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ADHYAYA XII – FILHOS


ADHYAYA XII – FILHOS




Sloka 1 – Se Bṛhaspati e os Senhores do 5º Bhāva, contados do Lagna e de Candra, estiverem bem colocados, e o 5º Bhāva tem sobre si o aspecto de um planeta benéfico, ou do governante de uma casa auspiciosa (ou seja, outra que não o 6º, 8º e 12º), ou se os Senhores do Lagna e do 5º Bhāva, ou estiverem posicionados juntos em uma casa, ou têm mútuo aspecto benéfico, ou ocupam cada um o lugar do outro (parivatana), a aquisição de filho é certa.

Sloka 2 – Quando o 5º Bhāva contada do Lagna, Bṛhaspati e Candra estiverem, quer associados com, quer aspectados por maléficos, e quer desprovidos de aspectos benéficos, ou quando estOs Bhāvas estiverem rodeadas por maléficos pelos dois lados, e quando o Senhores dOs Bhāvas acima estiverem posicionados em Dusthanas (6º, 8º, 12º), a pessoa não poderá ter filhos.

Sloka 3 – Se um planeta maléfico governando o 5º Bhāva estiver naquelo Bhāva, a pessoa terá filhos. Quando aquelo Bhāva estiver ocupada por um maléfico, a pessoa terá filhos em abundância. Deve um planeta benéfico ocupar o 5º Bhāva e ao mesmo tempo governar aquele Rāśi ou estar em exaltação e o resultado será perda de filhos. As Rāśis  Vrischika, Kanyā e Siṃha, quando eles representam o 5º Bhāva são denominadas Rāśis ‘sem filhos’, e uma pessoa nascida sob esta condição irá ter um número limitado de progênie e isto também será realizado somente depois de um longo intervalo.

Sloka 4 – Quando Sūrya está posicionado no 5º Bhāva, em uma dessas Rāśis sem filhos (Vrischika, Kanyā e Siṃha), Śani no 8º e Maṅgala no Lagna; ou quando Śani, Bṛhaspati e Maṅgala ocupam, respectivamente, o Lagna, o 8º e o 12º, e o 5º Bhāva acontece de ser um Rāśi sem filhos; ou quando Candra  ocupa o 11º, e o 5º Bhāva contada de Bṛhaspati está ocupada por um planeta maléfico e houver muitos planetas estacionados no Lagna, a pessoa terá um filho tarde na vida e depois de um grande esforço.

Sloka 5 – Se Sūrya estiver isolado (sem associação com qualquer outro planeta) e ocupando o 5º Bhāva em Karkaṭaka, há possibilidade da pessoa ter filhos por uma segunda esposa. O mesmo deve ser predito se Maṅgala ou Śukra estiverem semelhante situados. Śani em tal posição dará muitos filhos. Candra ou Budha semelhantemente colocados não darão muitos filhos, enquanto que Bṛhaspati em um Rāśi de Candra (Câncer) no 5º Bhāva fará a pessoa o pai de muitas filhas.

Sloka 6 – Os seguintes 4 yogas levam à família à extinção: (1) o 4º, o 7º e o 10º Bhāvas da natividade, estando ocupada respectivamente por um planeta maléfico, Śukra e Candra; (2) o 12º, o 8º, o 5º e o 1º Bhāvas estando ocupadas por maléficos; (3) Śukra e Budha no 7º, Bṛhaspati no 5º e maléficos no 4º Bhāvas; e (4) Candra no 5º e maléficos no 8º, no 12º e no 1º.

Sloka 7 – Os seguintes dois Yogas levam à aflição através de filhos ou de esterilidade: (1) um maléfico no Lagna, seu Senhor no 5º, o Senhor do 5º no 3º e Candra em uma Rāśi ímpar ou em um Āṃśa no 5º e aspectado por Sūrya .

Sloka 8 – Se o 5º Bhava estiver em um Rāśi governado por Śani ou por Budha e aspectado por, ou em associação com, Mandi ou Śani, a pessoa terá um filho por adoção. O mesmo resultado será quando o Senhor do 5º Bhāva estiver fraco e não estiver conectado de qualquer forma com os Senhores do 1º e do 7º Bhāvas.

Sloka 9 – Se o Senhor do 5º Bhāva estiver em debilidade ou em uma casa inimiga, ou eclipsado, ou estiver em Yuti com os Senhores do 12º, 6º e 8º Bhāvas, o resultado será perda de filhos, dizem os astrólogos. O mesmo acontecerá no caso quando o Senhor do 5º estiver posicionado no 5º e não aspectado por benéficos.

Sloka 10 – Se em qualquer natividade o Senhor do 5º Bhāva, Bṛhaspati, Maṅgala e Sūrya estiverem todos posicionados em Navāṃśas masculinos, eles levam à possessão de um bom número de filhos, assim os sábios dizem, a natureza – boa ou, caso contrário – dos filhos sendo apurados a partir da força do Senhor do 5º Bhāva.

Sloka 11 – Se o Bhāva ou seu Senhor estiverem posicionados em um Rāśi masculino, ou Āṃśa, ou estiver em Yuti com, ou aspectado por planetas maléficos, os filhos serão todos homens. O nascimento de filhas será se Os Bhāvas mencionadas, ou seus Senhores, estiverem em Rāśi feminina ou Āṃśa, ou associados com ou aspectados pelos planetas femininos.

Sloka 12 – a concepção (de um nascimento) pode acontecer quando Sūrya e Śukra, no caso de masculinos, e Maṅgala e Candra, no caso de femininos, estiverem possuídos de força e passar através de suas Rāśis ou Āṃśas idênticos com um apachaya (1º, 2º, 4º, 7º, 8º, 9º e 12º Rāśi).

Sloka 13 – O número de gravidez dever ser determinado por uma consideração de (1) os planetas no 5º Bhāva ou aqueles que estão posicionados junto com o Senhor do 5º Bhāva, conforme muitos deles estejam em Navāṃśas amigos, de depressão ou inimigos. Um exame semelhante deve ser feito em relação à 5º Bhāva ou seu Senhor, contado da Rāśi ocupado por Bṛhaspati, a Rāśi representando o Navāṃśa ocupado por Sūrya .

Sloka 14 – Adicione junto às figuras representativas de Bṛhaspati, Candra e Maṅgala no caso de horóscopos femininos. Se o resultado indica uma Rāśi par e um Navāṃśa par, a força da fecundidade na mulher para produzir filhos é assegurada. Se for misturada (ou seja, Rāśi masculina e Āṃśa feminina, ou vice-versa), haverá filhos somente depois de longo esforço. Se a soma total das figuras indicativas das posições de Sūrya, Śukra e Bṛhaspati significam uma Rāśi ímpar e um Navāṃśa ímpar, isto indica que a virilidade no homem para produzir filhos é muito forte; e no caso das duas (Rāśi e Navāṃśa) serem par, deve-se prever um resultado misto.

Anoto abaixo dois horóscopos – um marido e sua esposa

MARIDO
ESPOSA
Nascimento, Terça, 24/03/03/1981
Nascimento, sexta, 23/06/1905
4-15p.m.
2-30 a.m.
(1) 11-11°-13’-02’’ Sūrya
(1) 02-09°-10’-01’’
(2) 04-29°-16’-41’’ Candra
(2) 10-28°-55’-10’’
(3) 00-19°-05’-08’’ Maṅgala
(3) 06-16°-05’-17’’
(4) 11-11°-38’-11’’ Budha
(4) 02-08°-08’-21’’
(5) 10-11°-27’-11’’ Bṛhaspati
(5) 01-02°-11’-24’’
(6) 09-27°-59’-08’’ Śukra
(6) 00-24°-11’-34’’
(7) 04-19°-56’-51’’ Śani
(7) 10-10°-18’-07’’
(8) 04-13°-25’-41’’ Lagna
(8) 00-16°-48’-44’’ Lagna
Adicionando (1), (6) e (5) obtemos:
Adicionando (5), (2) e (3) obtemos:
7-20°-39’-21’’ =
6-17°-11’-51’’ =
Vṛścika Rāśi, Makara Navāṃśa
Tula Rāśi, Mīna Navāṃśa
Ambos, Rāśi e Navāṃśa são pares.
Rāśi ímpar, Navāṃśa par.
Não é forte para produzir filhos
O resultado é misto

O Casal até agora não teve filhos.


Sloka 15 – Subtraia cinco vezes as figuras para Sūrya partir de cinco vezes as figuras para Candra. Se a Tithi representada pelo resultado é auspiciosa na metade clara de um mês, o filho é assegurado para o nativo (mesmo) sem muito esforço. Mas se estiver na metade escura do mês, não haverá tal possibilidade. É por um exame da força da Tithi – quer ela seja auspiciosa ou não – em ambos os Pakshas – claro e escuro – que se deve predizer a possibilidade do nativo ser abençoado com filhos. Durante um Amavasya, um Chidra (de Tithi), o Karana (Vishti) ou qualquer um dos Stthira karanas, não haverá filhos de modo algum.

As (Chidra) Tithis são (1) Chaturthi; (2) Shashti; (3) Ashtami; (4) Navami; (5) Dwadasi; e (6) Chaturdasi. Estes 6 são geralmente desprovidos de quaisquer funções auspiciosas.

Existem 11 Karanas distribuídos sobre as 30 Tithis do mês lunar à taxa de 2 Karanas por cada Tithi; quatros desses, ou seja, (1) Chatushpada; (2) Nagava; (3) Kimstughna; e (4) Sakuna são chamados de Stthira Karanas e são assim denominados conforme eles permanentemente mantêm longe sobre as quatro metades das Tithis começando da segunda metade de Krishna Paksha Chaturdasi. Os outros sete, ou seja, (1) Bava; (2) Balava; (3) Kaulava; (4) Taitthila; (5) Garaja; (6) Vanija; e (7) Vishti ou Bhadra são chamados de Chara, ou Karanas móveis, e ocorrem em 8 ciclos presidindo sobre as restantes 56 metades das Tithis do mês lunar. Iniciando com a última metade Suklapaksha prathama.

Tomando a amostra do horóscopo dado no Sloka anterior:

MARIDO
ESPOSA
Nascimento, Terça, 24/03/03/1981; 4-15p.m.
Nascimento, sexta, 23/06/1905;   2-30 a.m.


5 vezes as figuras para Candra 24-26°-23’25’’
5 vezes as figuras para Candra 51-24°-35’50’’
5 vezes as figuras para Sūrya 56-26°-05’-10’’
5 vezes as figuras para Sūrya 11-15°-50’-05’’
Subtraindo, obtemos:             04-00°-18’-15’’
Subtraindo, obtemos:             43-08°-45’-45’’
= 120°18’15’’ = 11º Tithi =
= 218°45’45’’ = 19º Tithi =
Ekadasi (metade clara)
Chaturthi (metade escura), o qual é uma

Tithi Chidra   (*)



(*) Esta subtração não me parece correta, mas a mantenho de acordo com o original do livro, deixando aos leitores as devidas observações e correções pessoais.


Sloka 16-18 – Deve, contudo, o resultado ser uma das Tithis (Chhidra), o Karana (Vishti), ou um Stthira karana, aludido na última sentença do Sloka anterior, para que se deva adorar a Lord Krishna pelos meios dos mantras do Purusha Sukta para proteger a família da ameaça de esterilidade. Se a Tithi divulgada for Shashti, ele deve adorar ao Devata SuBrahmāya; se for Chaturthi, ele deve adorar ao Senhor das Serpentes (Ketu); se for Navami, deve-se fazer a leitura de Ramayana e ouvir esta história; se for Ashtami, deve-se observar o Sravana Vrata (jejuando); se for Chaturdasi, deve-se adorar ao Devata Rudra (Śiva) por Rudraparayana; Se for Dwadasi, deve-se propiciar os Deuses pela alimentação liberal (doação); se for o Amavasya ou o Pournami, deve-se propiciar os Manes. Estas coisas devem ser feitas e com muito cuidado e esforço quando a Tithi acontece de estar entre as últimas cinco do mês, ou seja, depois de Krishna Paksha Daśāmi. Geralmente, na metade escura de um mês, pelo qual sempre das três divisões uma Tithi pode pertencer, o culto deve ser feito a uma divindade em especial sendo Nagaraja na primeira divisão, ou seja, do 1º à 5º tithis; a Skanda na segunda divisão, ou seja, as próximas 5 Tithis; e Hari no 3º divisão, do 11º à 15º Tithi.

Sloka 19 – Se ao nascimento o Senhor do 5º Bhāva estiver posicionado em um Rāśi inimigo, ou em depressão, ou eclipsado pelos raios de Sūrya, ou ocupando qualquer uma das Dushthanas, 6º, 8º ou 12º, ou se o planeta ocupando o 5º Bhāva estiver semelhantemente situado ou acontecer de ser o Senhor de qualquer uma das 3 Bhāvas, as Dushthanas, deve-se declarar sem filhos como resultado inevitável. Deve-se buscar no divino a fonte do mesmo por um exame da divindade particular, árvore e animal representados pela Rāśi ocupado por aquele planeta.

Sloka 20-22 – Se o planeta em questão acontece de ser Sūrya, a pessoa se torna sem filhos devido à injuria feita a Deus Śiva e a Garuda, e a consequente maldição dos Manes; se for Candra, será devido ao desprazer e raiva da mãe, uma Sumangali ou outra venerável mulher devido aos seus sentimentos terem sido feridos; no caso de Maṅgala será devido a alguma falta cometida à divindade da vila, ao Devata Kartikeya, a um inimigo, ou a um Dayadins de alguém; se o planeta for Budha, o problema se deve à maldição dos irmãos mais jovens ou à matança da prole (ovos de peixes e semelhantes criaturas) ou à ira de Viṣṇu; se for Bṛhaspati o planeta, será devido a algum prejuízo feito à família de um sacerdote Brahmane, ou à destruição de uma árvore cheia de frutos; se o Senhor do 5º Bhāva ou o planeta posicionado lá for Śukra, a causa será devida ao corte de uma árvore cheia de flores, ou à injúria causada a uma SenHorā virtuosa ou a uma vaca dócil ou a um ato pecaminoso cometido contra pessoas que devem ser reverenciadas; se Śani for o planeta, a causa será devida à destruição de um Aswatha ou árvore Pipul, ou em relação à ira de Yama ou através de espíritos de pessoas falecidas, duendes e semelhantes; se Rāhu for o ocupante do 5º Bhāva, ou estiver associado com o Senhor daquelo Bhāva, a causa será a maldição da serpente; no caso de Ketu, será devido à maldição de um Brahmane. Se for Mandi, será devido à maldição de espíritos dos falecidos; se Śukra e Candra em Yuti com Mandi, a causa será atribuída ao assassinato de uma donzela ou de uma vaca. Se Bṛhaspati e Ketu em Yuti com Mandi, a falta de filhos será pelo assassinato de um Brahmane.

Sloka 23 – Assim foi detalhado os principais pecados acumulados pela ação de uma pessoa em seus muitos nascimentos anteriores e agora revelados em sua presente natividade, o qual leva o nativo a não ter filhos e a proteger-se disto e assegurar um filho. Pessoas versadas na ciência astrológica recomendam (apropriadamente) Japas específicos, doações e outras boas ações prescritas para os principais planetas.

Sloka 24 – Um banho sagrado em Rameswaram, a pessoa engajar-se em recitações a uma pessoa venerável e reverenciada, adoração do Deus Śiva, a observação dos votos com relação a Viṣṇu (apropriadamente), doações, cerimonias em honra dos espíritos desencarnados, instalação da divindade Serpente – estes são os vários modos recomendados pelo qual se pode alcançar a progênie.

Sloka 25 – O nascimento de um filho deve ser esperado durante a Daśā ou Apahara de qualquer um dos 6 planetas, ou seja, (1) o Senhor do Lagna; (2) o Senhor do 7º Bhāva; (3) o Senhor do 5º Bhāva; (4) Bṛhaspati; (5) o planeta aspectando o 5º Bhāva; ou (6) o planeta ocupando o 5º Bhāva ou quando Bṛhaspati estiver em sua órbita transitando na Rāśi ou no Navāṃśa Rāśi ocupado pelo Senhor do 5º Bhāva, ou o Upagraha Yamakantaka.

Sloka 26 – Encontre quando o Senhor do Lagna estiver, durante o seu trânsito, (1) em Yuti com o Senhor do 5º Bhāva; (2) em seu Rāśi de exaltação; (3) em sua própria Rāśi; (4) no 5º Bhāva; e (5) na Rāśi ocupado pelo Senhor do 5º Bhāva. Durante qualquer um destes trânsitos o nascimento de um filho é possível.

Sloka 27 – Adicione as figuras dos seguintes três planetas: (1) O Senhor do Lagna; (2) o Senhor do 7º Bhāva; e (3) o Senhor do 5º Bhāva. Durante o curso do Maha Daśā representado pelo governante do asterismo (Nakśatra ) e nos Apaharas de qualquer um dos seguintes, ou seja, (1) o planeta no 5º Bhāva; (2) o planeta aspectando o 5º Bhāva; e (3) o planeta governando o 5º Bhāva, o nascimento de um filho pode ser predito.

Sloka 28 – Encontre qual dos seguintes é o mais forte: (1) o Senhor do 5º Bhāva; (2) Bṛhaspati; (3), (4), (5) e (6) os Senhores, respectivamente, das Rāśis e dos Navāṃśas ocupados por (1) e (2). Durante a Daśā ou Apahara do planeta mais forte, o nascimento de um filho é possível.

Sloka 29 – Os homens geralmente terão o nascimento de um filho quando Bṛhaspati, no curso de sua órbita, passa através de uma Rāśi trina aa Rāśi representando a Rāśi ou o Āṃśa (Navāṃśa) ocupado pelo planeta governando o 5º Bhāva contado a partir de Bṛhaspati. De acordo com outros tratados sobre o assunto, deve-se investigar as indicações de progênie a partir das posições dos planetas no momento de nascimento do nativo.

Sloka 30 – Note o governante do asterismo (Nakśatra ) ocupado por Candra, bem como aquela do 5º a partir dela. Adiciona as figuras desses dois planetas. Quando Bṛhaspati em sua órbita passar através da Rāśi representado por este resultado, ou através de um Rāśi triangular, o nascimento de um filho é possível.

Sloka 31 – O nascimento de um filho pode também ocorrer quando Sūrya, em sua órbita, passar através do terceira Rāśi contado da Rāśi que representa o Lagna (Nisheka) ou transitar em uma Rāśi triangular ao Lagna (Adhana).

Sloka 32 – Se um nascimento acontece em um Lagna que é o 5º ou o 9º do Adhana Lagna, deve-se declarar completamente os efeitos das boas ações do nativo feitas em prévios nascimentos. Se benéficos ocuparem ou aspectarem o Adhana Lagna, a pessoa nascida será dotada com vida longa, riqueza e felicidade.

Sloka 33 – Encontre o exato Dvādaśāṁsa (D-12) de Candra no momento do Adhana e a Rāśi a qual ela pertence. Conte a partir de Meṣa as Rāśis  tantas Rāśis conforme os números representados pelo Dvādaśāṁsa em questão. Quando Candra  estiver na Rāśi encontrada no mês do parto, o nascimento da criança pode ser esperado.

Sloka 34 – Deve-se predizer os efeitos por uma consideração das posições dos principais planetas com relação à Candra e ao Lagna no momento da pergunta, adoção de um filho, investidura do cordão sagrado, o dote de uma garota, a primeira maturidade, ou o momento da concepção, bem como seria se um nascimento  ocorresse naquele momento.





Assim termina o 12º Adhyaya sobre “Filhos” no trabalho de Phaladeepika, composto por Mantreśvara.


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