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ADHYAYA XXII – KĀLACAKRA DAŚĀ


ADHYAYA XXII – KĀLACAKRA DAŚĀ







Sloka 1 – A tríade das estrelas contadas a partir de Aswini deve ser lançada por quadrantes no Apasavya ou no Pradakhina, de Meṣa a Mīna entre as 12 Rāśis, pelo qual os Navāṃśas que compõem as tríades pertencem. Novamente, os 12 quadrantes da tríade contadas a partir de Rohini devem ser atribuídas às 12 Rāśis contadas de Vṛścika até Dhanus (no Savya inverso, Apradakhina ou anti-horário) nesta ordem.

Sloka 2 – Assim são as tríades das estrelas contadas nesta ordem (a partir de Aswini) sendo distinguidas como (Apasavya) e (Savya). Os anos assinalados para um planeta constituem o período da Daśā da Rāśi governada por aquele planeta. Esta é a peculiaridade no sistema (Kālacakra), diz o sábio.

Sloka 3 – 5, 21, 7, 9, 10, 16 e 4 são os números que representam o período em anos, respectivamente, dos sete planetas contados Sūrya em diante, e são os meios (fontes) para sentir os bons e os maus efeitos.

Sloka 4 – No sistema Kālacakra, consistindo de Daśās, Apaharas etc., mostro agora as formulas para os principais Nakśatra s padas de Aswini em diante. Cada fórmula consiste de nove sílabas indicadas por seu número (como por Katapayadi mnemonics) o Rasyapaharas em questão compondo a Daśā do Nakśatra pada sob consideração e, consequentemente, o período total da vida pertencente daí pelos meios dos anos alotados aos governantes das principais Rāśi.

Sloka 5 – Para aqueles nascidos no primeiro (Pada) de Aswini, o primeiro subperíodo pertence a Meṣa-Maṅgala; o 2º pertence a Vṛṣa-Śukra; o 3º pertence a Mithuna-Budha; o 4º pertence a Kataka-Candra. O 5º a Siṃha-Sūrya; o 6º a Kanyā-Budha; o 7º a Tula-Śukra; o 8º a Vrischika-Maṅgala; e o 9º a Dhanur-Bṛhaspati. Para o 2º (Pada) de Aswini, os subperíodos são governados por (1) Makara-Śani; (2) Kumbha-Śani; (3) Mīna-Bṛhaspati; (4) Vrischika-Maṅgala; (5) Tula-Śukra; (6) Kanyā-Budha; (7) Kataka-Candra; (8) Siṃha-Sūrya; e (9) Mithuna-Budha. Para o 3º Pada de Aswini, os subperíodos pertencem a (1) Vṛṣa-Sukra; (2) Meṣa-Kuja; (3) Mīna-Guru; (4) Kumbha-Sani; (5) Makara-Sani; (6) Dhanur-Guru; (7) Meṣa-Kuja; (8) Vṛṣa-Sukra; (9) Mithuna-Budha. Para o 4º Pada de Aswini, os subperíodos são governados por (1) Kataka-Chandra; (2) Siṃha-Ravi; (3) Kanyā-Budha; (4) Tula-Sukra; (5) Vrischika-Kuja; (6) Dhanur-Guru; (7) Makara-Sani; (8) Kumbha-Sani; (9) Mīna-Guru.


1Aswini, Krittika

1º Pada
2º Pada
3º Pada
4º Pada
1º Subperíodo
Meṣa-Maṅgala
Makara-Śani
Vṛṣa-Sukra
Kataka-Chandra
2º Subperíodo
Vṛṣa-Śukra
Kumbha-Śani
Meṣa-Kuja
Siṃha-Ravi
3º Subperíodo
Mithuna-Budha
Mīna-Bṛhaspati
Mīna-Guru
Kanyā-Budha
4º Subperíodo
Kataka-Candra
Vrischika-Maṅgala
Kumbha-Sani
Tula-Sukra
5º Subperíodo
Siṃha-Sūrya
Tula-Śukra
Makara-Sani
Vrischika-Kuja
6º Subperíodo
Kanyā-Budha
Kanyā-Budha
Dhanur-Guru
Dhanur-Guru
7º Subperíodo
Tula-Śukra
Kataka-Candra
Meṣa-Kuja
Makara-Sani
8º Subperíodo
Vrischika-Maṅgala
Siṃha-Sūrya
Vṛṣa-Sukra
Kumbha-Sani
9º Subperíodo
Dhanur-Bṛhaspati
Mithuna-Budha
Mithuna-Budha
Mīna-Guru






Sloka 6 – Para o 1º Pada de Bharani, os principais subperíodos são (1) Vrischika-Kuja; (2) Tula-Sukra; (3) Kanyā-Budha; (4) Kataka-Chandra; (5) Siṃha-Ravi; (6) Mithuna-Budha; (7) Vṛṣa-Sukra; (8) Meṣa-Kuja; e (9) Mīna-Guru. Para o 2º Pada de Bharani, os subperíodos são (1) Kumbha-Sani; (2) Makara-Sani; (3) Dhanur-Guru; (4) Meṣa-Kuja; (5) Vṛṣa-Sukra; (6) Mithuna-Budha; (7) Kataka-Chandra; (8) Siṃha-Ravi; e (9) Kanyā-Budha. Para o 3º Pada de Bharani, os subperíodos são (1) Tula-Sukra; (2) Vrischika-Kuja; (3) Dhanur-Guru; (4) Makara-Sani; (5) Kumbha-Sani; (6) Mīna-Guru; (7) Vrischika-Kuja; (8) Tula-Sukra; e (9) Kanyā-Budha. Os subperíodos do 4º Pada de Bharani são (1) Kataka-Chandra; (2) Siṃha-Ravi; (3) Mithuna-Budha; (4) Vṛṣa-Sukra; (5) Meṣa-Kuja; (6) Mīna-Guru; (7) Kumbha-Sani; (8) Makara-Sani e (9) Dhanur-Guru.

2Bharani

1º Pada
2º Pada
3º Pada
4º Pada
1º Subperíodo
Vrischika-Kuja
Kumbha-Sani
Tula-Sukra
Kataka-Chandra
2º Subperíodo
Tula-Sukra
Makara-Sani
Vrischika-Kuja
Siṃha-Ravi
3º Subperíodo
Kanyā-Budha
Dhanur-Guru
Dhanur-Guru
Mithuna-Budha
4º Subperíodo
Kataka-Chandra
Meṣa-Kuja
Makara-Sani
Vṛṣa-Sukra
5º Subperíodo
Siṃha-Ravi
Vṛṣa-Sukra
Kumbha-Sani
Meṣa-Kuja
6º Subperíodo
Mithuna-Budha
Mithuna-Budha
Mīna-Guru
Mīna-Guru
7º Subperíodo
Vṛṣa-Sukra
Kataka-Chandra
Vrischika-Kuja
Kumbha-Sani
8º Subperíodo
Meṣa-Kuja
Siṃha-Ravi
Tula-Sukra
Makara-Sani
9º Subperíodo
Mīna-Guru
Kanyā-Budha
Kanyā-Budha
Dhanur-Guru



Sloka 7 – As fórmulas para Aswini e Bharani estão descritas acima. As quatro fórmulas dadas para os 4 Padas de Aswini também são, respectivamente, aplicadas para os 4 Padas de Krittika na tríade (Apasavya-Pradakshina). As fórmulas para Rohini e para Mrigasiras na tríade (Savya) estão citadas nos próximos dois Slokas e nas 4 fórmulas dadas para os 4 Pada de Mrigasiras devem também serem usadas novamente para os 4 Padas de Ardra.

Sloka 8 – As subdivisões para o 1º Pada de Rohini são (1) Dhanur-Guru; (2) Makara-Sani; (3) Kumbha-Sani; (4) Mīna-Guru; (5) Meṣa-Kuja; (6) Vṛṣa-Sukra; (7) Mithuna-Budha; (8) Siṃha-Ravi; e (9) Kataka-Chandra. Para o 2º Pada de Rohini os subperíodos são (1) Kanyā-Budha; (2) Tula-Sukra; (3) Vrischika-Kuja; (4) Mīna-Guru; (5) Kumbha-Sani; (6) Makara-Sani; (7) Dhanur-Guru; (8) Vrischika-Kuja; e (9) Tula-Sukra. Para o 3º Pada de Rohini os subperíodos são (1) Kanyā-Budha; (2) Siṃha-Ravi; (3) Kataka-Chandra; (4) Mithuna-Budha; (5) Vṛṣa-Sukra; (6) Meṣa-Kuja; (7) Dhanur-Guru; (8) Makara-Sani; e (9) Kumbha-Sani. O 4º Pada de Rohini tem os seguintes subperíodos (1) Mīna-Guru; (2) Meṣa-Kuja; (3) Vṛṣa-Sukra; (4) Mithuna-Budha; (5) Siṃha-Ravi; (6) Kataka-Chandra; (7) Kanyā-Budha; (8) Tula-Sukra; e (9) Vrischika-Kuja.

3Rohini,

1º Pada
2º Pada
3º Pada
4º Pada
1º Subperíodo
Dhanur-Guru
Kanyā-Budha
Kanyā-Budha
Mīna-Guru
2º Subperíodo
Makara-Sani
Tula-Sukra
Siṃha-Ravi
Meṣa-Kuja
3º Subperíodo
Makara-Sani
Vrischika-Kuja
Kataka-Chandra
Vṛṣa-Sukra
4º Subperíodo
Mīna-Guru
Mīna-Guru
Mithuna-Budha
Mithuna-Budha
5º Subperíodo
Meṣa-Kuja
Kumbha-Sani
Vṛṣa-Sukra
Siṃha-Ravi
6º Subperíodo
Vṛṣa-Sukra
Makara-Sani
Meṣa-Kuja
Kataka-Chandra
7º Subperíodo
Mithuna-Budha
Dhanur-Guru
Dhanur-Guru
Kanyā-Budha
8º Subperíodo
Siṃha-Ravi
Vrischika-Kuja
Makara-Sani
Tula-Sukra
9º Subperíodo
Kataka-Chandra
Tula-Sukra
Kumbha-Sani
Vrischika-Kuja






Sloka 9 – Para o 1º Pada de Mrigasiras os subperíodos são (1) Mīna-Guru; (2) Kumbha-Sani; (3) Makara-Sani; (4) Dhanur-Guru; (5) Vrischika-Kuja; (6) Tula-Sukra; (7) Kanyā-Budha; (8) Siṃha-Ravi; e (9) Kataka-Chandra. Os subperíodos para o 2º Pada de Mrigasiras são (1) Mithuna-Budha; (2) Vṛṣa-Sukra; (3) Meṣa-Kuja; (4) Dhanur-Guru; (5) Makara-Sani; (6) Kumbha-Sani; (7) Mīna-Guru; (8) Meṣa-Kuja; e (9) Vṛṣa-Sukra. O 3º Pada de Mrigasiras tem os seguintes subperíodos (1) Mithuna-Budha; (2) Siṃha-Ravi; (3) Kataka-Chandra; (4) Kanyā-Budha; (5) Tula-Sukra; (6) Vrischika-Kuja; (7) Mīna-Guru; (8) Kumbha-Sani; e (9) Makara-Sani. Os subperíodos para o 4º Pada de Mrigasiras são (1) Dhanur-Guru; (2) Vrischika-Kuja; (3) Tula-Sukra; (4) Kanyā-Budha; (5) Siṃha-Ravi; (6) Kataka-Chandra; (7) Mithuna-Budha; (8) Vṛṣa-Sukra; e (9) Meṣa-Kuja.

4 Mrigasiras

1º Pada
2º Pada
3º Pada
4º Pada
1º Subperíodo
Mīna-Guru
Mithuna-Budha
Mithuna-Budha
Dhanur-Guru
2º Subperíodo
Kumbha-Sani
Vṛṣa-Sukra
Siṃha-Ravi
Vrischika-Kuja
3º Subperíodo
Makara-Sani
Meṣa-Kuja
Kataka-Chandra
Tula-Sukra
4º Subperíodo
Dhanur-Guru
Dhanur-Guru
Kanyā-Budha
Kanyā-Budha
5º Subperíodo
Vrischika-Kuja
Makara-Sani
Tula-Sukra
Siṃha-Ravi
6º Subperíodo
Tula-Sukra
Kumbha-Sani
Vrischika-Kuja
Kataka-Chandra
7º Subperíodo
Kanyā-Budha
Mīna-Guru
Mīna-Guru
Mithuna-Budha
8º Subperíodo
Siṃha-Ravi
Meṣa-Kuja
Kumbha-Sani
Vṛṣa-Sukra
9º Subperíodo
Kataka-Chandra
Vṛṣa-Sukra
Makara-Sani
Meṣa-Kuja

Sloka 10 – O MahaDaśā inicial de uma vida pertence ao senhor da Rāśi que governa o Nakśatra  Pada ocupado por Candra no momento do nascimento, sendo assim a maior parte da do MahaDaśā da Rāśi correspondentes aos Ghatikas que ainda restam do Nakśatra  pada, e na ordem dos MahaDaśās que se seguem à ordem natural do Nakśatra  padas contados daquele supracitado. Esta é a opinião, dizem os sábios, assegurados por alguns astrólogos.

Sloka 11 – Existe um número de fórmulas, cada uma composta de um número de sílabas mnemonic, e que se referem aos principais Padas dos Nakśatra s, iniciando com o primeiro pada de Aswini e dando às Rāśis uma determinada ordem. É com relação à ordem das Rāśis nestas formulas que os MahaDaśās da Rāśi, do qual uma vida consiste, devem ser determinados. Os homens (Vakyakrama) de uma escola disseram, que devem ser adicionados.

Sloka 12 – Na ordem das Rāśis (Vakyakrama), as junções no final de Katka, Vṛścika e Mīna dão origem a (1) Manduka Gati; (2) Aswa ou Turaga Gati; e (3) Siṃhavalokana, respectivamente, e as Daśās destes intervalos causam lastimáveis efeitos.

Sloka 13 – O apahara ou a Bhukti de qualquer um dos planetas constituintes de um MahaDaśā é assim obtido. Encontre o mnemonical silábico (das nove sílabas) compondo uma formula cuja Bhukti é requerida e encontre o governante da Rāśi significada por aquela sílaba. Multiplique o número de anos assinalado para este planeta pelo numero de anos fixados para o planeta cujo MahaDaśā está sob consideração e divida o produto pelo número total de anos que constituem o Ayus inteiro da fórmula do Chakra. O quociente nos anos, etc, representará o subperíodo requerido.

Sloka 14 – O número total de números indicados pela soma das nove silabas mnemonical de qualquer fórmula, representa o número (em anos) do Parama Ayus para aquela fórmula. Assim, o Parama Ayus em anos para as 12 Rāśi Āṃśas contadas de Meṣa em diante em um (Apasavya Chakra) será 100, 85, 83 e 86, repetida três vezes, enquanto aquelas para as 12 Rāśi Āṃśas contadas de Vṛścika em um (Savya Chakra) será o mesmo mas no sentido inverso, ou seja, 86, 83, 85 e 100, repetido três vezes.

Note: para mais informações consulte o Jataka parijata, pp 965 a 1004.

Sloka 15 – O que quer que tenha sido declarado anteriormente por mim, no caso dos principais MahaDaśās, o mesmo deve ser citado por um sábio astrólogo no caso deste Daśās também.

Sloka 16 – Determine o 5º, o 8º, bem como o 4º a partir de Janmarksha, ou seja, da estrela ocupada por Candra no momento do nascimento de uma pessoa. Os ciclos das Daśās são calculados a partir de cada um destes, bem como do ponto inicial. A Daśā contado do 5º é chamado de Utpanna; aquele do 8º é chamado de Adhana; aquele do 4º é chamado de MahaDaśā. Se as Daśās nesses ciclos têm suas contagens finais um com o outro ou com o final da Daśā tomado na mesma ordem do Janmarksha, ou seja, dando o mesmo número de anos, meses etc., é um sinal de que a vida da pessoa terminará com a Daśā. No caso de pessoas dotadas com vidas curta, longa e média, a saída do mundo acontecerá na proximidade da Daśā do 3º, 7º e 5º estrelas, respectivamente, contadas das estrelas natal, sendo chamadas Ê´É{ÉkÉÉ®É, ´ÉPÉiÉÉ®É e  (inelegível).

Sloka 17 – 1, 2, 9, 20, 18, 20 e 50 são as figuras indicando o número de anos prescritos, respectivamente, para Candra, Maṅgala, Budha, Śukra, Bṛhaspati, Sūrya e Śani no sistema NaisargikaDaśā (Daśā da natureza). As Daśās desempenham seu papel na ordem dada aqui e de acordo com a força natural dos planetas. Os Yavanas são da opinião de que o Lagna Daśā, que é benéfico, vem depois destes Daśās. Mas outros não aprovam este método.

Sloka 18 – As Rāśis , graus, minutos etc., de um planeta deve ser convertido em minutos, e como muitos múltiplos de 2400 como pode ser necessário devem ser subtraídos do mesmo. O restante representa os Ayushkalas do planeta. O mesmo deve ser dividido por 200. O quociente dá o número de anos, meses e dias no (Āṃśayurdaya) contribuindo para a expectativa de vida por um planeta de acordo com seu grau etc., conforme Satyacharya. Se o planeta estiver retrógrado ou em exaltação, seu quociente tem de ser triplicado. Se o planeta estiver em sua própria Rāśi ou Navāṃśa, decanato ou Vargottama, o Ayurdaya tem de ser duplicado; se ele estiver em depressão tem de ser reduzido pela metade. Se o planeta estiver eclipsado, então também a redução tem de ser feita pela metade. Mas esta última redução não se aplica a Śukra e nem a Śani.

Sloka 19 – Quando planetas maléficos ocupam os 6 Bhāvas contados de trás para frente a partir do 12º, um inteiro, um meio, um terço, um quarto, um quinto e um sexto, respectivamente, do seu Ayurdaya é perdido. Quando planetas benéficos ocupam tais posições, a perda é pela metade daquela ocorrida no caso de maléficos. Quando os principais planetas estão em um Bhava, somente o mais forte deles causa uma redução no Ayurdaya. Todos os planetas, exceto Maṅgala, perde um terço de Ayurdaya quando em Bhāvas inimigas. O número de anos contribuídos para o Lagna conforme e outros. Mas Satyacharya pronunciou este método com defeito, e Varahamihira também o fez semelhantemente.

Sloka 20 ao 24 – não mencionado neste Shastra.

Sloka 25 – Jeevasarman estabelece de acordo com sua própria doutrina que o período máximo de vida dado por cada planeta a partir de Sūrya é 1/7 de máximo período agregado (120 anos e 5 dias). neste Ayurdaya também todas as reduções são apreciadas. O Lagna Ayus também deve ser calculado da mesma forma como em outros sistemas.

Sloka 26 – O período pleno de vida no caso de homens foi declarado como de 120 anos (12X10) por alguns. Outros dizem que o período pleno de vida será o tempo tomado por Śani ao fazer 3 voltas completas em sua revolução (seu trânsito). Existe uma terceira escola que diz que o período pleno de vida de um homem é o momento tomado por Candra em 1.000 revoluções. Mas nós somos da opinião de que o período pleno da vida de um homem nesta Kalyuga é somente de 100 anos como citado nos Vedas.

Sloka 27 – Do Lagna, de Sūrya e de Candra, qualquer deles que esteja mais forte, iniciará a Daśā. Então, primeiro virá a Daśā dos planetas em seus Kendras e em outas posições. Quando os principais ocupam juntos qualquer uma destas posições, a prioridade será dada para o planeta que tem predominância em força. Quando eles acontecem de terem forças iguais, o dá um período maior, em anos, do Ayurdaya, virá em primeiro lugar. Quando houver igualdade em relação ao número de anos do Ayurdaya dos planetas, aquele que surge primeiro depois de ser eclipsado por Sūrya , obtém prioridade para iniciar a Daśā.

Se tais planetas, contudo, tem a oportunidade de terem igual força, igual Ayurdaya e igual elevação após sua Yuti com Sūrya, então aquele planeta que é anterior na ordem geral de preferencia dentre os significadores, deve governar a Daśā em questão; e esta ordem geral de preferencia é normalmente tomada da seguinte forma: (1) Lagna; (2) Sūrya; (3) Candra; (4) Maṅgala; (5) Budha; (6) Bṛhaspati; (7) Śukra; e (8) Śani.

E a força de qualquer planeta para este propósito é obtida pela multiplicação da posição pela distância do planeta a partir de seu Bhava sandhi mais próximo, dividindo o produto pela distância entre o Bhavāṃśa e um de seus Sandhis.

Sloka 28 – O Āṃśayurdaya deve ser calculado sobre a predominância em força do Lagna; o Pindayurdaya sobre a superioridade, em força, de Sūrya, e o Naisargikayurdaya quando Candra  estiver mais forte em poder. Mostraremos agora o que deve ser feito quando os três (Lagna, Sūrya e Candra) estão igualmente fortes.

Sloka 29 – Adicione os três Ayurdayas e divida a soma por 3. O quociente será o Ayurdaya requerido. Se somente dois deles estiverem fortes, adicione os 2 Ayurdayas e tome a metade do resultado. Quando os três planetas estiverem fracos, adote o método defendido por Jeevasarman para encontrar o Ayurdaya.

Sloka 30 – O Sistema do Kālacakra Daśā tem de ser utilizado somente quando o Senhor do Navāṃśa ocupado por Candra for forte. O cálculo da Daśā como pelo método Nakśatra  é sempre considerado o melhor.

Sloka 31 – O período pleno de vida no caso dos homens e elefantes é dado como 120 anos e 5 dias, enquanto que o de cavalos é de 32 anos. No caso de camelos será de 25 anos e de 24 para touros e búfalos. 12 anos são para cães e 16 anos são para ovelhas e semelhantes.

Sloka 32 – Este Ayus, ou seja, a expectativa de vida, foi declara pelos homens sábios em relação a somente aqueles engajados na prática de ações virtuosas, que mantém seus sentidos sob controle, que fazem uma dieta saudável, que são devotados aos Brahmanes e aos Deuses, e que preservam as marcas de caráter e a conduta peculiar às suas famílias.









Assim termina o 22º Adhyaya sobre “Kālacakra Daśā” no trabalho Phaladeepika composto por Mantreśvara.

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