© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

ADHYAYA XVI – EFEITOS GERAIS DOS 12 BHĀVAS


ADHYAYA XVI – EFEITOS GERAIS DOS 12 BHĀVAS






Sloka 1 – O nativo corresponderá, em essência, ao Senhor do Navāṃśa ascendendo (Lagna do Navāṃśa), ou sua aparência será semelhante aquele do planeta que tem a maior força. Sua cor será como aquela do Senhor do Navāṃśa ocupado por Candra. Seu corpo e membros serão medidos proporcionalmente com a Rāśi ascendente e outras Rāśis que são descritas como formando a cabeça e outras porções (Kālapuruṣa).

Sloka 2 – Se o Senhor do Lagna ocupa um Kendra ou um Koṇa com raios claros (sem ser eclipsado) em exaltação ou em Swakshetra, quando o Senhor do 8º Bhāva está posicionado em outro Bhāva que não um Kendra, e quando o Lagna está ocupado por um benéfico, a pessoa nascida terá vida longa, será rica, honrada, dotada com boas qualidades, será louvada pelos reis, será afortunada, possuirá belos membros, terá um bom físico, será destemida, de disposição virtuosa e terá uma boa e feliz família.

Sloka 3 – Se o Senhor do Lagna estiver bem associado, a pessoa nascida viverá em uma boa vila ou entre boas associações. Quando o planeta associado estiver forte, ele estará sob o amparo de um renomado rei. Quando o dito planeta estiver em sua exaltação ele se tornará um rei. Se o planeta estiver em sua próprio Bhāva, a pessoa viverá em seu próprio local de nascimento. Ele estará sempre sobre suas pernas se o planeta estiver em uma casa móvel. Ele viverá em um lugar permanentemente se o planeta estiver em um Rāśi fixo. O efeito será misto se for um Rāśi dual.

Sloka 4 – Se ao nascimento de uma pessoa o Senhor do Lagna estiver com raios brilhantes, ele se tornará famoso; se o planeta estiver bem colocado, a pessoa será feliz e próspera. Mas se ele estiver ocupando uma casa Dusthana, estiver no Bhāva de um maléfico ou em Bhāva inimiga, ou ocupando seu Rāśi de depressão, o nativo será miserável e viverá em um local desprezível, residindo no meio de marginais ou de pessoas vis. Se o Lagna estiver forte, a pessoa será feliz, irá prosperar bem e terá poder e proeminência. Mas se o Lagna estiver sem força, o homem constantemente encontrará calamidades, será triste e sofrerá de doenças.

Sloka 5 – Se o Senhor do 2º Bhāva estiver posicionado no Lagna e benéficos ocupam o 2º Bhāva, a pessoa será dotada com as melhores qualidades, terá uma família prospera, será rica, afável e clarividente. Se o planeta governando o 2º Bhava estiver associado aSūrya (veja XV-30). O nativo utilizará seu conhecimento e riqueza para o bem da humanidade. Se a associação do dito Senhor estiver com Śani, a instrução da pessoa será muito insignificante e de uma ordem inferior.

Sloka 6 – Se o planeta associado for Bṛhaspati, a pessoa se tornará proficiente nas sagradas escrituras e códigos de leis; se for Budha, ele se tornará inteligente em política; se Śukra, ele será um especialista em assuntos amorosos; se Candra, ele conhecerá alguma coisa de artes; se Maṅgala, ele será um adepto em trabalhos forçados e será um caluniador; se Rāhu, ele será gago ou balbuciante (defeito na fala); se Ketu, ele será gago e falará mentiras; se maléficos ocupam o 2º Bhāva, a pessoa será um enganador e sem riqueza.

Sloka 7 – Se os Senhores do 3º Bhāva e do Lagna estiverem relacionados (Veja XV-30) por mútua mudança de local e também estiverem fortes, o nativo será bravo, valoroso e ajudará seus irmãos; ele também será capaz de realizar atos ousados.

Sloka 8 – Se o Senhor do 3º Bhāva estiver forte e associado com um benéfico, e se o Kāraka do Bhava (Maṅgala) estiver forte e também posicionado em uma casa benéfica, a prosperidade dos irmãos é indicada. Mas ele deve estar fraco ou mal colocado e haverá perda de irmãos.

Sloka 9 – Se ambos, o Senhor e o Kāraka do 3º Bhāva (Maṅgala) estiverem posicionados em Rāśis ímpares e estiverem aspectados por Bṛhaspati, Sūrya e Maṅgala, e se o 3º Bhāva também acontecer de ser um Rāśi ímpar, o nativo terá muitos irmãos como revelados pelo Navāṃśa.

Sloka 10 – Se ao nascimento o Senhor do 4º Bhāva, bem como Candra, ocuparem uma Dusthana (6º, 8º ou 12º) e estiverem desprovidos de Yuti ou de aspectos de benéficos, ou estiverem cercados de maléficos, ou estiverem também aspectados por ou conjunto com um maléfico, o resultado será a morte da mãe. Mas deve os dois planetas acima estarem fortes e associados com ou aspectados por benéficos e se benéficos estiverem posicionados no 4º Bhāva, o Yoga irá conduzir à felicidade da mãe. A felicidade da mãe deve ser declarada por uma referencia de benéficos ocupando locais favoráveis contados de Candra ou se eles aspectarem se aspectarem mutuamente ou estiverem conjuntos.

Sloka 11 – Se o Senhor do Lagna ocupa o 4º Bhāva ou o Senhor do 4º Bhāva estiver no Lagna, se Candra tiver o aspecto destes, a pessoa realizará certamente os ritos funerais de sua mãe. Mas se estes dois planetas estiverem posicionados em Rāśis inimigos ou em Rāśis de depressão, ou o 6º e o 8º Bhāvas não tiverem qualquer relação (veja XV-30) um com o outro (quer por associação ou aspecto), a pessoa não será capaz de fazer os últimos ritos funerários para a mãe no momento de sua morte.

Sloka 12 – Somente o que foi dito sobre a mãe a partir do 4º Bhava, semelhantes observações devem ser feitas no caso do pai, irmãos e filhos a partir da referencia do respectivo Bhava, Kārakas dos Bhāvas em questão, o planeta governando o Bhava, o Lagna e seu Senhor.

Sloka 13 – O Senhor do 4º Bhāva e Śukra, se bem colocados, no Lagna e no 4º Bhāva, irá conferir ao nativo a honra de usar um palanquim como seu veículo, Senhorio e realeza; ele também levarão à aquisição de ouro e semelhantes, seda, joias caras, ornamentos, cama e outros apêndices com facilidade sexual, gratificação, vacas, elefantes e cavalos.

Sloka 14 – Se o Senhor do 4º Bhāva estiver em um Dusthana ou conjunto com Sūrya e Maṅgala, ou se o 4º Bhāva estiver ocupada por Maṅgala e por Sūrya, o Bhāva onde o nativo nasceu será incendiada. Se Rāhu ou Śani estiverem no 4º com seu Senhor, o Bhāva será velha e dilapidada. Se o 4º ou seu Senhor ocupado por um planeta inimigo, os pertences do nativo tal como vacas, terras, veículos etc, será usurpado por seus inimigos.

Sloka 15 – Se o 5º Bhava for idêntico a uma Rāśi ou Āṃśa governado por Budha (um benéfico) ou ocupado por aquele planeta, a pessoa será inteligente e sincera. O mesmo acontecerá no caso em que o Senhor do 5º Bhāva estiver bem colocado e alcançou um Vaiseshikāṃśa.

Sloka 16 – (1) Maléficos no 6º; (2) o Senhor do Lagna em Yuti ou aspectado pelo Senhor do 6º possuído de força; (3) o mesmo Senhor posicionado no 6º; (4) o Senhor do 6º em um Kendra; e (5) em Yuti com ou aspectado por maléficos, sujeitará o nativo a constante e incomodo de inimigos, o qual não pode ser facilmente remediado.

Sloka 17 – Se o Senhor do Lagna estiver mais forte do que o Senhor do 6º Bhāva e estiver posicionado na Rāśi ou em um Āṃśa de um benéfico, e também aspectado por um benéfico, e se o Senhor do 4º, dotado com força, ocupar um Kendra ou um Koṇa, a pessoa nascida será vigorosa e saudável, sendo dotada com uma forte constituição e desfrutando de todos os confortos e felicidade.

Sloka 18 – Se ao nascimento os Senhor do 6º Bhāva estiver em um Dusthana, idêntico com seu Rāśi de depressão ou inimigo, ou eclipsado pelos raios de Sūrya, e se o Senhor do Lagna estiver mais forte do que ele, e se Sūrya estiver no 9º Bhāva, a destruição dos inimigos do nativo pode ser declarada. (Outra leitura interpreta: “e se o 6º Bhāva estiver ocupada por um benéfico, a destruição dos inimigos do nativo...”

Sloka 19 – Os seguintes Bhāvas: ou seja (1) aquele governado pelo planeta associado com o Senhor do 6º Bhāva; (2) aquele ocupado pelo Senhor do 6º Bhāva; e (3) aquele governado pelo planeta no 6º Bhāva – estes Bhāvas irão provar serem inimigos para o nativo.

Sloka 20 – Se o 7º Bhāva estiverem relacionadas (veja XV-30) com um benéfico (quer por associação ou aspecto) e seu Senhor estiver dotado com força, a esposa da pessoa nascida será virtuosa e viverá feliz com seu marido, sendo abençoada com filhos e dotada com todas as boas qualidades.

Sloka 21 – Pessoas em cujas natividades o Senhor do 8º Bhāva estiver posicionado em uma outro Bhāva que não um Kendra, e também mais fraco do que o Senhor do Lagna, deve ser declarado como de vida longa e livre de ansiedades, obstáculos e misérias.

Sloka 22 – Se Maṅgala ou Sūrya ocuparem o 9º Bhāva e o Senhor do anterior estiver em um Dusthana, ou entre dois maléficos, o efeito será a morte do pai do nativo logo depois do nascimento.

Nota – Se a morte não acontece imediatamente, isto pode ocorrer na Daśā de Sūrya ou de Maṅgala.

Sloka 23 – Se Sūrya, no caso de um nascimento diurno, ou Śani no caso de um nascimento noturno, estiverem bem colocados e aspectados por benéficos, e se o Senhor do 9º também estiver forte, o pai do nativo viverá por um longo tempo.

Sloka 24 – Se duas luminárias (Sūrya e Candra) estiverem em um trino em relação a Śani e Maṅgala, ou seja, distante cerca de 120 graus, a criança será abandonada por seus pais. Mas se eles estiverem aspectados por Bṛhaspati, a criança terá vida longa e será feliz.

Sloka 25 – Se Śani governando o 9º Bhāva ocupar um Rāśi móvel e não tiver aspectos de benéficos, ou se Sūrya estiver em um Dusthana, a criança viverá sob os cuidados de um pai adotivo.

Sloka 26 – Se o 9º Bhāva ou seu Senhor, estando em um Rāśi móvel, estiver conjunto ou aspectado por Śani, e se o Senhor do 12º Bhāva estiver forte, a criança nascida será adotada por outra (família).

Sloka 27 – Se um benéfico planeta ocupa o 10º Bhāva e o Senhor do Bhāva estiver em plena força em um Kendra ou Koṇa que é seu Swakshetra ou seu Rāśi de exaltação, ou se o Senhor do Lagna estiver no 10º, a pessoa será reverenciada por todos, altamente renomada, e disposta a fazer sempre ações virtuosas. Sua afluência será semelhante ao de um rei e ele terá vida longa.

Sloka 28 – Se Sūrya ou Maṅgala ocupam o 10º Bhāva, o nativo será uma personagem grande e poderosa e admirada pelo povo. Se o Senhor do 10º Bhāva estiver bem colocado, ele será capaz de realizar grandes empreendimentos envolvendo muito valor e heroísmo. Ele realizará algumas ações benéficas elogiada pelos bons se o 10º Bhāva estiver ocupada por benéficos. Mas se Rāhu, Śani e Ketu estiverem posicionados no 10º Bhāva, o resultado será que a pessoa cometerá atos pecaminosos e cruéis.

Sloka 29 – Note os seguintes dois Bhāvas: (1) o Bhava governado pelo planeta associado com o Senhor do 11º Bhāva; e (2) o Bhava ocupado pelo Senhor do 11º. A (ganho) aquisição de coisas (ou objetos) relacionados pelos Bhāvas em questão pode ser predicadas. Uma semelhante predição pode ser feita também através dos planetas ocupando o 11º Bhāva.

Sloka 30 – Note os seguintes dois Bhāvas: (1) o Bhava governado por um planeta que ocupa o 12º Bhāva; (2) o Bhava ocupado pelo Senhor do 12º Bhāva. A perda de coisas relacionadas por estes dois Bhāvas devem ser predicadas.

Sloka 31 – Deve-se predizer o sucesso ou a aquisição de um Bhava (1) quando o Senhor do Lagna, durante seu trânsito alcança um Rāśi que acontece de ser um Rāśi Trikoṇa para a Rāśi ou o Āṃśa ocupado pelo Senhor do Bhava em questão; ou (2) quando ele vem para o próprio Bhava; ou (3) quando o Senhor do Bhava transita um Rāśi que é um triangular para a Rāśi ou Āṃśa ocupado pelo senhor do Lagna; ou (4) quando ele vem para o próprio Lagna; ou (5) quando os dois senhores (ou seja, o do Bhava e o do Lagna) transitam em Yuti ou aspectam um ao outro. O mesmo evento pode semelhantemente ser previsto quando o Kāraka do Bhava em questão vem, durante o seu transito, em Yuti com o Senhor da Rāśi contendo o Lagna ou Candra.

Sloka 32 – Encontre a Rāśi e o Āṃśa ocupados pelo Senhor do Bhava em consideração. Quando Bṛhaspati estiver em seu trânsito em trino a esta Rāśi ou a este Āṃśa, a realização dos bons efeitos do Bhava podem ser esperados.

Sloka 33 – Sempre que os senhores do Lagna e do 6º Bhāva estiverem em Yuti (em um trânsito) o inimigo do nativo estará sob seu controle, se o Senhor do 6º Bhāva estiver mais fraco do que o Senhor do Lagna. Caso contrário, o inverso será o resultado.

Sloka 34 – Se houver inimizade entre o Senhor de um Bhava e aquele do Lagna, devido a causas naturais e temporais, ou eles estando posicionados no 6º e 8º Bhāvas com relação um ao outro, inveja, rivalidade ou ciúme surgirão para o nativo com a pessoa indicada pelo Bhava durante o trânsito destes planetas. Mas se houver amizade natural ou temporária entre os dois planetas acima citados, deve-se predizer amizade sendo formada quando os planetas também entrarem em Yuti em seus trânsitos.

Sloka 35 – Sempre que o Senhor do Lagna estiver em Yuti (enquanto em trânsito) com o Senhor de qualquer Bhava sob consideração, o sucesso (ou ganho) do Bhava pode ser esperado se o Senhor do Bhava estiver forte. Caso contrário, o efeito será diferente. Semelhantes investigações podem também serem feitas pela contagem de Candra ao invés do Lagna.






Assim termina o Adhyaya XVI sobre “Efeitos gerais dos 12 Bhāvas” no trabaljo de Phaladeepika, composto por Mantreśvara.












Nenhum comentário:

Postar um comentário