ADHYAYA XXII – KĀLACAKRA DAŚĀ
Sloka 1 – A tríade das estrelas
contadas a partir de Aswini deve ser lançada por quadrantes no Apasavya ou no
Pradakhina, de Meṣa a Mīna entre as 12 Rāśis, pelo qual os Navāṃśas que compõem
as tríades pertencem. Novamente, os 12 quadrantes da tríade contadas a partir
de Rohini devem ser atribuídas às 12 Rāśis contadas de Vṛścika até Dhanus (no
Savya inverso, Apradakhina ou anti-horário) nesta ordem.
Sloka 2 – Assim são as tríades
das estrelas contadas nesta ordem (a partir de Aswini) sendo distinguidas como
(Apasavya) e (Savya). Os anos assinalados para um planeta constituem o período
da Daśā da Rāśi governada por aquele planeta. Esta é a peculiaridade no sistema
(Kālacakra), diz o sábio.
Sloka 3 – 5, 21, 7, 9, 10, 16 e
4 são os números que representam o período em anos, respectivamente, dos sete
planetas contados Sūrya em diante, e são os meios (fontes) para sentir os bons
e os maus efeitos.
Sloka 4 – No sistema Kālacakra,
consistindo de Daśās, Apaharas etc., mostro agora as formulas para os
principais Nakśatra s padas de Aswini em diante. Cada fórmula consiste de nove
sílabas indicadas por seu número (como por Katapayadi mnemonics) o Rasyapaharas
em questão compondo a Daśā do Nakśatra pada sob consideração e,
consequentemente, o período total da vida pertencente daí pelos meios dos anos
alotados aos governantes das principais Rāśi.
Sloka 5 – Para aqueles nascidos
no primeiro (Pada) de Aswini, o primeiro subperíodo pertence a Meṣa-Maṅgala; o
2º pertence a Vṛṣa-Śukra; o 3º pertence a Mithuna-Budha; o 4º pertence a Kataka-Candra.
O 5º a Siṃha-Sūrya; o 6º a Kanyā-Budha; o 7º a Tula-Śukra; o 8º a Vrischika-Maṅgala;
e o 9º a Dhanur-Bṛhaspati. Para o 2º (Pada) de Aswini, os subperíodos são
governados por (1) Makara-Śani; (2) Kumbha-Śani; (3) Mīna-Bṛhaspati; (4)
Vrischika-Maṅgala; (5) Tula-Śukra; (6) Kanyā-Budha; (7) Kataka-Candra; (8) Siṃha-Sūrya;
e (9) Mithuna-Budha. Para o 3º Pada de Aswini, os subperíodos pertencem a (1) Vṛṣa-Sukra;
(2) Meṣa-Kuja; (3) Mīna-Guru; (4) Kumbha-Sani; (5) Makara-Sani; (6)
Dhanur-Guru; (7) Meṣa-Kuja; (8) Vṛṣa-Sukra; (9) Mithuna-Budha. Para o 4º Pada
de Aswini, os subperíodos são governados por (1) Kataka-Chandra; (2) Siṃha-Ravi;
(3) Kanyā-Budha; (4) Tula-Sukra; (5) Vrischika-Kuja; (6) Dhanur-Guru; (7)
Makara-Sani; (8) Kumbha-Sani; (9) Mīna-Guru.
1Aswini, Krittika
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1º Pada
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2º Pada
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3º Pada
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4º Pada
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1º Subperíodo
|
Meṣa-Maṅgala
|
Makara-Śani
|
Vṛṣa-Sukra
|
Kataka-Chandra
|
2º
Subperíodo
|
Vṛṣa-Śukra
|
Kumbha-Śani
|
Meṣa-Kuja
|
Siṃha-Ravi
|
3º Subperíodo
|
Mithuna-Budha
|
Mīna-Bṛhaspati
|
Mīna-Guru
|
Kanyā-Budha
|
4º
Subperíodo
|
Kataka-Candra
|
Vrischika-Maṅgala
|
Kumbha-Sani
|
Tula-Sukra
|
5º
Subperíodo
|
Siṃha-Sūrya
|
Tula-Śukra
|
Makara-Sani
|
Vrischika-Kuja
|
6º
Subperíodo
|
Kanyā-Budha
|
Kanyā-Budha
|
Dhanur-Guru
|
Dhanur-Guru
|
7º
Subperíodo
|
Tula-Śukra
|
Kataka-Candra
|
Meṣa-Kuja
|
Makara-Sani
|
8º
Subperíodo
|
Vrischika-Maṅgala
|
Siṃha-Sūrya
|
Vṛṣa-Sukra
|
Kumbha-Sani
|
9º
Subperíodo
|
Dhanur-Bṛhaspati
|
Mithuna-Budha
|
Mithuna-Budha
|
Mīna-Guru
|
Sloka 6 – Para o 1º Pada de
Bharani, os principais subperíodos são (1) Vrischika-Kuja; (2) Tula-Sukra; (3) Kanyā-Budha;
(4) Kataka-Chandra; (5) Siṃha-Ravi; (6) Mithuna-Budha; (7) Vṛṣa-Sukra; (8) Meṣa-Kuja;
e (9) Mīna-Guru. Para o 2º Pada de Bharani, os subperíodos são (1) Kumbha-Sani;
(2) Makara-Sani; (3) Dhanur-Guru; (4) Meṣa-Kuja; (5) Vṛṣa-Sukra; (6)
Mithuna-Budha; (7) Kataka-Chandra; (8) Siṃha-Ravi; e (9) Kanyā-Budha. Para o 3º
Pada de Bharani, os subperíodos são (1) Tula-Sukra; (2) Vrischika-Kuja; (3)
Dhanur-Guru; (4) Makara-Sani; (5) Kumbha-Sani; (6) Mīna-Guru; (7)
Vrischika-Kuja; (8) Tula-Sukra; e (9) Kanyā-Budha. Os subperíodos do 4º Pada de
Bharani são (1) Kataka-Chandra; (2) Siṃha-Ravi; (3) Mithuna-Budha; (4) Vṛṣa-Sukra;
(5) Meṣa-Kuja; (6) Mīna-Guru; (7) Kumbha-Sani; (8) Makara-Sani e (9)
Dhanur-Guru.
2Bharani
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1º Pada
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2º Pada
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3º Pada
|
4º Pada
|
1º Subperíodo
|
Vrischika-Kuja
|
Kumbha-Sani
|
Tula-Sukra
|
Kataka-Chandra
|
2º
Subperíodo
|
Tula-Sukra
|
Makara-Sani
|
Vrischika-Kuja
|
Siṃha-Ravi
|
3º
Subperíodo
|
Kanyā-Budha
|
Dhanur-Guru
|
Dhanur-Guru
|
Mithuna-Budha
|
4º
Subperíodo
|
Kataka-Chandra
|
Meṣa-Kuja
|
Makara-Sani
|
Vṛṣa-Sukra
|
5º
Subperíodo
|
Siṃha-Ravi
|
Vṛṣa-Sukra
|
Kumbha-Sani
|
Meṣa-Kuja
|
6º
Subperíodo
|
Mithuna-Budha
|
Mithuna-Budha
|
Mīna-Guru
|
Mīna-Guru
|
7º
Subperíodo
|
Vṛṣa-Sukra
|
Kataka-Chandra
|
Vrischika-Kuja
|
Kumbha-Sani
|
8º
Subperíodo
|
Meṣa-Kuja
|
Siṃha-Ravi
|
Tula-Sukra
|
Makara-Sani
|
9º
Subperíodo
|
Mīna-Guru
|
Kanyā-Budha
|
Kanyā-Budha
|
Dhanur-Guru
|
Sloka 7 – As fórmulas para Aswini
e Bharani estão descritas acima. As quatro fórmulas dadas para os 4 Padas de
Aswini também são, respectivamente, aplicadas para os 4 Padas de Krittika na
tríade (Apasavya-Pradakshina). As fórmulas para Rohini e para Mrigasiras na
tríade (Savya) estão citadas nos próximos dois Slokas e nas 4 fórmulas dadas
para os 4 Pada de Mrigasiras devem também serem usadas novamente para os 4
Padas de Ardra.
Sloka 8 – As subdivisões para o
1º Pada de Rohini são (1) Dhanur-Guru; (2) Makara-Sani; (3) Kumbha-Sani; (4) Mīna-Guru;
(5) Meṣa-Kuja; (6) Vṛṣa-Sukra; (7) Mithuna-Budha; (8) Siṃha-Ravi; e (9)
Kataka-Chandra. Para o 2º Pada de Rohini os subperíodos são (1) Kanyā-Budha;
(2) Tula-Sukra; (3) Vrischika-Kuja; (4) Mīna-Guru; (5) Kumbha-Sani; (6)
Makara-Sani; (7) Dhanur-Guru; (8) Vrischika-Kuja; e (9) Tula-Sukra. Para o 3º
Pada de Rohini os subperíodos são (1) Kanyā-Budha; (2) Siṃha-Ravi; (3)
Kataka-Chandra; (4) Mithuna-Budha; (5) Vṛṣa-Sukra; (6) Meṣa-Kuja; (7)
Dhanur-Guru; (8) Makara-Sani; e (9) Kumbha-Sani. O 4º Pada de Rohini tem os
seguintes subperíodos (1) Mīna-Guru; (2) Meṣa-Kuja; (3) Vṛṣa-Sukra; (4) Mithuna-Budha;
(5) Siṃha-Ravi; (6) Kataka-Chandra; (7) Kanyā-Budha; (8) Tula-Sukra; e (9)
Vrischika-Kuja.
3Rohini,
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|
1º Pada
|
2º Pada
|
3º Pada
|
4º Pada
|
1º Subperíodo
|
Dhanur-Guru
|
Kanyā-Budha
|
Kanyā-Budha
|
Mīna-Guru
|
2º
Subperíodo
|
Makara-Sani
|
Tula-Sukra
|
Siṃha-Ravi
|
Meṣa-Kuja
|
3º
Subperíodo
|
Makara-Sani
|
Vrischika-Kuja
|
Kataka-Chandra
|
Vṛṣa-Sukra
|
4º
Subperíodo
|
Mīna-Guru
|
Mīna-Guru
|
Mithuna-Budha
|
Mithuna-Budha
|
5º
Subperíodo
|
Meṣa-Kuja
|
Kumbha-Sani
|
Vṛṣa-Sukra
|
Siṃha-Ravi
|
6º
Subperíodo
|
Vṛṣa-Sukra
|
Makara-Sani
|
Meṣa-Kuja
|
Kataka-Chandra
|
7º
Subperíodo
|
Mithuna-Budha
|
Dhanur-Guru
|
Dhanur-Guru
|
Kanyā-Budha
|
8º
Subperíodo
|
Siṃha-Ravi
|
Vrischika-Kuja
|
Makara-Sani
|
Tula-Sukra
|
9º
Subperíodo
|
Kataka-Chandra
|
Tula-Sukra
|
Kumbha-Sani
|
Vrischika-Kuja
|
Sloka 9 – Para o 1º Pada de
Mrigasiras os subperíodos são (1) Mīna-Guru; (2) Kumbha-Sani; (3) Makara-Sani;
(4) Dhanur-Guru; (5) Vrischika-Kuja; (6) Tula-Sukra; (7) Kanyā-Budha; (8) Siṃha-Ravi;
e (9) Kataka-Chandra. Os subperíodos para o 2º Pada de Mrigasiras são (1)
Mithuna-Budha; (2) Vṛṣa-Sukra; (3) Meṣa-Kuja; (4) Dhanur-Guru; (5) Makara-Sani;
(6) Kumbha-Sani; (7) Mīna-Guru; (8) Meṣa-Kuja; e (9) Vṛṣa-Sukra. O 3º Pada de
Mrigasiras tem os seguintes subperíodos (1) Mithuna-Budha; (2) Siṃha-Ravi; (3)
Kataka-Chandra; (4) Kanyā-Budha; (5) Tula-Sukra; (6) Vrischika-Kuja; (7) Mīna-Guru;
(8) Kumbha-Sani; e (9) Makara-Sani. Os subperíodos para o 4º Pada de Mrigasiras
são (1) Dhanur-Guru; (2) Vrischika-Kuja; (3) Tula-Sukra; (4) Kanyā-Budha; (5) Siṃha-Ravi;
(6) Kataka-Chandra; (7) Mithuna-Budha; (8) Vṛṣa-Sukra; e (9) Meṣa-Kuja.
4 Mrigasiras
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1º Pada
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2º Pada
|
3º Pada
|
4º Pada
|
1º Subperíodo
|
Mīna-Guru
|
Mithuna-Budha
|
Mithuna-Budha
|
Dhanur-Guru
|
2º
Subperíodo
|
Kumbha-Sani
|
Vṛṣa-Sukra
|
Siṃha-Ravi
|
Vrischika-Kuja
|
3º
Subperíodo
|
Makara-Sani
|
Meṣa-Kuja
|
Kataka-Chandra
|
Tula-Sukra
|
4º
Subperíodo
|
Dhanur-Guru
|
Dhanur-Guru
|
Kanyā-Budha
|
Kanyā-Budha
|
5º
Subperíodo
|
Vrischika-Kuja
|
Makara-Sani
|
Tula-Sukra
|
Siṃha-Ravi
|
6º
Subperíodo
|
Tula-Sukra
|
Kumbha-Sani
|
Vrischika-Kuja
|
Kataka-Chandra
|
7º
Subperíodo
|
Kanyā-Budha
|
Mīna-Guru
|
Mīna-Guru
|
Mithuna-Budha
|
8º
Subperíodo
|
Siṃha-Ravi
|
Meṣa-Kuja
|
Kumbha-Sani
|
Vṛṣa-Sukra
|
9º
Subperíodo
|
Kataka-Chandra
|
Vṛṣa-Sukra
|
Makara-Sani
|
Meṣa-Kuja
|
Sloka 10
– O
MahaDaśā inicial de uma vida pertence ao senhor da Rāśi que governa o Nakśatra Pada ocupado por Candra no momento do
nascimento, sendo assim a maior parte da do MahaDaśā da Rāśi correspondentes
aos Ghatikas que ainda restam do Nakśatra pada, e na ordem dos MahaDaśās que se seguem à
ordem natural do Nakśatra padas contados
daquele supracitado. Esta é a opinião, dizem os sábios, assegurados por alguns
astrólogos.
Sloka 11
–
Existe um número de fórmulas, cada uma composta de um número de sílabas
mnemonic, e que se referem aos principais Padas dos Nakśatra s, iniciando com o
primeiro pada de Aswini e dando às Rāśis uma determinada ordem. É com relação à
ordem das Rāśis nestas formulas que os MahaDaśās da Rāśi, do qual uma vida
consiste, devem ser determinados. Os homens (Vakyakrama) de uma escola
disseram, que devem ser adicionados.
Sloka 12
– Na
ordem das Rāśis (Vakyakrama), as junções no final de Katka, Vṛścika e Mīna dão
origem a (1) Manduka Gati; (2) Aswa ou Turaga Gati; e (3) Siṃhavalokana,
respectivamente, e as Daśās destes intervalos causam lastimáveis efeitos.
Sloka 13
– O
apahara ou a Bhukti de qualquer um dos planetas constituintes de um MahaDaśā é
assim obtido. Encontre o mnemonical silábico (das nove sílabas) compondo uma
formula cuja Bhukti é requerida e encontre o governante da Rāśi significada por
aquela sílaba. Multiplique o número de anos assinalado para este planeta pelo
numero de anos fixados para o planeta cujo MahaDaśā está sob consideração e
divida o produto pelo número total de anos que constituem o Ayus inteiro da
fórmula do Chakra. O quociente nos anos, etc, representará o subperíodo requerido.
Sloka 14
– O
número total de números indicados pela soma das nove silabas mnemonical de
qualquer fórmula, representa o número (em anos) do Parama Ayus para aquela
fórmula. Assim, o Parama Ayus em anos para as 12 Rāśi Āṃśas contadas de Meṣa em
diante em um (Apasavya Chakra) será 100, 85, 83 e 86, repetida três vezes,
enquanto aquelas para as 12 Rāśi Āṃśas contadas de Vṛścika em um (Savya Chakra)
será o mesmo mas no sentido inverso, ou seja, 86, 83, 85 e 100, repetido três
vezes.
Note: para mais informações
consulte o Jataka parijata, pp 965 a 1004.
Sloka 15
– O
que quer que tenha sido declarado anteriormente por mim, no caso dos principais
MahaDaśās, o mesmo deve ser citado por um sábio astrólogo no caso deste Daśās
também.
Sloka 16
–
Determine o 5º, o 8º, bem como o 4º a partir de Janmarksha, ou seja, da estrela
ocupada por Candra no momento do nascimento de uma pessoa. Os ciclos das Daśās
são calculados a partir de cada um destes, bem como do ponto inicial. A Daśā
contado do 5º é chamado de Utpanna; aquele do 8º é chamado de Adhana; aquele do
4º é chamado de MahaDaśā. Se as Daśās nesses ciclos têm suas contagens finais
um com o outro ou com o final da Daśā tomado na mesma ordem do Janmarksha, ou
seja, dando o mesmo número de anos, meses etc., é um sinal de que a vida da
pessoa terminará com a Daśā. No caso de pessoas dotadas com vidas curta, longa
e média, a saída do mundo acontecerá na proximidade da Daśā do 3º, 7º e 5º
estrelas, respectivamente, contadas das estrelas natal, sendo chamadas Ê´É{ÉkÉÉ®É, ´ÉPÉiÉÉ®É
e (inelegível).
Sloka 17
– 1,
2, 9, 20, 18, 20 e 50 são as figuras indicando o número de anos prescritos,
respectivamente, para Candra, Maṅgala, Budha, Śukra, Bṛhaspati, Sūrya e Śani no
sistema NaisargikaDaśā (Daśā da natureza). As Daśās desempenham seu papel na
ordem dada aqui e de acordo com a força natural dos planetas. Os Yavanas são da
opinião de que o Lagna Daśā, que é benéfico, vem depois destes Daśās. Mas
outros não aprovam este método.
Sloka 18
– As
Rāśis , graus, minutos etc., de um planeta deve ser convertido em minutos, e
como muitos múltiplos de 2400 como pode ser necessário devem ser subtraídos do
mesmo. O restante representa os Ayushkalas do planeta. O mesmo deve ser
dividido por 200. O quociente dá o número de anos, meses e dias no (Āṃśayurdaya)
contribuindo para a expectativa de vida por um planeta de acordo com seu grau
etc., conforme Satyacharya. Se o planeta estiver retrógrado ou em exaltação,
seu quociente tem de ser triplicado. Se o planeta estiver em sua própria Rāśi
ou Navāṃśa, decanato ou Vargottama, o Ayurdaya tem de ser duplicado; se ele
estiver em depressão tem de ser reduzido pela metade. Se o planeta estiver
eclipsado, então também a redução tem de ser feita pela metade. Mas esta última
redução não se aplica a Śukra e nem a Śani.
Sloka 19
–
Quando planetas maléficos ocupam os 6 Bhāvas contados de trás para frente a
partir do 12º, um inteiro, um meio, um terço, um quarto, um quinto e um sexto,
respectivamente, do seu Ayurdaya é perdido. Quando planetas benéficos ocupam
tais posições, a perda é pela metade daquela ocorrida no caso de maléficos.
Quando os principais planetas estão em um Bhava, somente o mais forte deles
causa uma redução no Ayurdaya. Todos os planetas, exceto Maṅgala, perde um
terço de Ayurdaya quando em Bhāvas inimigas. O número de anos contribuídos para
o Lagna conforme e outros. Mas Satyacharya pronunciou este método com defeito,
e Varahamihira também o fez semelhantemente.
Sloka 20
ao 24 –
não mencionado neste Shastra.
Sloka 25
–
Jeevasarman estabelece de acordo com sua própria doutrina que o período máximo
de vida dado por cada planeta a partir de Sūrya é 1/7 de máximo período
agregado (120 anos e 5 dias). neste Ayurdaya também todas as reduções são
apreciadas. O Lagna Ayus também deve ser calculado da mesma forma como em
outros sistemas.
Sloka 26
– O
período pleno de vida no caso de homens foi declarado como de 120 anos (12X10)
por alguns. Outros dizem que o período pleno de vida será o tempo tomado por Śani
ao fazer 3 voltas completas em sua revolução (seu trânsito). Existe uma
terceira escola que diz que o período pleno de vida de um homem é o momento
tomado por Candra em 1.000 revoluções. Mas nós somos da opinião de que o
período pleno da vida de um homem nesta Kalyuga é somente de 100 anos como
citado nos Vedas.
Sloka 27
– Do
Lagna, de Sūrya e de Candra, qualquer deles que esteja mais forte, iniciará a
Daśā. Então, primeiro virá a Daśā dos planetas em seus Kendras e em outas
posições. Quando os principais ocupam juntos qualquer uma destas posições, a prioridade
será dada para o planeta que tem predominância em força. Quando eles acontecem
de terem forças iguais, o dá um período maior, em anos, do Ayurdaya, virá em
primeiro lugar. Quando houver igualdade em relação ao número de anos do
Ayurdaya dos planetas, aquele que surge primeiro depois de ser eclipsado por
Sūrya , obtém prioridade para iniciar a Daśā.
Se tais planetas, contudo, tem a oportunidade
de terem igual força, igual Ayurdaya e igual elevação após sua Yuti com Sūrya,
então aquele planeta que é anterior na ordem geral de preferencia dentre os
significadores, deve governar a Daśā em questão; e esta ordem geral de
preferencia é normalmente tomada da seguinte forma: (1) Lagna; (2) Sūrya; (3) Candra;
(4) Maṅgala; (5) Budha; (6) Bṛhaspati; (7) Śukra; e (8) Śani.
E a força de qualquer planeta para este
propósito é obtida pela multiplicação da posição pela distância do planeta a
partir de seu Bhava sandhi mais próximo, dividindo o produto pela distância
entre o Bhavāṃśa e um de seus Sandhis.
Sloka 28 – O Āṃśayurdaya deve ser
calculado sobre a predominância em força do Lagna; o Pindayurdaya sobre a
superioridade, em força, de Sūrya, e o Naisargikayurdaya quando Candra estiver mais forte em poder. Mostraremos agora
o que deve ser feito quando os três (Lagna, Sūrya e Candra) estão igualmente
fortes.
Sloka 29
–
Adicione os três Ayurdayas e divida a soma por 3. O quociente será o Ayurdaya
requerido. Se somente dois deles estiverem fortes, adicione os 2 Ayurdayas e
tome a metade do resultado. Quando os três planetas estiverem fracos, adote o
método defendido por Jeevasarman para encontrar o Ayurdaya.
Sloka 30
– O
Sistema do Kālacakra Daśā tem de ser utilizado somente quando o Senhor do Navāṃśa
ocupado por Candra for forte. O cálculo da Daśā como pelo método Nakśatra é sempre considerado o melhor.
Sloka 31
– O período
pleno de vida no caso dos homens e elefantes é dado como 120 anos e 5 dias,
enquanto que o de cavalos é de 32 anos. No caso de camelos será de 25 anos e de
24 para touros e búfalos. 12 anos são para cães e 16 anos são para ovelhas e
semelhantes.
Sloka 32
– Este
Ayus, ou seja, a expectativa de vida, foi declara pelos homens sábios em
relação a somente aqueles engajados na prática de ações virtuosas, que mantém
seus sentidos sob controle, que fazem uma dieta saudável, que são devotados aos
Brahmanes e aos Deuses, e que preservam as marcas de caráter e a conduta
peculiar às suas famílias.
Assim
termina o 22º Adhyaya sobre “Kālacakra Daśā” no trabalho Phaladeepika composto
por Mantreśvara.
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