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ADHYAYA XVIII – YUTI DE DOIS PLANETAS


ADHYAYA XVIII – YUTI DE DOIS PLANETAS




Sloka 1 – Se ao nascimento de qualquer pessoa, Sūrya estiver em Yuti com Candra, ele será hábil em trabalhar com maquinas e pedras; se Sūrya estiver em Yuti com Maṅgala, a pessoa nascida cometerá atos pecaminosos; se estiver associado com Budha, a pessoa será inteligente, famoso e feliz. Se Sūrya estiver em Yuti com Bṛhaspati, a pessoa nascida neste Yoga será interessada em ajudar os outros. Se Sūrya e Śukra estiverem juntos no nascimento, a pessoa ganhará dinheiro como ator ou pelo uso de armas. Se Sūrya estiver associado com Śani, a pessoa será inteligente no trabalho com metais e diversos tipos de cerâmica.

Sloka 2 – Se Candra estiver em Yuti com Maṅgala, a pessoa nascida será um comerciante de Martelos, arados ou outros instrumentos grosseiros, mulheres, bebidas alcoólicas e jarros de barros; ele será desobediente a sua mãe. Se Candra estiver associada com Budha, o homem nascido neste yoga falará docemente e modestamente, será inteligente em interpretação e dotado com boa aparência e fama. Quando Candra  está em Yuti com Bṛhaspati, a pessoa nascida será avassaladora (sobre seus inimigos), mas de mente inconstante; ele será um chefe de sua família e será rico. Quando Śukra estiver associado com Candra, a pessoa será um adepto da tecelagem, alfaiataria e tingimento de roupas. Se Candra estiver em Yuti com Śani, a pessoa nascida será filho de uma viúva recasada.

Sloka 3 – Se Maṅgala e Budha estiverem juntos, a pessoa nascida neste Yoga será um revendedor de ervas, plantas, cascas de árvores, óleos e medicamentos. Ele será talentoso em pugilismo. Quando Maṅgala estiver em Yuti com Bṛhaspati, a pessoa nascida será líder de uma cidade, ou um rei ou um Brahmane rico. O efeito de Śukra e Maṅgala juntos no nascimento será que a pessoa nascida se tornará um pastor, um lutador de luta livre, habilidoso, apegado às esposas dos outros, ou um apostador de jogos de azar. Se Maṅgala estiver em Yuti com Śani ao nascimento de uma pessoa, ele será um miserável, mentiroso e desprezado por todos.

Sloka 4 – Quando Budha e Bṛhaspati estiverem em Yuti, a pessoa nascida será um ator, amante da música e versado na arte da dança. Se Śukra estiver em Yuti com Budha, a pessoa nascida será eloquente, possuirá terras e se tornará o chefe de uma assembleia. Se Śani estiver associado com Budha, a pessoa nascida será habilidosa em enganar os outros e apegada aos prazeres licenciosos. O homem, em cujo nascimento Bṛhaspati e Śukra ocupam uma casa, será bem instruído, possuirá riqueza e esposa e terá muitas boas qualidades. Se Bṛhaspati e Śani estiverem juntos no nascimento, a pessoa afetada por este Yoga será um barbeiro, um oleiro ou um cozinheiro.

Sloka 5 – Se Śukra e Śani estiverem juntos no nascimento, a pessoa será afetada pelo Yoga e será míope, terá sua riqueza aumentada através de uma jovem mulher. Seu Casamento será o principal sucesso financeiro. Ele será habilidoso na escrita e na pintura. Se mais do que dois planetas ocupam uma casa, a predição deve ser feita pela combinação dos efeitos descritos para os principais possíveis pares de planetas constituindo o Yoga.

Sloka 6 – Se Candra em Meṣa (Áries) estiver aspectada por Maṅgala, a pessoa nascida será um rei; se por Budha, ele será instruído; se por Bṛhaspati, ele será um rei; se por Śukra, ele será igual a um rei; se por Śani, ele será um ladrão; e se por Sūrya , ele será pobre. Candra em Vṛṣa (Touro), aspectada por Maṅgala e outros planetas, na ordem acima mencionada, fará a pessoa nascida (1) pobre; (2) ladrão; (3) respeitado por outros homens; (4) um rei; (5) rico; e (6) um servo, respectivamente.

Sloka 7 – Se Candra ocupar Mithuna (Gêmeos) e estiver aspectada por Maṅgala e outros planetas, a pessoa será (1) negociante de instrumentos de ferro; (2) um rei; (3) instruído; (4) destemido; (5) tecelão; e (6) pobre, respectivamente. Candra em Kataka (Câncer), se aspectada por Maṅgala e outros planetas, fará o nativo (1) guerreiro; (2) instruído; (3) um homem sábio; (4) um rei; (5) revendedor de ferro, cobre etc., e (6) doenças nos olhos.

Sloka 8 – Se Candra ocupa Siṃha (Leão) e estiver aspectado por Maṅgala e outros planetas, a pessoa nascida será (1) rei; (2) astrólogo; (3) rico; (4) um rei; (5) um barbeiro; e (6) um rei, respectivamente. Se ao nascimento Candra estiver em Kanyā (Virgem) e aspectada por Maṅgala e outros planetas, a pessoa nascida será (1) inteligente; (2) um rei; (3) chefe das forças armadas; (4) habilidoso em todas as matérias; (5) um rei; e (6) um rei, respectivamente.

Sloka 9 – O efeito de Candra em Tula (Libra), sendo aspectada por Maṅgala e outros planetas, será (1) um trapaceiro; (2) um rei; (3) um homem trabalhando com ouro, ourives; (4) um comerciante; (5) um mexeriqueiro; e (6) perverso, respectivamente. Se Candra estiver em Vṛścika (Escorpião) e aspectada por Maṅgala e outros planetas, a pessoa nascida será (1) um rei; (2) pai de gêmeos; (3) um rei; (4) lavadeira(o); (5) alguém com defeito em algum membro; e (6) sem dinheiro, respectivamente.

Sloka 10 – Se ao nascimento Candra ocupar Dhanus (Sagitário) e estiver aspectada por Maṅgala, a pessoa será um enganador; se por Budha, ele irá proteger seus parentes; se aspectada por Bṛhaspati, ele será um governador sobre a terra; se por Śukra, ele será um suporte para muitas pessoas; se por Śani, ele será um patife; e se por Sūrya, ele será um colega arrogante. Se ao nascimento Candra ocupa Makara, e estiver aspectada por Maṅgala e outros planetas, na ordem anteriormente citada, a pessoa nascida será (1) rei; (2) um rei; (3) um rei; (4) um homem instruído ou sábio; (5) rico; (6) pobre, respectivamente.

Sloka 11 – Se ao nascimento Candra ocupa Kumbha (Aquário) e estiver aspectada por Maṅgala e outros planetas, o nativo será (1) apegado às esposas de outras pessoas; (2) um rei; (3) senhor de homens; (4) apegado a mulheres que não são suas; (5) melhor dos reis; (6) respeitado pelos homens, respectivamente. Se Candra ocupa Mīna (Peixes) e está aspectada por Maṅgala e outros planetas, a pessoa nascida será (1) um pecador; (2) gracioso; (3) um rei; (4) um homem instruído; (5) uma pessoa que comete atos pecaminosos; e (6) um pecador, respectivamente.

Sloka 12 – Se ao nascimento da pessoa Candra ocupar um Navāṃśa de Maṅgala e estiver aspectada por Sūrya , a pessoa será um guarda de uma cidade; se Candra na posição acima estiver aspectada por Maṅgala, ele vai gostar de matar; se por Budha, ele será hábil em lutar; se por Bṛhaspati, ele será um rei; se por Śukra, ele será rico; e se por Śani, ele promoverá brigas. Se no momento do nascimento Candra estiver em um Navāṃśa de Śukra e estiver aspectado por Sūrya , a pessoa será um tolo; se por Maṅgala, ele será apegado às esposas de outras pessoas; se por Budha, ele será um bom poeta; se por Bṛhaspati. Ele será o autor de bons trabalhos literários; se por Śukra, ele terá todos os confortos; e se por Śani ele se unirá com a esposa dos outros.

Sloka 13 – Se ao nascimento Candra ocupar um Navāṃśa de Budha e estiver aspectada por Sūrya , a pessoa será um ator; se por Maṅgala, ele será um ladrão; se por Budha, ele será o principal dos poetas; se por Bṛhaspati, ele será um ministro; se por Śukra, ele será habilidoso na música; e se por Śani, ele será habilidoso nas artes mecânicas. Se no momento do nascimento, Candra ocupa seu próprio Navāṃśa e está aspectada por Sūrya , a pessoa será improdutiva; se por Maṅgala, será avarenta; se por Budha, ele praticará penitência; se por Bṛhaspati, ele se tornará uma importante pessoa; se por Śukra, ele será servido por uma mulher; e se por Śani, ele será devotado aos seus deveres.

Sloka 14 – Se no momento do nascimento Candra estiver em um Navāṃśa de Siṃha e estiver aspectada por Sūrya , a pessoa será de um temperamento raivoso; se por Maṅgala, ele será um amigo do rei; se por Budha, ele se tornará o senhor de um tesouro escondido; se por Bṛhaspati, ele se tornará um grande senhor; se por Śukra, ele não terá filhos; e se por Śani. Ele fará atos cruéis. Se no momento do nascimento Candra estiver em um Navāṃśa de Bṛhaspati e estiver aspectado por Sūrya , ele será um homem de reputação; se por Maṅgala, ele será versado em luta livre; se por Budha, ele será espirituoso; se por Bṛhaspati, ele será um ministro; se por Śukra, ele será sem luxo; e se por Śani, ele será de disposição virtuosa.

Sloka 15 – Se no momento do nascimento Candra ocupar um Navāṃśa de Śani e estiver aspectada por Sūrya , a pessoa terá um número muito limitado de filhos; se por Maṅgala, ele conduzirá uma vida miserável embora rico; se por Budha, ele será altivo; se por Bṛhaspati, ele será devotado aos seus deveres; se por Śukra, ele será amante de mulheres perversas; e se por Śani, ele será irritável. Da mesma forma se deve predizer os efeitos resultantes de Sūrya nos principais Navāṃśas sendo aspectado por Candra e pelos outros planetas.

Sloka 16 – O que foi declarado aqui (nos Slokas 12-15) como āṃśaphala, devido ao fato de Candra estar posicionado nos Āṃśas (Rāśis do Navāṃśa) de Sūrya e dos outros planetas, deve ser compreendido como sendo os efeitos derivados da divisão do Navāṃśa. Os efeitos que foram declarados como resultantes de Candra nos principais Rāśis, ela sendo aspectada pelos vários planetas, devem ser citados como aplicados no caso do Dvādaśāṁsa também.

Sloka 17 – Os bons efeitos descritos acima serão plenos, medianos e poucos conforme Candra ocupe um Vargottama, seu próprio Navāṃśa ou o Navāṃśa de outro planeta. No caso de maus efeitos, estes serão inversos. Novamente, se o Senhor do Navāṃśa ocupada por Candra estiver forte, os efeitos descritos para Candra nos principais Rāśis e aspectada pelos principais planetas serão nulos, e somente aqueles efeitos, devido à ocupação de Candra no Navāṃśa, sujeito ao aspecto planetário supracitado, é que irão acontecer.







Assim termina o 18º Adhyaya, ou “Yuti de dois planetas” no trabalho de Phaladeepika, composto por Mantreśvara.



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