ADHYAYA XIII – DURAÇÃO DA VIDA
Sloka 1 – A primeira coisa que deve
ser feita pelos mais velhos quando um filho nasce é determinar a longevidade ou
de outro modo e, em seguida, somente os outros efeitos. Se a natividade
encontrada possui também alguns méritos, eles devem ser investigados com a
ajuda de pessoas proficiente na ciência da Astrologia.
Sloka 2 – Com relação à correta
determinação do Lagna do nascimento, alguns são da opinião de que ele é o
momento do Adhana, ou concepção; outros dizem que ele é o momento quando a
cabeça (da criança) emerge; alguns outros dizem que ele é o momento quando a
criança toca o chão; enquanto que outros experientes na Astrologia asseguram
que é o momento quando a criança está completamente separada do útero da mãe.
Sloka 3 – No caso das criaturas
vivíparas, não é possível determinar o período de vida dentro dos primeiros doze
anos. Em consequência dos atos pecaminosos dos pais (quer neste ou em
nascimentos anteriores), a criança encontra com a destruição sendo capturado
por demônios chamados Balagrahas.
Sloka 4 – Se a criança morre nos
primeiros quatro anos, é devido aos pecados da mãe. Se no meio dos quatro anos,
é devido aos pecados acumulados de seu pai. Se ela encontra a morte nos últimos
4 anos, deve-se aos seus próprios pecados (em nascimentos anteriores).
Sloka 5 – No propósito de
afastar os efeitos maléficos anunciados acima, o pai deve organizar a
realização de ritos religiosos precedidos pelos encantamentos de Mantras e
oferecer oblações pela colocação de ghee em fogo consagrado sobre cada
aniversário do filho até os 12 anos; completando isto com tratamentos médicos
adequados e semelhantes, a vida da criança deve ser estimulada e a criança
protegida.
Sloka 6 – Os primeiros oito anos
da vida de um homem é o período do Balarishta – males que afligem a criança.
Até o 20º ano, dizem, é o período Yogarishta – males trazidos pelas conjunções
planetárias. Chama-se Alpayus o curto espaço de vida quando o período se
estende a 32. Chama-se Madhyamayus, ou meia idade, quando o período de vida se
estende até os 70 anos. É chamado Purnayus quando o período de vida se estende
a 100 anos.
Sloka 7 – Cem anos são
geralmente contados como o período de vida para um ser humano. A divisão deste
período em três porções constitui, respectivamente, o período de: vida curta,
idade mediana e vida longa, e é reconhecida universalmente.
Sloka 8 – Se um nascimento
ocorre em qualquer dos Yogas maléficos, isto é, (1) Dinamrityu; (2) Dinaroga;
ou (3) Vishaghatikala, a criança morrerá brevemente. Se houver um nascimento quando
Candra estiver nos asterismos (Nakśatra s)
(1) Pushya; (2) Purvashadha); e (3) Chitra, a morte do pai, da mãe, da criança
ou do tio materno, respectivamente, deve ser predita conforme Candra estiver
estacionada no 1º, 2º, 3º ou 4º quadrantes (padas
dos Nakśatra s?)
de qualquer uma destas estrelas naquele momento. Se um nascimento ocorre quando
Candra estiver em Moola e se o Lagna não
tiver qualquer conexão com qualquer um dos planetas benéficos, quer por
ocupação quer por aspecto, a destruição, respectivamente, do pai, da mãe ou da
própria família deve ser esperada conforme Candra estiver no 1º, 2º ou 3º. Mas
se o nascimento for quando Candra estiver
no 4º quadrante de Moola, haverá prosperidade e riqueza. No caso de Alesha, o
resultado é invertido.
Dinamirityu e Dinaroga são assim destinados no
Kalaprakasika:
O 1º quadrande de Dhanishtha e Hastha; o 2º
quadrante de Visakha e Aardha; o 3º quadrante de Uttarabhadra e Aslesha; e o 4º
quadrante de Bharani e Moola e o denominado Dinamirityu e outros Yogas
maléficos poderosos somente se ocorrer durante o dia.
O 1º quadrante de Aslesha e Uttarabhadrapada; o
2º quadrante de Bharani e de Moola; o 3º quadrante de Uttaraphalguni e de
Sravana; e o 4º quadrante de Swati e Mrigasiras são conhecidos como Dinaroga, a
influencia maléfica do qual existem somente se ocorrer durante o dia. Estes
dois, ou seja, Dinamritya e Dinaroga são, contudos, desprovidos do mal se eles
ocorrem durante a noite.
Para o Vishaghatika, veja V-112. Pg 293
Sloka 9 – Se um nascimento
acontece no extremo final de uma Rāśi que é ocupada por, ou associada com, ou
aspectada por um planeta maléfico, a criança certamente encontrará com sua
morte uma vez. Se o nascimento estiver em um Gandantha, o pai, a mãe, ou a
criança morrerá. Se a criança sobreviver, contudo, ela se tornará rei. Se o
nascimento se dá na junção de qualquer um dos quatro cantos com a Yuti do ou em
aspecto por um maléfico, a morte da criança acontecerá brevemente. Este mesmo
resultado acontecerá se Candra ao nascimento alcançar o grau fatídico em
qualquer Rāśi (veja o Sloka seguinte) e ao mesmo tempo estiver posicionada em
um Kendra ou o 8º Bhāva.
Sloka 10
– Se
os graus alcançados por Candra em Meṣa e em outras Rāśis forem,
respectivamente, 26, 12, 13, 25, 24, 11, 26, 14, 13, 25, 5 e 12, eles indicarão
morte. (Veja também a página 38).
Sloka 11 – Os seguintes também
são, respectivamente, considerados por outros como Mrityubhagas, ou graus
fatídicos nos principais Rāśis a partir de Meṣa em diante: 8, 9, 22, 25, 14, 4,
23, 18, 20, 21 e 10.
Sloka 12
–
Deve-se predizer a morte da criança ocorrendo brevemente nos seguintes casos:
(1) quando maléficos ocupam (por si mesmos) o 8º e Os Bhāvas Kendras; (2)
quando maléficos estão todos colocados no 1º e no 8º Bhāvas; (3) quando eles
ocupam o 1º e o 7º; (4) quando Candra ou
o Lagna estiverem entre dois maléficos; (5) se Candra estiver desprovida de
força e ocupando o 6º, 8º ou 12º; (6) se Candra minguante estiver em Yuti com
um maléfico, estiver no 1º, 5º, 7º ou 9º Bhāva; (7) se os maléficos estiverem no
8º e no 7º; e (8) quando nenhum planeta benéfico ocupam ou aspecta uma casa
Kendra.
Sloka 13
–
Quando o Senhor do Lagna ou da Rāśi ocupado por Candra ao nascimento estiver
fraco e mal colocado (ou sejam no 6º, 8º ou 12º Bhāvas), a criança morrerá
dentro de tantos anos quanto representado pela Rāśi em questão (quando contado
a partir de Meṣa). Se o planeta governando o decanato do Lagna, ou o decanato
ocupado por Candra estiver fraco e mal colocado, o período de falecimento da
criança ser conforme dentro de tantos meses quanto os representado pela Rāśi
governando o decanato em questão. O período de vida será tantos dias do
nascimento quanto forem os significados pela Rāśi governando o Navāṃśa Lagna ou
Chandra Navāṃśa quando o planeta governante deste for fraco e semelhantemente
mal colocado. Depois de uma cuidadosa observação como a que entre duas ou três
possibilidades predomina e quais maléficos estão posicionados no 5º e no 8º Bhāvas,
deve-se predizer sobre os males da criança.
Sloka 14
–
Considere os seguintes 3 pares: (A) o decanato das Rāśis do Lagna e de Candra;
(B) as Rāśis do Navāṃśa do Senhor do Lagna e do Senhor da Rāśi ocupado por
Candra; e (C) o Dvādaśāṁsa Rāśi do Senhor do Lagna e do Senhor do 8º Bhāva. A
vida da criança pode ser marcada como Deergha, Madhya e Alpa conforme (a)
quando uma das Rāśis dentre os 3 pares for um Rāśi Chara, um Rāśi Stthira e um Rāśi
Ubhaya; (b) quando uma das Rāśis for um Rāśi Stthira, o outro um Dwandwa, um Rāśi
Chara e um Rāśi Stthira; e (c) quando uma das Rāśis for um Rāśi Dwandwa, a
outra for um Rāśi Stthira, Dwandwa e Chara, respectivamente.
(A)
Lagna drekkana Rāśi
|
Chandra drekkana Rāśi
|
(B)
Lagnesa Navāṃśa Rāśi
|
Chandresa Navāṃśa Rāśi
|
(C)
Lagnesa Dvādaśāṁsa
|
Chandresa Dvādaśāṁsa
|
Rāśi
|
Rāśi
|
Chara
|
Chara
|
Dirgha
|
Chara
|
Stthira
|
Madhya
|
Chara
|
Ubhaya
|
Alpa
|
Stthira
|
Ubhaya
|
Dirgha
|
Stthira
|
Chara
|
Madhya
|
Stthira
|
Stthira
|
Alpa
|
Ubhaya
|
Stthira
|
Dirgha
|
Ubhaya
|
Ubhaya
|
Madhya
|
Ubhaya
|
Chara
|
Alpa
|
Sloka 15
– A
vida do nativo pode ser pronunciada como longa, média e curta conforme os
benéficos e o Senhor do Lagna estiverem todos posicionados em Kendras (1º, 4º, 7º,
10º), Panaphara (2º, 5º, 8º, 11º ) e Apoklima (3º, 6º, 9º, 12º),
respectivamente. Se o Senhor do 8º Bhāva e os maléficos ocupam semelhantes
posições, o inverso deve ser predito. Determine a amizade ou o inverso dos
seguintes pares: (1) o Senhor do Bhāva ocupada por Candra e aquela do 8º Bhāva
a partir de Candra (2) o Senhor do Lagna e daquela do 8º Bhāva a partir do
Lagna; e (3) Sūrya e o Senhor do Lagna. Se eles forem amigos, o nativo terá
vida longa; se forem inimigos, terá vida curta; se for neutros, terá vida
média.
Sloka 16
– Se o
Senhor do Lagna Rāśi e o Senhor do Lagna Navāṃśa estiverem mais fortes do que
os Senhores do 8º Bhāva contados um do outro, o nativo terá vida longa. O mesmo
deve ser observado com relação ao Senhor da Rāśi ocupada por Candra ou o Senhor
do Navāṃśa de Candra. Se o contrário, o resultado será o inverso.
Sloka 17
– Se o
Senhor do 8º Bhāva, possuindo mais força do que o Senhor do Lagna, ocupar um
Kendra, e maléficos estiverem posicionados no 8º e no 12º Bhāvas, a vida do
nativo será curta, ou ele pode ter vida média, ou mesmo prolongar sua vida para
um pleno período com vicissitudes de felicidade e miséria.
Sloka 18
– No
caso de um Alpayur yoga, a pessoa encontra com sua morte quando Śani, durante
seu trânsito, toca em seu primeiro ciclo, a porção particular do zodíaco
significado pela soma total das figuras (representando a posição da natividade)
de Śani, Bṛhaspati, Sūrya e Candra. Se o nativo tiver vida mediana, o evento
ocorrerá no 2º ciclo. O evento ocorrerá no 3º ciclo se o nativo tive vida longa
prenunciada. Um astrólogo inteligente predirá o evento depois de ter também reparado
que a Daśā e a Bhukti no momento é fatídico.
Sloka 19
– Se o
Senhor do Lagna estiver associado com um maléfico e estiver eclipsado pelos
raios de Sūrya, ou em depressão, ou em Rāśi inimigo, o falecimento do nativo
terá de ser predicado quando o mesmo Senhor, em seu trânsito, acontece de
ocupar uma dOs Bhāvas Dusthanas (6º, 8º, 12º) ou o Lagna, ou alguma forma
relacionado a ele. O mesmo evento pode também ser predicado a partir do Navāṃśa
Lagna, o decanato Lagna ou o Lagna Rāśi ocupado por Candra.
Sloka 20
– Se
os seguintes três planetas, ou seja, Candra, o Senhor da Rāśi ocupado pelo
mesmo, e o Senhor do Lagna estiverem todos bem colocados por associação ou
aspecto por bons planetas e possuindo muitos pontos de força, aquele momento
deve ser declarado como muito auspicioso e favorável para o nativo em questão.
Sloka 21
– O Senhor
da Rāśi ascendendo, estando possuído de grande força, e não aspectado por
maléficos, mas aspectado por benéficos, e ocupando um Kendra, protege da morte
e assegura à criança longa vida agraciada com numerosas virtudes e um ilustre
ou poderoso soberano.
Sloka 22
– Se Bṛhaspati,
o ministro dos Deuses, dotado com toda a força incomparável e brilhante com
seus raios, estiver posicionado no Lagna, ele pode sozinho proteger dos muitos
males que de outro modo seriam difíceis de serem superados, somente com uma
saudação humilde feita com toda sinceridade diante do Senhor Viṣṇu.
Sloka 23
– Candra
crescente se posicionada em um Trikoṇa (1º, 5º, 9º), no 11º Bhāva ou em um
Kendra (1º, 4º, 7º, 10º) em relação ao Lagna e ao mesmo tempo em um Rāśi ou Navāṃśa
pertencente aSūrya, Candra ou Bṛhaspati, conduzirá à realização de atos
meritórios todos os dias e protegerá completamente de todos os males.
Sloka 24
– Se,
em uma natividade, não houver maléficos no 1º, 4º, 5º, 7º, 8º, 9º e 10º Bhāvas,
e se o Senhor do Lagna e Bṛhaspati ocupam um Kendra, a pessoa realizará muitas
boas ações, desfrutará de todos os tipos de confortos e viverá por cem anos
livre de doenças.
Sloka 25
–
Através das Daśās anunciados por Sripati, através do Aṣṭakavargā, através do Kālacakra
Daśā e do sistema UduDaśā, um homem sábio deve predizer o Anyus do nativo pela
aplicação de regras apropriadas, depois de um cálculo correto das principais
posições planetárias, trabalhando cuidadosamente e um exame minucioso.
Assim
termina o 12º Adhyaya sobre “Duração da Vida” no trabalho de Phaladeepika
composto por Mantreśvara.
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