© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

ADHYAYA VII – MAHA RAJA YOGAS


ADHYAYA VII – MAHA RAJA YOGAS



Sloka 1 – A pessoa nascida como três ou mais planetas em exaltação ou em Swakshetra e, ao mesmo tempo, posicionado em Kendras, será um rei altamente renomado. Se houver cinco ou mais planetas em uma natividade, eles farão a pessoa, mesmo se nascida e uma família comum, um rei (o governador do mundo), dotado com numerosos elefantes e cavalos.

Sloka 2 – Pessoas nascidas em uma família real se tornará rei se, no momento do nascimento, eles não estiverem sob qualquer Duryoga, ou se os planetas não estiverem eclipsados pelos raios de Sūrya. Três ou mais planetas posicionados em Kendras no nascimento, idêntico com seus próprias Rāśis  de exaltação fará reis de pessoas nascidas de famílias reais. Outros sob os Yogas acima serão somente seus iguais ou às vezes reis.

Sloka 3 – Mesmo um único planeta, embora em depressão, é capaz de fazer uma pessoa se tornar igual a um rei, desde que ele esteja com raios brilhantes, retrógrado em movimento e ocupando uma casa auspiciosa (ou seja, outra além daquelo 6º, 8º ou 12º). Deve haver dois ou três planetas ao nascimento e o nativo se tornará um rei. Se houver muitos posicionados em Rāśis ou Āṃśas eles vão fazer um rei dotado com todas as insígnias de realeza, tal como coroa, guarda chuva e acenos.

Sloka 4 – Se ao nascimento, dois, três ou mais planetas estão dotados com Digbala, o nativo será, se ele nascer de uma família real, tornar-se um rei e será vitorioso. Deve haver 5, exceto Śani, ou o mínimo de 4 planetas possuindo digbala, e a pessoa se tornará, embora de uma família comum, um rei.

Sloka 5 – Quando o Vargottama Navāṃśa no Lagna está surgindo, ou Candra ocupando um Vargottama Navāṃśa, e quando o Lagna está aspectado por quatro planetas que não Candra, o nativo, embora nascido em uma família de nível inferior, irá se tornar um rei.

Sloka 6 – Quando o Senhor do Lagna ocupa um Kendra ou o 9º Bhāva, alcançando um Vargottama Navāṃśa, e o Senhor do 9º Bhāva estão em exaltação ou em Swakshetra, alcançando um Āṃśa semelhante, o Yoga irá produzir no mundo um rei que irá se sentar à vontade em um veículo dourado extremamente belo colocado sobre as costas de um elefante, com abanos adornando os dois lados.

Sloka 7 – Mesmo um nascido em família inferior se tornará um rei se ao seu nascimento Candra brilhando com brilho branco estiver aspectado por um planeta colocado em exaltação ou em Swakshetra. Lua cheia posicionada em um Kendra que não o Lagna irá fazer um rei dotado com elefantes e cavalos.

Sloka 8 – Quando Śukra ocupa o asterismo Aswini (ou seja, o Nakṣatra Aswini, o qual inicia a 00°00’ de Áries e termina a 13°20’ deste mesma Rāśi) no Lagna e está aspectado por três ou mais planetas, ele fará no mundo um rei que irá destruir todos os seus inimigos. Se o Senhor do Lagna estiver forte e ocupar o 2º Bhava, o qual não é nem um Rāśi de depressão dele, nem é governado por um inimigo e está em Yuti com Śukra, a pessoa nascida se tornará um Rei.

Sloka 9 – Se ao nascimento de uma pessoa Maṅgala ocupa Meṣa (Áries), Siṃha (Leão) ou Dhanus (Sagitário), ou mesmo o Lagna, e estiver aspectado por um planeta amigo, um governante da terra é introduzido no mundo. Se o Senhor do 10º estiver no 9º e o Senhor desta última no 10º a pessoa nascida no Yoga acima se tornará um rei que será elogiado por seu povo.

Sloka 10 – Sūrya alcançando o centro de Dhanus (ou seja, a 15 graus de Sagitário); Candra exatamente lá (na Rāśi referido); Śani em Lagna e Maṅgala possuído de muito poder está em seu Rāśi de exaltação. Se esta posição planetária acontece ao nascimento de uma pessoa, ela irá se transformar em um rei tão poderoso que seus inimigos, oprimidos por seu valor de fogo, irão homenageá-lo de longe, com terror.

Nota – aqui Śani pode estar no Lagna idêntico a Dhanus (Sagitário), Mīna (Peixes) ou Tula (Libra).

Sloka 11 – Se Candra brilhante com seus dígitos assemelhando-se ao néctar ou à lima suavizada e ao caule de lótus em cor (ou seja, Lua Cheia), ocupa um Navāṃśa governado por Sūrya  e quando benéficos, não associados com maléficos, ocupam Kendras, a pessoa nascida se torna um rei terá muitos elefantes.

Sloka 12 – Se Candra é como o leite branco e a concha (ou seja, Lua cheia), e três planetas não ocupam seus Rāśis de depressão ou Vargas inimigos, mas são fortes e estão aspectados por benéficos, deposita-se e, seus próprios Āṃśas, a pessoa nascida se torna um rei e conquistará todos os seus inimigos.

Sloka 13 – Se Candra que alcançou o Vargottamāṃśa estiver aspectada por um planeta forte e se não há planetas maléficos posicionados no Lagna, a pessoa nascida se torna um imperador e possui um belo corpo.

Sloka 14 – Se ao nascimento, Bṛhaspati, Budha, Śukra ou Candra ocupam o 9º, com raios brilhantes, não eclipsados e também aspectados por, ou associado com, planetas amigos, o nativo se tornará um grande rei adorado por todos seus súditos como uma divindade.

Sloka 15 – Śukra, Bṛhaspati e Śani estão em Mīna (Peixes). Lua quase cheia em sua exaltação. Sūrya é aspectado por Maṅgala; e a Rāśi Meṣa (Áries) está ascendendo. A pessoa nascida no Yoga acima se tornará um rei governando um vasto exercito, por cuja marcha uma grande quantidade de poeira é levantada, o qual faz Sūrya invisível e como consequência, todos os lótus se encolhem sob a impressão de que Sūrya se pôs.

Outro significado do Sloka acima: Sūrya aspectado por Maṅgala está em Meṣa, ou Candra está aspectada por Maṅgala e Sūrya em Meṣa...

Sloka 16 – Se houver um nascimento à noite quando os benéficos estão em depressão ou em Bhāvas inimigas, idênticas às 11º, 6º ou 3º Bhāva, ou estão na sua mais elevada exaltação, ou estão todos posicionados em Kendras, com raios brilhantes, e se Candra estiver em Karkaṭaka (Câncer), idêntica à 10º Bhāva, a pessoa nascida se tornará um imperador governando os 3 mundos sob uma sombrinha.

Sloka 17 – Se Candra com plenos dígitos (Lua cheia) ocupa um Vargottamāṃśa [67] (o 1º Navāṃśa de um Rāśi móvel, o 5º em um Rāśi fixo e o 9º em um Rāśi dual), a pessoa nascida se tornará um poderoso governador da terra e sua fama será imensa. Ele comandará um número de cavalos, a poeira levanta por seus cascos será tão poderosa que Sūrya se assemelhará à Candra pela manhã.

Sloka 18 – Se ao nascimento, Bṛhaspati e Candra ocupam um Kendra e estão aspectados por Śukra, e não há planetas em depressão, o nativo se tornará um rei cuja fama será sem igual.

Sloka 19 – Se Candra ocupa uma Rāśi que recorre à água (isto é, do elemento água) ou um Āṃśa idêntico ao Lagna, se ela está em seu próprio Varga, ou em um Varga benéfico, a pessoa nascida se torna um rei que fará bem aos seus súditos e terá muitos elefantes. Ou se no dito anteriormente, não houver nenhum maléfico em Kendras, Candra deve então ocupar uma casa que não um Kendra e o nativo se tornará um rei governando muitos elefantes, mas oprimido seu povo.

Sloka 20 – Um descendente de uma família real se tornará um rei se ao seu nascimento Śukra estiver aspectado por Bṛhaspati. Bṛhaspati ocupando uma Rāśi que não Makara (Capricórnio), idêntico ao Lagna, providenciará um rei dotado com elefantes. O Senhor do Lagna ocupando um Kendra em plena força, fará um governador de homens a nascer. Budha na posição acima mencionada, aspectado por Bṛhaspati, trará ao mundo uma pessoa cujas ordens serão obedecidas por reis.

Sloka 21 – Um único planeta ocupando o seu mais elevado ponto de exaltação e aspectado por planetas amigos produz um rei. Tal planeta o fará imensamente rico se ele também estiver associado com outro planeta amigo. Sūrya em seu próprio Āṃśa e Candra em seu Swakshetra fará a pessoa nascida um rei dotado com cavalos e elefantes.

Sloka 22 – Candra com plenos raios ocupando Mīna (Peixe) e aspectada por um planeta amigo irá trazer ao mundo um rei preeminente em posição e deleitando-se no mundo. Se Candra estiver cheia e ocupando sua exaltação, a pessoa nascida se torna um rei muito generoso e caridoso e louvado pelos bons.

Sloka 23 – Candra no Āṃśa de um planeta muito amigo e aspectado por Śukra irá trazer para o mundo um rei dotado com muita riqueza. Se Candra na posição acima estiver aspectada por Bṛhaspati, a pessoa se tornará um rei que irá governar a terra inteira.

Sloka 24 – Os seguintes são 4 Raja yogas declarados por aqueles versados na ciência: (1) maléficos posicionados no 3º, 6º e 11º Bhāvas contados de uma ocupada pelo Senhor do Lagna ou da Janma Rāśi (a Rāśi em que Candra está depositada); (2) Maṅgala e Budha ocupando o 2º Bhāva a partir de Lagna; (3) Sūrya e Śukra situados no 4º Bhāva de Lagna; e (4) Maṅgala, Śani e Bṛhaspati divididos no 10º, 11º e no Lagna.

Sloka 25 – Se, excluindo os Senhores do 11º, o 9º e o 2º Bhāvas, houver mais que um ocupando um Kendra com relação à Candra, e se Bṛhaspati acontece de ser o Senhor do 2º, 5º ou do 11º Bhāva, a pessoa nasce sob o Yoga e se torna o governador de um império plenamente desabrochado.

Sloka 26 – Se, ao nascimento, um planeta estiver em sua depressão, e se o Senhor da Rāśi da depressão, ou aquele da exaltação do planeta, estiver em um Kendra com relação ao local de Candra ou do Lagna, a pessoa nascida se torna um rei e um governante justo.

Nota – de acordo com alguns, este Sloka significa o planeta que está exaltado naquela Rāśi.

Sloka 27 – Quando um planeta está em depressão, se o Senhor daquele Rāśi da depressão e o Senhor da Rāśi da exaltação do planeta estiverem em Kendras mutuas, o Yoga irá produzir um rei que se torna um imperador respeitado por todos os outros reis.

Sloka 28 – Quando um planeta está em depressão, mas é aspectado pelo Senhor daquela Rāśi, o Yoga fará o nativo um governador sobre a terra e famoso. E no Yoga acima, se aquele planeta em depressão estiver em uma casa auspiciosa (ou seja, outra que não as 6º, 8º ou 12º), onde há dúvida de que ele se tornará um dos melhores reis.

Sloka 29 – Quando um planeta ocupa seu Rāśi de depressão, se o Senhor da Rāśi assim ocupada, ou o Senhor da Rāśi da exaltação do planeta estiver em um Kendra com relação ao Lagna ou à Candra, a pessoa se torna um imperador dotado com plena riqueza, será virtuosamente disposto, respeitado por outros reis, poderoso, famoso e afluente.

Sloka 30 – se um planeta estiver em depressão, e se o Senhor daquele Rāśi da depressão, bem como aquele da Rāśi da exaltação do planeta, ou pelo menos um deles, estiver em um Kendra, a pessoa se tornará um imperador e será saudado por outros reis.

Nota – Aqui as palavras (BE B´É) também podem ser tornadas como “alguém em depressão”.

Existem cinco tipos de (xÉÒSɨɃVÉlÉÒMÉ) como se segue:

(1) O Senhor da Rāśi da depressão ou o planeta que está exaltado naquele Rāśi está em um Kendra a partir de Larga ou de Candra.
(2) O Senhor da Rāśi da depressão e o Senhor da Rāśi da exaltação do planeta em depressão estão mutuamente em Kendras.
(3) O planeta em depressão está aspectado pelo Senhor daquele Rāśi.
(4) O Senhor da Rāśi da depressão, ou o Senhor da Rāśi da exaltação do planeta em depressão está em um Kendra a partir de Lagna ou de Candra.
(5) O planeta em depressão está em um Kendra em relação ao Lagna ou à Candra.






[67] Calcule o Vargottama da seguinte maneira: Divida o número de um Rāśi contado a partir de Áries por 3 e veja o restante. 0, 1, 2 restantes indicam a Rāśi dual, móvel e fixa, respectivamente. Por exemplo. Áries, Câncer, Libra, Capricórnio sãa Rāśis móveis. Sabemos que a definição padrão do Navāṃśa popular hoje é – se um planeta ocupa o mesma Rāśi na Rāśi (Carta D-1) e no Navāṃśa (Carta D-9), diz-se que está em Vargottamāṃśa. Esta definição é equivalente à acima citada. Supondo que um planeta esteja no 9º parte de um Rāśi dual. Considere um Rāśi imóvel (Rāśi fixo) e um planeta em suo 5º parte. Desde que Rāśis fixas são da forma 3x + 2, o número do quarto a partir de Áries será (3x + 1) * 9 + 5 = 27x +14. A posição do planeta no Navāṃśa será a Rāśi representado por (27x + 14) mod 12. Note que 12x completam uma volta do zodíaco. Assim tomando o fator 24x + 12, isto é o mesmo que (3x + 2), (posição do planeta no Chakra Rāśi). Semelhantemente, pode-se argumentar sobre os outras Rāśis (móveis e duais).



Assim termina o 7º Adhyaya sobre “Maharaja Yogas”, no trabalho de Phaladeepika, composto por Mantreśvara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário