ADHYAYA XV – MÉTODO DE ESTUDO DOS EFEITOS DOS BHĀVAS
Sloka 1 – Todos os Bhāvas irão
produzir completamente seus bons resultados se eles estiverem ocupados ou
aspectados por benéficos os seus próprios Senhores, ou planetas ocupando Bhāvas
benéficos e estiverem livres de associação ou aspectos de maléficos. O mesmo
resultado será no caso de maléficos se eles acontecerem de serem os governantes
dos Bhāvas em questão. Este bom efeito será medido no caso de todos os
planetas, quando eles não ocuparem Rāśis de depressão, quando eles não
estiverem eclipsados e quando eles não estiverem posicionados em Rāśis
inimigos.
Sloka 2 – Os astrólogos
prenunciam a força de um Bhava, tal como o Lagna, sendo ampla e o Bhava
completamente benéfico, quando um Trikoṇa (1º, 5º e 9º), o 2º, 4º, 7º e 10º Bhāvas
daí são ocupadas por planetas auspiciosos ou/e (o Senhor do Bhava) estão
desocupadas e não aspectadas por planetas maléficos. Um Bhava sofre decadência
quando as posições acima referidas são diferentemente ocupadas e aspectadas. O
efeito de um Bhava será misturado quando as posições acima notadas estiverem
ocupadas ou aspectadas por planetas benéficos e maléficos promiscuamente.
Sloka 3 – Do Lagna e de outros Bhāvas
examinados em sucessão, qualquer que seja o Bhava que tenha seu Senhor ocupando
o 8º Bhāva ou escurecido pelos raios Solares (eclipsado) ou em depressão ou em Bhāva
inimiga, enquanto nenhum planeta benéfico aspecta ou está associado com ele, o
resultado é a total destruição de tal Bhava. O Bhava será incapaz de produzir
qualquer bom efeito mesmo se um benéfico, outro que seu Senhor, semelhantemente
circunstanciado ocupar o Bhava; se um maléfico estiver naquela posição, a
destruição total do Bhava deve ser o resultado.
Sloka 4 – Maléficos posicionados
no 6º, 8º e 12º Bhāvas a partir do Lagna, ou outros Bhāvas sob consideração,
causam a destruição do dito Bhava. Benéficos em tais posições não são capazes
de produzir bons efeitos para o Bhava. Assim dizem os astrólogos com relação
aos principais Bhāvas.
Sloka 5 – Quando um Bhava tem
seu Senhor no 6º, 8º ou 12º Bhāvas, ou está ocupado pelo Senhor de qualquer uma
dessas três Bhāvas, ele sofre aniquilação, dizem aqueles que conhecem as
propriedades de um Bhava. Se tal Bhava estiver aspectado por um planeta
benéfico, isto será uma condição próspera.
Sloka 6 – Um Bhava sofre
aniquilação quando o próprio Bhava, seu Senhor e seu Kāraka estão desprovidos
de força e estão cercados por maléficos, ou estão associados com ou aspectados
por maléficos, ou planetas inimigos e não por outros; ou se o 4º, 8º e 12º Bhāvas,
ou o 5º e o 9º Bhāvas a partir deles estiverem ocupadas por maléficos. Isto
será ainda mais claro e evidente quando qualquer um dos dois, ou as três
condições especificadas acima estiverem sincronizadas.
Sloka 7 – No caso de qualquer
Bhava, os seguintes planetas causam a destruição do Bhava durante seus períodos
de Daśās: (1) o Senhor do 8º Bhāva contada do Bhava; (2) o Senhor do 22º
Drekkana contado do Bhava; (3, 4 e 5) planetas posicionados no 6º, 8º e 7º Bhāvas
contados do Bhava. Se eles estiverem fracos. Maléficos ocupando o 3º, 6º e 11º Bhāvas
e benéficos em Bhāvas que acontecem de serem Kendras (1, 4, 7, 10) e Trikoṇas
(1, 5, 9) todas contadas a partir do Bhava em questão, bem como também os
planetas que são amigos em relação ao planeta governante do Bhava, são
declarados trazer sucesso ao bhava durante seus Daśās respectivos se eles
estiverem possuídos de força.
Sloka 8 – Os Senhores do 3º Bhāva
a partir do Lagna, bem como de Candra, o planeta ocupante, bem como aquele
aspectando o 8º Bhāva, Śani, o Senhor do 22º decanato, o planeta governando a
Rāśi ocupado por Mandi, os planetas governando as Rāśis e os Āṃśas (do Navāṃśa)
ocupados pelos principais planetas supracitados, Rāhu quando fraco e estando
posicionado nOs Bhāvas fatídicas (6º, 8º ou 12º) ou em Yuti com ou aspectado
por maléficos; cada um destes – é declarado com causadores de destruição do
Bhava em seu respectivo períoda Daśā.
Sloka 9 – Qualquer que seja o
Bhava ocupado pelo Senhor do Lagna, a prosperidade ou o bem estar daquele Bhava
é assegurado. Note Os Bhāvas governadas pelo planeta associado com ou em
aspecto com o Senhor do Lagna. É somente os efeitos destes Bhāvas que serão
empurrados sobre o Senhor do Lagna. Se o Senhor de um Bhava ocupa um Dusthana (6º,
8º e 12º) o efeito será invertido, ou seja, se o planeta estiver fraco o efeito
será imensamente poderoso; se forte, o ferimento será leve.
Sloka 10
– O Senhor
do Lagna, embora maléfico, irá somente promover crescimento do Bhava que ele
ocupa. Se ele também acontece de governar qualquer um dos Dusthanas, o efeito
de seu Senhorio do Lagna sozinha predominará e não aquele do outro Bhava (ou
seja, do Bhāva Dushtana). Por exemplo, se Maṅgala governando o Lagna ocupar Siṃha
ou Mīna no 5º Bhāva e estiver aspectado por um benéficos, os astrólogos afirmam
que a pessoa fará filhos muito rápido.
Sloka 11
– No
caso de um planeta governando duOs Bhāvas, aquelo Bhāva que acontece de ser o
Moolatrikoṇa, predominará e seus efeitos sozinhas será sentidos em plenitude,
enquanto os efeitos de sua próprio Bhāva será pela metade. Os efeitos de ambos
os Bhāvas passarão na Daśā do planeta, a primeira metade do período da Daśā
sendo monopolizada pelos efeitos do Bhava que vem em primeira ordem. Esta é a
opinião de alguns. Outros afirmam que um planeta posicionado em uma casa ímpar
terá o efeito daquelo Bhāva sentida primeiramente enquanto aquele que ocupa uma
casa par terá seus efeitos na primeira metade da Daśā.
Sloka 12
– A
destruição de cada um dos Bhāvas do Lagna em diante deve ser predita pelo
astrólogo para uma pergunta durante os períodos das Daśās dos planetas que são
inimigos para o planeta governando a Daśā em questão, ou que ocupo Bhāvas onde
não existem pontos benéficos em seus Aṣṭakavargās.
Sloka 13
– Um
planeta pode estar em sua exaltação ou pode ocupar uma casa amiga e pode ser
dotado com os 6 tipos de força. Não obstante tudo isto, se ele estiver em um Bhāvasandhi,
ele se torna ineficaz. Isto deve primeiramente ser notado antes de predizer os
efeitos das Daśās e das Bhuktis dos planetas.
Sloka 14
– Nos
principais Bhāvas os planetas que ocupam exatos graus etc., significados por
qualquer Bhava em particular, produzem efeitos plenos naquele Bhava. Quando um
planeta está em um Bhāvasandhi ele não produz nenhum efeito. No caso dos
planetas ocupando posições intermediárias, o efeito deve ser apurado por uma
regra de três processos.
Sloka 15
– Uma
pessoa deve predizer sobre seu próprio eu, pai, influencia, saúde, vigor e
fortuna a partir de Sūrya. É Candra que determina o caráter do coração de uma
pessoa, a compreensão, favor real, a mãe e riqueza. É através de Maṅgala que
uma pessoa pode ver sua própria coragem, doença, qualidades, irmãos mais
jovens, terras, inimigos e parentes de sangue (paternos). É por Budha que se vê
a influência do aprendizado, parentes em geral, discernimento, tio materno,
amigos, discurso e ação.
Sloka 16
–
Deve-se conjectura sobre a inteligência de uma pessoa, riqueza, desenvolvimento
físico, filhos e conhecimento por Bṛhaspati. A informação em relação a esposa
de alguém, veículos, ornamentos, sentimentos de amor e prazeres é buscada
através de Śukra. É por Śani que se determina o período de vida de uma pessoa,
subsistência, a causa da morte, suas adversidades e seus empregados. Deve-se
predizer sobre o avôs paterno através de Rāhu, e sobre o avô materno através de
Ketu.
Sloka 17
– Os Kārakas
dos Bhāvas, começando com o Lagna, ou ascendente, são (1) Sūrya; (2) Bṛhaspati;
(3) Maṅgala; (4) Candra e Budha; (5) Bṛhaspati; (6) Śani e Maṅgala; (7) Śukra;
(8) Śani; (9) Sūrya e Bṛhaspati; (10) Bṛhaspati, Sūrya, Budha e Śani; (11) Bṛhaspati;
e (12) Śani.
Sloka 18
– A
plenitude, ou o contrário, dos efeitos dos planetas ocupando as 12 Bhāvas, ou
seja, Lagna, 2º, 3º etc., deve ser julgada por uma consideração da natureza
exata da Rāśi ocupada pelo planeta qualquer que seja seu Rāśi amigo ou inimigo
ou o Bhāva de um planeta neutro, ou qualquer que seja o planeta em questão que
estiver ocupando sua próprio Bhāva, ou sua Rāśi de exaltação. Satacharya,
contudo, diz que os benéficos posicionados em qualquer Bhāva geralmente
promovem um avanço ou prosperidade daquelo Bhāva, enquanto que maléficos em
qualquer Bhāva trabalham para a sua decadência. Isto é inverso no caso do 6º, 8º
e do 12º Bhāvas.
Sloka 19
–
Maléficos posicionados no 6º, 8º e 12º Bhāvas promovem os efeitos maléficos dos
Bhāvas, enquanto de benéficos nas mesmOs Bhāvas causam a destruição dos ditos Bhāvas.
Daí, a destruição dos efeitos maléficos surgidos destas três Bhāvas deve ser
declarada.
Nota: O autor opina que o principio
geral a ser observado é que benéficos em boOs Bhāvas promovem seus bons efeitos
e em Bhāvas inauspiciosas estragam seus efeitos maléficos, enquanto que
maléficos em Bhāvas benéficas estragam seus bons efeitos, e em Bhāvas maléficas
criam sofrimentos incalculáveis.
Sloka 20
–
Sempre que os efeitos de qualquer Bhava forem determinados no caso de uma
natividade, aquele Bhava deve ser considerado como o Lagna e os efeitos das 12 Bhāvas
contadas daí, tal como 1º (físico), 2º (riqueza) etc., devem ser examinados e
declarados.
Sloka 21
– Da
mesma forma devem os efeitos do pai, da mãe, do irmão, do tio materno, do
filho, do marido e do empregado serem determinados pela consideração dada aas
Rāśis ocupados por seus respectivos Kārakas,
ou seja, Sūrya, Candra e outros planetas na natividade conforme o Lagna
(Ascendente).
Sloka 22
–
Encontre o Bhāva ocupada por Sūrya . É a partir daquelo Bhāva que se deve
conjecturar tudo sobre a aparência do pai da pessoa em questão. A prosperidade
do pai e seu renome devem ser preditos a partir do 2º Bhāva contada daquela
ocupada por Sūrya . Seus irmãos, caráter etc., devem ser preditos a partir do
3º Bhāva contada de Sūrya. Tudo sobre a mãe de seu pai, a felicidade de seu pai
etc., devem ser buscado a partir do 4º Bhāva (a partir de Sūrya).
Sloka 23
– A
inteligência do pai e a tranquilidade de sua mente devem ser deduzidas a partir
do 5º Bhāva (a partir de Sūrya); seus sofrimentos, ferimentos, inimigos e
doenças devem ser vistos a partir do 6º Bhāva; seu amor e paixão a partir do 7º
Bhāva; sua miséria, morte e sua longevidade devem ser determinadas a partir do
8º Bhāva (de Sūrya).
Sloka 24
– Tudo
sobre o mérito religioso, trabalho auspicioso do seu pai deve ser buscado a
partir do 9º Bhāva (de Sūrya); sua ocupação, a partir do 10º Bhāva; seus ganhos
ou renda a partir do 11º e seus gastos ou perdas a partir do 12º Bhāva (de
Sūrya). Os efeitos dos 12 Bhāvas contados de Candra, Maṅgala etc., para a mãe,
irmãos etc., devem ser semelhantemente deduzidos.
Sloka 25
–
Todos os detalhes sobre a mãe, irmãos, pai, filhos etc., de um Bhava, devem ser
assim preditos por uma referência ao Bhava em questão e seu Kāraka. Quando
qualquer Bhava, seu Senhor e seu Kāraka forem fortes, deve-se predizer bons
efeitos, felicidade para aquele Bhava.
Sloka 26
– Mas
outros dizem que se Sūrya no 9º, Candra no 4º, Maṅgala no 3º, Bṛhaspati no 5º, Śukra
no 7º e Śani no 8º, provocarão perturbações aos Bhāvas em questão.
Sloka 27
– O Senhor
do Lagna produz os efeitos pertinentes ao Bhava com cujo Senhor ele está
conjunto, ou naquele ocupado por ele. Se o Bhava ou seu Senhor estiverem
fortes, o bem irá resultar daquele Bhava; se fraco, deve-se esperar somente
coisas fatídicas.
Sloka 28
– Qualquer
que seja o Bhava contendo um número de pontos benéficos no Aṣṭakavargā do Senhor
do Lagna, os efeitos derivados daquelOs Bhāvas serão felizes se os respectivos
governantes de lá estiverem fortes e associados com o Senhor do Lagna. Onde
houver um menor numero de pontos, o Senhor do Lagna causa efeitos adverso se
ele estiver associado com os governantes daquelOs Bhāvas e se eles também
estiverem fracos. Da mesma forma todos os Bhāvas devem ser julgados.
Sloka 29
– Se o
Senhor de um Dusthana ocupar outro Bhāva que a sua própria, ele produzirá (em
seu Daśā) os efeitos somente daquelo Bhāva ocupada por ele conforme
(Swakshetra) e não os efeitos devidos ao Dusthana. Por exemplo, se Śani ocupar
Makara no 5º Bhava, haverá a aquisição de filhos e os efeitos fatídicos devido
ao governador do 6º Bhāva não acontecerão.
Sloka 30
–
Quando dois planetas ocupam mutuamente um a Rāśi do outro (Parivatana); quando
dois planetas estão juntos em uma mesmo Bhāva (Yuti); quando dois planetas
estão mutuamente aspectando um ao outro; quando dois planetas estão ocupando
mutuamente posições em Kendra, ou seja, quando eles estão distantes 90º
(graus); quando dois planetas estão assim situados, aquele que estiver em um
Trikoṇa em relação ao outro, ou seja, quando eles estão em trinos ou 120º
(graus) afastados; o descrito acima são os 5 tipos de relações reconhecidas
entre dois planetas.
Assim
termina o 15º Adhyaya sobre “Método de Estudo dos Efeitos dos Bhāvas”, no
trabalho de Phaladeepika, composto por Mantreśvara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário