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ADHYAYA VI – YOGAS


ADHYAYA VI – YOGAS


Sloka 1 – Ruchaka, Bhadra, Hāṃśa, Malava e Sasa são os cinco yogas que são formados pelos planetas – Maṅgala, Budha, Bṛhaspati, Śukra e Śani, respectivamente, quando cada um deles ocupam um Kendra idêntico com seus Swakshetra [66] ou Swochcha.

Sloka 2 – A pessoa nascida em Ruchaka Yoga terá um rosto longo, adquirirá riqueza por fazer muitas atividades ousados, será bravo, vencerá seus inimigos, será poderoso e arrogante. Ele se tornará renomado por seus méritos, será líder de um exercito e será vitorioso e todos os seus esforços. O homem nascido em Bhadra Yoga será dotado de vida longa e perspicaz intelecto, liderará os homens, será muito rico e inteligente em assembleias.

Sloka 3 – A pessoa nascida no Hāṃśa Yoga será um rei elogiado pelos bons. Ele terá em suas pernas e mãos marcas de Sankha, Padma, Matsya e Ankusa, Rekhas. Ele possuirá um corpo bonito, comerá alimento suntuoso e será de uma disposição correta. O homem nascido em Malavya Yoga terá membros fortes, será resoluto, rico, dotado com esposa, filhos e boa fortuna, será prospero, comerá boas refeições, desfrutará de prazeres, comandará bons veículos, e se tornará famoso e instruído. Ele possuirá sentidos imperturbáveis.

Sloka 4 – A pessoa nascida no Sasa Yoga será elogiado por todos, terá bons servos, será forte, será o chefe de uma vila ou um rei, será perverso em disposição, terá intrigas com mulheres que não a sua própria, usurpará a riqueza dos outros e será feliz.  Assim como este cinco yogas surgem quando contados do Lagna, semelhantemente eles são possíveis quando contados até mesmo do local onde Candra está depositado. Eles outorgam sobre o nativo um império e perfeição. A pessoa que acontece de ter um, dois, três, quadro ou todos os cinco Yogas será, respectivamente, (1) homem afortunado; (2) igual a um rei; (3) um rei; (4) um Imperador; e (5) superior ao número 4.

Sloka 5 – Quando outros planetas que não Sūrya ocupam o 2º, 12º ou ambas Os Bhāvas contadas a partir de Candra, 3 Yogas resultantes são, respectivamente, modelados em Sunapa, Anapha e Duru dhara. Na ausência dos 3 Yogas definidos acima, existe o Kemadruma Yoga. Há quem declare que não existe o Kemadruma (ausência desses 3 yogas), onde um Kendra ou Candra está associado com um planeta, ou onde planetas ocupam  um Kendra contado a partir de Candra.

Sloka 6 – A pessoa nascida no Sunapha Yoga será um rei ou seu igual, com auto-aquisição de propriedade e renomado por sua sabedoria e riqueza. O homem nascido sob Anapha Yoga será poderoso, saudável, com maneiras amigáveis, conhecido pela fama, abençoado com confortos materiais, bem vestido, contente e feliz.

Sloka 7 – Tomando livremente as alegrias da vida conforme elas surgem e abençoado com riqueza e veículos, a pessoa nascida sob o Durudhura Yoga é caridosa e espera pela fé assistência. Mas aqueles nascidos sob o Kemadruma Yoga, embora eles possam ser de um povo principesco, eles se tornam obscuros, miseráveis, dados a caminhos vis, penuriosos, trabalhos penosos como lacaios e inclinado à perversão.

Sloka 8 – Se planetas benéficos que não Candra ocupam o 2º, 12º e ambos os Bhāvas a partir de Sūrya, os Yogas resultantes são, respectivamente, denominados Subhavesi, SBhāvasi e Subhobhayachari. Mas se os planetas em questão forem maléficos, os Yogas serão chamados de Papavesi etc. Quando o 12º e o 2º Bhāvas a partir do Lagna forem ocupados por benéficos, o Yoga se chama Subhakartari. Ele é chamado Papakartari quando as duOs Bhāvas acima estiverem ocupadas por maléficos. Se os benéficos se serem aspectados por maléficos ocupam o 2º Bhāva a partir de Lagna, o Yoga é denominado Susubha.

Sloka 9 – A pessoa nascida em um Suvesi Yoga será muito belo, feliz, uma reserva de mérito, bravo, um Rei e virtuoso. Quem nasce em um Suvasi Yoga se torna famoso, admirado por todos, excessivamente  prospero, liberal e o favorito do soberano. O homem que tem seu nascimento no Subhayachari Yoga terá membros bonitos, será afável, desfrutará o mundo, será eloquente em seu discurso, renomado e rico.

Sloka 10 – A pessoa nascida no Asubhavesi Yoga será caluniado injustamente pelos outros; perderá seu esplendor (beleza), será associado com perversos e inferiores. Quem nasce em um AsuBhāvasi Yoga será enganador, abusará dos outros, e terá amizade dos ímpios. Ele será de conduta injusta, mas citará os Śāstras e as Escrituras. O homem com um Asubhobhayachari Yoga será mentalmente afetado pela desonra pública. Ele será desprovido de instrução, riqueza e sorte.

Sloka 11 – A pessoa que tem seu nascimento em um Subhakartari Yoga terá longa vida, será destemido, livre de doenças, sem inimigos, feliz e rico. Quem nasce em um Papakartari Yoga será pobre, impuro, infeliz, desprovido de esposa e de filhos, sem algum membro e de vida curta.

Sloka 12 – A pessoa nascida em Amala Yoga será virtuoso, piedoso, gentilmente disposto, afortunado, amigável, altamente reverenciado por seu soberano, gentil, afável em seu discurso e rico.

Sloka 13 – No caso de Susubha, Subhakartari, Subhavesi e outros Yogas, os efeitos dados por Sunapha e outros Yogas causados por benéficos devem ser adotados. No caso de Asubha, Papakartari, Papavesi e outros Yogas causados por maléficos, os efeitos serão exatamente o contrário.

Sloka 14 – Se em um nascimento diurno, no caso de uma natividade masculina, Sūrya, Candra e o Lagna estiverem em Rāśis ímpares, o Mahabhagya Yoga é formado. O mesmo Yoga no caso de natividades femininas irá acontecer quando o nascimento for à noite e Sūrya, Candra e Lagna estiverem posicionados em Rāśis pares. Candra em um Kendra em relação a Bṛhaspati, forma o Kesari Yoga. Candra no 12º, 8º ou 6º Bhāva a partir de Bṛhaspati forma o Sakata Yoga. Mas Candra estando em um Kendra do Lagna não forma um Sakata Yoga. O Adhama, Sama e Varishtha Yogas são formados quando Candra ocupa, respectivamente, um Kendra, um Panaphara e um apoklima contados a partir de Sūrya.

Sloka 15 – A pessoa que tem seu nascimento em um Mahabhagya Yoga causará imenso prazer a todas as pessoas, por sua mera aparência, será muito liberal em seus presentes e famosa. Ele será um governador da terra, viverá 80 anos e de um caráter imaculado. Se uma mulher nasce sob este Yoga, ela será dotada com riqueza, o marido terá vida longa, terá filhos e netos. Ela será excessivamente  sortuda e bem comportada.

Sloka 16 – A pessoa nascida em Kesari Yoga irá destruir, como um leão, todos os seus inimigos. Ele falará arrogante ou nobremente em uma assembleia. Ele será passional e emocional em seu comportamento. Ele terá longa vida, será altamente renomado e excessivamente  inteligente. Será um conquistador de todas as coisas por seu próprio valor.

Sloka 17 – A pessoa nascida no Sakata Yoga será frequentemente desafortunado (perde sua sorte), e pode voltar a recuperar o que perdeu uma vez. Ele será um homem muito comum e insignificante no mundo. Ele alcançará muito sofrimento mental inevitável e será excessivamente  infeliz.

Sloka 18 – Conforme o Yoga no nascimento for Kashta ou Adhama, Madhyama ou Sama, ou Vara, Varishtha, a riqueza, veículos, fama, felicidade, conhecimento, precisão intelectual, modéstia, habilidade, instrução, liberalidade e prazer da pessoa nascida será inferior, mediana ou elevada, respectivamente.

Sloka 19 – Se todos os benéficos ocupam Bhāvas Upachayas, qualquer uma delas contadas a partir do Lagna, ou de Candra, o Yoga resultante é denominado Vasumant. Quando benéficos ocupam o 10º Bhāva contada do Lagna ou de Candra, o Yoga é chamado Amala. Se o Senhor da Rāśi ocupada por Candra está em Yuti com o Senhor do Lagna e está posicionado em um Kendra ou no Bhāva de um amigo, e se ao mesmo tempo um planeta benéfico possuindo força aspecta o Lagna, o Yoga resultante é chamado de Pushkala.

Sloka 20 – A pessoa nascida no Vasumat Yoga manterá sempre suo Bhāva, e irá comandar abundância de dinheiro. Quem tem seu nascimento no Amala Yoga irá governar sobre a terra, será rico, terá filhos, será famoso, prospero e prudente. Quem nasce no Pushkala Uoga será rico, será honrado pelos reis e se tornará famoso. Ele será decorado com belos ornamentos e roupas. Ele será de fala doce, supremamente bom e um Senhor.

Sloka 21 – Se todos os planetas benéficos em sua ordem regular ocupam o 5º, 6º, 7º Bhāvas, o Yoga é chamado de Subhamala. Mas se eles estiverem posicionados no 8º, 6º e 12º Bhāvas, o Yoga é chamado de Asubhamala. Se o Senhor do 9º e Śukra estiverem posicionados em sua próprio Bhāva ou Bhāva de exaltação idêntica com um Trikoṇa ou um Kendra, o Yoga resultante é denominado Lakshmi. Se Candra na posição acima estiver aspectado por Bṛhaspati, o Yoga se chama Gauri.

Sloka 22 – A pessoa nascida em Sumala Yoga será um governador (ou diretor), será elogiado pelos reis e será devotado ao prazer. Ele será liberal em presentes, útil para os outros e terá seu trabalho feio, amará suas relações. Será abençoado com uma boa esposa e filhos e será corajoso.

Sloka 23 – Quem nasce em um Asubhamalika Yoga irá recorrer aos maus caminhos, será infeliz, prejudicará ou matará os outros, será ingrato, tímido, não terá reverencia pelos Brahmanes, será amaldiçoado pelo publico e encontrará brigas.

Sloka 24 – A pessoa nascida em um Lakshmi Yoga será sempre divertido com uma donzela, de uma disposição muito amigável. Ele será livre de doenças, será rico e brilhante. Ele protegerá seu povo. Ele será um recipiente de bênçãos da Deusa da riqueza. Ele irá em belos palanques ou viajará em cavalos pretos ou sentado sobre um elefante. Ele será o melhor dos reis agradável a todos seus subordinados e será liberal em presentes.

Sloka 25 – A pessoa nascida em Gouri Yoga terá um belo corpo, virá de uma família ilustre e será um amigo do soberano. Seus filhos serão de um bom caráter. Ele terá um rosto semelhante a um lótus, e seu sucesso (sobre todos os oponentes) será louvado por um e todos.

Sloka 26 – Se Śukra, Bṛhaspati e Budha ocupam um Kendra, um Trikoṇa ou o 2º Bhāva, e se Bṛhaspati também estiver em sua exaltação, sua próprio Bhāva ou em Bhāva amiga e possuído de força, o Yoga resultante será denominado Saraswati.

Sloka 27 – A pessoa que nasce sob o Saraswati Yoga é altamente inteligente, hábil em dramaturgia, em prosa, verso e poesia. Ele é hábil em poesia, em composição de narrativas e na exposição dos sagrados textos. Sua fama será levada sobre todos os três mundos. Ele será excessivamente  rico e dotado com esposa e filhos. Ele será afortunado e comandará respeito do melhor dos reis.

Sloka 28 – Se o Senhor do Lagna, Sūrya e Candra estiverem em um Kendra ou ocupando um Trikoṇa, ou sua exaltação, ou Bhāva amiga ou a sua próprio Bhāva, o Yoga resultante será chamado de Srikantha. Se Śukra, o Senhor do 9º e Budha estiverem semelhantemente colocados, o Yoga é chamado Srinatha. Se Bṛhaspati, o Senhor do 5º e Śani ocupam semelhantes posições, o Yoga formado é chamado Virinchi.

Sloka 29 – A pessoa nascida no Srikantha Yoga se enfeitará com rosários de Rudraksha, com seu corpo feito branco por besunta-lo com as cinzas sagradas. Ele será magnânimo e estará sempre meditando no coração diante de Deus Śiva. Ele será rígido em observar os ritos prescritos e será consagrado ele mesmo consagrado ao culto do Deus Śiva. Ele ajudará os virtuosos. Ele será livre de malicia para com a crença ou fé religiosa dos outros. Ele se tornará poderoso e seu coração se tornará encantado pelo culto do Deus Śiva.

Sloka 30 – A pessoa nascida no Srinatha Yoga será rico, resplandecente e inteligente em falar agradavelmente e com uma veia humorística. Ele terá (em seu corpo) marcas do Deus Narayana (tal como Sankha, Chakra etc). Ele estará sempre recitando em companhia com os virtuosos os versos charmosos que contêm o nome daquele Deus (Narayana). Ele se sente sempre feliz em mostrar reverencia para aqueles que adoram aquele Deus; Ele será dotado com uma boa esposa e filhos. Ele será amado por todos e será excessivamente  amigável.

Sloka 31 – A pessoa nascida em Virinchi Yoga estará plenamente absorvido no conhecimento de Brahma. Ele será altamente inteligente e assinalará uma posição predominante para os Vedas sobre outros sagrados escritos. Ele será dotado com boas qualidades e será sempre feliz no coração. Ele não se desviará nunca do curso da conduta prescrita nos Vedas. Ele será gentil em seu discurso e possuirá muita riqueza, esposa e filhos. Ele brilhará com brilho espiritual. Ele viverá longa vida e terá seus sentidos sob controle será saudado pelos reis.

Sloka 32 – Quando dois planetas, cada um governando um Bhava, mutuamente trocam de lugar, ou seja, um ocupa o Bhāva do outro, a ação é denominada Parivartana; e existem 66 tipos de mudanças causados pelos principais pares de Senhores dos Bhāvas, começando com o Lagna e terminando com o 12º Bhāva. Destes, 30 são causados pelos Senhores do 6º, 8º e 12º e são denominadas Dainya Yogas; e 8 são causados pelo Senhor do 3º; assim:

11 – O Senhor do 12º ocupando qualquer uma das outras 11 Bhāvas e o Senhor desto Bhāva ocupando o 12º Bhāva;
10 – O Senhor do 6º ocupando qualquer uma das 11 Bhāvas e o Senhor desta ocupando o 6º Bhāva;
9 – O Senhor do 8º ocupando qualquer uma das 11 Bhāvas e o Senhor desta ocupando o 8º Bhāva;
8 – O Senhor do 3º ocupando qualquer uma das 11 Bhāvas e o Senhor desta ocupando o 3º Bhāva;
Estes 8 são chamados Khala Yogas. Os restantes 28 são chamados Maha Yogas. Eles são assim:
7 – O Senhor do Lagna ocupando qualquer uma das 11 Bhāvas restantes e o Senhor desta ocupando o Lagna;
6 – O Senhor do 2º Bhāva ocupando qualquer uma das 11 Bhāvas restantes e o Senhor desta ocupando o 2º Bhāva;
5 – O Senhor do 4º Bhāva ocupando qualquer uma das 11 Bhāvas restantes e o Senhor desta ocupando o 4º Bhāva;
4 – O Senhor do 5º Bhāva ocupando qualquer uma das 11 Bhāvas restantes e o Senhor desta ocupando o 5º Bhāva;
3 – O Senhor do 7º Bhāva ocupando qualquer uma das 11 Bhāvas restantes e o Senhor desta ocupando o 7º Bhāva;
2 – O Senhor do 9º Bhāva ocupando qualquer uma das 11 Bhāvas restantes e o Senhor desta ocupando o 9º Bhāva;
1 – O Senhor do 10º Bhāva ocupando qualquer uma das 11 Bhāvas restantes e o Senhor desta ocupando o 10º Bhāva;

Sloka 33 – O homem nascido em um Dainya Yoga será um enganador, irá ferir os outros e cometer atos pecaminosos. Ele será sempre atormentado por seus inimigos, falará ferindo e será de espírito instável. Interrupções surgirão para todos os seus empreendimentos. O homem nascido em Khala Yoga irá em um momento andar por maus caminhos enquanto que em outro será gentil no discurso. Algumas vezes ele recuperará todos os tipos de prosperidade, enquanto que em outro momento ele terá de suportar muitas perturbações, pobreza, miséria e semelhantes.

Sloka 34 – A pessoa nascida em um Maha Yoga será o repositório das bênçãos da Deusa (Sri) e será um Senhor e rico. Ele usará roupas de cor variada e se enfeitará com ornamentos de ouro. Ele receberá ricos presentes do soberano e certos poderes (autoridade) também será conferido a ele. Ele comandará veículos, riqueza e filhos.

Sloka 35 – Encontre onde o Senhor da Rāśi ocupada pelo Senhor do Lagna está depositado. Se o Senhor desta Rāśi estiver em sua exaltação ou no própria Rāśi, idêntico com um Koṇa ou Kendra, o Yoga é chamado Kahala. Se o Senhor da Rāśi ocupado pelo Senhor do Lagna estiver semelhantemente situado, o Yoga resultado é chamado de Parvata.

Sloka 36 Quem nasce no Kahala Yoga será bem próspero, será nobre, benevolente, gentil e propício. Ele será respeitado por outros homens. A pessoa que nasce no Parvata Yoga terá riqueza eterna e felicidade. Ele irá fazer atos que farão benefícios eternos. Ele se tornará o Senhor da Terra.

Sloka 37 – Se os Senhores do 9º e do 10º Bhāvas ocupam em Yuti um Bhava auspicioso, isto constitui um Raja Yoga. Se os Senhores de um Kendra e de um Koṇa estão semelhantemente colocados, ou seja, em Yuti e um Bhava auspicioso, o resultado disto é chamado Sankha Yoga.

Sloka 38 – A pessoa que tem seu nascimento em um Raja Yoga será um rei que (quando ele estiver estabelecido) irá ser acompanhado por elefantes, cavalos, padiola, palanques e semelhantes, o rugido de tambores e os sons de concha, com um guarda-chuva circular feito de tecido suave mantido sobre ele, louvado pelos poetas e menestréis, e Sūryaicitado por homens eminentes com vários tipos de presentes em suas mãos. A pessoa nascida em Sankha Yoga desfrutará de todos os confortos na companhia de muitas belas donzelas.

Sloka 39 – Vallaki ou Veena, Dama, Pasa, Kedara, Sula, Yuga e Gola são os sete Sankhya (numéricos) Yogas, respectivamente, produzidos pelos sete planetas ocupando muitas Rāśis conforme são denotadas pelas sete figuras começando a partir do sete e diminuindo sucesŚivamente um a um, ou seja, pelos números 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1. Estes Sankhya Yogas são para serem contados quando aqueles previamente mencionados estiverem ausentes.

Sloka 40 – A pessoa nascida em Veena Yoga irá ser afeiçoado pela dança e pela musica e será rico. O homem nascido no Dama Yoga será muito liberal, um rei e um bem feitor. A pessoa cujo nascimento acontece no Pasa Yoga será opulento, devotado do prazer e terá boa conduta e parentes. O homem que tem o Kedara Yoga em sua natividade será dotado com riqueza e terras agrícolas.

Sloka 41 – A pessoa nascida no Sula Yoga será cruel, de um temperamento raivoso e indigente. O homem cujo nascimento ocorre em Yuga Yoga será herético e sem riqueza. Quem nasce no Gola Yoga será sem riqueza, irá cometer atos pecaminosos e se associar com pessoas de baixo nível. Ele será um mau artesão, preguiçoso e de vida curta.

Sloka 42 – Quando planetas benéficos ocupam o 7º, 6º e 8º contadas de Candra ou do Lagna, isto resulta no que é chamado de Adhiyoga, em que ocorre o nascimento de um Comandante (Superintendente da Polícia ou Chefe), um ministro ou governador (de um Distrito ou Provincia) respectivamente. Quem nasce no Adhiyoga se torna famoso, prospero, rico, de longa vida e de alma elevada.

Sloka 43 – A pessoa nascida no Adhiyoga se torna o Senhor dos homens, será rico através da vida (terá riqueza eterna), alimentará muitos de sua relação, derrubará seus inimigos, desfrutará de longa vida e se tornará largamente renomado.

Sloka 44 – Bhāvas ocupados ou aspectados por benéficos, seus Senhores ocupando boOs Bhāvas ou estando brilhantes em sua exaltação ou Swakshetra, constituem certos Yogas; existem 12 destes para os 12 Bhāvas a partir de Lagna em diante. Seus nomes estão nesta ordem: (1) Chamara; (2) Dhenu; (3) Saurya; (4) Jaladhi; (5) Chhatra; (6) Astra; (7) Kama; (8) Asura; (9) Bhagya; (10) Khyati; (11) Suparijata; e (12) Musala.

Sloka 45 – A pessoa nascida no Chamara Yoga, crescerá todos os dias em importância, semelhante à Lua quando cheia, e será de uma disposição virtuosa. Ele será famoso, um líder de homens, de longa vida e um depósito de prosperidade.

Sloka 46 – A pessoa nascida em Dhenu Yoga comandará bom alimento, bebida etc. Ele será rico, terá uma boa educação , será abençoado com uma grande família. Ele terá plenitude de ouro, pedras preciosas, riqueza, milho etc., e brilhará como o Deus Kubera.

Sloka 47 – Louvado por seus irmãos mais jovens que alcançaram a glória e dotado com valor que comanda a admiração dos outros, a pessoa nascida em Saurya Yoga irá brilhar como Sri Rama, plenamente absorto em Estado de afazeres (acariciado) amado por todo mundo e excessivamente  famoso.

Sloka 48 – A pessoa nascida no Jaladhi ou Ambudhi Yoga será rico com gado, rico com milho, terá uma bela mansão cheia de relações, uma excelente esposa, pedras preciosas, roupas e ornamentos. além disso, ele terá uma posição respeitável e elevada. Sua felicidade será estável e duradoura. Ele viajará sobre elefantes, cavalos e veículos. Ele será honrado pelos reis. Ele se engajará ansiosamente em fazer trabalho para os Brahmanes e para os Deuses e em perfuração de poços e tanques ao lado de estradas.

Sloka 49 – A pessoa nascida no Chhatra Yoga será abençoada com uma família feliz e com filhos. Ele será a morada da riqueza, renomado, de bom discurso e instruído. Ele se tornará o ministro de um rei. Ele será sagaz e respeitado pelos outros.

Sloka 50 – A pessoa que tem seu nascimento no Astra Yoga irá subjugar seus inimigos poderosos. Ele será áspero e arrogante em seu comportamento. Ele terá membros feridos, mas possuirá um corpo forte. Ele será briguento.

Sloka 51 – A pessoa nascida no Kama Yoga não vai nem mesmo lançar um olhar para a esposa dos outros. Será abençoado com uma excelente esposa, filhos e relações. Com suas boas qualidades, ele brilhará mais do que seu pai e alcançará elevada prosperidade.

Sloka 52 – O homem nascido em Asura Yoga irá estragar o trabalho dos outros e se tornará um mexeriqueiro. Ele vai proteger seus próprios interesses. Ele será pobre e terá desejos proibidos. Ele fará atos desprezíveis e será perturbado pelos efeitos de suas próprias ações desastrosas.

Sloka 53 – Quem nasce no Bhagya Yoga irá andar em um palaquim (no meio) cheio de sons pelos instrumentos musicais. Ele terá riqueza permanente, será saudado por homens célebres, e sempre buscará ser justo em conduta. Ele será agradável aos seus Pitres, Deuses e aos Brahmanes pela adoração deles na mais apropriada forma possível, seguirá a conduta correta, fará sua família ilustre e terá um coração muito bom.

Sloka 54 – A pessoa nascida no Khyati Yoga se tornará um que protegerá seus bons assuntos por seguir uma conduta aprovada por todos. Ele será abençoado com filhos, amigos, esposa e riqueza, e será prospero e largamente renomado.

Sloka 55 – A pessoa nascida no Parijata Yoga estará sempre no meio de festividades (ou cerimonias auspiciosas), ele se tornará um rei, o Senhor de muita riqueza acumulada, terá uma grande família, será instruído em fazer coisas auspiciosas.

Sloka 56 – O homem nascido no Musala Yoga se tornará o governador de riqueza ganha com muita dificuldade; ele sofrerá humilhação; sua riqueza será instável; ele gastará dinheiro somente para propósitos justificados. Depois de sua morte ele certamente alcançará o paraíso; ele será insensato e de mente instável.

Sloka 57 – Se os Senhores dos principais Bhāvas a partir do Lagna ocupam o 6º, 8º ou 12º, ou se os Bhāvas estiverem associados com, ou aspectados por maléficos, 12 tipos de Yogas surgem dos 12 Bhāvas a partir do Lagna. Eles estão nesta ordem: (1) Avayoga; (2) Nisswayoga); (3) Mritiyoga); (4) Kuhu Yoga; (5) Pamara Yoga; (6) Harsha yoga; (7) Dushkriti Yoga; (8) Sarala Yoga; (9) Nirbhagya Yoga; (10) Duryoga; (11) Daridra Yoga; e (12) Vimala Yoga.

Sloka 58 – O homem nascido em um Avayoga será insignificante. Ele sofrerá de extrema pobreza e terá vida curta. Ele será humilhado, irá se associar com perversos, será de mau comportamento e será deformado. Sua postura será vacilante.

Sloka 59 – A pessoa nascida no Nisswa yoga será de boas palavras, terá uma esposa estéril, irá se associar a pessoas más, terá dentes e olhos ruins; vai querer ser inteligente, não terá filhos, não terá instrução e nem poder. Ele será roubado em sua riqueza por seus inimigos.

Sloka 60 – A pessoa que nasce em Mriti Yoga será vencido por seus inimigos, não terá irmãos, será desprovido de pudor, força e riqueza, vencido pela fadiga causada por fazer atos impróprios e será de um temperamento animado.

Sloka 61 – O homem nascido em um Kuhu Yoga será abandonado por sua mãe, sem veículos, amigos, felicidade, ornamentos e relações, não terá uma situação ou Bhāva, perdendo o que já tem e se associará a uma mulher de baixo nível.

Sloka 62 – Quem nasce em um Pamara Yoga terá uma vida miserável e será indiscriminado. Ele será um mentiroso e um enganador. Ele perderá seus filhos ou não terá descendência. Ele recorrerá a pessoas de baixo nível e perversas. Ele será um ateu e um comilão.

Sloka 63 – A pessoa nascida em Harsha Yoga será dotada com felicidade, prazer, boa fortuna e uma forte constituição, será vencedor de seus inimigos, terá medo de cometer atos pecaminosos; será um amigo de pessoas ilustres e proeminentes. Terá riqueza, esplendor, amigos, fama e filhos.

Sloka 64 – O homem nascido em um Dushkriti Yoga perderá sua esposa e se viciará nas esposas dos outros, vagueará nas estradas de forma imperceptível, sofrerá de gonorreia e outras doenças venéreas, e terá problemas com o soberano. Ele será desprezado por suas relações e sofrerá aflições como resultado disto.

Sloka 65 – Quem nasce em um Sarala Yoga terá longa vida, será firme, destemido, prospero, e será dotado com instrução, filhos e riqueza. Ele alcançará sucesso em seus empreendimentos, conquistará seus inimigos, será puro e largamente celebrado.

Sloka 66 – A pessoa nascida no Nirbhagya Yoga perderá sua propriedade pagternal tal como terras, Bhāvas etc., será desprezado dos bons e dos mais velhos e será irreligioso. Ele usará roupas velhas e desgastadas, será um indigente e reduzido à grande miséria.

Sloka 67 – O efeito de uma pessoa nascida em Duryoga será a que qualquer coisa feita por seu próprio esforço físico se tornará infrutífera. Ele será insignificante aos olhos do público. Ele será um traidor das pessoas, será altamente egoísta, e cuidará de alimentar sua própria barriga. Ele viverá constantemente ausente de Bhāva e vivendo no exterior.

Sloka 68 – Quem nasce no Daridra Yoga será cheio de dividas, cruel, principalmente entre os pobres, irá sofrer de problemas de ouvidos, será desprovido de boa fraternidade, será envolvido por si mesmo nas ações criminais e pecaminosas, falará indecência e será um capacho para os outros.

Sloka 69 – A pessoa nascida em um Vimala Yoga gastará pouco e terá muito dinheiro. Ele será bom para todo mundo. Ele será feliz e independente e terá uma profissão respeitável ou conduta, e será renomado por suas boas qualidades.

Sloka 70 – Se os Senhores do 8º, 6º e 12º Bhāvas ocupam com força um Kendra ou Trikoṇa, e os Senhores do 1º, 10º, 4º e 9º Bhāvas estão fracos ou eclipsados e posicionados no 6º, 8º e 12º Bhāvas, o resultado é o Duryoga. Mas se a posição acima estiver invertida, (ou seja, os Senhores do 8º, 6º e 12º estão fracos e eclipsados ocupando aquelOs Bhāvas, e os Senhores do 1º, 4º, 9º e 10º Bhāvas estão forte e ocupando um Kendra ou Koṇa, a pessoa será um reu afortunado, rico, feliz e de disposição virtuosa.




[66] Swakshetra é visto da seguinte forma. Veja o Mūlatrikoṇa de um planeta; o restante dos graus que sobram é o swakshetra do planeta.

GRAHA
GOVERNANTE DA RĀŚI
EXALTAÇÃO
DEBILIDADE
MOOLATRIKOṆA
SWAKSHETRA


(maior exaltação)
(menor debilidade)


Sūrya
Leão
Áries (10°)
Libra (10°)
Leão (20°)
Últimos 10º
Candra
Cân
Touro (3°)
Escorpião (3°)
Touro (27°)
Restante
Maṅgala
Ári e Esc
Capricórnio (28°)
Câncer (28°)
Áries (12°)
Últimos 18º
Budha
Gêm e Vir
Virgem (15°)
Peixes (15°)
Virgem (16° a 20°)
Últimos 10º
Bṛhaspati
Sag e Pei
Câncer (5°)
Capricórnio (5°)
Sagitário (10°)
Restante
Śukra
Tou e Lib
Peixes (27°)
Virgem (27°)
Libra (5°)
Restante
Śani
Cap e Aqu
Libra (20°)
Áries (20°)
Aquário (20°)
Restante
Rāhu
Aqu
Gêmeos
Sagitário
Virgem
Kanyā
Ketu
Esc
Sagitário
Gêmeos
Peixes
Mīna










Assim termina o 6º Adhyaya sobre “Yogas” no trabalho de Phaladeepika, composto por Mantreśvara.


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