ADHYAYA VI – YOGAS
Sloka 1 – Ruchaka, Bhadra, Hāṃśa,
Malava e Sasa são os cinco yogas que são formados pelos planetas – Maṅgala, Budha,
Bṛhaspati, Śukra e Śani, respectivamente, quando cada um deles ocupam um Kendra
idêntico com seus Swakshetra [66] ou
Swochcha.
Sloka 2 –
A
pessoa nascida em Ruchaka Yoga terá um rosto longo, adquirirá riqueza por fazer
muitas atividades ousados, será bravo, vencerá seus inimigos, será poderoso e
arrogante. Ele se tornará renomado por seus méritos, será líder de um exercito
e será vitorioso e todos os seus esforços. O homem nascido em Bhadra Yoga será
dotado de vida longa e perspicaz intelecto, liderará os homens, será muito rico
e inteligente em assembleias.
Sloka 3 – A pessoa nascida no Hāṃśa
Yoga será um rei elogiado pelos bons. Ele terá em suas pernas e mãos marcas de
Sankha, Padma, Matsya e Ankusa, Rekhas. Ele possuirá um corpo bonito, comerá
alimento suntuoso e será de uma disposição correta. O homem nascido em Malavya
Yoga terá membros fortes, será resoluto, rico, dotado com esposa, filhos e boa
fortuna, será prospero, comerá boas refeições, desfrutará de prazeres,
comandará bons veículos, e se tornará famoso e instruído. Ele possuirá sentidos
imperturbáveis.
Sloka 4 – A pessoa nascida no
Sasa Yoga será elogiado por todos, terá bons servos, será forte, será o chefe
de uma vila ou um rei, será perverso em disposição, terá intrigas com mulheres
que não a sua própria, usurpará a riqueza dos outros e será feliz. Assim como este cinco yogas surgem quando
contados do Lagna, semelhantemente eles são possíveis quando contados até mesmo
do local onde Candra está depositado. Eles outorgam sobre o nativo um império e
perfeição. A pessoa que acontece de ter um, dois, três, quadro ou todos os
cinco Yogas será, respectivamente, (1) homem afortunado; (2) igual a um rei;
(3) um rei; (4) um Imperador; e (5) superior ao número 4.
Sloka 5 – Quando outros planetas
que não Sūrya ocupam o 2º, 12º ou ambas Os Bhāvas contadas a partir de Candra,
3 Yogas resultantes são, respectivamente, modelados em Sunapa, Anapha e Duru
dhara. Na ausência dos 3 Yogas definidos acima, existe o Kemadruma Yoga. Há
quem declare que não existe o Kemadruma (ausência desses 3 yogas), onde um
Kendra ou Candra está associado com um planeta, ou onde planetas ocupam um Kendra contado a partir de Candra.
Sloka 6 – A pessoa nascida no
Sunapha Yoga será um rei ou seu igual, com auto-aquisição de propriedade e
renomado por sua sabedoria e riqueza. O homem nascido sob Anapha Yoga será
poderoso, saudável, com maneiras amigáveis, conhecido pela fama, abençoado com
confortos materiais, bem vestido, contente e feliz.
Sloka 7 – Tomando livremente as
alegrias da vida conforme elas surgem e abençoado com riqueza e veículos, a
pessoa nascida sob o Durudhura Yoga é caridosa e espera pela fé assistência.
Mas aqueles nascidos sob o Kemadruma Yoga, embora eles possam ser de um povo
principesco, eles se tornam obscuros, miseráveis, dados a caminhos vis,
penuriosos, trabalhos penosos como lacaios e inclinado à perversão.
Sloka 8 – Se planetas benéficos
que não Candra ocupam o 2º, 12º e ambos os Bhāvas a partir de Sūrya, os Yogas
resultantes são, respectivamente, denominados Subhavesi, SBhāvasi e
Subhobhayachari. Mas se os planetas em questão forem maléficos, os Yogas serão
chamados de Papavesi etc. Quando o 12º e o 2º Bhāvas a partir do Lagna forem
ocupados por benéficos, o Yoga se chama Subhakartari. Ele é chamado Papakartari
quando as duOs Bhāvas acima estiverem ocupadas por maléficos. Se os benéficos
se serem aspectados por maléficos ocupam o 2º Bhāva a partir de Lagna, o Yoga é
denominado Susubha.
Sloka 9 – A pessoa nascida em um
Suvesi Yoga será muito belo, feliz, uma reserva de mérito, bravo, um Rei e
virtuoso. Quem nasce em um Suvasi Yoga se torna famoso, admirado por todos, excessivamente
prospero, liberal e o favorito do soberano.
O homem que tem seu nascimento no Subhayachari Yoga terá membros bonitos, será
afável, desfrutará o mundo, será eloquente em seu discurso, renomado e rico.
Sloka 10
– A
pessoa nascida no Asubhavesi Yoga será caluniado injustamente pelos outros;
perderá seu esplendor (beleza), será associado com perversos e inferiores. Quem
nasce em um AsuBhāvasi Yoga será enganador, abusará dos outros, e terá amizade
dos ímpios. Ele será de conduta injusta, mas citará os Śāstras e as Escrituras.
O homem com um Asubhobhayachari Yoga será mentalmente afetado pela desonra
pública. Ele será desprovido de instrução, riqueza e sorte.
Sloka 11
– A
pessoa que tem seu nascimento em um Subhakartari Yoga terá longa vida, será
destemido, livre de doenças, sem inimigos, feliz e rico. Quem nasce em um
Papakartari Yoga será pobre, impuro, infeliz, desprovido de esposa e de filhos,
sem algum membro e de vida curta.
Sloka 12
– A
pessoa nascida em Amala Yoga será virtuoso, piedoso, gentilmente disposto,
afortunado, amigável, altamente reverenciado por seu soberano, gentil, afável
em seu discurso e rico.
Sloka 13
– No
caso de Susubha, Subhakartari, Subhavesi e outros Yogas, os efeitos dados por
Sunapha e outros Yogas causados por benéficos devem ser adotados. No caso de
Asubha, Papakartari, Papavesi e outros Yogas causados por maléficos, os efeitos
serão exatamente o contrário.
Sloka 14
– Se em
um nascimento diurno, no caso de uma natividade masculina, Sūrya, Candra e o
Lagna estiverem em Rāśis ímpares, o Mahabhagya Yoga é formado. O mesmo Yoga no
caso de natividades femininas irá acontecer quando o nascimento for à noite e Sūrya,
Candra e Lagna estiverem posicionados em Rāśis pares. Candra em um Kendra em
relação a Bṛhaspati, forma o Kesari Yoga. Candra no 12º, 8º ou 6º Bhāva a
partir de Bṛhaspati forma o Sakata Yoga. Mas Candra estando em um Kendra do
Lagna não forma um Sakata Yoga. O Adhama, Sama e Varishtha Yogas são formados quando
Candra ocupa, respectivamente, um Kendra, um Panaphara e um apoklima contados a
partir de Sūrya.
Sloka 15
– A
pessoa que tem seu nascimento em um Mahabhagya Yoga causará imenso prazer a
todas as pessoas, por sua mera aparência, será muito liberal em seus presentes
e famosa. Ele será um governador da terra, viverá 80 anos e de um caráter
imaculado. Se uma mulher nasce sob este Yoga, ela será dotada com riqueza, o
marido terá vida longa, terá filhos e netos. Ela será excessivamente sortuda e bem comportada.
Sloka 16
– A
pessoa nascida em Kesari Yoga irá destruir, como um leão, todos os seus
inimigos. Ele falará arrogante ou nobremente em uma assembleia. Ele será
passional e emocional em seu comportamento. Ele terá longa vida, será altamente
renomado e excessivamente inteligente.
Será um conquistador de todas as coisas por seu próprio valor.
Sloka 17
– A
pessoa nascida no Sakata Yoga será frequentemente desafortunado (perde sua
sorte), e pode voltar a recuperar o que perdeu uma vez. Ele será um homem muito
comum e insignificante no mundo. Ele alcançará muito sofrimento mental
inevitável e será excessivamente infeliz.
Sloka 18
–
Conforme o Yoga no nascimento for Kashta ou Adhama, Madhyama ou Sama, ou Vara,
Varishtha, a riqueza, veículos, fama, felicidade, conhecimento, precisão
intelectual, modéstia, habilidade, instrução, liberalidade e prazer da pessoa
nascida será inferior, mediana ou elevada, respectivamente.
Sloka 19
– Se
todos os benéficos ocupam Bhāvas Upachayas, qualquer uma delas contadas a
partir do Lagna, ou de Candra, o Yoga resultante é denominado Vasumant. Quando
benéficos ocupam o 10º Bhāva contada do Lagna ou de Candra, o Yoga é chamado
Amala. Se o Senhor da Rāśi ocupada por Candra está em Yuti com o Senhor do
Lagna e está posicionado em um Kendra ou no Bhāva de um amigo, e se ao mesmo
tempo um planeta benéfico possuindo força aspecta o Lagna, o Yoga resultante é
chamado de Pushkala.
Sloka 20
– A
pessoa nascida no Vasumat Yoga manterá sempre suo Bhāva, e irá comandar
abundância de dinheiro. Quem tem seu nascimento no Amala Yoga irá governar
sobre a terra, será rico, terá filhos, será famoso, prospero e prudente. Quem
nasce no Pushkala Uoga será rico, será honrado pelos reis e se tornará famoso.
Ele será decorado com belos ornamentos e roupas. Ele será de fala doce,
supremamente bom e um Senhor.
Sloka 21
– Se
todos os planetas benéficos em sua ordem regular ocupam o 5º, 6º, 7º Bhāvas, o
Yoga é chamado de Subhamala. Mas se eles estiverem posicionados no 8º, 6º e 12º
Bhāvas, o Yoga é chamado de Asubhamala. Se o Senhor do 9º e Śukra estiverem
posicionados em sua próprio Bhāva ou Bhāva de exaltação idêntica com um Trikoṇa
ou um Kendra, o Yoga resultante é denominado Lakshmi. Se Candra na posição
acima estiver aspectado por Bṛhaspati, o Yoga se chama Gauri.
Sloka 22
– A
pessoa nascida em Sumala Yoga será um governador (ou diretor), será elogiado
pelos reis e será devotado ao prazer. Ele será liberal em presentes, útil para
os outros e terá seu trabalho feio, amará suas relações. Será abençoado com uma
boa esposa e filhos e será corajoso.
Sloka 23
– Quem
nasce em um Asubhamalika Yoga irá recorrer aos maus caminhos, será infeliz,
prejudicará ou matará os outros, será ingrato, tímido, não terá reverencia
pelos Brahmanes, será amaldiçoado pelo publico e encontrará brigas.
Sloka 24
– A
pessoa nascida em um Lakshmi Yoga será sempre divertido com uma donzela, de uma
disposição muito amigável. Ele será livre de doenças, será rico e brilhante.
Ele protegerá seu povo. Ele será um recipiente de bênçãos da Deusa da riqueza.
Ele irá em belos palanques ou viajará em cavalos pretos ou sentado sobre um
elefante. Ele será o melhor dos reis agradável a todos seus subordinados e será
liberal em presentes.
Sloka 25
– A
pessoa nascida em Gouri Yoga terá um belo corpo, virá de uma família ilustre e
será um amigo do soberano. Seus filhos serão de um bom caráter. Ele terá um
rosto semelhante a um lótus, e seu sucesso (sobre todos os oponentes) será
louvado por um e todos.
Sloka 26
– Se Śukra,
Bṛhaspati e Budha ocupam um Kendra, um Trikoṇa ou o 2º Bhāva, e se Bṛhaspati
também estiver em sua exaltação, sua próprio Bhāva ou em Bhāva amiga e possuído
de força, o Yoga resultante será denominado Saraswati.
Sloka 27
– A
pessoa que nasce sob o Saraswati Yoga é altamente inteligente, hábil em
dramaturgia, em prosa, verso e poesia. Ele é hábil em poesia, em composição de
narrativas e na exposição dos sagrados textos. Sua fama será levada sobre todos
os três mundos. Ele será excessivamente rico e dotado com esposa e filhos. Ele será
afortunado e comandará respeito do melhor dos reis.
Sloka 28
– Se o
Senhor do Lagna, Sūrya e Candra estiverem em um Kendra ou ocupando um Trikoṇa,
ou sua exaltação, ou Bhāva amiga ou a sua próprio Bhāva, o Yoga resultante será
chamado de Srikantha. Se Śukra, o Senhor do 9º e Budha estiverem
semelhantemente colocados, o Yoga é chamado Srinatha. Se Bṛhaspati, o Senhor do
5º e Śani ocupam semelhantes posições, o Yoga formado é chamado Virinchi.
Sloka 29
– A
pessoa nascida no Srikantha Yoga se enfeitará com rosários de Rudraksha, com
seu corpo feito branco por besunta-lo com as cinzas sagradas. Ele será
magnânimo e estará sempre meditando no coração diante de Deus Śiva. Ele será
rígido em observar os ritos prescritos e será consagrado ele mesmo consagrado
ao culto do Deus Śiva. Ele ajudará os virtuosos. Ele será livre de malicia para
com a crença ou fé religiosa dos outros. Ele se tornará poderoso e seu coração
se tornará encantado pelo culto do Deus Śiva.
Sloka 30
– A
pessoa nascida no Srinatha Yoga será rico, resplandecente e inteligente em
falar agradavelmente e com uma veia humorística. Ele terá (em seu corpo) marcas
do Deus Narayana (tal como Sankha, Chakra etc). Ele estará sempre recitando em
companhia com os virtuosos os versos charmosos que contêm o nome daquele Deus
(Narayana). Ele se sente sempre feliz em mostrar reverencia para aqueles que
adoram aquele Deus; Ele será dotado com uma boa esposa e filhos. Ele será amado
por todos e será excessivamente amigável.
Sloka 31
– A
pessoa nascida em Virinchi Yoga estará plenamente absorvido no conhecimento de
Brahma. Ele será altamente inteligente e assinalará uma posição predominante
para os Vedas sobre outros sagrados escritos. Ele será dotado com boas
qualidades e será sempre feliz no coração. Ele não se desviará nunca do curso
da conduta prescrita nos Vedas. Ele será gentil em seu discurso e possuirá
muita riqueza, esposa e filhos. Ele brilhará com brilho espiritual. Ele viverá
longa vida e terá seus sentidos sob controle será saudado pelos reis.
Sloka 32
–
Quando dois planetas, cada um governando um Bhava, mutuamente trocam de lugar,
ou seja, um ocupa o Bhāva do outro, a ação é denominada Parivartana; e existem
66 tipos de mudanças causados pelos principais pares de Senhores dos Bhāvas,
começando com o Lagna e terminando com o 12º Bhāva. Destes, 30 são causados
pelos Senhores do 6º, 8º e 12º e são denominadas Dainya Yogas; e 8 são causados
pelo Senhor do 3º; assim:
11 – O Senhor do 12º ocupando qualquer uma das
outras 11 Bhāvas e o Senhor desto Bhāva ocupando o 12º Bhāva;
10 – O Senhor do 6º ocupando qualquer uma das
11 Bhāvas e o Senhor desta ocupando o 6º Bhāva;
9 – O Senhor do 8º ocupando qualquer uma das 11
Bhāvas e o Senhor desta ocupando o 8º Bhāva;
8 – O Senhor do 3º ocupando qualquer uma das 11
Bhāvas e o Senhor desta ocupando o 3º Bhāva;
Estes 8
são chamados Khala Yogas. Os restantes 28 são chamados Maha Yogas. Eles são
assim:
7 – O Senhor do Lagna ocupando qualquer uma das
11 Bhāvas restantes e o Senhor desta ocupando o Lagna;
6 – O Senhor do 2º Bhāva ocupando qualquer uma
das 11 Bhāvas restantes e o Senhor desta ocupando o 2º Bhāva;
5 – O Senhor do 4º Bhāva ocupando qualquer uma
das 11 Bhāvas restantes e o Senhor desta ocupando o 4º Bhāva;
4 – O Senhor do 5º Bhāva ocupando qualquer uma
das 11 Bhāvas restantes e o Senhor desta ocupando o 5º Bhāva;
3 – O Senhor do 7º Bhāva ocupando qualquer uma
das 11 Bhāvas restantes e o Senhor desta ocupando o 7º Bhāva;
2 – O Senhor do 9º Bhāva ocupando qualquer uma
das 11 Bhāvas restantes e o Senhor desta ocupando o 9º Bhāva;
1 – O Senhor do 10º Bhāva ocupando qualquer uma
das 11 Bhāvas restantes e o Senhor desta ocupando o 10º Bhāva;
Sloka 33
– O
homem nascido em um Dainya Yoga será um enganador, irá ferir os outros e
cometer atos pecaminosos. Ele será sempre atormentado por seus inimigos, falará
ferindo e será de espírito instável. Interrupções surgirão para todos os seus
empreendimentos. O homem nascido em Khala Yoga irá em um momento andar por maus
caminhos enquanto que em outro será gentil no discurso. Algumas vezes ele
recuperará todos os tipos de prosperidade, enquanto que em outro momento ele
terá de suportar muitas perturbações, pobreza, miséria e semelhantes.
Sloka 34
– A
pessoa nascida em um Maha Yoga será o repositório das bênçãos da Deusa (Sri) e
será um Senhor e rico. Ele usará roupas de cor variada e se enfeitará com
ornamentos de ouro. Ele receberá ricos presentes do soberano e certos poderes
(autoridade) também será conferido a ele. Ele comandará veículos, riqueza e
filhos.
Sloka 35
–
Encontre onde o Senhor da Rāśi ocupada pelo Senhor do Lagna está depositado. Se
o Senhor desta Rāśi estiver em sua exaltação ou no própria Rāśi, idêntico com
um Koṇa ou Kendra, o Yoga é chamado Kahala. Se o Senhor da Rāśi ocupado pelo Senhor
do Lagna estiver semelhantemente situado, o Yoga resultado é chamado de
Parvata.
Sloka 36 – Quem nasce no Kahala Yoga será bem próspero, será nobre,
benevolente, gentil e propício. Ele será respeitado por outros homens. A pessoa
que nasce no Parvata Yoga terá riqueza eterna e felicidade. Ele irá fazer atos
que farão benefícios eternos. Ele se tornará o Senhor da Terra.
Sloka 37
– Se
os Senhores do 9º e do 10º Bhāvas ocupam em Yuti um Bhava auspicioso, isto
constitui um Raja Yoga. Se os Senhores de um Kendra e de um Koṇa estão
semelhantemente colocados, ou seja, em Yuti e um Bhava auspicioso, o resultado
disto é chamado Sankha Yoga.
Sloka 38
– A
pessoa que tem seu nascimento em um Raja Yoga será um rei que (quando ele
estiver estabelecido) irá ser acompanhado por elefantes, cavalos, padiola,
palanques e semelhantes, o rugido de tambores e os sons de concha, com um
guarda-chuva circular feito de tecido suave mantido sobre ele, louvado pelos
poetas e menestréis, e Sūryaicitado por homens eminentes com vários tipos de
presentes em suas mãos. A pessoa nascida em Sankha Yoga desfrutará de todos os
confortos na companhia de muitas belas donzelas.
Sloka 39
–
Vallaki ou Veena, Dama, Pasa, Kedara, Sula, Yuga e Gola são os sete Sankhya
(numéricos) Yogas, respectivamente, produzidos pelos sete planetas ocupando
muitas Rāśis conforme são denotadas pelas sete figuras começando a partir do
sete e diminuindo sucesŚivamente um a um, ou seja, pelos números 7, 6, 5, 4, 3,
2, 1. Estes Sankhya Yogas são para serem contados quando aqueles previamente
mencionados estiverem ausentes.
Sloka 40
– A
pessoa nascida em Veena Yoga irá ser afeiçoado pela dança e pela musica e será
rico. O homem nascido no Dama Yoga será muito liberal, um rei e um bem feitor.
A pessoa cujo nascimento acontece no Pasa Yoga será opulento, devotado do
prazer e terá boa conduta e parentes. O homem que tem o Kedara Yoga em sua
natividade será dotado com riqueza e terras agrícolas.
Sloka 41
– A
pessoa nascida no Sula Yoga será cruel, de um temperamento raivoso e indigente.
O homem cujo nascimento ocorre em Yuga Yoga será herético e sem riqueza. Quem
nasce no Gola Yoga será sem riqueza, irá cometer atos pecaminosos e se associar
com pessoas de baixo nível. Ele será um mau artesão, preguiçoso e de vida
curta.
Sloka 42
–
Quando planetas benéficos ocupam o 7º, 6º e 8º contadas de Candra ou do Lagna,
isto resulta no que é chamado de Adhiyoga, em que ocorre o nascimento de um
Comandante (Superintendente da Polícia ou Chefe), um ministro ou governador (de
um Distrito ou Provincia) respectivamente. Quem nasce no Adhiyoga se torna
famoso, prospero, rico, de longa vida e de alma elevada.
Sloka 43
– A
pessoa nascida no Adhiyoga se torna o Senhor dos homens, será rico através da
vida (terá riqueza eterna), alimentará muitos de sua relação, derrubará seus
inimigos, desfrutará de longa vida e se tornará largamente renomado.
Sloka 44
– Bhāvas
ocupados ou aspectados por benéficos, seus Senhores ocupando boOs Bhāvas ou
estando brilhantes em sua exaltação ou Swakshetra, constituem certos Yogas;
existem 12 destes para os 12 Bhāvas a partir de Lagna em diante. Seus nomes
estão nesta ordem: (1) Chamara; (2) Dhenu; (3) Saurya; (4) Jaladhi; (5)
Chhatra; (6) Astra; (7) Kama; (8) Asura; (9) Bhagya; (10) Khyati; (11)
Suparijata; e (12) Musala.
Sloka 45
– A pessoa
nascida no Chamara Yoga, crescerá todos os dias em importância, semelhante à Lua
quando cheia, e será de uma disposição virtuosa. Ele será famoso, um líder de
homens, de longa vida e um depósito de prosperidade.
Sloka 46
– A
pessoa nascida em Dhenu Yoga comandará bom alimento, bebida etc. Ele será rico,
terá uma boa educação , será abençoado com uma grande família. Ele terá
plenitude de ouro, pedras preciosas, riqueza, milho etc., e brilhará como o
Deus Kubera.
Sloka 47
–
Louvado por seus irmãos mais jovens que alcançaram a glória e dotado com valor
que comanda a admiração dos outros, a pessoa nascida em Saurya Yoga irá brilhar
como Sri Rama, plenamente absorto em Estado de afazeres (acariciado) amado por
todo mundo e excessivamente famoso.
Sloka 48 – A pessoa nascida no
Jaladhi ou Ambudhi Yoga será rico com gado, rico com milho, terá uma bela
mansão cheia de relações, uma excelente esposa, pedras preciosas, roupas e
ornamentos. além disso, ele terá uma posição respeitável e elevada. Sua
felicidade será estável e duradoura. Ele viajará sobre elefantes, cavalos e
veículos. Ele será honrado pelos reis. Ele se engajará ansiosamente em fazer
trabalho para os Brahmanes e para os Deuses e em perfuração de poços e tanques
ao lado de estradas.
Sloka 49
– A
pessoa nascida no Chhatra Yoga será abençoada com uma família feliz e com
filhos. Ele será a morada da riqueza, renomado, de bom discurso e instruído.
Ele se tornará o ministro de um rei. Ele será sagaz e respeitado pelos outros.
Sloka 50
– A
pessoa que tem seu nascimento no Astra Yoga irá subjugar seus inimigos
poderosos. Ele será áspero e arrogante em seu comportamento. Ele terá membros
feridos, mas possuirá um corpo forte. Ele será briguento.
Sloka 51
– A
pessoa nascida no Kama Yoga não vai nem mesmo lançar um olhar para a esposa dos
outros. Será abençoado com uma excelente esposa, filhos e relações. Com suas
boas qualidades, ele brilhará mais do que seu pai e alcançará elevada
prosperidade.
Sloka 52
– O
homem nascido em Asura Yoga irá estragar o trabalho dos outros e se tornará um
mexeriqueiro. Ele vai proteger seus próprios interesses. Ele será pobre e terá
desejos proibidos. Ele fará atos desprezíveis e será perturbado pelos efeitos
de suas próprias ações desastrosas.
Sloka 53
– Quem
nasce no Bhagya Yoga irá andar em um palaquim (no meio) cheio de sons pelos
instrumentos musicais. Ele terá riqueza permanente, será saudado por homens
célebres, e sempre buscará ser justo em conduta. Ele será agradável aos seus
Pitres, Deuses e aos Brahmanes pela adoração deles na mais apropriada forma
possível, seguirá a conduta correta, fará sua família ilustre e terá um coração
muito bom.
Sloka 54
– A
pessoa nascida no Khyati Yoga se tornará um que protegerá seus bons assuntos
por seguir uma conduta aprovada por todos. Ele será abençoado com filhos,
amigos, esposa e riqueza, e será prospero e largamente renomado.
Sloka 55
– A
pessoa nascida no Parijata Yoga estará sempre no meio de festividades (ou
cerimonias auspiciosas), ele se tornará um rei, o Senhor de muita riqueza
acumulada, terá uma grande família, será instruído em fazer coisas auspiciosas.
Sloka 56
– O
homem nascido no Musala Yoga se tornará o governador de riqueza ganha com muita
dificuldade; ele sofrerá humilhação; sua riqueza será instável; ele gastará
dinheiro somente para propósitos justificados. Depois de sua morte ele
certamente alcançará o paraíso; ele será insensato e de mente instável.
Sloka 57
– Se
os Senhores dos principais Bhāvas a partir do Lagna ocupam o 6º, 8º ou 12º, ou
se os Bhāvas estiverem associados com, ou aspectados por maléficos, 12 tipos de
Yogas surgem dos 12 Bhāvas a partir do Lagna. Eles estão nesta ordem: (1)
Avayoga; (2) Nisswayoga); (3) Mritiyoga); (4) Kuhu Yoga; (5) Pamara Yoga; (6)
Harsha yoga; (7) Dushkriti Yoga; (8) Sarala Yoga; (9) Nirbhagya Yoga; (10)
Duryoga; (11) Daridra Yoga; e (12) Vimala Yoga.
Sloka 58
– O
homem nascido em um Avayoga será insignificante. Ele sofrerá de extrema pobreza
e terá vida curta. Ele será humilhado, irá se associar com perversos, será de
mau comportamento e será deformado. Sua postura será vacilante.
Sloka 59 – A pessoa nascida no
Nisswa yoga será de boas palavras, terá uma esposa estéril, irá se associar a
pessoas más, terá dentes e olhos ruins; vai querer ser inteligente, não terá
filhos, não terá instrução e nem poder. Ele será roubado em sua riqueza por
seus inimigos.
Sloka 60
– A
pessoa que nasce em Mriti Yoga será vencido por seus inimigos, não terá irmãos,
será desprovido de pudor, força e riqueza, vencido pela fadiga causada por
fazer atos impróprios e será de um temperamento animado.
Sloka 61
– O
homem nascido em um Kuhu Yoga será abandonado por sua mãe, sem veículos,
amigos, felicidade, ornamentos e relações, não terá uma situação ou Bhāva,
perdendo o que já tem e se associará a uma mulher de baixo nível.
Sloka 62
– Quem
nasce em um Pamara Yoga terá uma vida miserável e será indiscriminado. Ele será
um mentiroso e um enganador. Ele perderá seus filhos ou não terá descendência.
Ele recorrerá a pessoas de baixo nível e perversas. Ele será um ateu e um
comilão.
Sloka 63
– A
pessoa nascida em Harsha Yoga será dotada com felicidade, prazer, boa fortuna e
uma forte constituição, será vencedor de seus inimigos, terá medo de cometer
atos pecaminosos; será um amigo de pessoas ilustres e proeminentes. Terá
riqueza, esplendor, amigos, fama e filhos.
Sloka 64
– O
homem nascido em um Dushkriti Yoga perderá sua esposa e se viciará nas esposas
dos outros, vagueará nas estradas de forma imperceptível, sofrerá de gonorreia
e outras doenças venéreas, e terá problemas com o soberano. Ele será desprezado
por suas relações e sofrerá aflições como resultado disto.
Sloka 65
– Quem
nasce em um Sarala Yoga terá longa vida, será firme, destemido, prospero, e
será dotado com instrução, filhos e riqueza. Ele alcançará sucesso em seus
empreendimentos, conquistará seus inimigos, será puro e largamente celebrado.
Sloka 66
– A
pessoa nascida no Nirbhagya Yoga perderá sua propriedade pagternal tal como
terras, Bhāvas etc., será desprezado dos bons e dos mais velhos e será
irreligioso. Ele usará roupas velhas e desgastadas, será um indigente e
reduzido à grande miséria.
Sloka 67
– O
efeito de uma pessoa nascida em Duryoga será a que qualquer coisa feita por seu
próprio esforço físico se tornará infrutífera. Ele será insignificante aos
olhos do público. Ele será um traidor das pessoas, será altamente egoísta, e
cuidará de alimentar sua própria barriga. Ele viverá constantemente ausente de Bhāva
e vivendo no exterior.
Sloka 68
– Quem
nasce no Daridra Yoga será cheio de dividas, cruel, principalmente entre os
pobres, irá sofrer de problemas de ouvidos, será desprovido de boa
fraternidade, será envolvido por si mesmo nas ações criminais e pecaminosas,
falará indecência e será um capacho para os outros.
Sloka 69
– A
pessoa nascida em um Vimala Yoga gastará pouco e terá muito dinheiro. Ele será
bom para todo mundo. Ele será feliz e independente e terá uma profissão
respeitável ou conduta, e será renomado por suas boas qualidades.
Sloka 70
– Se
os Senhores do 8º, 6º e 12º Bhāvas ocupam com força um Kendra ou Trikoṇa, e os Senhores
do 1º, 10º, 4º e 9º Bhāvas estão fracos ou eclipsados e posicionados no 6º, 8º
e 12º Bhāvas, o resultado é o Duryoga. Mas se a posição acima estiver
invertida, (ou seja, os Senhores do 8º, 6º e 12º estão fracos e eclipsados
ocupando aquelOs Bhāvas, e os Senhores do 1º, 4º, 9º e 10º Bhāvas estão forte e
ocupando um Kendra ou Koṇa, a pessoa será um reu afortunado, rico, feliz e de
disposição virtuosa.
[66] Swakshetra é visto da seguinte forma. Veja o Mūlatrikoṇa de um planeta; o restante dos graus que sobram é o swakshetra do planeta.
GRAHA
|
GOVERNANTE DA RĀŚI
|
EXALTAÇÃO
|
DEBILIDADE
|
MOOLATRIKOṆA
|
SWAKSHETRA
|
(maior exaltação)
|
(menor debilidade)
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Sūrya
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Leão
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Áries (10°)
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Libra (10°)
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Leão (20°)
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Últimos 10º
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Candra
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Cân
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Touro (3°)
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Escorpião (3°)
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Touro (27°)
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Restante
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Maṅgala
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Ári e Esc
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Capricórnio (28°)
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Câncer (28°)
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Áries (12°)
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Últimos 18º
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Budha
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Gêm e Vir
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Virgem (15°)
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Peixes (15°)
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Virgem (16° a 20°)
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Últimos 10º
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Bṛhaspati
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Sag e Pei
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Câncer (5°)
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Capricórnio (5°)
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Sagitário (10°)
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Restante
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Śukra
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Tou e Lib
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Peixes (27°)
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Virgem (27°)
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Libra (5°)
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Restante
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Śani
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Cap e Aqu
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Libra (20°)
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Áries (20°)
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Aquário (20°)
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Restante
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Rāhu
|
Aqu
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Gêmeos
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Sagitário
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Virgem
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Kanyā
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Ketu
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Esc
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Sagitário
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Gêmeos
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Peixes
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Mīna
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Assim
termina o 6º Adhyaya sobre “Yogas” no trabalho de Phaladeepika, composto por Mantreśvara.
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