) progredindo; (2) feliz; (3) um rei; (4) sofrendo de doenças; e (5) morto, respectivamente.


Sloka 11 – Se houver uma preponderância em força de planetas benéficos nos Shadvargas [as seis divisões, como citado na nota de rodapé 51 deste mesmo capítula Rāśi, D-2, D-3, D-9, D-12 e D-30], o nativo será muito rico e viverá por um longo período. Se o Lagna acontecer de ocupar um Krura Āṃśas nos principais Shadvargas, o nativo será pobre, de vida curta e de disposição fraca [57].  Mas se os Senhores daqueles Āṃśas (porção de um Rāśi) estiverem fortes, a pessoa se tornará um rei. Se o Senhor (1) do ascendente do Navāṃśa, (2) do decanato que ascende, ou (3) do Lagna (ascendente da Rāśi, D-1) estiverem fortes, o nativo será, respectivamente, uma pessoa (1) dotada com felicidade e conforto, (2) igual a um rei, ou (3) um governador da Terra, possuindo boa fortuna.

Sloka 12 – A pessoa em cujo nascimento os maléficos ocupam a Horā de Sūrya [58] em Rāśis ímpares, será forte e robusto, cruel em seu comportamento e rico, enquanto que o nascidos com benéficos posicionados no Horā lunar das Rāśis  pares será brilhante na aparência, de fala suave, agradável e gracioso. Se estiver misturado os efeitos serão misturados. No caso de uma natividade onde o Lagna e Candra estão fortes e os Senhores das Rāśis  ocupados por eles também estão semelhantemente fortes, a pessoa será dotada com vida longa sem qualquer sofrimento e será imensamente célebre.

Sloka 13 – Os últimos decanatos[59] de Siṃha (leão), Meṣa (Áries), Dhanus (Sagitário), Tula (Libra), e Mithuna (Gêmeos); os primeiros decanatos de Dhanus e Meṣa; o segundo decanato de Kanyā (Virgem) e Mithuna são denominados Ayudha Drekkanas, ou decanatos armados (munidos com armas). O 2º decanato de Vṛścika (Escorpião) é chamado de Pasa (ou laço, armadilha). O primeiro Drekkana de Makara (Capricórnio) é chamado de Nigala (grilhões). O 1º Decanato de Siṃha (Leão) e Kumbha (aquário) e o 2º decanato de Tula (Libra) têm rosto de abutres. O último decanato de Vṛṣa (Touro) é um Pakshi (pássaro) e o 1º decanato de Karkaṭa (Câncer) tem um rosto semelhante ao de um porco.

Sloka 14 – O primeiro decanato de Escorpião, o último de Câncer e o último de Peixes são chamados de decanatos Serpentes. O 2º decanato de Meṣa e de Vṛṣa, o 1º de Leão e o último de Escorpião são chamados de decantos quadrupedes. Pessoas nascidas nestes (ou seja, quando estes decanatos ascendem, cai no ascendente) se tornam ricas, cruel em disposição, de caráter vil e indigente. Em um Rāśi dual, os 3 decantos em sua ordem serão Adhama ou mau, Madhyama ou moderado e Uttama ou bom, enquanto que no caso de um Rāśi móvel esta ordem é invertida. Em um Rāśi fixo, a ordem é mau, bom e misto. Assim também serão os efeitos quando estes decanatos estiverem no ascendente. Assim disse o sábio.


 Sloka 15 – Se o Senhor do decanato (ascendendo) estiver em seu próprio Varga, ou associado com um planeta benéfico, ou estiver em Rāśi de exaltação, ou ainda em uma casa amiga; se o Senhor do Trimsama (ascendendo), Dvādaśāṁsa ou Horā (Lagna?), possuindo força, estiver em uma posição semelhante, a pessoa será dotada com boas qualidades, será sempre puro, inteligente, terá longa vida, misericordioso e rico, possuirá filhos, será altamente renomado e desfrutará de todos os confortos de uma vida real.

Sloka 16 – Note a Rāśi ocupada por Maandi ao nascimento e note também onde o Senhor daquela Rāśi está posicionado. O Lagna ao nascimento estará em uma posição triangular à daquele Senhor citado ou em uma posição triangular ao do Navāṃśa ocupado pelo governante da Rāśi representando o Navāṃśa ocupado por Maandi. Pode ser triangular ao Navāṃśa Rāśi ocupado por Gulika quando Candra  está forte, o Lagna deve ser deduzido semelhantemente através de Candra sozinha ao invés de através de Maandi.

Sloka 17 – Candra, se posicionada em seu próprio decanato [60] ou em um decanato amigo, fará o nativo belo na aparência e possuído de boas qualidades. Se ela alcançou um Uttamavarga, ele também o fará muito sortudo; se ela estiver posicionada em qualquer outro lugar, ela dotará o nativo com as boas qualidades pertencentes ao planeta governante do Bhāva ocupada por ela.

Sloka 18 – Um planeta está resplandecente quando ele está em sua exaltação; ele é feliz quando está em seu moolatrikoṇa; ele é confiante em sua próprio Bhāva; ele está satisfeito quando em uma casa amiga; calmo quando alcança o Varga de um planeta benéfico. Ele é capaz quando ele brilha com esplendor sem nuvens.

Sloka 19 – Um planeta está torturado quando vencido por outro planeta (guerra planetária?). ele está baseado pela união com o Varga de um planeta maléfico. Ele está excessivamente  perturbado quando ocupa uma casa inimiga. Ele está com muito medo quando ele está em sua depressão (debilidade). Ele está caindo quando ele se põem ou desaparece (grau mais profundo de sua debilidade? O autor não especifica).

Sloka 20 – No caso de um planeta em um Pradeeptavastha, o bom efeito será pleno, enquanto que será nulo para um planeta no estado Vikala. No caso de condições de intervenções (Avasthas), os efeitos auspiciosos serão decrescentes proporcionalmente, enquanto a desproporcionalidade dos efeitos serão correspondentes ao aumento. A natureza dos efeitos dos principais Avasthas estarão completamente de acordo com os nomes que eles levam.



[49] – Mantreśvara não citou o restante das cartas divisionais, mas apenas estas que, na tabela que se segue, estão marcadas em negrito. As demais cartas citadas na tabela fazem parte de consultas em outros Shastras. Kshetra é o nome dado à carta Rāśi, que tem um arco de 30°, também conhecida como Kshetra Chakra.
[49-a] – No caso da D-2, cada metade é governada por Sūrya/Candra, sendo nas Rāśis  ímpares o 1º metade governada por Sūrya  e o 2º por Candra. Esta ordem se inverte nos casos das Rāśis  pares.
[50] Vargottama – alguns dizem que um planeta está em vargottama se ele ocupa o mesma Rāśi nas cartas Rāśi e Navāṃśa. Outros atribuem mais cartas associadas, indicando não só os planetas vargottama como também Rāśis (Rāśis) vargottama, quando estes acontecem de caírem na mesmo Bhāva em cartas divisionais diferentes.
[51] – Existem alguns grupos de divisões ‘Shadvarga’, 6 divisões, cujo grupo consiste das seguintes cartas: Rāśi, D-2, D-3, D-9, D-12 e D-30; ‘Saptavarga’, 7 divisões: Rāśi, D-2, D-3, D-7, D-9, D-12 e D-30; ‘Daśāvarga’, 10 divisões: Rāśi, D-2, D-3, D-7, D-9, D-10, D-12, D-16, D-30 e D-60; e ‘ShoDaśāvarga’, 16 divisões: Rāśi, D-2, D-3, D-4, D-7, D-9, D-10, D-12, D-16, D-20, D-24, D-27, D-30, D-40, D-45 e D-60.

DIVISÃO

ÁREA DA VIDA A SER VISTA



Rāśi
D-1
Existência, ao nível físico
Horā
D-2
Riqueza e dinheiro
Drekkana
D-3
Tudo relacionado aos irmãos e irmãs
Chaturthāṃśa
D-4
Residência, Bhāvas de propriedade, propriedades e fortuna
Panchāṃśa
D-5
Fama, autoridade e poder
Shashthāṃśa
D-6
Problemas de saúde
Saptāṃśa
D-7
Tudo relacionado às crianças (e netos)
Ashtāṃśa
D-8
Súbita e problemas inesperados, etc contencioso
Navāṃśa
D-9
Casamento e tudo relacionado ao cônjuge (s), dharma (dever e justiça), interação com outras pessoas, habilidades básicas, eu interior
Daśāṃśa
D-10
Carreira, atividades e realizações da sociedade
Rudrāṃśa
D-11
Morte e destruição
Dvādaśāṁsa
D-12
Tudo relacionado aos pais (também tios, tias e avós, ou seja, parentes de sangue dos pais)
ShoDaśāṃśa
D-16
Veículos, prazeres, confortos e desconfortos
Vimsāṃśa
D-20
atividades religiosas e questões espirituais
Chaturvimsāṃśa
D-24
Aprendizagem, conhecimento e educação
Nákṣatrāṃśa
D-27
Pontos fortes e fracos, a natureza intrínseca
Trimsāṃśa
D-30
Males e punição, sub-consciente, algumas doenças
Khavedāṃśa
D-40
Eventos  auspiciosos e não-auspiciosos
Akshavedāṃśa
D-45
Todos os assuntos
Shashtyāṃśa
D-60
Karma de vidas passadas, todas as questões


Vargas [52]

Efeito dos Planetas nestes Vargas



Rāśi
D-1
100%
Horā
D-2
50%
Drekkana
D-3
50%
Chaturthāṃśa
D-4
50%
Panchāṃśa
D-5
50%
Shashthāṃśa
D-6
50%
Saptāṃśa
D-7
50%
Ashtāṃśa
D-8
50%
Navāṃśa
D-9
50%
Daśāṃśa
D-10
1/4%
Rudrāṃśa
D-11
50%
Dvādaśāṁsa
D-12
50%
ShoDaśāṃśa
D-16
1/4%
Vimsāṃśa
D-20
50%
Chaturvimsāṃśa
D-24
50%
Nákṣatrāṃśa
D-27
50%
Trimsāṃśa
D-30
50%
Khavedāṃśa
D-40
50%
Akshavedāṃśa
D-45
50%
Shashtyāṃśa
D-60
1/4%

Governadores dos Decanatos de Um Rāśi – [53]


1º Decanato
Governante do Própria Rāśi
2º Decanato
Governante do 5º Rāśi contado dele
3º Decanato
Governante do 9º Rāśi contado dele




[54] – Leia próxima nota de rodapé na página seguinte para entender como se faz as divisões dos Vargas destas Cartas Divisionais citadas no Shastra e de outras também.

[55] Veja abaixo todas as cartas divisionais

1 - Drekkana D-3 – Cada Rāśi está dividida em 3 partes iguais de 10º cada. Os corpos nos primeiros 10º de uma Rāśi estão colocados no Drekkana Carta na mesma Rāśi. Os corpos nos 10º seguintes de uma Rāśi são colocados no Drekkana Carta no 5º da Rāśi. Os corpos nos últimos 10º de uma Rāśi são colocados no Drekkana Carta no 9º da Rāśi. 2 – Chaturthāṃśa ou Turyāṃśa  – D4 – Cada Rāśi está dividida em 4 partes iguais de 7.5º cada. Os corpos nos primeiros, segundos, terceiros e quartos 7.5º arco de uma Rāśi estão nos 1º, 4º, 7º e 10º daquela Rāśi (respectivamente) em Chaturthāṃśa. Em outras palavras, os planetas em (0º-7.5º) em uma Rāśi vão para o 1º daquela Rāśi; os planetas nos (7.5°-15°) vão para o 4º daquela Rāśi; os planetas nos (15°-22.5°) vão para o 7º daquela Rāśi; e os planetas nos (22.5°-30°) vão para o 10º daquela Rāśi. 3 – Panchāṃśa – D-5 – Cada Rāśi está dividida em 5 partes iguais de 6º cada. Os corpos nas 5 partes de uma Rāśi ímpar vão para Áries, Aquário, Sagitário, Gêmeos e Libra (respectivamente). Os corpos nas 5 partes de uma Rāśi par vão para Touro, Virgem, Peixes, Capricórnio e Escorpião, respectivamente. 4 – Shashthāṃśa – D-6 – Cada Rāśi está dividida em 6 partes iguais de 5º cada. Os corpos nas 6 partes de uma Rāśi vão para as 6 Rāśis que iniciam de Áries, ou Libra, dependendo se a Rāśi é ímpar ou par . 5 – Saptāṃśa – D-7 – Cada Rāśi está dividida em 7 partes iguais de 4°17' 8.57". Os corpos nas 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º partes de uma Rāśi vão para as 7 Rāśis iniciando da própria Rāśi, se for uma Rāśi ímpar, ou iniciando do 7º Rāśi dele se for uma Rāśi par. 6 – Ashtāṃśa – D-8 – Cada Rāśi está dividida em 8 partes iguais de 3º45’ cada. Os corpos nas oito partes de uma Rāśi vão para as 8 Rāśis iniciadas de Áries, Sagitário ou Leão, com base no fato de uma Rāśi estar em um Rāśi móvel, fixa ou dual. 7 – Navāṃśa – D-9 – Cada Rāśi está dividida em 9 partes iguais de 3º20’ cada. Os corpos nas 9 partes de uma Rāśi vão para as 9 Rāśis iniciadas de Áries, Capricórnio, Libra o Câncer, com base em se a Rāśi está em um Rāśi do fogo, da terra, do ar ou da água. Esta carta também é conhecida como Dharmansa. É a carta mais popular depois da Carta Rāśi e alguns astrólogos simplesmente se referem a ela como “Āṃśa” (divisão).
8 – Daśāṃśa – D-10 – Cada Rāśi está dividida em 10 partes iguais de 3º cada. Os corpos nas 10 partes de uma Rāśi vão para as 10 Rāśis iniciadas da própria Rāśi, ou o 9º dela, com base em se a Rāśi é um Rāśi ímpar ou par. Esta carta também é conhecida coma Daśāmaāṃśa ou Karmāṃśa ou Swargāṃśa.  9 – Rudrāṃśa – D-11 – Cada Rāśi está dividida em 11 partes iguais de 2º43’38” cada. Conte Rāśis de Áries à Rāśi que está sendo dividida, na ordem zodiacal. Conte o mesmo número de Rāśis na ordem inversa do zodíaco a partir de Áries. Os corpos nas 11 partes da Rāśi vão para as 11 Rāśis iniciadas da Rāśi encontrada assim. Esta carta também é conhecida como EkaDaśāṃśa. 10 – Dwadāṃśa – D-12 – Cada Rāśi está divida em 12 partes iguais de 2º30’. Os corpos nas 12 partes de uma Rāśi vão para as 12 Rāśis iniciando da própria Rāśi. 11 – ShoDaśāṃśa – D-16 – Cada Rāśi está dividida em 16 partes iguais de 1º52’30” cada. Os corpos nas 16 partes de uma Rāśi vão para as 16 Rāśis iniciando de Áries, Leão e Sagitário, baseado no fato da Rāśi ser móvel, fixo ou dual, respectivamente. Quando contamas Rāśis  de uma Rāśi dada, vamos no sentido horário do zodíaco. Depois de ir sobre as 12 Rāśis de uma Rāśi dada, temos a mesma Rāśi como a 13º Rāśi. Assim, a 13º, 14º, 15º e 16º Rāśis de uma Rāśi são simplesmente o 1º, 2º, 3º e 4º Rāśis. Esta carta também é conhecida como Kalāṃśa. 12 – Vimsāṃśa – D-20 – Cada Rāśi está dividida em 20 partes iguais de 1º30’ cada. Os corpos nas 20 partes de uma Rāśi vão para as 20 Rāśis iniciando de Áries, Sagitário e Leão, baseados se a Rāśi é móvel, fixa ou dual. 13 – Chaturvimsāṃśa – D-24 – Cada Rāśi está dividida em 24 partes iguais de 1º15’ cada. Os corpos nas 24 partes de uma Rāśi vão para as 24 Rāśis iniciando de Leão o Câncer, baseado no fato de uma Rāśi ser ímpar ou par. Esta carta também é chamada de Siddhāṃśa. 14 – Nákṣatrāṃśa – D-27 – Cada Rāśi está dividida em 27 partes iguais de 1º6’40’’ cada. Os corpos nas 27 partes de uma Rāśi vão para as 12 Rāśis iniciadas de Áries, Câncer, Libra e Capricórnio baseadas em que a Rāśi é do elemento fogo, terra, ar ou água. Esta carta também é chamada de Saptavimsāṃśa ou Bhāṃśa. 15 – Trimsāṃśa – D-30 – D-30 as posições dos planetas são calculados com base on nas seguintes regras: Rāśis Ímpares:  Corpos em 0°-5° nas Rāśis ímpares são colocados em Áries em D-30.  Corpos em 5°-10° Rāśis ímpares são colocados em Aquário em D-30.  Corpos em 10°-18° Rāśis ímpares são colocados em Sagitário em D-30.  Corpos em 18°-25° Rāśis ímpares são colocados em Gêmeos em D-30. Corpos em 25°-30° Rāśis ímpares são colocados em Libra em D-30. Rāśis Pares: Corpos em 0°-5° Rāśis pares são colocados em Touro em D-30.  Corpos em 5°-12° Rāśis pares são colocados em Virgem em D-30.  Corpos em 12°-20° Rāśis pares são colocados em Peixes em D-30.  Corpos em 20°-25° Rāśis pares são colocados em Capricórnio em D-30.  Corpos em 25°-30° Rāśis pares são colocados em Escorpião em D-30. 16 – Khavedāṃśa – D-40 – Cada Rāśi está dividida em 40 partes iguais de 45’ cada. Os corpos nas 40 partes de uma Rāśi vão para as 40 Rāśis iniciadas de Áries ou Libra, baseados se a Rāśi é ímpar ou par. Esta carta também é chamada de Chatvarimsāṃśa. 17 – Akshavedāṃśa – D-45 – Cada Rāśi está dividida em 45 partes iguais de 40’ cada. Os corpos nas 45 partes de uma Rāśi vão para as 45 Rāśis iniciadas de Áries, Leão ou Sagitário baseados no fato de uma Rāśi ser móvel, fixa ou dual. Esta carta também é chamada de Pancha-Chatvarimsāṃśa. 18 – Shaslttyāṃśa – D-60 – Cada Rāśi está dividida em 60 partes iguais de 30’ cada. Os corpos nas 60 partes de uma Rāśi vão para as 60 Rāśis iniciadas da própria Rāśi. Para ver a parte ocupada por um corpo, podemos tomar sua longitude do início da Rāśi ocupada, multiplicar por 2, tomar os graus e ignorar os minutos, adicionando 1 ao resultado. Veja também quais os graus prejudiciais e favoráveis para os planetas depositados ali.

[56] Isto só será válido caso o planeta esteja em sua própria Rāśi, em uma Rāśi amiga ou em uma Rāśi de exaltação. Por exemplo, se Budha se encontra em Gêmeos tanto na Rāśi quanto no Navāṃśa, e em outras diversas Cartas Divisionais, temos aí uma combinação específica que, de acordo com o número de Vargas em que Budha está depositado em Gêmeos, receberá um nome correspondente.

Nome da União
Nº de Vargas
Efeitos
Parijata
2 Vargas
respeitável, dotado com muitas boas qualidades, rico, feliz, com poder e dignidade.
Uttama
3 Vargas
modesto, inteligente e de boa conduta.
Gopura
4 Vargas
bom intelecto, riqueza, terras, vacas e Bhāva.
Simhāṃśa
5 Vargas
 tornar amigo de um rei ou um igual a ele.
Paravata
6 Vargas
dotado com muitos bons cavalos, elefantes, veículos e outros suplementos principescos.
Devaloka
7 Vargas
um rei largamente reconhecido por suas boas qualidades.
Airavatāṃśa
8 Vargas
um segundo Deus Indra apto a ser saudado pelos reis.
Suraloka
9 Vargas
boa sorte, saúde, milho, filhos e realeza.


[57] Isto já foi visto anteriormente no Sloka 5. Krura Āṃśa é um grau específico dentro da D-60, equivalendo a graus maléficos e benéficos de acordo com Rāśis pares ou ímpares. O autor neste Sloka comete um erro (ou o tradutor para o inglês), pois nos Shadvargas (6 divisões, a D-60 não está incluída). Caso o erro não tenha sido cometido, considere então o termo Krura Āṃśa como definido pelo Dicionario Sânscrito, ao qual se refere ao 1º, 3º, 5º, 7º, 9º e 11º Rāśis do zodíaco como Kruras e o restante como a-kruras, ou seja, Saumya ou benéficos. Considere para o Sloka 11 o Lagna em qualquer um desses Rāśis e se repetindo nos demais Vargas dos principais Shadvargas (aquelas 6 divisões já vistas anteriormente) para gerar o resultado mencionado neste Sloka.
[58] No Sloka 4 Mantreśvara ensina como ver os governantes das metades das Rāśis : Em Rāśis ímpares (Ar, Ge, Le, Li, Sg e Aq) a primeira metade é governada por Sūrya  e a segunda por Candra. Em Rāśis pares (Ta, Cn, Vi, Sc, Cp e Pi) a primeira metade é governada por Candra e a segunda por Sūrya .

Rāśis
Par/ímpar
1º metade
2º metade
Rāśis
Par/ímpar
1º metade
2º metade
Áries
Ímpar
Sūrya
Candra
Libra
Ímpar
Sūrya
Candra
Touro
Par
Candra
Sūrya
Escorpião
Par
Candra
Sūrya
Gêmeos
Ímpar
Sūrya
Candra
Sagitário
Ímpar
Sūrya
Candra
Câncer
Par
Candra
Sūrya
Capricórnio
Par
Candra
Sūrya
Leão
Ímpar
Sūrya
Candra
Aquário
Ímpar
Sūrya
Candra
Virgem
Par
Candra
Sūrya
Peixes
Par
Candra
Sūrya

[59] Vide tabela de decanatos e seus significados no rodapé da pagina seguinte.

[60] Mantreśvara não deixa claro nos slokas subsequentes qual o decanato de Candra e/ou seu decanato amigo. Ele também suprime, mais adiante, informações importantes como o significado de Pradeeptavastha, Vikala etc.




Assim termina o 3º Adhyaya sobre “As Divisões do Zodíaco” no trabalho Phaladeepika, composto por Mantreśvara.


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