© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

ADHYAYA IX – EFEITO DE MEṢA E OUTRAS RĀŚIS NO LAGNA


ADHYAYA IX – EFEITO DE MEṢA E OUTRAS RĀŚIS NO LAGNA




Sloka 1 – A pessoa em cujo nascimento a Rāśi Meṣa (Áries) está no Lagna, terá olhos redondos, será fraco, feroz, terá medo de água, comerá com moderação, será ansioso por mulheres, estará sempre sobre suas pernas, será inconstante, falará mentiras e terá membros feridos.

Sloka 2 – Se ao nascimento de uma pessoa a Rāśi Vṛṣa (Touro) estiver ascendendo, ele terá coxas roliças e uma grande face. Ele irá trabalhar com agricultura. Será feliz no meio e no final da vida. Ele será feliz no meio e no final de sua vida. Ele será amante de jovens mulheres, será liberal nos presentes, será inclinado ao perdão, suportará as dificuldades, possuirá gado etc., e terá marcas ou manchas nas costas, rosto e lados.

Sloka 3 – Quando o Ascendente é Mithuna (Gêmeos), a pessoa nascida possuirá olhos negros, terá cabelos cacheados, será brincalhão com as mulheres, será hábil na interpretação dos pensamentos dos outros, terá um nariz elevado, terá um gosto por música e dança e será sempre caseiro.

Sloka 4 – A pessoa em cujo nascimento Karkaṭaka (Câncer) está no Lagna será submisso, terá um nariz carnudo, será rodeado por amigos e possuirá muitOs Bhāvas. Ele terá nádegas elevadas, será rico, pequeno em estatura, torto em sua visão, rápido no andar, inteligente, amante da água e possuirá poucos filhos.

Sloka 5 – Se uma pessoa nasce quando o Ascendente está em Siṃha (Leão), ele terá olhos avermelhados, queixo e rosto largos; ele será arrogante e poderoso. Ele será terá raiva de bagatela; ele gostará de ir para florestas e colinas, será obediente à sua mãe e firme de mente.

Sloka 6 – Se uma pessoa nasce quando Kanyā (Virgem) está ascendendo, seus ombros e brações serão tombados; o nativo se torna respeitável através dOs Bhāvas dos outros e rico. Ele é verdadeiro e falará gentilmente. Sua aparência é fraca devido à modéstia. Ele será amante dos prazeres sensuais. Ele conhece a interpretação dos Śāstras e terá um número limitado de filhos.

Sloka 7 – A pessoa em cujo nascimento o Lagna está em Tula (Libra), tem um corpo magro e frágil, terá um limitado número de filhos, será concentrado na adoração dos Deuses e dos Brahmanes, será errante (como um andarilho), terá dois nomes, será alto em estatura, inteligente no comércio, bravo, impiedoso e imparcial em seu argumento.

Sloka 8 – Se a pessoa nasce quando a Rāśi Vṛścika (Escorpião) está ascendendo, ele terá coxas e joelhos redondos, olhos e peito amplos e expansivos, sofrerá de doenças nos primeiros anos de vida e se separará de seus pais e preceptores. Ele fará atos cruéis e será honrado por seu soberano e suas mãos e pés possuirão marcas de lótus (Padmarekha).

Sloka 9 – Se o Lagna estiver em Dhanus (Sagitário) ao nascimento de uma pessoa, o nativo terá um rosto e pescoço longos; suas orelhas e nariz serão grandes; ele se aplicará em seus negócios, será pequeno em estatura; será o favorito do rei; será eloquente; será liberal em seus presentes e destruirá seus inimigos. Ele pode somente ser conquistado pelo tratamento gentil e será dotado com grande força.

Sloka 10 – As características seguintes serão de uma pessoa que nasce quando Makara (Capricórnio) está ascendendo: o nativo será fraco nos membros inferiores; ele terá força superior e coragem; ele vai levar a cabo a tarefa que ele iniciar; ele será indolente; ele será apegado a mulheres velhas de classe proibida. Ele será um hipócrita religioso. Ele será afortunado; ele se manterá sempre sobre suas pernas; ele sofrerá de doença do vento e será desprovido de toda vergonha.

Sloka 11 – A pessoa em cujo nascimento Kumbha (Aquário) está ascendendo, irá cometer atos pecaminosos secretamente, terá um corpo semelhante a um pote de água. Será hábil em ferir ou matar os outros; empreenderá longas caminhadas nas estradas. Seus recursos serão muito limitados. Ele será ambicioso e livremente usará a riqueza dos outros, e terá perdas e ganhos pecuniários e será amante de perfumes e de flores.

Sloka 12 – Se ao nascimento a Rāśi Mīna (Peixes) estiver no Lagna, o nativo beberá água excessivamente , terá um corpo simétrico e brilhante, será amante de sua esposa, ganhará dinheiro vendendo pérolas e outros produtos do oceano. Será instruído, será grato por favores feitos a ele, vencerá seus inimigos, possuirá bons olhos e será afortunado.

Sloka 13 – Depois de examinar a natureza, lugar, forma etc., de qualquer Rāśi específica, deve-se inteligentemente julgar os efeitos a partir daí. O que quer que tenha sido declarado como os efeitos decorrentes de uma Rāśi em particular, estando ela no Lagna, o mesmo deve acontecer se a Rāśi acontece ser ocupado por Candra.

Sloka 14 – Se ao nascimento um planeta estiver em sua exaltação, a pessoa nascida será o governador da terra, receberá louvores de reis, será a morada de tesouros valiosos, será dotado com excelentes virtudes; brilhará como o Rei Vikramarka em toda sua diplomacia, fama, valor, liberalidade, coragem e inteligência.

Sloka 15 – Se um planeta ocupar seu própria Rāśi em uma natividade, a pessoa irá, durante o período da Daśā deste planeta, alcançar poder e força através da ajuda de pessoas ricas, ou o nativo mesmo pode se tornar um Senhor, ficará em sua residência ou se mudará para qualquer lugar, adquirirá uma novo Bhāva, bem como terras que produzirão todos os tipos de safras e será honrado por seu povo. Ele pode obter de volta até mesmo coisas antes perdidas.

Sloka 16 – O efeito de um planeta ocupando uma casa amiga em uma natividade, fará com que seu dono obtenha sucesso através de seus amigos em todos os seus empreendimentos, cultivará novas amizades, possuirá bons filhos, esposa, riqueza, milho e outras fortunas e receberá a ajuda de todo mundo.

Sloka 17 – Se um planeta ocupar um Rāśi inimigo, a pessoa terá uma má disposição de mente. O nativo viverá em Bhāvas dos outros comendo de sua comida. Ele vai ser totalmente desamparado e estará sempre importunado por seus inimigos. Mesmo uma pessoa que foi anteriormente seu amigo, tornara-se um inimigo para ele na Daśā de tal planeta.

Sloka 18 – Se um planeta está em depressão, o nativo irá, durante a Daśā deste planeta, ter uma degradação de sua posição, ele sofrerá humilhação, cometerá atos pecaminosos, contrairá débitos, buscará ajuda de pessoas inferiores, morará em ambientes insalubres, fará trabalho subalterno, caminhará longas distâncias e cometerá atos inúteis.

Sloka 19 – Se um planeta estiver eclipsado pelos raios de Sūrya, o nativo irá, durante a Daśā deste planeta, encontrar seu fim dentro de um curto espaço de tempo. Sua esposa, filhos, bem como sua riqueza, também serão destruídos. Ele entrará desnecessariamente em brigas, incorrerá no ódios de outros e também sofrerá humilhações. Um planeta posicionado em Rāśi neutro não dá qualquer efeito marcante, mas somente deixará a felicidade ou a miséria inafetados.

Sloka 20 – Quando um planeta está retrógrado em seu movimento, ele irá produzir efeitos semelhantes àqueles que surgem dele ocupando seu Rāśi de exaltação, mesmo se o planeta estiver posicionado em um Rāśi inimiga ou de depressão. Os efeitos produzidos por um planeta situado em seu Swakshetra devem ser descritos como semelhantemente ele acontece de ocupar um Vargottamāṃśa.


Assim termina o 9º Adhyaya sobre os “Efeitos de Meṣa e outras Rāśis no Lagna”, no trabalho Phaladeepika composto por Mantreśvara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário