© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

ADHYAYA XIX – DAŚĀS E SEUS EFEITOS


ADHYAYA XIX – DAŚĀS E SEUS EFEITOS






                                                   
Sloka 1 – Os nove planetas que foram adorados de muitas formas, com devoção, e por um longo tempo por Parasara, foram agradados e concederam-lhe o conhecimento de cuidadosamente assegurar seus efeitos (sobre os nascimentos neste mundo). Sendo convencido depois de muitos testes que eles eram infalíveis, eu extraí somente a essência das escrituras astrológicas contendo seus famosos escritos e estabelecidos no famoso ‘Maha Daśā’.

Sloka 2 – Conte as estrelas a partir de Krittika em grupos de nove. Os planetas que presidem sobre as Daśās pertencendo às nove estrelas compondo cada grupo são, respectivamente, Sūrya, Candra, Maṅgala, Rāhu, Bṛhaspati, Śani, Budha, Ketu e Śukra, e seus respectivos anos são 6, 10, 7, 18, 16, 19, 17, 7 e 20.

Sloka 3 – No momento do nascimento, encontre o número de Ghatikas etc., ainda a ser percorrido por Candra na estrela em que ele está. Multiplique isto pelo número de anos atribuído ao governante da estrela e divida o produto por 60. O quociente será o período em anos ainda a passar. Qualquer resto pode ser convertido em meses pela multiplicação por 12 e dividindo por 60 e o restante novamente em dias pela multiplicação por 30 e dividindo por 60 e assim por diante.

Sloka 4 – Note a exata posição de Sūrya no zodíaco no momento do nascimento. Quando Sūrya em sua próxima volta chega à mesma posição, isto é considerado como um ano Solar, o qual é também o ano tomado para o sistema UduDaśā. Pela sub divisão do mesmo, os dias são também calculados.

MAHA DAŚĀ DE SŪRYA

Sloka 5 – Se ao nascimento Sūrya estiver mal colocado, ele irá, durante o seu Daśā, promover brigas, desprazeres súbitos do soberano, doenças entre os parentes, andanças com outros, angustia mental intolerável e perigo de fogo em riqueza, grãos, filhos e esposa.

Sloka 6 – Se ao nascimento Sūrya estiver posicionado em uma boo Bhāva, ele irá, durante seu Daśā, trazer a aquisição de riqueza por meio de atos cruéis, viagens, reis e brigas, peregrinações através de florestas e montanhas, enorme fama, sucesso nos negócios, severidade, apego (devoção) para sempre pelo seu dever e felicidade.


MAHA DAŚĀ DE CANDRA

Sloka 7 – Durante a Daśā de Candra haverá tranquilidade da mente, sucesso em todos os negócios, bom alimento, aquisição de esposa, filhos, ornamentos, roupas, pedras preciosas, vacas e terras. A pessoa será honrada pelos Brahmanes.

Sloka 8 – Todas as coisas devem ser declaradas depois de um exame da força de Candra. No primeiro período de dez dias do mês lunar, Candra é de força moderada. Durante o período do meio de dez dias, sua força é plena e é, portanto, muito auspicioso. Durante o terceiro período de dez dias sua força está em declínio e o efeito também irá gradualmente declinando.


MAHA DAŚĀ DE MAṄGALA

Sloka 9 – Durante a Daśā de Maṅgala a pessoa obterá riqueza através do fogo, do rei, luta livre e semelhantes. Haverá o influxo de dinheiro pela administração de remédios, falsidade, fraudes e várias ações cruéis. Ele será sempre incomodado (aflito) por problemas de bile, impureza do sangue e febre; ele terá intrigas com mulheres; ele brigará com sua esposa, filhos, parentes e mais velhos e daí sofrerá miséria; e ele terá prazer em desfrutar da fortuna dos outros.


MAHA DAŚĀ DE BUDHA

Sloka 10 – Quando a Daśā de Budha estiver operando, haverá encontro de amigos, confortos pessoais, fama através do aplauso de instruídos, favores dos mais velhos, habilidade no discurso, ações que beneficiam aos outros, felicidade para a esposa, filhos, amigos etc., uma posição exaltada.


MAHA DAŚĀ DE BṚHASPATI

Sloka 11 – Durante a Daśā de Bṛhaspati a pessoa irá realizar algumas ações virtuosas, terá filhos, será honrado pelo soberano e receberá a oração de grandes homens; haverá a aquisição de elefantes, cavalos e veículos, encontro da esposa, filhos e amigos, e realização (plena) de todos os seus desejos.


MAHA DAŚĀ DE ŚUKRA

Sloka 12 – Durante a Daśā de Śukra a pessoa obterá bens materiais e facilidades por seu passatempo e felicidade, bons veículos, vacas, gemas, ornamentos, tesouros, prazer na companhia de jovens donzelas, atividades intelectuais, viagem, ações auspiciosas e aceitação de presentes do soberano.


MAHA DAŚĀ DE ŚANI

Sloka 13 – Durante a Daśā de Śani a pessoa pode esperar que sua esposa e filhos tenha problemas de gota, reumatismo ou semelhante doenças de vento (Vata), perda na agricultura, falatório calunioso, intercurso com mulheres perversas, deserção de empregados, ausência de residência e destruição ou perda de tudo sob um imprevisto de seus parentes, terras, felicidade e riqueza.


MAHA DAŚĀ DE RĀHU

Sloka 14 – Durante a Daśā de Rāhu a pessoa pode esperar problemas do soberano, ladrões, veneno, fogo e armas, doença de filhos, perturbação mental, perda de parentes, insulto de pessoas inferiores, escândalos devido a uma quebra de decoro, expulsão ou demissão do emprego, ferimento da perna, ou pontapés, e falha dos negócios empreendidos.

Sloka 15 – Se Rāhu estiver associado com um benéfico e ocupar boOs Bhāvas (ou seja, outras que não as 6º, 8º ou 12º), seu período de Daśā será benéfico e plenamente auspicioso, e irá elevar o nativo à riqueza de um igual com o rei. O nativo terá todos os seus desejos preenchidos e estará em sua desfrutando felicidade. Haverá estabilidade acumulada de riqueza e ele se tornará altamente renomado.

Sloka 16 – Os astrólogos dizem que Rāhu em Kanyā, Mīna ou Vṛścika dá à pessoa, durante o seu Daśā, honra e felicidade, posse de terras, carros e empregados. Tudo isto, contudo, estará sujeito a se perder no final da Daśā.




MAHA DAŚĀ DE KETU

Sloka 17 – Durante a Daśā de Ketu a pessoa terá problemas com inimigos, ladrões, soberanos, feridas e armas, doenças devido ao calor excessivo, calúnias, um estigma para a sua família, perigo de fogo e ausência de seu próprio país.


EFEITOS NO MAHA DAŚĀ DE SŪRYA

Sloka 18 – Quando a Daśā de Sūrya estiver em progresso, os efeitos gerais a serem notados serão dinheiro feito por meio de atos cruéis, através de reis e de lutas, problemas de fogo e animais, inflamação dos olhos, doenças afetando o estômago e os dentes, problemas sérios para a esposa e para os filhos, separação de idosos reverenciados e dos pais, destruição de empregados e perda de propriedade.


EFEITOS NO MAHA DAŚĀ DE CANDRA

Sloka 19 – Durante a Daśā de Candra, a pessoa ganhará dinheiro através de orações sagradas, Deuses, Brahmanes e favores reais. Além disso ele terá uma profusão de flores, roupas, ornamentos, perfumes e vários e interessantes objetos de prazeres. Haverá uma mistura com doença e perda de dinheiro e ele sofrerá de doenças do vento (Vata).


EFEITOS NO MAHA DAŚĀ DE MAṄGALA

Sloka 20 – Durante o acontecimento do MahaDaśā de Maṅgala haverá tentativas de fazer dinheiro através de terras, brigas e do soberano. Ele irá adquirir também mais gados e terras. Haverá brigas com seus irmãos e filhos. Ele irá recorrer continuamente à sociedade de homens e mulheres perversos e sofrerá doenças oriundas da bile, do sangue, bem como através do fogo. Ele também terá perda de riqueza.


EFEITOS NO MAHA DAŚĀ DE RĀHU

Sloka 21 – No momento quando a Daśā de Rāhu estiver em progresso, a pessoa se tornará perversa em sua disposição, ou sofrerá de doença terrível, o qual não poderá ser diagnosticada e ele perderá sua esposa e filhos. Haverá perigo de envenenamento e problema de inimigos e ele sofrerá de doenças relacionadas aos olhos e à cabeça. Haverá também confusões com amigos e agricultores, e desprazer do soberano.


EFEITOS NO MAHA DAŚĀ DE BṚHASPATI

Sloka 22 – Durante a Daśā de Bṛhaspati a pessoa obterá novas roupas e outros objetos, terá empregados, grandeza comitiva e similares. Haverá aquisição de filhos, riqueza e novos amigos. Além disso, ele recebe adoração pela sanidade de seu discurso, o qual ganha aprovação geral. Ele sofrerá separação de seus mais velhos, terá doença no ouvido e problemas fleumáticos.


EFEITOS NO MAHA DAŚĀ DE ŚANI

Sloka 23 – No momento quando a Daśā de Śani estiver em progresso, o nativo irá adquirir riqueza por conta de algum problema no país e luta; ele obterá empregados e mulheres velhas; ele adquirirá vacas, búfalos e touros; e haverá problemas para filhos e esposa. Ele sofrerá de vento e doenças fleumáticas e hemorroidas, e uma sensação de queimação nas pernas, mãos e outros membros.


EFEITOS NO MAHA DAŚĀ DE BUDHA

Sloka 24 – Durante a Daśā de Budha, a pessoa obterá sempre o benefício de preceptores espirituais. Ele ganhará dinheiro através dos Brahmanes e adquirirá novas terras, vacas e cavalos. Ele adorará grandes homens e Deuses e adquirirá imensa riqueza. Doenças resultando de vento, calor e fleuma também o atormentarão.


EFEITOS NO MAHA DAŚĀ DE KETU

Sloka 25 – Durante a Daśā de Ketu a pessoa terá sofrimento e confusão causada por mulheres, problemas de riqueza e perda da riqueza; ele cometerá atos impróprios para os outros. Ele sofrerá banimento de seu país. Haverá sofrimento de dor de dente, dor nas pernas e problemas fleumáticos.


EFEITOS NO MAHA DAŚĀ DE ŚUKRA

Sloka 26 – Durante a Daśā de Śukra haverá a aquisição de esposa, joias, roupas, tesouros brilhantes, riqueza, ornamentos, cavalos, confortos de cama e assentos. Haverá também aumento de riqueza por comércio, agricultura e viagens, e uma ansiedade e angústia mental, separação (ou falecimento) de pais e mais velhos e miséria para os parentes.








Assim termina o Adhyaya XIX sobre “Daśās e seus Efeitos” no trabalho de Phaladeepika, composto por Mantreśvara.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário